quarta-feira, 6 de março de 2013

2013,sexta-feira,01,março lua cheia
Dia da Vindima
Colhedor de uvasÓleo sobre tela
Luísa Artèsa(
"teu sumo
te fez vinho
te fez única
cada uva
guarda em
seu doce
ternura"
Vindima é o nome dado à colheita de uvas, que no Brasil, se dá de dezembro a março. Na Europa, a colheita se estende entre agosto e novembro.
No Dia da Vindima, festa que simboliza a fartura da colheita, muitas pessoas se reúnem para colher (vindimar) uvas de todos os tipos. Os preparativos começam dias antes do dia da Vindima. No dia anterior à festa, são preparados os baldes, as cestas, os cestos, as tesouras de poda, as tinas, os lagares e as máquinas. No dia da festa, homens e mulheres entram nos vinhedos com alegria, pois as videiras lhes oferecem o fruto mais do que merecido de seu árduo trabalho.
Depois de colhidos e colocados em cestos, os cachos de uvas são transportados para os lagares, espécies de tanques em que as uvas são esmagadas. Antigamente, as uvas eram amassadas com os pés, embora ainda hoje se possa ver esse processo em algumas regiões. Atualmente, o trabalho é mecanizado.
No Brasil, a festa da colheita da uva foi criada em 1993. O objetivo era não só resgatar a cultura trazida pelos imigrantes italianos, como também incentivar a plantação da uva. Em 1994, foi realizada a primeira Festa da Vindima.
A história do vinho não é muito precisa; há várias histórias contadas por vários povos, a seu modo. Conta-se, por exemplo, que a região do mediterrâneo foi um grande centro de cultura do vinho. Muitos anos antes de Cristo, os egípcios já consumiam a bebida em funerais. Os romanos, assim como os gregos, tinham o hábito de levar essa cultura às regiões da Europa por eles conquistadas.
O cristianismo, seguindo a palavra da Bíblia, foi o maior propagador da vinha e do vinho. Na Idade Média, a Igreja católica já produzia a bebida; antes disso, os povos gauleses já tinham inventado tonéis de madeira que revolucionaram os métodos da fabricação do vinho.
Na segunda metade do século XIX, o biólogo francês Louis Pasteur explicou pela primeira vez como ocorria a fermentação, ou seja, a ação das leveduras sobre o açúcar da uva, transformando-o em álcool e gás carbônico. É assim que o sumo da uva se transforma em vinho.
A partir do século XX, a produção do vinho tomou outras diretrizes com o desenvolvimento tecnológico da viticultura (ou vinicultura) e enologia, garantindo, portanto, um vinho de melhor qualidade.
Dia do Turismo Ecológico
Pedra da Boca - Localizada na zona rural de Araruna, às margens do Rio Calabouço, divisa natural dos estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte, a Pedra da Boca, com seus 336 metros de altura, se destaca majestosa entre outras formações rochosas que embelezam o Parque Estadual da Pedra da Boca, uma área de conservação ambiental de aproximadamente 157 hectares, criado em 07 de fevereiro de 2000 pelo Governo do Estado por meio do Decreto 14.889.
Mais: 
O turismo ecológico foi introduzido oficialmente no Brasil em 1988.
Em comparação aos roteiros tradicionais, a grande vantagem do turismo ecológico é colocar a pessoa da cidade frente a um mundo ainda pouco explorado por ela: florestas, lagos, cavernas, cachoeiras, montanhas, rios e praias desertas, fantásticas paisagens que se combinam, em cada ecossistema, das mais diversas formas.
Os passeios incluem caminhadas em meio à natureza, divididas em graus de dificuldade. As leves ocorrem em terrenos mais planos e podem facilmente ser realizadas pela maioria das pessoas; as médias são feitas em matas mais fechadas que, em geral, apresentam obstáculos naturais que devem ser transpostos pelo caminhante, como pequenos rios, pedras, troncos de árvores caídos etc. as pesadas são mais longas e se dão em terrenos acidentados e íngremes; são indicadas para trilheiros que já têm alguma prática.
As áreas mais concorridas para o ecoturismo, em geral, não têm infra-estrutura adequada nem acomodações suficientes para abrigar o número crescente de pessoas que se sentem atraídas por roteiros ecológicos. O crescimento desmedido do turismo nessas regiões, consideradas paraísos da criação, geram, por exemplo, excedente de lixo e esgoto, que pode ter como resultado mais imediato a poluição das águas. Armadilhas como essas são, sem dúvida, uma conseqüência da cegueira interior do ser humano, que, ao longo da sua jornada neste planeta, esqueceu que uma natureza sadia, além de importante para a humanidade como um todo, pode significar também um sólido capital para quem souber investir no meio ambiente com sabedoria e respeito.
Atualmente, está em vigor um tipo de atividade chamada de "pescaria ecológica". Trata-se de uma forma de não só explorar a natureza sem a captura predatória dos peixes, como também pesquisar, analisar e proporcionar diversão sustentada. Os estudiosos do assunto afirmam que os cardumes de peixes estão em declínio em todos os mares de nosso; planeta por isso, se faz necessário um manejo sustentável dessa importante fonte de alimento.
A única forma de viabilizar a preservação das espécies seria a prática do "pesque e solte", já efetuada em rios e mares por pescadores e turistas conscientes dessa realidade. Além do exemplo, eles estão dando o primeiro passo para alterar o rumo da história.
Dia Mundial da Proteção Civil
A Organização Internacional de Protecção Civil (OIPC), também conhecida pela sigla anglo-saxónica ICDO(International Civil Defence Organization), com sede em Genebra, é uma organização Intergovernamental cujo principal objectivo é o de contribuir para o desenvolvimento, pelos Estados, de estruturas capazes de garantir protecção e assistência às populações e ainda a salvaguarda da propriedade e do ambiente face a catástrofes com origens naturais e tecnológicas. Funciona como uma plataforma congregadora destas estruturas, fomentando a cooperação e a solidariedade entre as mesmas e, por outro lado, o seu desenvolvimento em países onde ainda não se encontram implantadas.
Presentemente, a OIPC congrega cerca de 48 Estados membros, 13 Estados observadores, incluindo Portugal e dois membros afiliados. O estatuto de Estado observador, que não confere direito de voto, é revisto de dois em dois anos.
Fruto do estatuto de observador, a participação portuguesa neste fórum internacional tem sido mantida através da presença em várias assembleias-gerais e outras reuniões e é normalmente articulada com a Representação Permanente do Ministério dos Negócios Estrangeiros em Genebra.
A OIPC é ainda a organização promotora do Dia Mundial da Protecção Civil, comemorado todos os anos a 1 de Março, dia em que entrou em vigor a Constituição desta organização. Esta iniciativa visa atrair a atenção de todos os países do mundo para a importância dos temas associados à protecção civil, nomeadamente para a prevenção. Este ano, o enfoque foi colocado na problemática da prevenção rodoviária. Ao abrigo desta comemoração, os vários países são encorajados a promover toda uma série de iniciativas que vão desde a realização de seminários, elaboração e difusão de comunicados de imprensa, visitas as instalações dos serviços de protecção civil nacionais, etc.
A ANPC tem participado ao longo dos últimos anos, e de uma forma muito activa, nas comemorações do Dia Mundial da Protecção Civil.
Dia Pan-americano de Turismo
O turismo é a chave para o aumento das fontes de renda dos países pobres e em desenvolvimento, e cá estamos incluídos: precisamos voltar nossos olhos ao turismo. Embora não haja uma definição única do que seja Turismo, as Recomendações da Organização Mundial de Turismo/Nações Unidas sobre Estatísticas de Turismo, o definem como "as atividades que as pessoas realizam durante suas viagens e permanência em lugares distintos dos que vivem, por um período de tempo inferior a um ano consecutivo, com fins de lazer, negócios e outros."
493280 Senac SC Cursos de Turismo EAD 2012 1 Senac SC, Cursos de Turismo EAD 2012
Em 2001, o Sr. David Martin Rendón Cohaíla graduado em turismo pela Universidade Privada de Tacna no Peru, define a ciência do turismo através da turismologia como: "A Ciência Social de fatos, obtida por um processo consecutivo,o qual abrange várias medidas de movimento, motivação e uso do espaço turístico, que é a base que suporta a estrutura e super estrutura do homo turísticus.
Turista é um visitante que desloca-se voluntariamente por período de tempo igual ou superior a vinte e quatro horas para local diferente da sua residência e do seu trabalho sem, este ter por motivação, a obtenção de lucro.
Símbolo popular para designar o termo "Turismo
Dia das Crianças Doentes
Criança doente
"Não é o sofrimento das crianças que se torna revoltante em si mesmo, mas sim que nada justifica tal sofrimento". Albert Camus
Dia Mundial das Orações da Mulher
Datas
Fundação da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro(2013: 448)
Cidade maravilhosa: Adjetivo dado pelo escritor maranhense Coelho Neto em homenagem ao Rio e suas belezas naturais.
Rio de Janeiro
Em 1555, um grupo de franceses desejou fundar uma colônia calvinista na cidade do Rio de Janeiro. Em razão disso, invadiu e ocupou a ilha de Villegaignon (hoje ligada ao continente por um aterro em que se localiza o aeroporto Santos Dumont).
O terceiro governador-geral do Brasil, Mem de Sá dirigiu-se ao Rio de Janeiro, para expulsar os invasores. Estes se haviam aliado aos índios tamoios, formando uma colônia chamada França Antártica, que resistiu contra as investidas da frota portuguesa.
Ao realizar um ataque em 15 de março de 1560, Mem de Sá expulsou os franceses da Fortaleza de Coligny, retornando a Salvador, alguns dias após a batalha. Mas os invasores se refugiaram junto aos índios, no interior da região, e logo voltaram para ocupar a fortificação, que ficara quase desocupada, por exclusiva falta de pessoal.
Essa notícia chegou à Coroa portuguesa, que enviou Estácio de Sá, sobrinho de Mem de Sá, para expulsar os invasores definitivamente e estabelecer a paz com os índios. Depois de vencer o inimigo, ele teria de deixar o local povoado e fortemente fiscalizado, resolução que Estácio de Sá tomou, ao lado de seu conselho de guerra, em reunião ocorrida no dia 20 de janeiro. Dessa forma nasceu a cidade, que levaria o nome de São Sebastião, em homenagem ao rei-menino de Portugal, D. Sebastião, e ao santo celebrado naquele dia, também eleito padroeiro da missão.
No dia 28 de fevereiro, Estácio de Sá, aportou com sua esquadra entre o Pão de Açúcar (penhasco de granito situado à entrada da baía de Guanabara) e o morro Cara de Cão, atual São João. Após forte combate, cumpriu a determinação do rei. No dia 1º de março de 1565, Estácio de Sá fundou oficialmente a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, celebrando uma missa aos pés do Pão de Açúcar, em agradecimento à proteção do santo.
A derrota definitiva dos franceses só ocorreu em 1567, após uma batalha que teve o apoio militar de Mem de Sá. Estácio de Sá, não presenciou a vitória derradeira, pois morreu tragicamente, ao ser atingido no rosto por uma flecha, em 20 de fevereiro de 1567.
Livre dos franceses e com os índios dominados, a cidade logo foi transferida para uma elevação, hoje conhecida como morro do Castelo, em razão do forte aí existente. O local era ideal para a observação de toda a baía, mas longe da entrada desta, por isso, protegido dos piratas, o núcleo urbano, situado no alto da colina, incluía o Colégio Jesuíta, a igreja dedicada a são Sebastião, uma fortaleza, alguns prédios públicos, três ladeiras e algumas ruas tortuosas. Assim nasceu a Cidade Maravilhosa.
A Cidade do Rio de Janeiro recebeu esse nome devido a um equívoco. Por ocasião do descobrimento do Brasil, o navegador português André Gonçalves Coelho foi encarregado de fazer o reconhecimento da terra. Ele entrou na baía de Guanabara e avistou o Pão de Açúcar, no dia 1º de janeiro de 1502, e teve a impressão de que o local era a foz de um grande rio. Por isso, chamou-o de Rio de Janeiro.
Vieram outras expedições, cujos integrantes construíram uma casa de pedras, chamada pelos índios de cari-oca, que na língua tupi-guarani significa "casa de branco". Desde então, o termo "carioca" se propagou e é empregado para designar as pessoas nascidas na cidade do Rio de Janeiro.
Imagens do Rio de Janeiro de helicóptero, vídeo: Namorada de um Amigo Meu - Clipe Roberto Carlos
Cidade maravilhosa(1935) por Aurora Miranda e André Filho(Antônio André de Sá Filho), compositor

Nenhum comentário:

Postar um comentário