terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

2013,terça-feira,5,fevereiro  lua minguante
4ª Semana do Tempo Comum
Primeira leitura: Hebreus 12. 1-4
Irmãos, rodeados como estamos por tamanha multidão de testemunhas, deixemos de lado o que nos pesa e o pecado que nos envolve. Empenhemo-nos com perseverança no combate que nos é proposto, com os olhos fixos em Jesus, ue em nós começa e completa a obra da fé. Em vista da alegria que lhe foi proposta, suportou a cruz, não se importando com a infâmia, e assentou-se à direita do trono de Deus. Pensai, pois, naquele que enfrentou uma tal oposição por parte dos pecadores, para que não vos deixeis abater pelo desânimo. Vós ainda não resististes até o sangue na vossa luta contra o pecado.
 – Palavra do Senhor.
Salmo 22
- Sois meu louvor em meio à grande assembléia; cumpro meus votos ante aqueles que vos temem! Vossos pobres vão comer e saciar-se, e os que procuram o Senhor o louvarão. "Seus corações tenham a vida para sempre!"R: Todos aqueles que vos buscam, hão de louvar-vos, ó Senhor.
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 5, 21-43
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- Cristo tomou sobre si nossas dores, carregou em seu corpo as nossas fraquezas (Mt 8, 17)
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos:
Jesus cura mulher e ressuscita a menina!
Jesus [...]estava à beira-mar. Veio um dos chefes da sinagoga, chamado Jairo. Vendo Jesus, caiu-lhe aos pés e suplicava-lhe: "Minha filhinha está nas últimas. Vem, impõe as mãos sobre ela para que fique curada e viva!" Jesus foi com ele. Uma grande multidão o acompanhava e o apertava de todos os lados. Estava aí uma mulher que havia doze anos sofria de hemorragias [...], aproximou-se, na multidão, por detrás e tocou-lhe no manto. Ela dizia: "Se eu conseguir tocar na roupa dele, ficarei curada". Imediatamente a hemorragia estancou. [...] Jesus percebeu que uma força tinha saído dele e, voltando-se para a multidão, perguntou: "Quem tocou?" Os discípulos disseram: "Tu vês a multidão que te aperta, e ainda perguntas: 'Quem me tocou?'" [...] A mulher [...] caiu-lhe aos pés e contou a verdade. Jesus disse à mulher: "Filha, a tua fé te salvou. Vai em paz e fica livre da tua doença". [...] Chegaram alguns da casa do chefe da sinagoga dizendo: "Tua filha morreu. [...] Jesus disse ao chefe da sinagoga: "Não tenhas medo, somente crê". [...]. Quando chegaram à casa do chefe da sinagoga, Jesus [...] perguntou: "Por que [...]chorais? A menina não morreu, ela dorme". [...] Afastando a multidão,[...]entrou onde estava a menina. Pegou a menina pela mão e disse-lhe: "Talitá cum!" (que quer dizer: "Menina, eu te digo, levanta-te"). A menina se levantou e começou a andar - já tinha doze anos de idade. Ficaram extasiados de tanta admiração. Jesus recomendou com insistência que ninguém soubesse do caso e falou para que dessem de comer à menina.
Santo Terço
Mistérios Dolorosos: Agonia, Sofrimento e Morte - Amor aos pecadores.
Clíque abaixo:
Terço da Misericórdia - Eliana Sá
Clíque abaixo:
Santos do Dia
Venerável Mestra Tecla Merlo
Santa Águeda(Ágata)
Santa Adelaide de Vilich
Dia do Dactiloscopista ou Papiloscopista
A Dactiloscopia é o método de identificação humana que, apesar de ser empregado há mais de um século, ainda é o mais prático, seguro e econômico que existe. Desde os tempos pré-históricos, o homem se preocupa com a marcação de seus pertences. O homem quaternário, segundo Locard, utilizou diversas maneiras de desenhar a mão humana: pelo decalque, pela impressão negativa, pelo desenho ou pintura. A Bíblia, no livro de Job, capítulo XXXVII, versículo 7, diz: O que põe como um selo sobre a mão de todos os homens, para que cada um conheça as suas obras.
Apesar do nome muito complicado, a função de dactiloscopista é bastante necessária para desvendar e solucionar crimes. São eles que, através de determinação judicial ou flagrante delito, identificam pessoas e cadáveres, coletam impressções digitais, registrando informações em laudos, boletins e relatórios. Para a realização de seu trabalho, o dactiloscopista deve preservar o local do crime e colher provas.
Mas além disso, o dactiloscopista também é responsável pela expedição de carteiras de identidade. Resumindo, o dactiloscopitsta é o perito na identificação das impressões digitais.
Na etimologia da palavra, o elemento “datilo” significa dedo e “copista” vem do grego “scopein” que significa olhar, examinar.
 Princípios fundamentais da Perenidade: Os desenhos digitais começam a existir no 6º mês de vida fetal e perduram até a putrefação cadavérica.
Imutabilidade: Os desenhos digitais tem a propriedade de não mudar sua forma original, desde que surge até a decomposição do corpo.
Classificabilidade: As figuras digitais podem serem classificadas para arquivamento e pesquisas.
Variabilidade: Os desenhos digitais tem a propriedade de variar de dedo para dedo e de pessoa para pessoa.
Duas impressões digitais só serão consideradas idênticas quando apresentarem doze ou mais "Pontos Característicos", com a mesma configuração e que tenham exatamente a mesma localização 
Dia do Dermatologista
A Dermatologia é uma especialidade bastante abrangente e tem como seu principal objeto de estudo, a pele, maior órgão do corpo humano. Entre as estruturas que fazem parte do exame do dermatologista encontram-se os chamados anexos da pele: pêlos, em geral, e unhas. As mucosas, como a boca e a área genital, também são locais envolvidos, frequentemente, em doenças dermatológicas. Entre elas, destacam-se as chamadas doenças sexualmente transmissíveis. A pele é um órgão extremamente importante para o organismo. Ela ajuda a manter a temperatura ideal ao corpo, evita perda de líquidos, é uma eficiente barreira a infecções e exerce um importante efeito estético. O revestimento cutâneo sofre com a ação de agentes externos como infecções, fatores climáticos, pode apresentar doenças próprias ou ser alvo de doenças internas. Isto faz da Dermatologia uma especialidade completa e fundamental para a boa saúde das pessoas. Entre as doenças infecciosas que o dermatologista avalia, é importante destacar, entre outras a hanseníase, causadora de lesões de pele acompanhadas de diminuição de sensibilidade, que ainda tem uma grande incidência em nosso país. Atualmente, o câncer da pele vem se tornando um problema crescente em nosso meio, o dermatologista é treinado para o seu reconhecimento, diagnóstico e tratamento.
A Dermatologia é uma especialidade clínico-cirúrgica. Muitas doenças da pele necessitam de tratamentos complexos, com medicações sistêmicas, injetáveis ou por via oral, além de produtos de uso tópico (externo).
Muitas vezes são necessários procedimentos variados para resolver os problemas da pele. Os mais empregados são a cauterização química (uso de um agente químico para destruir determinadas lesões); a eletrocirurgia (uso da corrente elétrica com o mesmo fim); a criocirurgia (congelamento de lesões cutâneas com o nitrogênio líquido ou afim); a cirurgia convencional; a fototerapia (uso da luz ultravioleta para o tratamento de diversas doenças que respondem a ela) e a laserterapia (tratamento de manchas, vasos, excesso de pelos, entre outros).
Nos últimos anos, a cosmiatria ampliou ainda mais o campo de atuação do dermatologista. Por ter um conhecimento muito especializado sobre a pele e seu funcionamento, é um profissional extremamente habilitado a efetuar procedimentos como “peelings”, uso da toxina botulínica e vários tipos de preenchimentos cutâneos, para correção de sulcos e assimetrias, entre outros.
 Para ter esta vasta área de atuação, este profissional tem que se preparar por muitos anos e, ao final de sua formação estará apto a exercer plenamente a especialidade.
Dia Nacional da Mamografia
O Brasil comemorou pela primeira vez o Dia Nacional da Mamografia em 2009.
Uma das principais causas de morte entre as mulheres no mundo, o câncer de mama é também a doença que mais mata as brasileiras. O tratamento só é eficaz se o câncer for descoberto no início e o exame que detecta o problema é a mamografia.
Para conscientizar a população sobre a importância do exame, foi criado, no ano passado, o Dia Nacional da Mamografia, comemorado em 5 de fevereiro.
A médica especialista em mamografia Janice Lamas, que já fez mais de 300 mil exames em 32 anos na área, lembra que as mulheres devem fazer a primeira mamografia entre 35 e 40 anos. Depois dos 40, o exame deve ser feito anualmente.
“Estendendo isso a mulheres que não sentem nada, não têm nenhuma queixa, não têm nada palpável, porque a finalidade do rastreamento mamográfico é identificar um tumor ainda não palpável, onde existe a possibilidade de cura de mais de 95 por cento.”
Janice explica que vários fatores de risco são associados ao câncer de mama, como não ter filho, não ter amamentado, ter caso na família, ter menstruado muito cedo ou chegado à menopausa depois dos 55 anos.
“Então, não tem como você prevenir primariamente o câncer de mama, impedir que o câncer da mama apareça. A única estratégia possível e que hoje é feita nos países desenvolvidos é a detecção precoce do tumor, enquanto ele ainda está no início do desenvolvimento, pela mamografia, que é o melhor método diagnóstico de câncer de mama para detecção precoce.”
A estimativa do Instituto Nacional do Câncer ( Inca) é que o Brasil registre 50 mil novos casos de câncer de mama por ano. No ano passado, foi determinado que o  Sistema Único de Saúde (SUS) ofereça o exame anualmente a todas as mulheres com mais de 40 anos.
De acordo com a assessoria do Inca, o sistema público conta com mais de mil mamógrafos em todo o país, com capacidade de realizar mais de 7,5 milhões de exames por ano, o que seria suficiente para cobrir toda a população. O Inca informa que ainda falta organizar a rede de atendimento, para que todas as mulheres possam fazer a mamografia gratuitamente. 
Cinco de fevereiro foi escolhido Dia Nacional da Mamografia por ser o dia de Santa Ágata, protetora das mamas e padroeira dos mastologistas, como explica a médica Janice Lamas.“A Santa Ágata é uma santa que a gente reverencia como uma protetora das mamas - na Idade Média ela foi - as mamas foram decepadas por espada de soldados e ela sofreu muito, e por isso ela é protetora das mamas.”
Quando se torna palpável, o principal sintoma do câncer de mama é o nódulo no seio. A doença pode causar ainda dor mamária, alterações na textura da pele da mama e nódulos na axila.
Da Agência Brasil.
Dia Mundial da Internet Segura
Dia da Internet Segura 2013 promove conscientização de usuários para o uso seguro da rede
Consolidando-se como o principal meio de comunicação global, a Internet cada vez mais atrai olhares atentos a uma questão da maior importância para o bom funcionamento e confiabilidade da rede mundial: a segurança. Com o pensamento voltado para a criação de medidas que assegurem ao usuário uma navegação tranquila e segura pela web, foi criado pela Comissão Europeia o Dia da Internet Segura. A data tem como objetivo a difusão de informações sobre o uso ético e seguro da Internet e de outras tecnologias, compartilhando essa responsabilidade entre governos, educadores, pais, veículos de mídia e outros atores relevantes na proteção dos direitos dos cidadãos.
Assim como o uso da Internet trouxe uma série de inovações, benefícios e oportunidades, também trouxe consigo diversos riscos a seus usuários e novas oportunidades a pessoas mal-intencionadas, como fraudadores e atacantes.
"Na internet algumas coisas não são o que parecem ser."As ilustrações já dizem tudo.

Dia do Saia do Armário
Foto
Dia Municipal do Cartunista (MG)
Aniversariantes
1947 - Regina Duarte, atriz brasileira. Apelidada como a "Namoradinha do Brasil".
1964 - Laura Linney, atriz norte-americana.
1972 - Mary Elizabeth, Princesa Herdeira da Dinamarca
1984 - Carlos Alberto Tevez, jogador de futebol argentino. Já jogou no Boca Juniors e no Corinthians. Jogou pela Copa do Mundo de 2006.
1985 - Cristiano Ronaldo, jogador de futebol convocado para a Seleção de Portugal em 2003 e participa da Copa do Mundo da Alemanha.
1985 - Cristiano Ronaldo, Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro, ou simplesmente Cristiano Ronaldo OIH (Santo António, Funchal, 5 de fevereiro de 1985), é um futebolista português que joga como médio ala e extremo no Real Madrid e na Seleção Portuguesa, na qual é capitão.
destaque do dia
1992 - Neymar, Neymar da Silva Santos Júnior(Mogi das Cruzes, 5 de fevereiro de 1992), é um futebolista brasileiro que atua como atacante. Atualmente, joga pelo Santos e também defende a Seleção Brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário