domingo, 17 de fevereiro de 2013

2013,sábado,16,fevereirollua nova
Tempo da Quaresma
Primeira leitura: Isaías 58, 9-14
Salmo 86
Inclinai, ó Senhor, vosso ouvido, escutai, pois sou pobre e infeliz! Protegei-me, que sou vosso amigo, e salvai vosso servo, meu Deus, que espera e confia em vós!
R: Ensinai-me os vossos caminhos e na vossa verdade andarei.
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 5, 27-32
- Glória a vós, Senhor Jesus, primogênito dentre os mortos!
- Não quero a morte do pecador, diz o Sewnhor, mas que ele volte, se converta e tenha vida (Ez 33, 11)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:
Jesus veio para os necessitados
Depois disso, Jesus saiu e viu um publicano, chamado Levi, sentado na coletoria de impostos. Disse-lhe: "Segue-me". Deixando tudo, levantou-se e seguiu-o. Levi preparou-lhe um grande banquete na sua casa. Lá estava um grande número de publicanos e de outras pessoas, sentadas à mesa com eles. Os fariseus e os escribas dentre eles murmuravam, dizendo aos discípulos de Jesus: "Por que comeis e bebeis com os publicanos e com os pecadores?" Jesus respondeu: "Não são as pessoas com saúde que precisam de médico, mas as doentes. Não é a justos que vim chamar à conversão, mas a pecadores".
Santo Terço
Mistérios Gozosos: Natalidade e Crescimento de Jesus.
Clíque abaixo:
Terço da Misericórdia - Eliana Sá
Clíque abaixo:
Santos do Dia
José Allamano
Santo Onésimo
Felipa Mareri
Dia do Repórter
Ele fareja a informação, sempre em busca de uma boa reportagem. Para a tarefa, não mede esforços. Com a pauta na mão, entrevista as fontes, pesquisa os dados e checa tudo o que pode servir na hora de redigir a matéria. No início de carreira, ele é chamado de foca que significa profissional inexperiente no cargo, novato, recém-saído da faculdade. Aquele que se deslumbra com as primeiras tarefas que recebe; que deixa passar detalhes importantes. Com o tempo ele vai largando aos pouquinhos a vida de foca para se aventurar na profissão com as próprias pernas.
Estamos falando do repórter, responsável pela elaboração das notícias que serão veiculadas em jornais, revistas ou em programas jornalísticos de rádio e televisão. Desde a fase de pesquisa até a redação. Tem também o repórter que não redige as matérias, mas se encarrega de abastecer o veículo de comunicação com imagens do fato a ser noticiado. É ele o repórter fotográfico, se trabalha em jornal impresso, e cinematográfico, caso atue em televisão. E o repórter de internet, responsável por escrever para sites de conteúdo.
Para ser um repórter, é necessário primeiramente cursar a faculdade de Jornalismo. Depois, é pernas pra que te quero e bom trabalho. Segundo o Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, a palavra jornalismo quer dizer profissão exercida pelo jornalista. Este, por sua vez, é quem apura, reúne, seleciona e difunde idéias, fatos e informações com clareza, rapidez e exatidão. Em busca de informações atualizadas e de interesse público, ele é responsável pela sua divulgação na imprensa, representada por jornais, rádios, revistas, televisão e Internet.
Com o boom da internet, muitos jornalistas de jornal e revista estão deixando as redações e aderindo ao jornalismo on-line. Ocupam funções de repórteres e editores de conteúdo, alimentando os sites com informações para todos os gostos. Não só em jornal, rádio, televisão e site da internet que os jornalistas podem exercer sua profissão. A assessoria de imprensa, ao longo dos anos, se tornou uma das áreas mais procuradas pelos jornalistas para trabalhar, não só pela falta de oportunidades no mercado que se encontra saturado, como pelos bons salários oferecidos. Ao lado da assessoria de imprensa está o setor de Jornalismo empresarial também muito disputado por jornalistas. A atividade está concentrada na coleta e produção de informações em empresas públicas e privadas, dirigidas a públicos segmentados.
Com duração mínima de quatro anos, o curso de jornalismo é oferecido como habilitação em Comunicação Social. Inclui disciplinas de várias áreas como Antropologia, Sociologia, Língua Portuguesa, Psicologia, Filosofia, além das específicas Assessoria de Imprensa, Diagramação, Produção Gráfica, Fotojornalismo, Comunicação Empresarial, entre outras.
Depoimentos
O modelo de jornalismo praticado no Brasil está esgotado. É um gigantesco faz-de-conta. Profissionais imaginam-se livres, empresas jornalísticas fingem imparcialidade. Arrogância, onipotência e, às vezes, perversidade escondem-se atrás de um pretenso senso de justiça que não resiste a qualquer avaliação mais profunda. Com as honrosas e raras exceções. A isenção é uma farsa, mera distribuição de barbaridades em todas as direções. O linchamento dá-se com uma foto inocente e uma legenda pretensamente objetiva. Escreve-se para aqueles que escrevem. O leitor que se dane. A concorrência não busca a pluralidade, a diversidade ou a qualidade, mas a anulação desta pela reiteração. Com as honrosas e raras exceções. Logo depois da morte da princesa Diana Spencer mencionei a tabloidização da grande imprensa mundial. A prova estava no próprio apelido, Lady Di, contração do nome da infeliz para caber num título garrafal do jornal de pequeno formato. A grande imprensa hoje está visivelmente impregnada pelo baixo jornalismo. Com as honrosas e raras exceções. Colocou-se a preciosa arte da reportagem - busca permanente da verdade - nos porões de um negócio que confunde credibilidade com credulidade. Com as honrosas e raras exceções. A última profissão romântica confunde-se com a mais antiga profissão do mundo. Paga muito a poucos, ungidos para celebrar suas preferências e produzir lixo. Com as honrosas e raras exceções. Descobrir as tais exceções, jovens amigos, acreditar nas distinções, combater as generalizações e o nivelamento por baixo é o desafio de um jornalismo humanista.
Alberto Dines, Editor do site Observatório da Imprensa e articulista do Jornal do Brasil e Folha de São Paulo.
Ser jornalista é uma tarefa complicada. É difícil saber até que ponto podemos ir sem ultrapassar a ética. E por falar em ética, hoje, muitos colegas não estão preocupados com ela. Falam demais e às vezes até inventam. Mas, mesmo assim, ainda acho que não poderia ser outra coisa na vida. É muito bom ter o poder da informação.
Danielle Andrade Estudante do 8º período de Jornalismo na PUC-RJ
Na era do mundo on line, só não está informado quem não quer. As notícias não se limitam mais às páginas de revistas e jornais tampouco às telas da TV. Elas invadiram computadores, celulares, quase no compasso da velocidade da luz. A questão então passa a ser outra: o que é realmente relevante para o leitor? Acredito que com o boom da informação, o desafio do jornalismo é atingir às pessoas no que elas realmente necessitam, notícias que realmente sejam fundamentais e importantes no seu dia-a-dia. Não importa como. Seja jornal, rádio, tevê ou Internet. O leitor é seletivo, quer qualidade e não pode perder tempo.
Adriana Moreira, Jornalista da Textual, empresa de Assessoria de Imprensa
É acordar de manhã com o mundo nas costas. É ler o jornal nas entrelinhas e nunca mais ser uma leitora convencional. Ser jornalista não é o que eu imaginei ser. Mas viver também é assim: supreendente. O que importa é a meta: não permitir ser triturado pela engrenagem - que é dura, na maioria das vezes.
Maiá Menezes, Jornalista do O Globo.
Dia do Repórter 
2. O repórter é uma das mais importantes pessoas que trabalham nos meios de comunicação. Ele pode exercer a função de locutor, enviado especial ou mensageiro. O repórter é a testemunha ocular de um acontecimento. Mediante sua atuação, podem ser vivenciadas as emoções do fato que está acontecendo. Ele busca a informação, colhe os dados, verifica as fontes, entrevista ou confronta as pessoas. Depois apura e organiza esses dados, para que se transformem em matéria viável.
O repórter que está no início de carreira, ou recém-formado, é chamado de "foca".
Os repórteres fotográficos e cinematográficos não redigem a notícia, mas fornecem as imagens documentais do fato. Seu trabalho, é necessário e importante, às vezes é premiado pela originalidade ou mesmo pela audácia da imagem gravada. Esses profissionais se complementam dentro da redação. Alguns coletam os dados e verificam as fontes, outros escrevem e revisam o texto final; os demais documentam os acontecimentos em imagens, sejam fotos ou vídeos. Tudo isso faz da profissão do jornalista-repórter um leque de oportunidades e especializações que abrigam todos os talentos.
Para ser repórter, é necessário ter o curso superior de jornalismo, dentro da área da Comunicação Social. As atividades dos repórteres e jornalistas, na verdade, se confundem e respeitam a mesma ética e os mesmos objetivos.
UM JORNALISTA VORAZ E VERAZ

Narciso Kalili, Hamilton e Mylton Severiano, redação do Aqui São Paulo(década de 70)
Filho do palhaço e da bailarina, Hamilton Almeida Filho nasceu num circo, em Taubaté, Vale do Paraíba (SP). Herdou esperteza e habilidade. Pequeno, foi levado para o Rio, onde parentes o criaram. Aos dez anos, foi morar com o ex-oficial do Exército Antero de Almeira. Curioso, inquieto, rebelde. Para frear tanta agitação, o amigo Antero o levou para o jornal A Noite. Dois anos depois, aos 17, estava casado e recebia Prêmio Esso por reportagem política.
No final de 1965, preparando caderno de esportes do futuro Jornal da Tarde (SP), seu olho de repórter viu numa foto de Pelé o detalhe: parecia haver na mão direita uma aliança. Descobriu que o Rei do Futebol estava noivo. E o JT estreou em janeiro de 1966 com furo mundial: “Pelé casa no carnaval”. Também foi Hamilton quem chefiou a única reportagem que, em novembro de 1975, contou tudo (ou quase tudo, pois vivíamos em ditadura militar feroz) sobre a morte do jornalista Vladimir Herzog sob tortura.
O repórter “voraz e veraz”, como o definiu o amigo Frei Betto, morreu em 1993, aos 47 anos.(Almanaque Brasil)
Datas
1948 - A sonda espacial americana Voyager 2 encontrou a última das cinco luas do planeta Urano. O responsável pela descoberta foi o norte-americano Gerard Kuiper. O astrónomo escolheu o nome de Miranda por causa de uma personagem da obra "A Tempestade" de William Shakespeare.
Miranda é o satélite mais pequeno dos cinco que orbitam em torno de Urano. Tem 472 quilómetros de diâmetro e a sua superfície é formada maioritariamente por gelo. O interior alberga compostos ricos em metano e rochas de silicato.
foto de sinopsis
1959 - Fidel Castro presta juramento - A 16 de Fevereiro de 1959, após seis anos de guerra de guerrilhas contra o ditador Fulgencio Batista, Fidel Castro jura o seu cargo como primeiro-ministro cubano.
Apesar de negar as suas ideias iniciais comunistas, Castro lançou uma reforma agrária, nacionalizou as empresas norte-americanas da ilha, e proclamou um governo marxista. Depois de recusar uma tentativa de invasão do governo dos EUA na Baía dos Porcos em 1961, estabeleceu estreitos laços com a União Soviética e, em 1962, autorizou a instalação da base soviética de mísseis na ilha.
O descobrimento da localização dos mísseis por parte de aviões espião norte-americanos desencadeou a crise dos mísseis, que terminou quando os Russos aceitaram trasladar as armas em troca de um juramento dos EUA de não invadir Cuba.
foto de sinopsis
1994 - Foi criada a Europol - Inaugurada a Agência Europeia de Polícia (Europol), órgão de cooperação policial previsto no Tratado da União Europeia entre os seus Estados-membros.
A sua missão é apoiar e reforçar a cooperação para combater o terrorismo, a criminalidade e a delinquência organizada.
A Europol, com sede em La Haya, nos Países Baixos, tem como funções principais recolher e analisar informações, notificar as ligações dos delitos aos Estados-membros, propor-lhes apoio e avaliar as ameaças e outros relatos. Hoje em dia, tem competência em todos os estados da UE.
Entre outros dos seus feitos, a Interpol desmantelou a maior rede de pedofilia e pornografia infantil do mundo em março de 2011, com a intervenção de 70.000 elementos em 30 países. Esta operação resultou num total de 184 detidos e "no maior número de vítimas até agora protegidas no âmbito deste tipo de investigações", segundo um comunicado da Europol.foto de sinopsis
Aniversariantes
1964 - Bebeto, Jogador de Futebol. Jogou nas Copas de 1990 e 1998.
1964 - Oscar Schmidt, jogador brasileiro de futebol. Participou das Copas Mundiais de 1990 e 1994
Mortes
1992 - Jânio Quadros, Jânio da Silva Quadros[nota 1] (Campo Grande, 25 de janeiro de 1917 — São Paulo, 16 de fevereiro de 1992) foi um político e o vigésimo segundo presidente do Brasil, entre 31 de janeiro de 1961 e 25 de agosto de 1961 — data em que renunciou. Em 1985 elegeu-se prefeito de São Paulo pelo PTB.
22º presidente do Brasil
2002 - Livardo Alves,
Livardo Alves nasceu em 1935, em João Pessoa, na Paraíba. Na década de 1950, trabalhou como redator e revisor no jornal “A União”. Depois, foi contratado pela Rádio Tabajara como cantor, locutor e repórter. Algumas de suas composições bombaram, como a famosa “Marcha da Cueca” (eu mato/eu mato/ quem roubou minha cueca / pra fazer pano de prato), e Meu País (feita em parceria com Orlando Tejo, e gravada por Zé Ramalho). Ele compôs também hinos para clubes de futebol da Paraíba. Ele ainda musicou peças teatrais, entre elas: "O Auto da Compadecida", de Ariano Suassuna; "Acima do Bem Querer",  de Luiz Marinho; "Viva Cordão Encarnado/ A chegada de Lampião no Inferno", de Luiz Mendonça; e "A Cara do Povo do Jeito Que Ela É", de Paulo Pontes. Ele faleceu em 116 de fevereiro de2002, deixando dezenas e dezenas de excelentes composições. Nesse disco que o Acervo Origens posta hoje, há músicas cantadas por Cachimbinho alternadas com outras cantadas por Livardo. O Grupo Peneira é Baby, na viola, contrabaixo e vocal, Vasconcelos, no cavaquinho, gaita e vocal, Rubinho, no violão, triângulo e vocal, Paulo Batera, na percussão e a direção musical é de Livardo Alves.
Vídeos:
Marcha da cueca
Meu país("O meu pais" Interpretada por Zé Ramalho.Letra: Livardo Alves, Orlando Tejo, Gilvan Chaves)

Nenhum comentário:

Postar um comentário