quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

2013,quarta-feira,13,fevereiro lua nova
50ª Campanha da Fraternidade 2013
Tema “Fraternidade e Juventude”
Lema “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8).
A Campanha da Fraternidade é uma campanha realizada anualmente pela Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil, sempre no período da Quaresma. Seu objetivo é despertar a solidariedade dos seus fiéis e da sociedade em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução. A cada ano é escolhido um tema, que define a realidade concreta a ser transformada, e um lema, que explicita em que direção se busca a transformação. A campanha é coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Educar para a vida em fraternidade, com base na justiça e no amor, exigências centrais do Evangelho.
Renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja Católica na evangelização e na promoção humana, tendo em vista uma sociedade justa e solidária.
O gesto concreto se expressa na coleta da solidariedade, realizada no Domingo de Ramos. É realizada em âmbito nacional, em todas as comunidades cristãs católicas e ecumênicas. A destinação é a seguinte: 45% para a própria paróquia aplicar em programas de promoção humana; 35% para a Diocese aplicar na mesma finalidade; 10% para a CNBB Regional e 10% para a CNBB Nacional.
Objetivo Geral
Objetivo geral da CF deste ano é "refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção dos enfermos, e mobilizar por melhoria no sistema público de saúde".
Acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção da vida, da justiça e da paz.
Objetivos específicos
1 - Propiciar aos jovens um encontro pessoal com Jesus Cristo a fim de contribuir para sua vocação de discípulo missionário e para a
elaboração de seu projeto pessoal de vida;
2 - Possibilitar aos jovens uma participação ativa na comunidade eclesial, que lhes seja apoio e sustento em sua caminhada, para que eles possam contribuir com seus dons e talentos;
3 - Sensibilizar os jovens para serem agentes transformadores da sociedade, protagonistas da civilização do amor e do bem comum.
Hino da Campanha da Fraternidade 2013
Quarta-feira de cinzas
o que significa a quarta-feira de cinzas
Quarta-feira de Cinzas
A liturgia da Quarta-Feira de Cinzas recorda-nos nossa condição de mortais: "Memento homo quia pulvis es et in pulverem reverteris - Lembra-te, homem, de que és pó e ao pó hás de voltar" ....
O nome morre cinerum(do latim Dies Cinerum , que significa “dia de cinzas”), que não tem no Missal Romano é encontrado nas primeiras cópias existentes do Sacramentário Gregoriano e provavelmente remonta, pelo menos, o oitavo século. Neste dia todos os fiéis de acordo com o antigo costume são exortados a se aproximar do altar antes do início da missa , e lá o padre , imersão seu polegar em cinzas previamente abençoadas , marca a testa - ou em caso de clérigos sobre o lugar da tonsura - de cada um o sinal da cruz , dizendo as palavras: "Lembra-te homem que és pó e ao pó retornarás tu. " As cinzas utilizadas nesta cerimónia são feitas por queimar os restos das palmas das mãos abençoadas no Domingo de Ramos do ano anterior. Na bênção das cinzas quatro orações são utilizados, todos eles antigos. As cinzas são polvilhados com água benta e fumigados com incenso . O celebrante próprio, seja ele bispo ou cardeal , recebe, seja em pé ou sentado, as cinzas de outro sacerdote , geralmente mais elevado em dignidade das pessoas presentes. Em épocas anteriores a penitencial procissão vezes seguido o rito da distribuição das cinzas , mas isso não está prescrito.
Não pode haver dúvida de que o costume de distribuir as cinzas a todos os fiéis surgiu de um devocional imitação da prática observada no caso dos penitentes públicos. Mas este devocional uso, a recepção de um sacramental , que está cheia de simbolismo de penitência (cf. os Cinis correspon contritum quase do "Dies Irae" ) é de data anterior do que era anteriormente suposto. Ele é mencionado como da observância geral para ambos os clérigos e fiéis no Sínodo de Benevento , 1091 ( Mansi , XX, 739), mas quase uma centena de anos antes do que este o anglo-saxão homilist Ælfric assume que ela se aplica a todas as classes de homens . "Lemos", diz ele,
nos livros, tanto na Lei do Antigo e no Novo que os homens que se arrependeram de seus pecados bestrewed-se com cinzas e vestiu seus corpos com sacos . Agora vamos fazer isso pouco no início da nossa Quaresma que strew cinzas sobre a cabeça para significar que devemos nos arrepender de nossos pecados durante o jejum da Quaresma .
E então ele reforça essa recomendação por uma terrível exemplo de um homem que se recusou a ir à igreja para as cinzas sobre Cinzas e que poucos dias depois foi morto acidentalmente em uma caça ao javali ( Ælfric , Vidas dos Santos , ed. Skeat, I , 262-266). É possível que o conceito de penitência , que foi sugerido pelo rito da Quarta Feira de Cinzas foi foi reforçada pelo figurativo exclusão dos sagrados mistérios simbolizados pelo enforcamento do quaresmal véu antes do santuário . Mas sobre isso e as práticas de início do rápido na quarta feira de cinzas.
A quarta-feira de cinzas é o primeiro dia da quaresma no calendário cristão ocidental. As cinzas que os cristãos católicos recebem neste dia são um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte.
Ela ocorre quarenta dias antes da Páscoa sem contar os domingos ou quarenta e seis dias contando os domingos. Seu posicionamento no calendário varia a cada ano, dependendo da data da Páscoa. A data pode variar do começo de fevereiro até à segunda semana de março.
Alguns cristãos tratam a quarta-feira de cinzas como um dia para se lembrar a mortalidade. Missas são realizadas tradicionalmente nesse dia nas quais os participantes são abençoados com cinzas pelo padre que preside à cerimónia. O padre marca a testa de cada celebrante com cinzas, deixando uma marca que o cristão normalmente deixa em sua testa até ao pôr do sol, antes de lavá-la. Esse simbolismo relembra a antiga tradição do Médio Oriente de jogar cinzas sobre a cabeça como símbolo de arrependimento perante Deus (como relatado diversas vezes na Bíblia). No Catolicismo Romano é um dia de jejum e abstinência.
Como é o primeiro dia da Quaresma, ele ocorre um dia após do carnaval. A Igreja Ortodoxa não observa a quarta-feira de cinzas, começando a quaresma já na segunda-feira anterior a ela.
Ficheiro:Carl Spitzweg 003.jpg
Quarta-feira de cinzas, obra do pintor alemão Carl Spitzweg
Veja em que dia da semana a  quarta-feira de cinzas cai nos próximos anos:
2013 - 13 de fevereiro
2014 - 5 de março
2015 - 18 de fevereiro
2016 - 10 de fevereiro
2017 - 1 de março
2018 - 14 de fevereiro
2019 - 6 de março
2020 - 26 de fevereiro
Evangelho do dia
Quarta-feira de Cinzas: Jejum e abstinência
5ª Semana do Tempo Comum
Primeira leitura: Joel 2, 12-18
Salmo 51
- Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! Na imensidão do vosso amor, purificai-me! Lavai-me todo inteiro do pecado e apagai completamente a minha culpa!
R: Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos!
Segunda leitura: Coríntios 5, 20 - 6,2
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 6, 1-6.16-18
- Jesus Cristo, sois bendito, sois o ungido de Deus Pai!
- Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: Não fecheis os corações como em Meriba! (Sl 94, 8)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:
O bem sem ostentação
"Cuidado! Não pratiqueis vossa justiça na frente dos outros, só para serdes notados. De outra forma, não recebereis recompensa do vosso Pai que está nos céus. Por isso, quando deres esmola, não mandes tocar a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos outros. Em verdade vos digo: já receberam sua recompensa. Tu, porém, quando deres esmola, não saiba tua mão esquerda o que faz a direita, de modo que tua esmola fique escondida. E o teu Pai, que vê no escondido, te dará a recompensa. Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de orar nas sinagogas e nas esquinas das praças, em posição de serem vistos pelos outros. Em verdade vos digo: já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai que está no escondido. E o teu Pai, que vê no escondido, te dará a recompensa. Quando jejuardes, não fiqueis de rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para figurar aos outros que estão jejuando. Em verdade vos digo: já receberam sua recompensa. Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os outros não vejam que estás jejuando, mas somente teu Pai, que está no escondido. E o teu Pai, que vê no escondido, te dará a recompensa."
- Palavra da salvação- Glória a Vós, Senhor.
Santo Terço
Mistérios Gloriosos: Vitória, Salvação e Proteção.
Clíque abaixo:
http://www.pnslourdes.com.br/m_glo/misterios_gloriosos.htm
Terço da Misericórdia - Eliana Sá
Clíque abaixo:
Dia da Criação do IBGE
IBGE é a sigla de Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, e tem como função a produção de um conjunto básico de estatísticas e informações sociais, demográficas, econômicas e geográficas primárias, e a coordenação do sistema estatístico e cartográfico nacional.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE se constitui no principal provedor de dados e informações do país, que atendem às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal.
O IBGE oferece uma visão completa e atual do País, através do desempenho de suas principais funções:
Produção e análise de informações estatísticas
Coordenação e consolidação das informações estatísticas
Produção e análise de informações geográficas
Coordenação e consolidação das informações geográficas
Estruturação e implantação de um sistema da informações ambientais
Documentação e disseminação de informações
Coordenação dos sistemas estatístico e cartográfico nacionais
Histórico
Durante o período imperial, o único órgão com atividades exclusivamente estatísticas era a Diretoria Geral de Estatística, criada em 1871. Com o advento da República, o governo sentiu necessidade de ampliar essas atividades, principalmente depois da implantação do registro civil de nascimentos, casamentos e óbitos.
Com o passar do tempo, o órgão responsável pelas estatísticas no Brasil mudou de nome e de funções algumas vezes até 1934, quando foi extinto o Departamento Nacional de Estatística, cujas atribuições passaram aos ministérios competentes.
A carência de um órgão capacitado a articular e coordenar as pesquisas estatísticas, unificando a ação dos serviços especializados em funcionamento no País, favoreceu a criação, em 1934, do Instituto Nacional de Estatística - INE, que iniciou suas atividades em 29 de maio de 1936. No ano seguinte, foi instituído o Conselho Brasileiro de Geografia, incorporado ao INE, que passou a se chamar, então, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Há 65 anos, o IBGE cumpre a sua missão: identifica e analisa o território, conta a população, mostra como a economia evolui através do trabalho e da produção das pessoas, revelando ainda como elas vivem..
Estrutura
O IBGE é uma instituição da administração pública federal, subordinado ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, que possui quatro diretorias e dois outros órgãos centrais:
Para que suas atividades possam cobrir todo o território nacional, o IBGE possui a rede nacional de pesquisa e disseminação, composta por:
8 Departamentos Regionais (BA/CE/DF/MG/PA/PE/PR/SP)
5 Divisões de Geociências (BA/CE/DF/PA/SC)
27 Divisões de Pesquisa (26 nas capitais dos estados e 1 no Distrito Federal)
27 Setores de Documentação e Disseminação de Informações (26 nas capitais e 1 no Distrito Federal)
544 Agências de Coleta de dados nos principais municípios.
O IBGE mantém, ainda, a Reserva Ecológica do Roncador, situada a 35 quilômetros ao sul de Brasília.
Dia do Aniversário da Semana de Arte Moderna
Em fevereiro de 1922, um grupo de poetas, escritores, artistas e intelectuais liderados por Mário de Andrade e Oswald de Andrade se reuniu para organizar três festivais no Teatro Municipal de São Paulo, com o objetivo de revolucionar a arte brasileira, rompendo com o parnasianismo e com a estética acadêmica presente nas obras de então.
Foi a chamada Semana de Arte Moderna - que ocorreu em três noites:
no dia 13, houve exposição de pintura e escultura, com duas conferências efetuadas por Graça Aranha e Ronald de Carvalho.
O dia 15 foi dedicado à literatura e à poesia, com palestra proferida por Mennotti del Picchia.
O dia 17 foi dedicado à filosofia e à música, com conferências proferidas por Renato de Almeida e Ronald de Carvalho.
A Semana de Arte Moderna instituiu definitivamente o Movimento Modernista Brasileiro. A primeira obra literária, que marcou o início do movimento foi o livro de poesias de Mário de Andrade, Paulicéia desvairada. Nessa obra, Mário empregou os expedientes poéticos mais arrojados, que foram expostos e reunidos pela primeira vez. O livro revelou a poesia urbanista e fragmentária e retratou, numa visão anti-romântica, uma São Paulo cosmopolita e egoísta, com sua população heterogênea e sua burguesia cínica. A prosa foi marcada por Oswald de Andrade com o romance Os condenados.
Os modernistas paulistas queriam propor uma "nova arte nacional", que surgiria da "antropofagia cultural", preconizada por Oswald de Andrade.
O chamado Movimento Antropofágico foi talvez o mais importante para a institucionalização de uma estética e de uma cultura genuinamente brasileira. Baseava-se na idéia de que nos deveríamos livrar totalmente da submissão à cultura estrangeira, basicamente européia, que dominava a esfera intelectual do país. Seria necessária, pois, uma verdadeira canibalização da cultura européia, a qual seria suplantada pela superioridade de nossa cultura mestiça.
O ponto alto do Movimento Antropofágico deu-se entre a década de 1960 e 1970 e se refletiu nas artes plásticas, na literatura xenófoba (avessa ao estrangeiro) e, sobretudo, na música. Nas artes plásticas, é preciso citar a exposição do pintor e escultor Hélio Oiticica, denominada "Tropicália". De acordo com Oitica, o Movimento Antropofágico, ilustrado pela sua "Tropicália", deveria contribuir para a criação de uma verdadeira e expressiva cultura brasileira, característica e forte. A herança européia e americana teria de ser absorvida, antropofagicamente, pela herança negra e indígena de nossa terra, que na verdade são as únicas significativas, pois a maioria dos produtos da arte brasileira é híbrida, intelectualizada ao extremo, vazia de significado próprio.
A exposição "Tropicália" inspirou vários movimentos que marcaram definitivamente a identidade nacional. O principal deles deu-se na música, com o III Festival da Música Popular Brasileira, do qual nasceram os ícones de nossa música popular, como Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil, Edu lobo, Os Mutantes e muitos outros. Sem muita definição, segundo dizia Augusto de Campos, o movimento foi incorporando novos dados informativos: som universal, música pop, tropicalismo, música popular moderna, com nítida influência de Oswald de Andrade, o precursor da antropofagia cultural.
Dia da Assistência Religiosa no Exército Brasileiro
Dia do Ministério Público Estadual
Aniversariantes
Peter Gabriel
Vídeo
Sledgehammer
Robbie Williams
Robbie Williams at Sunderland 2011a crop.jpg
Vídeo
Angels
Mortes
1883 - Richard Wagner, Wilhelm Richard Wagner (Leipzig, 22 de maio de 1813 — Veneza, 13 de fevereiro de 1883) foi um maestro, compositor, diretor de teatro e ensaista alemão, primeiramente conhecido por suas óperas (ou "dramas musicais", como ele posteriormente chamou).
Vídeo
Richard Wagner - "Tristan und Isolde", Prelude
1942 - Epitácio Pessoa, Epitácio Lindolfo da Silva Pessoa(Umbuzeiro(PB), 23 de maio de 1865 — Petrópolis(RJ), 13 de fevereiro de 1942) político e jurista brasileiro, presidente da república entre 1919 e 1922, depois que Rodrigues Alves, eleito em 1918, não tomou posse por motivo de doença. O período de governo foi marcado por revoltas militares que acabariam na Revolução de 30, a qual levou Getúlio Vargas ao governo central.
Foi ainda deputado federal em duas oportunidades, ministro da Justiça, do Supremo Tribunal Federal, procurador-geral da República, senador três vezes, chefe da delegação brasileira junto à Conferência de Versalhes e juiz da então Corte Internacional da Haia.
2005 - Irmã Lúcia de Jesus e do Coração Imaculado, Lúcia de Jesus dos Santos (Aljustrel, Fátima, Ourém, 28 de Março de 1907 — Coimbra, 13 de Fevereiro de 2005), freira da Ordem das Carmelitas Descalças, conhecida no Carmelo como Irmã Maria Lúcia de Jesus e do Coração Imaculado e reverenciada por alguns católicos portugueses simplesmente como a Irmã Lúcia, foi, juntamente com os seus primos Jacinta e Francisco Marto (os chamados «três pastorinhos»), uma das três crianças que viram Nossa Senhora na Cova da Iria, em Fátima, durante o ano de 1917.
Lúcia (aos dez anos de idade, no meio) e seus dois primos: Francisco(nove anos) e Jacinta Marto(sete anos) segurando seus rosários.
Ficheiro:Pfärrich Pfarrkirche Marienstatue aus Fatima.jpg
Estátua do Imaculado Coração de Maria conforme a descrição da Sua aparição à Irmã Lúcia.
“- Queria pedir-Lhe para nos levar para o Céu.
- Sim; a Jacinta e o Francisco levo-os em breve. Mas tu ficas cá mais algum tempo. Jesus quer servir-Se de ti para Me fazer conhecer e amar. Ele quer estabelecer no mundo a devoção ao Meu Imaculado Coração.
- Fico cá sozinha? – perguntei, com pena.
- Não filha. E tu sofres muito? Não desanimes. Eu nunca te deixarei. O meu Imaculado Coração será o teu refúgio e o caminho que te conduzirá até Deus”.
13 de Junho de 1917
(Diálogo entre Lúcia e Nossa Senhora in Memórias da irmã Lúcia)
O Santuário recebeu no final da tarde de 13 de Fevereiro de 2005 a notícia do falecimento da Vidente de Fátima, a Irmã Lúcia de Jesus e do Coração Imaculado.
De há um tempo a esta parte que o Santuário acompanhava o estado de saúde da Irmã Lúcia, que se sentia piorar desde o Verão passado.
Considerada a principal figura das Aparições de Fátima, não só por ter vivido mais tempo que os seus primos Francisco e Jacinta, mas, e principalmente, porque no tempo das aparições era a mais velha dos Três Pastorinhos, com dez anos, e a principal mensageira de Maria.
“Cumpriu-se a vontade de Deus, que através de Maria nos tinha dito que Lúcia iria ficar mais algum tempo na Terra, ela teve um papel primordial durante as aparições: era ela que conduzia o grupo, era ela que falava com Nossa Senhora. A Irmã Lúcia teve um papel determinante, como testemunho e como mensageira de Maria”, afirma o Reitor do Santuário de Fátima, Monsenhor Luciano Guerra.
No Santuário de Fátima, celebrou-se, uma missa solene em memória da Irmã Lúcia. A Eucaristia será celebrada na Basílica do Santuário e presidida por D. Serafim de Sousa Ferreira e Silva, bispo da Diocese de Leiria-Fátima.
No dia do funeral da Vidente de Fátima, dia 15 (terça-feira), foi celebrada neste Santuário uma outra eucaristia em memória da Irmã Lúcia, presidida pelo Reitor do Santuário.
O funeral da Irmã Lúcia foi celebrado às 16 horas do dia 15, na Sé Nova de Coimbra.
A IRMÃ LÚCIA E OS ENIGMAS DE FÁTIMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário