segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

2013,segunda-feira,18,fevereiro lua crescente

Tempo da Quaresma
Primeira leitura: Levítico 19, 1-2.11-18
Salmo 19
A lei do Senhor Deus é perfeita, conforto para a alma! O testemunho do Senhor é fiel, sabedoria dos humildes.
R: Ó Senhor, vossas palavras são espírito e vida!
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 25, 31-46
- Salve, Cristo, luz da vida, companheiro na partilha!
- Eis o tempo de conversão; eis o dia da salvação (2Cor 6, 2)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:
Deus nos "pequenos"
"Quando o Filho do Homem vier em sua glória, [...] ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. Colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos, à sua esquerda. O Rei dirá aos que estiverem à sua direita: 'Vinde, benditos de meu Pai! Recebei em herança o Reino que meu Pai vos preparou [...]. Pois eu estava com fome, e me destes de comer; estava com sede, e me destes de beber; eu era forasteiro, e me recebestes em casa; estava nu e me vestistes; doente, e cuidastes de mim; na prisão, e fostes visitar-me'. Os justos lhe perguntarão: 'Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com sede, e te demos de beber? Quando foi que te vimos como forasteiro, e te recebemos em casa, sem roupa, e te vestimos? Quando foi que te vimos doente ou preso, e fomos te visitar?' O Rei lhes responderá: 'todas as vezes que fizestes isso a um destes mais pequenos, [...] foi a mim que o fizestes!' O Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: 'Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, [...]. Pois eu estava com fome, e não me destes de comer; com sede, e não me destes de beber; eu era forasteiro, e não me recebestes em casa; nu, e não me vestistes; doente e na prisão, e não fostes visitar-me'. E estes responderão: 'Senhor, quando foi que te vimos com fome ou com sede, forasteiro ou nu, doente ou preso, e não te servimos?' O Rei lhes responderá: 'todas as vezes que não fizestes isso a um desses mais pequenos, foi a mim que o deixastes de fazer!' E estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna."
Santo Terço
Mistérios Gozosos: Natalidade e Crescimento de Jesus.
Clíque abaixo:
Terço da Misericórdia - Eliana Sá
Clíque abaixo:
Santos do Dia
João de Fiesole ou Fra Angélico
São Flaviano
Gertrude Comensoli
Dia do Ensino Médio no Brasil
Última etapa do curso básico visa preparar candidatos para o vestibular
O ensino médio é a etapa final da educação básica e prepara o jovem para a entrada na faculdade. Com duração mínima de três anos, esse estágio consolida e aprofunda o aprendizado do ensino fundamental, além de preparar o estudante para trabalhar e exercer a cidadania. Ensina teoria e prática em cada disciplina, facilitando a compreensão das profissões, e desenvolve o pensamento crítico e a autonomia intelectual do aluno.
Nesta nova etapa do ensino, é obrigatória a inclusão de uma língua estrangeira moderna, como o inglês ou o espanhol. Desde 2008, o ensino de Filosofia e Sociologia em todas as séries do ensino médio também é obrigatório.
As escolas de educação profissional, científica e tecnológica também fazem parte do ensino médio. Existem hoje 314 unidades voltadas para este tipo de educação em todos os estados do Brasil entre Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, Centros Federais de Educação Tecnológica, Escolas Técnicas vinculas às Universidades Federais e Universidades Tecnológicas industriais. A expectativa é que mais 81 unidades sejam entregues pelo MEC até o primeiro semestre de 2012,
Dia Nacional Contra o Alcoolismo
Alcoolismo
De acordo com a médica clínica do Centro Estadual de Tratamento e Reabilitação de Adictos (CAPSad Centra-Rio), Tereza Knett, o álcool inibe a produção do hormônio antidiurético (ADH), que regula o teor de água no organismo, o que leva o indivíduo a urinar com frequência maior do que a normal. Daí a importância de consumir bastante líquido antes, durante e após a festa.
- As pessoas devem ter cuidado com a típica combinação de calor, samba e bebida no Carnaval, já que além de estimular a frequência da urina, o álcool promove vasodilatação, o que as leva a suar mais. Por isso, para evitar a desidratação é essencial beber muita água, água de coco e sucos naturais – recomenda.
Semana Contra o Alcoolismo
Outro fator inerente ao consumo excessivo de álcool é a sensação de coragem e a desinibição a ele associadas. O fato, segundo a médica, é um dos primeiros efeitos causados pelo consumo exagerado da bebida, e uma das razões que justificam a máxima “Se dirigir, não beba”.
- Além de ter os reflexos diminuídos e a perda do senso de distância, a pessoa perde a noção do perigo quando bebe em excesso, o que, no caso na direção, pode causar batidas violentas, arriscando a própria vida e a de inocentes – alerta.
Alcoolismo é considerado uma doença e tem tratamento
Não é difícil identificar uma pessoa alcoolizada: a fala fica arrastada, o equilíbrio, comprometido, e a postura, afetada. Caso o indivíduo que esteja com os sintomas continue ingerindo álcool, o quadro de intoxicação pode evoluir para o coma alcoólico, ou seja, a pessoa perde a consciência. Neste caso, o primeiro passo é acionar a ambulância.
Datas
1885 - As aventuras de Huckleberry Finn - No dia 18 de fevereiro de 1885, é publicada a versão americana de "As Aventuras de Huckleberry Finn", a obra literária de Mark Twain.
Esta história, daquele que é considerado o "Dickens norte-americano", representa um dos primeiros romances norte-americanos.
A primeira versão foi publicada em Inglaterra em 1884. O argumento tem como cenário o rio Mississípi, que Huck e Jim, um escravo fugido, que tenta escapar do passado e começar uma vida nova em Ohio. O racismo, a superstição dos escravos e a amizade são os temas centrais do romance.
foto de sinopsis
1930 - A descoberta de Plutão - O astrónomo norte-americano Clyde William Tombaugh descobriu o planeta mais pequeno do Sistema Solar a partir do Observatório Lowell, em Flagstaff, Arizona. O fato de pertencer ao grupo de planetas que constituía o Sistema Solar sempre foi objeto de controvérsia entre os astrónomos e, em 2006, Plutão foi incluído numa nova classe de corpos celestes, na categoria de "corpo menor do Sistema Solar ou planeta menor".
Existem quatro luas conhecidas de Plutão. O maior satélite de Plutão é Caronte, seguido de Hidra, Niz e P4. A órbita do planeta-anão é muito excêntrica e durante 20 dos 249 anos que demora a percorrê-la, encontra-se mais perto do Sol do que de Neptuno.
foto de sinopsis
foto de sinopsis
Aniversariantes
1948 - Pinto do Acordeon, Francisco Ferreira Lima(Conceição, 19 de fevereiro de 1948), é um instrumentista, cantor e compositor brasileiro.
Vídeo
Rio São Francisco e a transposição
1919 - Jack Palance, ator norte americano. Se destaca em papéis de vilão nos filmes de faroeste e como apresentador do programa "Acredite se quiser".
1925 - George Kennedy, ator norte americano.
1933 - Yoko Ono, foi esposa do beatle John Lenon.
 1945 - Edir Macedo, Fundador da Igreja Universal do Reino de Deus.
1954 - John Travolta, ator norte americano. Ganha popularidade após estrelar o filme "Greese, nos tempos da brilhantina".
1957 - Christiane Torloni, atriz brasileira.



Mortes
1546 - Martinho Lutero, em alemão Martin Luther, (Eisleben, 10 de novembro de 1483 — Eisleben, 18 de fevereiro de 1546) foi um sacerdote católico agostiniano e professor de teologia germânico que foi figura central da Reforma Protestante. Que ficando contra os conceitos da Igreja Católica veementemente contestando a alegação de que a liberdade da punição de Deus sobre o pecado poderia ser comprada, confrontou o vendedor de indulgências Johann Tetzel com suas 95 Teses em 1517. Sua recusa em retirar seus escritos a pedido do Papa Leão X em 1520 e do Imperador Carlos V na Dieta de Worms em 1521 resultou em sua excomunhão pelo Papa e a condenação como um fora-da-lei pelo imperador do Sacro Império Romano.
Lutero ensinava que a salvação não se consegue com boas ações, mas é um livre presente de Deus, recebida apenas pela graça, através da fé em Jesus como único redentor do pecador. Sua teologia desafiou a autoridade papal na Igreja Católica Romana, pois ele ensinava que a Bíblia é a única fonte de conhecimento divinamente revelada e opôs-se ao sacerdotalismo, por considerar todos os cristãos batizados como um sacerdócio santo. Aqueles que se identificavam com os ensinamentos de Lutero eram chamados luteranos.
Sua tradução da Bíblia para o alemão, que não o latim fez o livro mais acessível, causando um impacto gigantesco na Igreja e na cultura alemã. Promoveu um desenvolvimento de uma versão padrão da língua alemã, adicionando vários princípios à arte de traduzir, e influenciou a tradução para o inglês da Bíblia do Rei James. Seus hinos influenciaram o desenvolvimento do ato de cantar em igrejas. Seu casamento com Catarina von Bora estabeleceu um modelo para a prática do casamento clerical, permitindo o matrimônio de padres protestantes.
Em seus últimos anos, Lutero tornou-se algo antissemita, chegando a escrever que as casas judaicas deveriam ser destruídas, e suas sinagogas queimadas, dinheiro confiscado e liberdade cerceada. Essas afirmações fizeram de Lutero uma figura controversa entre muitos historiadores e estudiosos. Há relatos de que momentos antes de sua morte Lutero estava com um rosário em sua mão.
Texto anti-semita de Martinho Lutero: Sobre os judeus e suas mentiras (1543)
1564 - Michelangelo, Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni (Caprese, 06 de Março de 1475 — Roma, 18 de Fevereiro de 1564), foi um pintor, escultor, poeta e arquiteto italiano, considerado um dos maiores criadores da história da arte do ocidente.
Retrato de Michelangelo, de 1564, executado por Daniele da Volterra a partir de sua máscara mortuária.
Ficheiro:Pieta de Michelangelo - Vaticano.jpg
Michelangelo: Pietà, 1499. Basílica de São Pedro, Vaticano
Ficheiro:Michelangelo - Cristo Juiz2.jpg
Maria e Jesus, detalhe do Juízo Final, 1534–41. Capela Sistina.
1967 - Oppenheimer, Julius Robert Oppenheimer (Nova Iorque, 22 de abril de 1904 — Princeton, 18 de fevereiro de 1967) foi um físico norte-americano. Dirigiu o Projecto Manhattan para o desenvolvimento da bomba atómica, durante a Segunda Guerra Mundial, no laboratório nacional de Los Alamos, no Novo México.
JROppenheimer-LosAlamos.jpg
Fat man.jpg
Fat Man
Ficheiro:Nagasakibomb.jpg
Dia 09 de agosto de 1945: Alvo Nagasaki
1989 - Anísio da Silva, (Caculé, 29 de julho de 1920 – Rio de Janeiro, 18 de fevereiro de 1989) foi um cantor e compositor brasileiro de estilo romântico bolero.
Anísio Silva nasceu a 29 de julho de 1920 numa fazenda, hoje pertencente ao município baiano de Rio do Antônio, na época território da cidade de Caetité, em fase de emancipação do distrito, hoje cidade, de Caculé. Antes de iniciar carreira artística foi balconista de farmácia.
Anísio Silva iniciou sua carreira em 1952, no Rio de Janeiro, já no estilo romântico. Em 1957, assinou contrato com a gravadora Odeon, na qual viveria a melhor fase de sua carreira. Nesse ano seu primeiro grande sucesso "Sonhando Contigo", título também de seu primeiro LP. O segundo, veio dois anos mais tarde intitulado "Anísio Silva Canta Para Você" da qual se destacou a guarânia "Quero beijar-te as mãos", de Arsênio de Carvalho e Lourival Faissal.
Mas o grande estouro de sua carreira veio em 1960, com o lançamento do disco "Alguém Me Disse" quando vendeu mais de dois milhões de cópias deste disco, tornando-se o primeiro cantor do Brasil a ganhar o disco de ouro. A faixa-título, um bôlero de Jair Amorim e Evaldo Gouveia, tornou-se o maior sucesso da carreira de Anísio. A música foi regravada pela cantora Gal Costa em 1988. Voltou a gravar ao longo de sua carreira inúmeras músicas da dupla Jair Amorim-Evaldo Gouveia.
Em 1962, gravou mais um disco "O Romântico" com mais êxitos como: "Abraça-me", de Almeida Rego e Antônio Correia; "Ave-Maria dos namorados", de Evaldo Gouveia e Jair Amorim.
Gravou seus dois LPs pela Odeon no ano seguinte: "Só Penso Em Ti" e "Canção do Amor Que Virá". O último disco do período veio em 1964, intitulado "Estou Chorando Por Ti".
"Retorno" (1967) e "Lembrança de Você" (1968) foram seus últimos trabalhos pela Odeon. Vendeu mais de dez milhões de discos. Morreu no Rio de Janeiro de Infarto em seu apartamento no bairro do Flamengo, em 18 de fevereiro de 1989.http://pt.wikipedia.org/wiki/An%C3%ADsio_Silva
Vídeo
Anísio Silva - Quero beijar-te as mãos

Nenhum comentário:

Postar um comentário