quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

2013,quinta-feira,21,fevereiro lua crescente

Evangelho do dia
Tempo de Quaresma
Primeira leitura: Ester 4, 17
Salmo 138
Ó Senhor, de coração eu vos dou graças, porque ouvistes as palavras dos meus lábios! Perante os vossos anjos vou cantar-vos e ante o vosso templo vou prostrar-me.
R: Naquele dia em que gritei, vós me escutastes, ó Senhor!
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 7, 7-12
- Salve, ó Cristo, imagem do Pai, a plena verdade nos comunicai!
- Criai e mim um coração que seja puro, dai-me de novo a alegria de ser salvo (Sl 50, 12.14)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:
Pedi e vos será dado - Mt 7,7-12
"Pedi e vos será dado! Procurai e encontrareis! Batei e a porta vos será aberta! Pois todo aquele que pede recebe, quem procura encontra, e a quem bate, a porta será aberta. Quem de vós dá ao filho uma pedra, quando ele pede um pão? Ou lhe dá uma cobra, quando ele pede um peixe? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos céus dará coisas boas aos que lhe pedirem! Tudo, portanto, quanto desejais que os outros vos façam, fazei-o, vós também, a eles. Isto é a Lei e os Profetas."
Santo Terço
Mistérios Luminosos: A Humildade, os Milagres e o Eterno Amor.
Terço da Misericórdia - Eliana Sá
Clíque abaixo:
Santos do Dia
São Pedro Damião
Bem-aventurado Natal Pinot
[b]21 de Fevereiro - Bem-Aventurado Natal Pinot[/b] - [b]Bem-aventurado Natal Pinot Natal Pinot nasceu em Angers, França, em 1747. Sacerdote, exerceu grande parte de seu ministério como capelão do Hospital dos Incuráveis de Angers. Foi perseguido por causa das ingerências do poder civil na Igreja. Acabou sendo expulso de sua própria paróquia, passando a exercer o ministério na clandestinidade. Escondia-se ora num, ora noutro hospital. Ã noite, dava assistência ao povo, celebrando-lhe a Eucaristia, ouvindo confissões, instruindo as pessoas em lugares afastados. Surpreendido em uma dessas ocasiões, foi preso pelos revolucionários e condenado à morte, por se recusar ao juramento de fidelidade à Constituição Civil do Clero. Executaram-no na guilhotina, vestido ainda com os paramentos sagrados. <BR> <BR> <BR>Oração <BR> <BR>Prece da libertação do medo <BR>Deus, nosso Pai, tornai nossa fé inabalável; que não nos faltem vossa proteção e vossa força em nossas tribulações. Vós não desamparais os que em vós confiam e de vós esperam a salvação. Afugentai para longe de nós o medo que nos paralisa e atenta contra a dignidade humana; afastai de nós o comodismo que não nos deixa comprometer com a justiça e com a verdade. Sejamos sinceros e honestos convosco, conosco mesmos e com os nossos irmãos. Guardemos em nossos corações a esperança dos santos. Que a nossa vida seja um testemunho vivo de amor e de fé naquele que é o nosso Salvador, Jesus Cristo, vosso Filho. <BR>__________________________________________ <BR> <BR># Esse fotolog eh democratico... se alguem n gostar dos recados em seus fotologs' do fotolog Oracoes... eh so me falar que n deixo mais <BR>Melhor do que ter a Indelicadeza de bloquear <BR>Quem n for catolico... tb pode vir aqui <BR>Pessoas inteligentes .... pessoas sem precionceitos# <BR> <BR> <BR>Criei esse fotolog <BR> <BR><A HREF="http://www.fotolog.com/oracoes/" TARGET=_top>http://www.fotolog.com/oracoes/</A> <BR> <BR> <BR>Entrem nesse link... fiz um altar virtual <BR>La vc acende uma vela e faz suas oracoes <BR> <BR><A HREF="http://www.altardosanjos.com.br/altarvirtual/altar.php?id=17232#1143400" TARGET=_top>http://www.altardosanjos.com.br/altarvirtual/altar.php?id=17232#1143400</A> <BR> <BR>O mundo precisa de mais amor em Cristo!! <BR>Bjus[/b] <BR> - Fotolog
Mais: Severiano, Sérvulo, Fortunato, Zacarias, Germano, Irene e Roberto
Dia Internacional da Língua Materna
Falar é uma das faculdades mais importantes do ser humano, pois o diferencia dos animais irracionais. Não se sabe com certeza quantas diferentes línguas há no mundo, porém, sem dúvida, são mais de quatro mil. Na África, por exemplo, são faladas 1.300 línguas, entre 560 milhões de pessoas; na Europa, falam-se mais de trinta.
A língua é um sistema gramatical pertencente a um grupo de indivíduos que permite expressar a consciência dessa coletividade; a linguagem é o sistema de sinais que serve de meio de comunicação entre as pessoas. A língua materna, portanto, expressa a cultura, a alma de um povo.
A língua portuguesa espalhou-se pelo mundo todo como resultado das conquistas territoriais efetuadas pelos navegadores portugueses. Nos séculos XV e XVI, Portugal possuía colônias na África, em ilhas da China e na América do Sul, ou seja, em terras brasileiras. Com a expansão marítima de Portugal, único país de língua portuguesa da Europa, o português tornou-se a língua oficial de suas novas possessões e passou a ser ensinado nas escolas e falado nos lares, sobretudo no Brasil. Nas outras colônias as populações continuaram utilizando dialetos bem diferentes.
O português ocupa a 8ª posição entre as dez línguas mais faladas do mundo; calcula-se que seja falado por cerca de 230 milhões de pessoas.
É fato comprovado que uma língua se nutre de outras, pois as palavras que atravessam fronteiras provêm, em geral, de uma cultura dominante. A riqueza do português falado no Brasil se deve ao fato de ter incorporado vários termos estrangeiros e de ter recebido a influência de outros idiomas. O Nordeste sofreu a invasão dos holandeses e dos franceses e incorporou expressões desses povos. As regiões Sul e Sudeste acolheram imigrantes italianos e alemães, e isso se reflete no modo sulista de falar. Há ainda a influência de línguas indígenas e africanas.
Um idioma desaparece quando a sociedade que o fala se extingue. Foi o que aconteceu com o idioma de certas tribos indígenas brasileiras. O latim é um caso diferente. Atualmente, nenhuma sociedade se expressa em latim, que, apesar disso, continua sendo usado, de certa maneira, pelos povos que falam as chamadas "línguas latinas ou românicas": português, espanhol, francês, italiano, romeno etc. As línguas estão em constantes transformações que espelham a evolução da história, haja vista o português do século XII, que era diferente do atual; o do futuro também será diferente.
Alguns países têm se esforçado para manter o purismo de seu idioma. A França tem resistido aos estrangeirismos e conseguiu substituir com sucesso alguns termos técnicos na área de informática. O Brasil - único país de língua portuguesa no continente americano -, para proteger sua língua da influência estrangeira, teria de se unificar com os outros países de idioma português. Isso é quase impossível, pois, mesmo dentro do território brasileiro, não só a língua falada como também a escrita são diferenciadas pelos regionalismos.
Dia da Tomada de Monte Castelo
Campanha da FEB
A Segunda Guerra Mundial (de 1939 a 1945) foi deflagrada pela Alemanha, desejosa de aumentar seu domínio territorial na Europa. Juntamente com a Itália e o Japão, a Alemanha integrou o chamado Eixo. Contra esses países insurgiram-se outros, como a Inglaterra, os Estados Unidos e a extinta União Soviética, que pertenciam ao grupo dos Aliados. Durante os primeiros anos do conflito, o Brasil manteve-se neutro. Contudo, navios brasileiros foram torpedeados pelos alemães nas proximidades de nosso litoral, fato de obrigou o Brasil a entrar na guerra, em 22 de agosto de 1942.
Em 1944, foram enviadas tropas da Força Expedicionária Brasileira (FEB) a Nápoles, Itália, sob o comando do general-de-divisão João Batista Mascarenhas de Morais, como objetivo de abrir caminho às tropas aliadas, no vale do rio Pó, região estratégica de acesso ao resto da Europa, então dominado pelos alemães.
As forças brasileiras já haviam tomado Massarosa, Camaiore, Monte Pasano, Fornacci, Montese, Gallicano, Barga, Colleccio e outras cidades. Após três tentativas, sob um inverno rigoroso e contra uma grande força de resistência alemã, a FEB tomou a Fortaleza de Monte Castelo, no dia 21 de fevereiro de 1945.
Essa vitória foi marcada por um meticuloso plano do estado-maior, pelo espírito ofensivo das tropas brasileiras, pela perfeita coordenação realizada entre as unidades brasileiras e a Décima Divisão norte-americana, pela disciplina de fogo e pela excelente supervisão do campo de batalha. O êxito nessa empreitada foi de suma importância, uma vez que possibilitou o acesso das tropas aliadas ao vale do rio Pó. No dia 21 de fevereiro, anualmente, a Força Terrestre, em todo o território nacional, forma com suas tropas para homenagear os nossos expedicionários vitoriosos de Monte Castelo, heróis a quem chamamos simplesmente de "nossos pracinhas", que souberam fazer uma história digna e vitoriosa, merecedora, do nosso respeito.
Dia Nacional do Naturismo
21 de Fevereiro de 1917 - Cachoeiro de Itapemirim - ES - Carnaval: Nascia uma menina que seus pais deram o nome de Dora Vivacqua, quinta filha de Etelvina e Antonio Vivacqua. Mais tarde, a decidida garota resolve adotar como nome LUZ DEL FUEGO, nome com o qual entrou para a história mundial.
Foi feminista antes do Feminismo chegar ao Brasil;
Foi contra a repressão política durante regimes autoritários;
Foi bailarina do povo enquanto a sociedade via com maus olhos os artistas;
Foi idealizadora e promotora do Naturismo quando nem havia ainda Organizações Internacionais de Naturismo.
Esta foi a LUZ! Sim! A LUZ que enquanto houver o verdadeiro naturismo em solo brasileiro, jamais se apagará!
Em sua trajetória, como as grandes personalidades do mundo, foi polêmica, foi ousada e revolucionária, sempre primando por princípios éticos e morais, sem distinções. Conta-se que ninguém entrava em sua ilha de roupas. As mesmas tinham que serem deixadas no pier onde atracavam os barcos. Atrizes, como Jayne Mansfield, de grande sucesso em Hollywood na época foram barradas por não quererem aderir ao naturismo.
Adepta da alimentação vegetariana, não fumava, nem ingeria bebidas alcoólicas e, através de uma concessão da Marinha, obteve licença para viver na ilha Tapuama de Dentro, na Baia da Guanabara-RJ, que foi por ela rebatizada como 'Ilha do Sol' e onde fundou o primeiro Clube Naturista do Brasil, o 'Clube Naturista Brasileiro'.
Em 1955 a INF-FNI - Federação Internacional de Naturismo, reconheceu oficialmente o surgimento do movimento naturista no Brasil adicionando a Ilha do Sol e o Clube Naturista Brasileiro como um de seus afiliados, portanto somos gratos a ela por hoje sermos um dos mais antigos membros da INF-FNI.
Infelizmente, em 1967 (a 40 anos) deixou-nos neste mundo, para virar um mito, uma lenda, uma heroína!
Por tudo isto, a Federação Brasileira de Naturismo não poderia deixar de comemorar o dia de seu aniversário (21/02) como 'Dia Nacional do Naturismo' e comemorar em todas as áreas federadas do Brasil esta grande mulher que ainda hoje é LUZ para nosso movimento.
Repensemos na fraze
mais famosa de LUZ: “Um nudista é uma pessoa que acredita que a indumentária não é necessária à moralidade do corpo humano. Não concebe que o corpo humano tenha partes indecentes que se precisem esconder”.
André Herdy - Pres. da FBrN
Datas
1848 - Karl Marx e Friedrich Engels publicam pela primeira vez o "Manifesto Comunista". O Manifesto Comunista, originalmente denominado Manifesto do Partido Comunista (em alemão: Manifest der Kommunistischen Partei), publicado pela primeira vez em 21 de Fevereiro de 1848, é historicamente um dos tratados políticos de maior influência mundial. Comissionado pela Liga dos Comunistas e escrito pelos teóricos fundadores do socialismo científico Karl Marx e Friedrich Engels, expressa o programa e propósitos da Liga.
1866 - Cafundó: Bem-humorada, cupópia corre risco de desaparecer
Cafundó: último reduto da cupópia.
A palavra, por si só, já tem sua graça: cupópia. O significado é prosaico - quer dizer fala, conversa. A estrutura é simples. Mas é coisa séria, patrimônio imaterial nosso, único. Trata-se de idioma misto, falado por descendentes de escravos paulistas. A estrutura vem do português rural. As palavras, de diferentes línguas africanas, pois os escravos que aqui chegaram eram de procedências diversas.
O último reduto da cupópia é o Cafundó, comunidade negra com 80 habitantes na cidade de Salto de Pirapora, interior de São Paulo. A língua nasceu no Caxambu, comunidade hoje extinta, localizada no município de Sarapuí. O pequeno vocabulário, cerca de 160 palavras, é contornado com o uso constante de perífrases - conjuntos de palavras utilizados para dar conta de determinadas idéias.
Exemplo: existe uma palavra para definir gato (ramunhau), mas não para nominar miado. Usa-se, então, a perífrase cupópia do ramunhau - ou seja, fala do gato. Com freqüência, as expressões da cupópia emanam bom humor e poesia. Padre é tata que cupopeia a cupópia de Jambi - ou homem que fala a língua de Deus. Garganta é o que cuenda o chipoquê - o que engole o feijão.
A cupópia não pode ser chamada de dialeto, já que, para receber a classificação, deveria ser modalidade de uma língua. É mais do que isso: um idioma único, que corre sério risco de acabar. Em 1978, quando foi registrado pela primeira vez, havia 40 falantes, todos no Cafundó. Hoje são apenas sete.
Saiba mais: Naciolingüístico das Comunidades Negras do Cafundó, de Sílvio Vieira de Andrade Filho (Secretaria da Educação e Cultura de Sorocaba, 2000).
Rafael Capanema
www.almanaquebrasil.com.br
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cafund%C3%B3
1975 - O cantor John Lennon lançou o álbum Rock’n roll, que tem como destaque a música Stand by me.
Vídeo
Stand By Me - John Lennon
Aniversários
1935 -  Norma Bengell, Norma Aparecida Almeida Pinto Guimarães d'Áurea Bengell mais conhecida como Norma Bengell(Rio de Janeiro, 21 de fevereiro de 1935) é uma atriz, cineasta, produtora, cantora e compositora brasileira.
O filme Os cafajestes, realizado por Ruy Guerra em 1962, provocou escândalo quando foi lançado. Exibia durante 4 minutos, Norma Bengell(Norma Aparecida Almeida Pinto Guimarães d'Áurea Bengell), aniversariante do dia, no primeiro nu frontal de que se tem notícia na cinematografia brasileira.
Vídeo
1929 - Roberto Gómez Bolaños, mais como Chespirito (Cidade do México em 21 de fevereiro de 1929), é um escritor, ator, comediante, dramaturgo, compositor e diretor mexicano. Ficou conhecido mundialmente pela criação das séries televisivas El Chavo del Ocho (Chaves no Brasil e em Angola) e El Chapulín Colorado (Chapolin no Brasil), e com o Programa Chespirito que ganhou o título de o programa número 1 da televisão humorística.
Foi sem querer...querendo!
Roberto Bolaños e Florinda Meza
Vive no México com sua esposa Florinda Meza. Faz peças teatrais de comédia junto com sua esposa , Florinda Meza, a Dona Florinda. Dirige uma obra de teatro chamada "11 y 12".
Informações: Produziu, dirigiu e atuou em 5 filmes : "El Chanfle", "El Chanfle II", "Charrito, "Don Ratón e Don Ratero" e " Música de viento".
Vídeo
Chaves recebe carta do seu pai
Mortes
1512 - Américo Vespúcio(Florença, 9 de março de 1454] — Sevilha, 22 de fevereiro de 1512) foi um mercador, navegador, geógrafo, cosmógrafo italiano e explorador de oceanos que viajou pelo, então, Novo Mundo, escrevendo sobre estas terras a ocidente da Europa.
1965 - Malcolm Little, Al Hajj Malik Al-Habazz, mais conhecido como Malcolm X( 19 de maio de 1925, Omaha, Nebraska — assassinado em 21 de fevereiro de 1965, Nova Iorque), foi um dos maiores defensores dos direitos dos negros nos Estados Unidos.
2008 - Altimar Pimentel, Altimar de Alencar Pimentel, jornalista, historiador, teatrólogo e folclorista brasileiro nascido na cidade de Maceió, capital do Estado de Alagoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário