quarta-feira, 6 de março de 2013

2013,terça-feira,5,março lua mingunte

Recados de bencao, imagens, frases, recados de bencao
Tempo de Quaresma
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Creio, Senhor Jesus, que sou parte de seu Corpo.
Trindade Santíssima:
- Pai, Filho, Espírito Santo, presente e agindo na Igreja e na profundidade do meu ser, eu vos adoro, amo e agradeço.
E invoco o Espírito Santo para que me ilumine na Leitura Orante:
Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis.
E acendei neles o fogo do vosso amor.
- Enviai, Senhor, o vosso Espírito e tudo será criado.
- E renovareis a face da terra.
Oremos: Ó Deus, que instruistes os corações dos fiéis com as luzes do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito e  gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo Senhor nosso.
Amém
Primeira leitura: Daniel 3, 25.34-43
Salmo 25
Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos, e fazei-me conhecer a vossa estrada! Vossa verdade me oriente e me conduza, porque sois o Deus da minha salvação.
R: Recordai, Senhor, a vossa compaixão!
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 18, 21-35
- Jesus Cristo, sois bendito, sois o ungido de Deus Pai!
- Voltai ao Senhor, vosso deus; ele é bom, compassivo e clemente (Jl 2, 12s)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:

A incontável medida do perdão
Pedro perguntou a Jesus: "Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?" Jesus respondeu: "Digo-te, [...] setenta vezes sete vezes. O Reino dos Céus é como um rei que resolveu ajustar contas com seus servos. [...] trouxeram-lhe um que lhe devia uma fortuna inimaginável. Como o servo não tivesse com que pagar, o senhor mandou que fosse vendido como escravo, com a mulher, os filhos e tudo o que possuía [...]. O servo, porém, prostrou-se diante dele pedindo: 'Tem paciência comigo, e eu te pagarei tudo'. O senhor teve compaixão, soltou o servo e perdoou-lhe a dívida. Ao sair dali, aquele servo encontrou um dos seus companheiros que lhe devia uma quantia irrisória. Ele o agarrou e começou a sufocá-lo, dizendo: 'Paga o que me deves'. O companheiro, suplicava: 'Tem paciência comigo, e eu te pagarei'. Mas o servo não quis saber. Mandou jogá-lo na prisão, até que pagasse o que estava devendo. Quando viram o que havia acontecido, os outros servos ficaram sentidos, procuraram o senhor e lhe contaram tudo. Então o senhor mandou chamar aquele servo e lhe disse: 'Servo malvado, eu te perdoei toda a tua dívida, porque me suplicaste. Não devias tu também ter compaixão do teu companheiro [...]?' O senhor se irritou e mandou entregar aquele servo aos carrascos, até que pagasse toda a sua dívida. É assim que o meu Pai que está nos céus fará convosco, se cada um não perdoar de coração ao seu irmão".
- Palavra da salvação
- Glória a Vós, Senhor
Santo Terço
Mistérios Dolorosos: Agonia, Sofrimento e Morte - Amor aos pecadores.
Clíque abaixo:
Terço da Misericórdia - Eliana Sá
Clíque abaixo:
Santos do Dia
Santo João José da Cruz
São Teófilo
Dia Nacional do Filatelista
Chamamos Filatelia ao conjunto de selos, carimbos, franquias mecânicas, folhas comemorativas, etc, que permitam observarmos a evolução, desenvolvimento e usos dos correios. Os interessados neste estudo, assim como seus colecionadores, são conhecidos como Filatelistas. Para que se considere um filatelista, não basta que possua uma enormidade de selos, indistintamente, sem método, sem ordem, sem nexo. Este é apenas um juntador de selos. O filatelista é alguém que coleciona selos, isto é, coloca-os em ordem, separa-os por época ou país, variedade ou tema, ou qualquer outro critério por ele escolhido.
Filatelia é mais que um passatempo, é um meio de união entre pessoas e povos, é fonte permanente de conhecimentos sobre Geografia, História, desportes, política, artes de cada país e divulgação de suas belezas e riquezas naturais. É um constante desenvolvedor do senso estético e artístico do indivíduo a par de seu aperfeiçoamento em organização e método.
A cada dia que cresce mais, entre nós, o número de adeptos deste hobby, estimando-se em cerca de 50 mil o número de filatelistas no Brasil em 1981. Raras são as cidades de grande e médio porte que não possuem clubes ou agremiações filatélicas, além da Feira do Selo, que concentra grande número de colecionadores, negociantes e principiantes, todos reunidos nos domingos de sol em torno de um mesmo interesse: o selo.
Há cerca de setenta agremiações filatélicas em nosso país, que promovem exposições, leilões, reuniões, mostras, painéis, palestras, cursos, e que divulgam em publicações particulares as novidades do mundo filatélico, mantendo bem informado seus correspondentes. A mais antiga destas agremiações é a Sociedade Filatélica Brasileira, fundada em 1911. A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos possui uma seção de Assessoria Filatélica, cujos objetivos são: produzir peças filatélicas e selos postais, divulgar, estimular e orientar os colecionadores. Mantém uma publicação gratuita, que é enviada a todos que a solicitarem, dentro e fora do território nacional.
É fácil perceber e sentir que o mundo filatélico é organizado, estruturado, divulgado, palpitante, repleto de eventos que, além da informação cultural e do aspecto de lazer, envolve também muito dinheiro. Sendo fonte segura de lucros, possui ainda uma Associação Brasileira de Comerciantes Filatélicos, com o fim de disciplinar e proteger os investidores em selos.
Embora, por definição, Filatelia seja o estudo dos selos do correio usado nas diversas nações, metodicamente colecionados, ainda preferimos a visão pragmática dos norte-americanos que a definem como um somatório de lazer, cultura e poupança. Tal definição justifica, no aspecto cultural, o fato de, em vários países da Europa, a Filatelia ser matéria obrigatória do currículo escolar, o que evidencia sua capacidade de transmitir conhecimentos; no aspecto econômico, seria difícil encontrar alguém que, dedicando-se aos selos, tenha com eles levado prejuízo.
Foi fartamente divulgada a transação de uma coleção clássica brasileira, vendida na Inglaterra por uma milhão de dólares a negociantes que pretendem desmembrá-las em várias coleções temáticas. Pelo vulto do investimento, pode-se avaliar as perspectivas de lucro. Isto não quer dizer que quem vai colecionar selos deva sair comprando tudo que se lhe apresenta...é necessária a mesma cautela que se usa em qualquer negócio. Uma boa medida é adquirir, nas agências dos correios, as emissões ordinárias que, por sua grande tiragem, dificilmente se valorizam a médio prazo. As edições especiais, de tiragem menor, dão valorização mais rápida, bem como os selos da época de fim de Ano e Natal, que se esgotam com maior rapidez pelo excesso de correspondência desse período do ano.
O selo é mais ou menos valorizado em função de sua raridade, ou seja, do número de exemplares disponíveis no mercado. É importante saber que os selos são recolhidos após dois anos de sua emissão e assim seu valor extrapola ao facial, que é estampado sobre eles. Não devemos nos esquecer do Dia Nacional do Selo Postal, ocorrente em 1º de agosto.
O hábito de colecionar coisas é um dos mais antigos passatempos do ser humano. Há mais de um século e meio, a coleção de selos tem atraído um grande número de aficionados, por todo o mundo. Esse tipo de coleção é denominado "filatelia" (do grego fila = amigos e telos = selo); seu praticante é o filatelista. Contudo, nem só de selos vive o filatelista; na sua coleção também encontram-se carimbos, franquias mecânicas, folhas comemorativas e blocos.
A filatelia se tornou uma atividade cultural. Os selos comemorativos, por exemplo, registram os aspectos socioculturais das nações, tornando-se fontes inesgotáveis de pesquisa, entretenimento e investimento.
Os filatelistas de todo o mundo criaram diversas organizações para promover a arte da filatelia e fornecer informações úteis. Entre elas, destacam-se a Federação Internacional de Filatelia (FIP) e a Federação Brasileira de Filatelia (Febraf). O primeiro selo do mundo surgiu na Inglaterra, em 1840. Era conhecido como penny black e trazia a efígie da rainha Vitória. O advento do selo foi fundamental para o sucesso da reforma postal, que revolucionou os correios no mundo inteiro.
O primeiro selo brasileiro foi o olho-de-boi, que surgiu em 1º de agosto de 1843. o Brasil foi o segundo país do mundo a emitir selos. Mais tarde surgiram os selos inclinados (1844), olhos-de-cabra (1849) e olhos-de-gato (1854).
Os primeiros selos comemorativos brasileiros datam de 1900 e foram emitidos para celebrar o IV Centenário do Descobrimento do Brasil.
O Brasil foi o primeiro país do mundo a lançar um selo com legenda em braile, emitido em 1974, e o segundo do mundo a lançar um selo tridimensional (emholograma), em 1989.
O pioneirismo brasileiro revelou-se mais uma vez, quando foi lançado, em 1999, o primeiro selo do mundo com odor.
Dia Nacional da Música Clássica
Orquestra Sinfônica de Porto Alegre em concerto na UFRGS
Carlos Gomes
Villa Lobos
Música clássica ou música erudita é o nome dado à principal variedade de música produzida ou enraizada nas tradições da música secular e litúrgica ocidental, que abrange um período amplo que vai aproximadamente do século IX até o presente, e segue cânones preestabelecidos no decorrer da história da música. As normas centrais desta tradição foram codificadas entre 1675 e 1900, intervalo de tempo conhecido como o período da prática comum.
Segundo o Dicionário Grove de Música, música erudita é música que é fruto da erudição e não das práticas folclóricas e populares. O termo é aplicado a toda uma variedade de músicas de diferentes culturas, e que é usado para indicar qualquer música que não pertença às tradições folclóricas ou populares.
O 5 de março - nascimento de Villa-Lobos - é oficialmente o "Dia Nacional da Música Clássica" desde 2009, por decreto do Presidente da República. A idéia de criar a data  foi de VivaMúsica!. Iniciamos a mobilização quatro anos antes.
A criação do Dia da Música Clássica, em 5 de março, foi uma ideia de VivaMúsica!.
Tudo começou no Anuário VivaMúsica! 2005, quando foi lançada uma consulta nacional entre músicos e profissionais da música clássica em todo o Brasil, e também o público do Rio de Janeiro, para a escolha da data comemorativa dos clássicos. A ideia foi de Luiz Alfredo Moraes, sócio e diretor de VivaMúsica!. "Se já existiam datas para celebrar o choro e o samba, por que não os clássicos?", questionava-se ele.
Viva Música! sugeriu, então, uma votação nacional para a escolha do dia a partir de datas de nascimento de três compositores brasileiros: Villa-Lobos (5 de março), Carlos Gomes (11 de julho) e José Maurício Nunes Garcia (22 de setembro). As respostas vieram por emails, cartas e telefonemas.
Em janeiro de 2006, era divulgado o resultado: Villa-Lobos, claro, havia ganho.
Vídeo
FEMUSC, o festival da música erudita em Jaraguá do Sul
Dia Hispano-americano
O termo América Hispânica (em espanhol: Hispanoamérica ou América Hispana), ou ainda América espanhola e Hispano-América, se refere às partes da América colonizadas por espanhóis (inclusive os de língua não-castelhana, como bascos, galegos e catalães). Estas populações representam o grosso do total de hispanófonos no mundo, e são chamadas de "hispano-americanos".
A América hispânica inclui os países na América do Norte, na América Central e na América do Sul que têm a língua espanhola como idioma oficial, ou ainda co-oficial.
É uma região cultural, incluída na América latina, integrando 19 nações com 365 milhões de habitantes. Apesar de estar dentro da América latina, distingue-se dela por não incluir as nações americanas francófonas e lusófonas e da Ibero-América por não incluir as nações ibéricas e suas ex-colônias da América não hispanófonas.
Dia da Integração Cooperativista
O cooperativismo surgiu no contexto da Revolução Industrial, como alternativa à exploração da classe trabalhadora.
Hoje, 5 de março, comemora-se o Dia da Integração Cooperativista, data em que são lembrados com mais veemência os valores cooperativistas e seus princípios. É uma oportunidade de reflexão sobre esse movimento que se tornou uma referência de sociedade solidária, fundamentada no trabalho coletivo, com o objetivo de promover o bem-estar comum.
Datas
1998 - A sonda Lunar Prospector descobre a existência de gelo nos polos da Lua.
foto de sinopsis
2000 - O papa João Paulo II oficializou a beatificação de 30 mártires do Rio Grande do Norte, trucidados por índios e holandeses em 1645.
Aniversáriantes
Rosa de Luxemburgo
Rosa Luxemburgo(Zamość, 05 de março de 1871 — Berlim, 15 de janeiro de 1919), foi uma filósofa e economista marxista polonesa e judia,naturalizada alemã. Tornou-se mundialmente conhecida pela militância revolucionária ligada à Social-Democracia do Reino da Polônia e Lituânia (SDKP), ao Partido Social-Democrata da Alemanha (SPD) e ao Partido Social-Democrata Independente da Alemanha (USPD). Participou da fundação do grupo de tendência marxista do SPD, que viria a se tornar mais tarde o Partido Comunista da Alemanha (KPD).
Em 1914, após o SPD apoiar a participação alemã na Primeira Guerra Mundial, Luxemburgo fundou, ao lado de Karl Liebknecht, a Liga Espartaquista. Em 1° de janeiro de 1919, a Liga transformou-se no KPD. Em novembro de 1918, durante a Revolução Espartaquista, ela fundou o jornal Die Rote Fahne (A Bandeira Vermelha), para dar suporte aos ideais da Liga.
Luxemburgo considerou o levante espartaquista de janeiro de 1919 em Berlim como um grande erro.[1] Entretanto, ela apoiaria a insurreição que Liebknecht iniciou sem seu conhecimento. Quando a revolta foi esmagada pelas Freikorps, milícias de direita composta por veteranos da Primeira Guerra que defendiam a República de Weimar, Luxemburgo, Liebknecht e centenas de seus adeptos foram presos, espancados e assassinados sem direito a julgamento. Desde suas mortes, Luxemburgo e Liebknecht atingiram o status de mártires tanto para marxistas quanto para social-democratas.
Heitor Villa-Lobos
Heitor Villa-Lobos (Rio de Janeiro, 05 de março de 1887 – Rio de Janeiro, 17 de novembro de 1959) foi um maestro e compositor brasileiro.[1]
Destaca-se por ter sido o principal responsável pela descoberta de uma linguagem peculiarmente brasileira em música, sendo considerado o maior expoente da música do modernismo no Brasil, compondo obras que enaltecem o espírito nacionalista, ao qual incorpora elementos das canções folclóricas, populares e indígenas.[2]
Curiosidade
Se o compositor Heitor Villa-Lobos estivesse vivo, faria aniversário hoje. Ele participou da Semana de Arte Moderna de 1922, realizada no Teatro Municipal de São Paulo, e em um de seus concertos, entrou de casaca e de chinelos, pois um dos pés estava machucado. Para saber outras curiosidades sobre esse músico, clique aqui.
1958 - Andy Gibb, Andrew Roy Gibb (Manchester, 5 de março de 1958 — Oxford, 10 de Março de 1988) foi um cantor anglo-australiano. Era o irmão mais novo de Barry, Robin e Maurice Gibb, conhecidos como os Bee Gees.
Vídeo
Andy Gibb "Shadow Dancing"
Dinho
Alecsander Alves Leite, mais conhecido como Dinho(Irecê, 05 de março de 1971 — Serra da Cantareira, 02 de março de 1996), foi um cantor brasileiro, vocalista da banda Mamonas Assassinas, além de compositor e humorista.
Vídeo: Pelados em Santos( no Programa Livre com Serginho Groisman)
Poeta pássaro, poeta cidadão
Patativa do Assaré
Patativa do Assaré: Este cearense é uma dessas provas acabadas da genialidade de nossa gente. Menino da roça, autodidata, leu os grandes mestres. Poeta nato, fiel às raízes, foi porta-voz do povo, sem perder jamais a delicadeza.
Nascimento: 05  de março de 1909. Na Serra de Santana, a 18 km de Assaré, nascia o segundo dos cinco filhos de um casal de agricultores cearenses. Aos quatro anos Antônio Gonçalves da Silva, perdeu a visão de um olho. Aos oito, ficou órfão de pai e teve que trabalhar.
Muito cedo encantou-se com os romances de cordel e o som da viola. Teve apenas quatro meses de instrução formal, compensados pela leitura atenta de Camões e dos poetas românticos brasileiros.
Aos 16, com autorização da mãe, vendeu uma ovelha e comprou a primeira viola. Passou a distrair os serranos.
Rapaz formado, viajou a Belém com um parente que se encantou com seus repentes. Foi batizado de Patativa. Como apareceram outros, ele passou a ser o Patativa do Assaré.
Voltou a sua terra, com desenvoltura para vencer o rival da peleja. Assim, fez-se o poeta.
Combativo
Casado em 1936, pai de família numerosa, por mais de 25 anos trabalhou a terra e fez poesia. Como intérprete de uma comunidade, viajava em lombo de burro, vestindo paletó e gravata, com a viola a tiracolo, fazendo cantorias pelo Cariri.
Na roça, enquanto trabalhava, acumulava versos em sua memória privilegiada. À noite, sob o lume da lamparina, passava tudo a limpo num caderninho. Constituía-se uma obra, que permaneceu.
Em Patativa, não existia a possibilidade de rima pobre ou poema mal acabado. A versificação aprendeu com o tratado de Olavo Bilac e Guimarães Passos.
Em 1956, parte de sua produção ganha formato de livro. José Arraes de Alencar ouviu Patativa no rádio. Publicou Inspiração Nordestina. Luiz Gonzaga gravou, em 1964, Triste Partida. O canto de Patativa passou a ser amplificado.
O poeta incorporou novas pautas, falou da reforma agrária, da televisão, dos meninos de rua, mas não perdeu de vista a casa de farinha, o galo de campina, o flamboaiã sentinela da serra de Santana. Sua consciência política aguçada transmitia-se por meio da voz poética. Insistindo nas verdades incômodas, fez de sua poesia um canto de guerra, sem nunca perder a delicadeza. No período autoritário foi perseguido. Teve um mandado de prisão relaxado pela interferência de um parente militar.
Patativa continuou a criar, era seu destino de poeta pássaro, poeta cidadão.
Entusiasta
Cante Lá Que Eu Canto Cá, publicado em 1978, lançou-o nacionalmente. Foi objeto de teses e artigos acadêmicos, capa de suplementos culturais. Ganhou homenagens, cidadania honorária de vários municípios. Aconteceu na televisão. Vieram outros livros, discos. Apoiou a campanha pela Anistia em 1979. Participou das Diretas-Já em 1984. Votou contra velhos coronéis e em Lula três vezes.
Patativa soube manter suas raízes. Quando o corpo franzino falava, tornava-se nosso porta-voz. Um homem profundamente sintonizado com seu tempo e seu espaço: generoso, guerreiro e sábio.
Morreu em julho de 2002, aos 93 anos. Deixou sete livros, cinco discos e uma trajetória de coerência ética, qualidade poética e afinação, como o pássaro. Patativa foi único em sua grandeza e eterno em seu cantar.
Gilmar de Carvalho é jornalista e escritor. Autor de Madeira Matriz e Publicidade em Cordel (Annablume Editora).
Especial Patativa do Assaré 104anos: Saudade
Este verdadeiro poeta popular, que tanto encantou o Ceará, o Brasil e o mundo, levou na poesia a inteligência, simplicidade e humildade nordestina.
Em seus poemas, palavras carregadas de sentido, de um sertanejo que "teimava" em ver o Nordeste que desse certo. Mostrando em cada verso a força do povo que representava, ele se tornou conhecido pelo seus textos, que passavam a realidade da forma mais apurada possível.
E em homenagem a este cearense, que tanto trouxe importância à cultura do Estado e do país, estaremos publicando poemas dele a cada semana, até o dia tão esperado. Confira abaixo o poema "Saudade":
"SAUDADE"
Saudade dentro do peito
É qual fogo de monturo
Por fora tudo perfeito,
Por dentro fazendo furo.
Há dor que mata a pessoa
Sem dó e sem piedade,
Porém não há dor que doa
Como a dor de uma saudade.
Saudade é um aperreio
Pra quem na vida gozou,
É um grande saco cheio
Daquilo que já passou.
Saudade é canto magoado
No coração de quem sente
É como a voz do passado
Ecoando no presente.
A saudade é jardineira
Que planta em peito qualquer
Quando ela planta cegueira
No coração da mulher,
Fica tal qual a frieira
Quanto mais coça mais quer.
* Patativa do Assaré
Mortes
1953 - Josef Stalin, Josef Vissarionovitch Stalin(Gori, 18 de dezembro de 1879 — Moscou, 5 de março de 1953), ditador, foi secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética e do Comitê Central a partir de 1922 até a sua morte em 1953, sendo assim o líder soberano da União Soviética.
1953 - Serge Prokofiev, Serguei Sergueievitch Prokofiev, também conhecido pela transliteração anglófona Sergei Sergeievich Prokofievrusso(Sontsovka - atualmente – Krasne, região de Donetsk, Ucrânia), 23 de Abril de 1891 – Moscovo, 05 de Março de 1953) foi um compositor russo.
Sergei Prokofiev 02.jpg
Vídeo
PROKOFIEV - Romeo & Juliet - Ballet
2004 - Jorginho Guinle, Jorge Eduardo Guinle(Petrópolis, 05 de fevereiro de 1916 — Rio de Janeiro, 05 de março de 2004) foi um socialite, playboy e herdeiro milionário brasileiro.
Marcos Ramos
2005 - Carequinha
Continuo sendo apenas uma coisa:  um palhaço.  E isso me coloca em plano muito superior ao de qualquer político.”
Charles Spencer Chaplin
Para quem foi criança na década de 70, o receptor de TV era um retângulo meio arredondado que exibia imagens riscadas por chuviscos (especialmente quando a geladeira roncava lá na cozinha).
Se descontarmos os espectadores engenhosos que colocavam papel celofane no frontispício da tela, a TV era a janela para um mundo em preto-e-branco. A não ser quando o Carequinha com seus alegres esgares entrava em cena.
Com sua voz muito próxima de um pato, com sua impertinência de esconder o rosto atrás do colarinho giganteu sempre que topava com uma mulher bonita, com sua pregação pelo bom comportamento dos petizes (quem nunca ouviu “O bom menino não faz pipi na cama / O bom menino não faz malcriação”?), Carequinha era uma invenção colorida em meio a picadeiros mal ajambrados e figurinos pra lá de precários.
Cada país tem os Irmãos Marx que merece: os nossos eram o líder Carequinha, o abobado Zumbi, o articulado Fred e o anão massacrado Meio-Quilo (sua maior proeza era rolar pelo chão em velocidade e direções inacreditáveis). Eles eram como dinossauros patinando na serragem, sobreviventes fazendo a transição do circo para a TV.
Essa época de humor infantil e infantilizado há muito é passado – e isso deve ter sido difícil para Carequinha. Há algumas semanas, quando um dos rapazes do documentário Falcão – Meninos do Tráfico confessou que queria ser palhaço, o velho mestre se colocou à disposição para ajudar. Talvez na crença de que sua arte ainda poderia tornar o mundo atual mais colorido.
Professor Zecão, o Erudito da Sorbonne
Palhaço Carequinha morre aos 90 anos em São Gonçalo
Rio - George Savalla Gomes, o palhaço Carequinha, morreu aos 90 anos, na manhã desta quarta-feira, 2005, dia 5, após sentir falta de ar e dores no peito durante a madrugada. Ele estava em casa, em São Gonçalo, na Região Metropolitana, e seria internado para exames no Hospital das Clínicas da cidade, que fica em frente à residência.
A aramista e trapezista Elisa Savalla, durante uma apresentação noturna no Circo Peruano, sentiu as primeiras dores do parto. Era uma noite de 18 de julho de 1915, na cidade de Rio Bonito, Estado do Rio de Janeiro. Seu marido, Lázaro Gomes, em pleno picadeiro, pediu que ela descesse do arame. Assim, num barraco de circo, nasceu George Savalla Gomes, o Carequinha.
Após o parto, seguindo a tradição circense, George recebe dos artistas os primeiros dos muitos aplausos, que se tornariam uma constante em sua vida.
O pai, que largou a batina pela atriz circense, morreu quando Carequinha tinha dois anos. Sua mãe casou-se novamente, com Ozório Portilho. Aos cinco anos, na cidade de Carangola, Minas Gerais, sua família trabalhava no Circo Peruano de seu avô, José Rosa Savalla, quando o padrasto Ozório, após alguns ensaios, colocou uma careca no pequeno menino e disse: “Hoje  você vai entrar (no picadeiro) carequinha”. Profético, determinou: “De agora em diante, você será o Carequinha”. 
Naquela ocasião, havia um palhaço que se chamava Careca e dois palhaços não podiam ter nomes iguais. Então, dos cinco anos em diante, ele nunca mais deixou de ser o Carequinha. Devidamente batizado, o contato com o público foi imediato e pouco a pouco transformou seu caminho em sinônimo de alegria. 
Filho da trapezista Elisa Savalla, Carequinha nasceu dentro de um circo na cidade de Rio Bonito. Logo após o parto, seguindo a tradição circense, recebeu os primeiros aplausos dos artistas, o que se tornaria uma constante em sua vida. Aos cinco anos de idade, já em Minas Gerais, onde sua família trabalhava no Circo Peruano, recebeu uma careca de presente do avô e recebeu o famoso apelido.
O palhaço mais querido do Brasil teve uma carreira de muito sucesso. Na época de ouro do rádio, integrou o elenco do Programa Barbosa Júnior, na Rádio Mayrink Veiga e do show de César de Alencar, na Rádio Nacional. Neste período trabalhou com nomes como Francisco Alves, Emilinha Borba e Ângela Maria.
Em 1964 faturou a medalha Palhaço Moderno do Mundo, na Cidade de Campione D’itália, disputando com palhaços de 20 países. Esteve em Portugal, nos EUA, na Argentina e no Reino Unido.
Carequinha gravou várias músicas infantis acompanhado pelo flautista Altamiro Carrilho e sua bandinha. No início da década de 80 marcou presença no primeiro disco da apresentadora Xuxa. No cinema protagonizou diversos filmes entre eles, "Sai de Baixo" (1956),  "Sherlock de Araque" (1958) e "É de Chuá !" (1957).
Na TV esteve presente no infantil "O Circo Alegre" em 1983, na extinta Rede Manchete, sob o comando da diretora Marlene Matos. Em 2001, a convite de Chico Anysio integrou o elenco fixo da Escolinha do Professor Raimundo, na Rede Globo, no horário vespertino.
O Palhaço dos Presidentes
A partir do convite de Getúlio Vargas para se apresentar no Palácio do Catete, Carequinha passou a ser considerado o Palhaço dos Presidentes. Os seus shows eram quase que obrigatórios para todos os presidentes da República, desde de Getúlio Vargas passando por JK incluindo os Generais do governo militar. O palhaço participou da inauguração da Praça dos Três Poderes, na então recém criada Brasília em 1960, convidado pelo amigo Juscelino Kubitschek.
Vídeos
Carequinha 89 Anos Parte I
CAREQUINHA-SAI DE BAIXO-1956-CINEMA BRASILEIRO


Nenhum comentário:

Postar um comentário