sexta-feira, 1 de março de 2013

2013,quinta-feira,28,fevereiro
lua cheia

Evangelho do dia
Tempo de Quaresma
Primeira leitura: Jeremias 17, 5-10
Leitura do livro do Profeta Jeremias:
5Isto diz o Senhor: "Maldito o homem que confia no homem e faz consistir sua força na carne humana, enquanto o seu coração se afasta do Senhor; 6como os cardos no deserto, ele não vê chegar a floração, prefere vegetar-se na secura do ermo, em região salobra e desabitada. 7Bendito o homem que confia no Senhor, cuja esperança é o Senhor; 8é como a árvore plantada junto às águas, que estende as raízes em busca da umidade, e por isso não teme a chegada do calor: sua folhagem mantém-se verde, não sofre míngua em tempo de seca e nunca deixa de dar frutos. 9Em tudo é enganador o coração, e isto é incurável; quem poderá conhecê-lo? 10Eu sou o Senhor, que perscruto o coração e provo os sentimentos, que dou a cada qual conforme o seu proceder e conforme o fruto de suas obras" .
- Palavra do Senhor
- Graças a Deus
Salmo 1
- Feliz é todo aquele que não anda conforme os conselhos dos perversos; que não entra no caminho dos malvados, nem junto aos zombadores vai sentar-se; mas encontra seu prazer na lei de Deus e a medita, dia e noite, sem cessar.
R: É feliz quem a Deus se confia!
- Eis que ele é semelhante a uma árvore, que à beira da torrente está plantada; ela sempre dá seus frutos a seu tempo, e jamais as suas folhas vão murchar. Eis que tudo o que ele faz vai prosperar.
R: É feliz quem a Deus se confia!
- Mas bem outra é a sorte dos perversos. Ao contrário, são iguais à palha seca espalhada e dispersa pelo vento. Pois Deus vigia o caminho dos eleitos, mas a estrada dos malvados leva à morte.
R: É feliz quem a Deus se confia!
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 16, 19-31
- Glória a Cristo, palavra eterna do Pai, que é amor!
- Felizes os que observam a palavra do Senhor de reto coração e que produzem muitos frutos, até o fim perseverantes (Lc 8, 15)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:
Apelo à conversão
Havia um homem rico, que se vestia com roupas finas e elegantes e dava festas esplêndidas todos os dias. Um pobre, chamado Lázaro, cheio de feridas, ficava sentado no chão junto à porta do rico. Queria matar a fome com as sobras que caíam da mesa do rico, mas, em vez disso, os cães vinham lamber suas feridas. Quando o pobre morreu, os anjos o levaram para junto de Abraão. Morreu também o rico e foi enterrado. Na região dos mortos, no meio dos tormentos, o rico levantou os olhos e viu de longe Abraão, com Lázaro ao seu lado.
Então gritou: "Pai Abraão, tem compaixão de mim! Manda Lázaro molhar a ponta do dedo para me refrescar a língua, porque sofro muito nestas chamas".
Mas Abraão respondeu: "Filho, lembra-te de que durante a vida recebeste teus bens e Lázaro, por sua vez, seus males. Agora, porém, ele encontra aqui consolo e tu és atormentado. Além disso, há um grande abismo entre nós: por mais que alguém desejasse, não poderia passar daqui para junto de vós, e nem os daí poderiam atravessar até nós".
O rico insistiu: "Pai, eu te suplico, manda então Lázaro à casa de meu pai, porque eu tenho cinco irmãos. Que ele os avise, para que não venham também eles para este lugar de tormento".
Mas Abraão respondeu: "Eles têm Moisés e os Profetas! Que os escutem!"
O rico insistiu: "Não, Pai Abraão. Mas se alguém dentre os mortos for até eles, certamente vão se converter".
Abraão, porém, lhe disse: "Se não escutam a Moisés, nem aos Profetas, mesmo se alguém ressuscitar dos mortos, não acreditarão".
Santo Terço
Mistérios Luminosos: A Humildade, os Milagres e o Eterno Amor.
Clíque abaixo:
Terço da Misericórdia - Eliana Sá
Clíque abaixo:
Santos do Dia
Florestas húmidas são um exemplo de biodiversidade do planeta e, normalmente, possuem uma grande biodiversidade de espécies. Este é o rio Gâmbia, no Parque Nacional Niokolokoba, no Senegal
Em dezembro de 1987, foi sancionado pelo presidente da República um projeto de lei acabando com a pesca de baleia no Brasil. Essa medida encerrou as atividades da Companhia de Pesca Norte do Brasil (Copesbra), empresa dedicada à pesca desses mamíferos desde 1912. O alvo principal da empresa era a baleia-mink, que tem um peso médio de 7 toneladas.
Hoje é Dia da Proteção à Pesca. Em dezembro de 1987, foi sancionado pelo presidente da República um projeto de lei acabando com a pesca de baleia no Brasil. Essa medida encerrou as atividades da Companhia de Pesca Norte do Brasil (Copesbra), empresa dedicada à pesca desses mamíferos desde 1912. O alvo principal da empresa era a baleia-mink, que tem um peso médio de 7 toneladas.

Lei de Proteçâo da Pesca de 1988 - Lei 7679/88 | Lei nº 7.679, de 23 de novembro de 1988
Dia Internacional de Prevenção às LER/DORT
cartilha_ler_dort.jpg (374763 bytes)
Uma questão de saúde pública mundial. Assim são consideradas as Lesões por Esforço Repetitivo (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), doenças profissionais que acometem trabalhadores de diversos setores em todo o mundo. Há registros de epidemias na Inglaterra, países escandinavos, Japão, Estados Unidos, Austrália e Brasil. Conscientizar empregados, patrões e a população em geral sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento é o remédio mais eficiente para acabar com esta doença. Portanto, desde 2000, o último dia do mês de fevereiro é lembrado em vários países como o Dia Internacional de Conscientização sobre as LER/Dort.
Dia da Ressaca
Dia da Ressaca
De acordo com a Desciclopédia, ressaca é uma sensação estranha que ocorre no dia seguinte à uma grande bebedeira. É um sinal do seu corpo lhe dizendo que você enfiou o pé na jaca ontém, perdeu a noção de limite.
Durante a bebedeira, o aparelho digestivo teve muito trabalho extra. O estômago precisou fabricar mais suco gástrico; o fígado mais bile, além de ter que neutralizar as toxinas presentes pelo álcool. O intestino necessitou produzir mais suco entérico e ainda ficou com o trânsito mais lento.
Reprodução
Cu de Bebado não tem dono, literalmente
Cure a ressa com o suco anti-ressaca:
Receita
Maçã: 1 unidade média descascada
Cenoura: ½ unidade descascada
Aipo(ou salsão): 1 talo pequeno
Laranja : suco de 1 unidade
Preparo: pique a maçã, a cenoura e o aipo e bata no liquidificador com o suco de laranja ou a água de coco. Beba em seguida. Use de 2 a 3 copos neste dia.
Fonte: Terra:
Dia Nacional da Fada dos Dentes ou "National Tooth Fairy Day"

Comemorado nos Estados Unidos, em tributo àquela que deixa um presente (geralmente dinheiro) debaixo do travesseiro das crianças no lugar do dentinho que havia sido deixado ali pelo pequeno, como um paliativo para ultrapassar a fase da queda dos dentes-de-leite sem grandes traumas (comemorado por alguns também em 22 de agosto).
(fonte: datascomemorativas.net)
Dia de Dormir em Público ou "Public Sleeping Day"
Comemorado nos Estados Unidos da América.
Datas
1848 - Segunda República Francesa - Foi proclamada a Segunda República, na França, apesar de tal feito ter sido anunciado provisoriamente antes, mais concretamente no dia 24.
A Segunda República foi o último regime nascido depois de uma revolução. Durante a mesma, produziram-se grandes reformas, tais como a implantação do sufrágio universal masculino ou a abolição definitiva da escravatura. A Segunda República acabou a 01 de Dezembro do mesmo ano, com a eleição de Luís Napoleão Bonaparte que daria início ao Segundo.
foto de sinopsis
1930 - Aconteceu na Paraíba o Levante da Princesa. O coronel José Pereira rebelou-se contra a decisão de João Pessoa, governador do estado, de desarmar coronéis do sertão. Mais de 600 pessoas morreram no conflito que fracassou.
O Território de Princesa ou Território Livre de Princesa foi um território estadual brasileiro, de facto situado onde hoje se encontra a maior parte da Microrregião da Serra do Teixeira na Paraíba, entre esta e o estado de Pernambuco, que teve o estatuto de "território livre" entre 28 de fevereiro de 1930 e 11 de agosto do mesmo ano.
Tinha aproximadamente 2.130 km² de área e uma população de 20.000 habitantes.
Bandeira princesa isabel.PNG
Bandeira
Com o apoio discreto, mas efetivo, do Presidente da República e dos governadores de Pernambuco, Estácio de Albuquerque Coimbra, e do Rio Grande do Norte, Juvenal Lamartine de Faria, o coronel José Pereira decidiu resistir a essas investidas contra seus poderes. Com data de 22 de fevereiro de 1930, ele rompe oficialmente com o governo do Estado, através do seguinte telegrama:
"Dr. João Pessoa - Acabo de reunir amigos e correligionários aos quais informei do lançamento da chapa federal. Todos acordaram mesmo que V. Excia., escolhendo candidatos à revelia Comissão Executiva, caracteriza palpável desrespeito aos respectivos membros. A indisciplina partidária que ressumbra do ato de V. Excia, inspirador de desconfianças no seio do epitacismo, ameaça de esquecimento os mais relevantes serviços dos devotados à causa do partido. Semelhante conduta aberra dos princípios do partido, cuja orientação muito diferia da atual, adotada singularmente por V. Excia. Esse divórcio afasta os compromissos velhos baluartes da vitória de 1915 para com os princípios deste partido que V. Excia. acaba de falsear. Por isso tudo delibero adotar a chapa nacional, concedendo liberdade a meus amigos para usarem direito voto consoante lhes ditar opinião, comprometendo-me ainda defendê-los se qualquer ato de violência do governo atentar contra direito assegurado Constituição. Saudações (a) José Pereira".
O movimento declarou a independência provisória de Princesa Isabel do Estado da Paraíba. Em 28/02/1930 o Decreto nº 01 foi aclamado pela população, que declarou oficialmente a independência da cidade (República de Princesa), com hino,bandeira e leis próprias.
1986 - Foi decretado o Plano Cruzado, com medidas para conter a inflação e estabilizar a economia. A moeda substitui o cruzeiro, com o corte de três zeros(mil cruzeiros passaram a valer um cruzado).
1966 - O bar Cavern Club, local das primeiras apresentações dos Beatles, foi fechado definitivamente.
Neon de The Cavern.jpg
CavernClubOutside.jpg
The original Cavern Club entrance in 1963
Aniversariantes
1894 - Guiomar Novais(São João da Boa Vista, 28 de fevereiro de 1894 — São Paulo, 7 de março de 1979) foi uma pianista brasileira que construiu sólida carreira no exterior, particularmente nos Estados Unidos. Ficou especialmente conhecida pelas suas interpretações das obras de Chopin e Schumann. Foi importante divulgadora de Villa-Lobos no exterior.
1901 - Linus Pauling, Linus Carl Pauling (Portland, 28 de Fevereiro de 1901 — Big Sur, 19 de Agosto de 1994) foi um químico quântico e bioquímico dos Estados Unidos. Também é reconhecido como cristalógrafo, biólogo molecular e pesquisador médico.
L Pauling.jpg
1920 - Vírginia Lane, Virgínia Giaccone(Rio de Janeiro, 28 de fevereiro de 1920) é uma atriz, cantora e vedete brasileira.
Virginia Pista
Getúlio Vargas e Virgínia Lane
1940 - Mário Andretti, piloto de Formula 1 italiano naturalizado norte americano. Mario Gabrielle Andretti (Motovun, 28 de fevereiro de 1940) é uma das maiores lendas do automobilismo dos Estados Unidos, e um dos poucos pilotos americanos a obter sucesso também no exterior: foi campeão mundial de Fórmula 1 em 1978.
1942 - Brian Jones - Lewis Brian Hopkin Jones (Cheltenham, Gloucestershire, 28 de fevereiro de 1942 — Essex, 03 de julho de 1969) foi um músico inglês e membro-fundador da banda The Rolling Stones.
Filho de um engenheiro da marinha inglesa, Lewis Jones, com uma dona de casa, Brian era conhecido pela sua versatilidade musical, tocando vários instrumentos diferentes, ainda que se tenha notabilizado como guitarrista da banda. Músico de origem clássica (Brian aprendeu a tocar com sua mãe que ministrava aulas de piano na Igreja próxima) era inicialmente o único músico da banda capaz de ler e escrever partituras.
Durante seu período nos Rolling Stones ele manteve uma inventividade que gerou o Rolling Stones Rock'n Roll Circus, entre outros. Costumava usar roupas extravagantes, além de um estilo de vida baseado no "sexo, drogas e rock'n roll".
Apesar da fama e fortuna originada pelo sucesso da banda, Brian acabou por ceder ao uso desregrado de drogas, o que lhe valeu o desprendimento do grupo em 8 de Junho de 1969. Menos de um mês depois, no dia 3 de julho, Brian foi encontrado afogado na piscina de sua casa, Cotchford Farm, em Sussex, antiga casa do escritor A. A. Milne, criador do Ursinho Pooh(Winnie the Pooh), que o músico adorava. Desde sua morte, tida oficialmente como acidental, muitas dúvidas e livros encheram a mídia, alimentando muitas teorias conspiratorias.
Winnie Pooh com Stingo de Fifi & os Floriguinhos em Zagreb, Croatia.
Apesar dos poucos anos de vida é considerado um dos mentores do estilo adotado pela banda. Deixou um grande número de fãs que cultuam sua imagem e contribuição musical até os dias de hoje.
Vídeo: The Rolling Stones at THEIR VERY BEST - With Brian Jones (10/64)
1953 - Ingo Hoffmann, Ingo Otto Hoffmann (São Paulo, 28 de fevereiro de 1953) é um automobilista brasileiro. Hoffmann competiu na Fórmula 1 pela equipe Copersucar-Fittipaldi por 6 corridas só conseguindo largar em 3 delas e não pontuou. Ele é o maior campeão da história do Campeonato Brasileiro de Stock Car, com doze títulos. Os doze títulos foram nos anos de 1980, 1985, 1989, 1990, 1991, 1992, 1993, 1994, 1996, 1997, 1998 e 2002, sendo também dono da maior numero de títulos seguidos, num total 6. Correu na Stock Car desde seu início em 1979 e a temporada de 2008 foi a sua temporada de despedida. Com isso é um dos pilotos que mais temporadas participou da Stock Car (30 temporadas em 30 anos de Stock Car). Seu carro era em 2008 o de número 17, da equipe AMG, modelo Mistsubishi Lancer. Foi campeão com os carros Opala, Ômega e Vectra.
1973 - Eric Lindros, Eric Bryan Lindros, ex-proffissional do hóquei canadense.
Eric Lindros
1985 - Diego, Diego Ribas da Cunha(Ribeirão Preto, 28 de fevereiro de 1985), é um jogador brasileiro de futebol que atua como meia. Atualmente, joga no VfL Wolfsburg.
Diego
Mortes
1935 - Chiquinha Gonzaga - Francisca Edwiges Neves Gonzaga, compositora, pianista e regente, nasceu no Rio de Janeiro a 17 de outubro de 1847 e morreu na mesma cidade em 1935.
Filha de uma família do Império, aos 11 anos compôs a sua primeira música. Casou-se aos 16 anos (5/11/1863), e, aos 18, mãe de quatro filhos (três com Jacinto Ribeiro do Amaral e uma filha com João Baptista de Carvalho), abandonou o marido (oficial da Marinha mercante) e levando consigo o filho mais velho (João Gualberto), passou a viver com um engenheiro de estradas de ferro, de quem também se separou logo depois.
Enfrentando todos os preconceitos de seu tempo, Chiquinha foi a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil. Lecionava piano para poder sustentar seus filhos. Musicou aproximadamente 77 peças de teatro.
Sua obra reúne composições nos mais variados gêneros: valsas, polcas, tangos, maxixes, lundus, fados, serenatas, músicas sacras, entre outras.
Participou ativamente do movimento pela libertação dos escravos.
Em 1998 a cantora Olívia Hime reúne músicas esquecidas da compositoras, convida conceituados poetas para lhes fazer letra e grava um CD pelo selo Quarup.
Em janeiro de 1999, estreou na rede Globo de Televisão uma minissérie sobre a sua vida, vivida, em suas respectivas fases, pelas atrizes Regina e Gabriela Duarte (mãe e filha).
Principais obras: Atraente; Casa de caboclo (Em parceria com Luiz Peixoto); Faceiro; Falena; Gaúcho(Corta-jaca); Lua branca; Ó abre alas...
1989 - Aurélio Buarque de Holanda, Aurélio Buarque de Holanda Ferreira(Passo de Camaragibe, 03 de maio de 1910 — Rio de Janeiro, 28 de fevereiro de 1989) foi um crítico literário, lexicógrafo, filólogo, professor, tradutor e ensaísta brasileiro.
Sinônimo de dicionário
Olhos e ouvidos atentos, bloquinho na mão, andava pelas ruas buscando palavras: “É como capturar uma borboleta no ar”, dizia, “a língua é um jorro de palavras e expressões, vai se criando, recriando, refazendo, crescendo.” Entre leituras de jornais, livros, cantarolar de músicas, chegou ao dicion ário mais conhecido pelos brasileiros, o Aurélio.
Desde os 12 anos pensava nisso. No final dos anos 1940, convidado por Manuel Bandeira para substituí-lo no Pequeno Dicionário da Língua Portuguesa, de Hildebrando de Lima, Aurélio fica responsável pelos brasileirismos. Cresce a idéia de fazer seu dicionário.
Trabalho Interminável
Passa a trabalhar por conta própria com a mulher, Marina, e assistentes. Modifica verbetes sem parar. Rasga contratos: os prazos das editoras eram curtos para seu perfeccionismo. Sem dinheiro, a equipe trabalha nas horas vagas. Em 1974 fecha contrato com a Editora Nova Fronteira. O dicionário sai em 1975. Vende 30 mil exemplares no lançamento. Em 11 anos, 5,2 milhões. No Brasil, só perde para a Bíblia.
Com 120 mil palavras e locuções, foi atualizado com 30 mil novos verbetes em 1986. Mas Aurélio sabia que o trabalho nunca terminaria. Citou cerca de 800 autores, 1.800 livros; e letras de músicas que deram origem a verbetes como aí, acompanhado da locução por aí, vinda do compositor Assis Valente em Camisa Listrada:
Vestiu uma camisa listrada / E saiu por aí.
Preocupava-se com a linguagem viva. Por isso, encontramos estrangeirismos (musse, clicar) e gírias (gostosão, pinel).
Era um homem sábio
Aurélio Buarque de Holanda Ferreira nasceu em 3 de maio de 1910, em Passo de Camaragibe, Alagoas, filho do comerciante Manuel Hermelindo Ferreira e de Maria Buarque Cavalcanti Ferreira. Estudou em Maceió. Diplomou-se em Direito no Recife, em 1936. Mudou para o Rio.
Professor de Português e Literatura Brasileira, escreveu contos, traduziu. Ganhou prêmio da Academia Brasileira de Letras, para a qual foi eleito em 1961. Apontado como mulherengo, corava e sorria:
” Gosto das mulheres, mas com inocência.”
De humor contagiante, reunia amigos para contar causos, declamar e até cantar modinhas.
” Era um homem sábio, que gostava de cantar e capaz de recitar poesias de cor, horas a fio, sem uma só repetição. Foi a figura mais importante da lexicografia da língua portuguesa nos últimos 150 anos”, definiu o filólogo, acadêmico e também dicionarista Antônio Houaiss, na morte de Aurélio a 28 de fevereiro de 1989.
Aurélio segue sem Aurélio
O mestre viveu intensamente a língua e o prazer de buscar e decifrar palavras. Vetou a inclusão da palavra aurélio no dicionário. A equipe chegou a preparar homenagem: O mesmo que dicionário. Nome escolhido espontaneamente pelo povo brasileiro para denominar qualquer tipo de dicionário. Mas, até hoje, não temos aurélio no Aurélio.
“Outros pesquisadores se preocuparam com os maneirismos de nossa língua antes, mas Aurélio foi o primeiro a pesquisar com exaustão o tema”, disse o escritor Antônio Callado, para quem Aur élio “tinha profundo carinho pela língua”.
Deixou obra importantíssima para muitas gerações. Um sonho realizado para ele:
”Não é possível deixar de sonhar para quem vive no mundo das palavras. É uma realidade muito bela. É uma luta, e quero terminar prestando uma homenagem a este grande poeta que é Carlos Drummond de Andrade: Lutar com palavras é a luta mais vã, entanto lutamos, mal rompe a manhã.”
Almanaque Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário