terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

2013,domingo,24, fevereiro   lua crescente

2º Domingo da Quaresma
Primeira leitura: Gênesis 15, 5-12.17-18
Salmo 27
O Senhor é minha luz e salvação; de quem eu terei medo? O Senhor é a proteção da minha vida; perante quem eu tremerei?
R: O Senhor é minha luz e salvação!
Segunda leitura: Filipenses 3, 17-4, 1 ou 20-4, 1
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 9, 28-36
- Louvor a vós, ó Cristo, rei da eterna glória.
- Numa nuvem resplendente fez-se ouvir a voz do Pai: Eis meu Filho muito amado, escutai-o, todos vós!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:
Transfiguração de Jesus - Lc 9,28b-36
photo 
Jesus levou consigo Pedro, João e Tiago, e subiu à montanha para orar. Enquanto orava, seu rosto mudou de aparência e sua roupa ficou branca e brilhante. Dois homens conversavam com ele: eram Moisés e Elias. Apareceram revestidos de glória e conversavam sobre a saída deste mundo que Jesus iria consumar em Jerusalém. Pedro e os companheiros estavam com muito sono. Quando acordaram, viram a glória de Jesus e os dois homens que estavam com ele. E enquanto esses homens iam se afastando, Pedro disse a Jesus: "Mestre, é bom ficarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias". Nem sabia o que estava dizendo. Estava ainda falando, quando desceu uma nuvem que os cobriu com sua sombra. Ao entrarem na nuvem, os discípulos ficaram cheios de temor. E da nuvem saiu uma voz que dizia: "Este é o meu Filho, o Eleito. Escutai-o!" Enquanto a voz ressoava, Jesus ficou sozinho. Os discípulos ficaram calados e, naqueles dias, a ninguém contaram nada do que tinham visto.
- Palavra da salvação
- Glória a Vós, Senhor
Vídeo
A Transfiguração de Jesus - Narração de Cid Moreira
Ficheiro:Giovanni bellini, trasfigurazione di napoli 01.jpg
Santo Terço
Mistérios Gloriosos: Vitória, Salvação e Proteção.
Clíque abaixo:
Terço da Misericórdia - Eliana Sá
Clíque abaixo:
Santos do Dia
Tomás Maria Fusco
Dia do Web Design
Web Design é uma extensão da prática do design, onde o foco do projeto é a criação de web sites e documentos disponíveis no ambiente da web. E, Web Designer é o profissional responsável em agregar esses conceitos.
“Web design tende à multidisciplinaridade, uma vez que a construção de páginas da web requer subsídios de diversas áreas técnicas, além do design propriamente dito. Áreas como arquitetura da informação, programação, usabilidade, acessibilidade entre outros”. 
“O web designer é o profissional competente e responsável em agregar os conceitos de usabilidade com o planejamento da interface, garantindo que o usuário final atinja seus objetivos de forma intuitiva.
Esse profissional deve ter a compreensão da aplicação em mídia eletrônica de disciplinas como: Teoria das cores, Tipografia, Arquitetura de informação, Semiótica, e Conhecimento de Linguagens de Estruturação e Formatação de Documentos hiper textuais como XHTML (Extensible Hypertext Markup Language) e CSS(Cascade Style Sheet). Para a aplicação desse conhecimento, de forma geral, o web designer recorre a softwares de tratamento e edição de imagens, desenho e codificadores.”
Você sabe a diferença entre Webdesigner, Webmaster e Webdeveloper?
Webdesigner: Ele desenvolve a programação visual do site, normalmente seguindo as normas de programação visual da empresa. O mais próximo que chega da programação é HTML, muitas vezes nem isso. Normalmente um profissional formado na área artística ou de criação.
Webmaster: É o profissional responsável por dar manutenção no site. Deve se certificar que o conteúdo está ok, que os links não estão quebrados, que o site está sendo utilizado da maneira esperada. Não importa muito a formação, o importante é conhecer o site, o negócio, e ser organizado.
Webdeveloper: É o profissional que faz a programação do engine do site, muitas vezes responsável também pelo HTML. O engine é a aplicação que armazena, gerencia e recupera as informações que estão na base de dados, controla acesso a usuários, e desenha as páginas HTML. Normalmente um profissional formado em algum curso relacionado a programação de computadores. O trabalho deste profissional muitas vezes é reaproveitado em vários sites com funcionalidades equivalentes.
Dia da Promulgação da Primeira Constituição Republicana
 
A primeira Constituição republicana brasileira, resultante do movimento político-militar que derrubou o Império em 1889, inspirou-se na organização política norte-americana. No texto constitucional, debatido e aprovado pelo Congresso Constituinte nos anos de 1890 e 1891, foram abolidas as principais instituições monárquicas, como o Poder Moderador, o Conselho de Estado e a vitaliciedade do Senado. Foi introduzido o sistema de governo presidencialista.
A Constituição é a carta magna que legitima o poder, define os direitos e deveres e assegura os direitos do cidadão. Para cada fase pela qual o Brasil passou - Colônia, Vice-Reino, Império e República -, houve necessidade de uma nova Constituição. Até hoje, o Brasil teve sete constituições: uma no período imperial e as restantes durante a República.
Em 1824, dois anos após a proclamação da Independência, foi outorgada para D. Pedro I a Constituição Política do Império do Brasil, que vigorou até a proclamação da República, em 15 de novembro de 1889. A Constituição de 1891 foi a segunda da nossa história e a primeira da República. Vigorou até 1934, embora tenha passado por uma reforma em 1926. Seu principal elaborador foi o senador Rui Barbosa.
A Constituição republicana foi concebida à semelhança do modelo americano, predominantemente presidencialista. Além disso, lançava a idéia de República Federativa e instituía três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário, extinguindo o Poder Moderador, que era exercido pelo imperador e possuía poder sobre os outros três.
Dos noventa artigos que compõem a Constituição de 1891, 74 são atribuídos a Rui Barbosa, considerado o nosso maior legislador. Seu pensamento está presente em todas as Constituições brasileiras, principalmente nos tópicos relativos à tributação.
Dia Municipal da Defesa Civil(SP)
Datas
1932 - Direito de voto feminino completa 81 anos no Brasil; saiba mais sobre essa conquista - Faz só 80 anos que a mulher brasileira ganhou o direito de votar nas eleições nacionais. Esse direito foi obtido por meio do Código Eleitoral Provisório, de 24 de fevereiro de 1932. Mesmo assim, a conquista não foi completa. O código permitia apenas que mulheres casadas (com autorização do marido), viúvas e solteiras com renda própria pudessem votar.
As restrições ao pleno exercício do voto feminino só foram eliminadas no Código Eleitoral de 1934. No entanto, o código não tornava obrigatório o voto feminino. Apenas o masculino. O voto feminino, sem restrições, só passou a ser obrigatório em 1946.
O direito ao voto feminino começou pelo Rio Grande do Norte. Em 1927, o Estado se tornou o primeiro do país a permitir que as mulheres votassem nas eleições.
Naquele mesmo ano, a professora Celina Guimarães --de Mossoró (RN) se tornou a primeira brasileira a fazer o alistamento eleitoral. A conquista regional desse direito beneficiou a luta feminina da expansão do "voto de saias" para todo o país.
Mulheres no poder
Alzira Soriano
Posse de Alzira Soriano como prefeita do município de Lages(RN)
1929 - Rio Grande do Norte
A primeira mulher escolhida para ocupar um cargo eletivo é do Rio Grande do Norte. Foi Alzira Soriano, eleita prefeita de Lajes, em 1928, pelo Partido Republicano. Mas ela não terminou o seu mandato. A Comissão de Poderes do Senado anulou os votos de todas as mulheres. Em 3 de maio de 1933, a médica paulista Carlota Pereira de Queiroz foi a primeira mulher a votar e ser eleita deputada federal. Ela participou dos trabalhos na Assembléia Nacional Constituinte, entre 1934 e 1935.
A primeira mulher a ocupar um lugar no Senado foi Eunice Michilles (PSD-AM), em 1979. Suplente, ela assumiu o posto com a morte do titular do cargo, o senador José Esteves. As primeiras mulheres eleitas senadoras, em 1990, foram Júnia Marise (PRN-MG) e Marluce Pinto (PTB-RR). Suplente de Fernando Henrique Cardoso, Eva Blay (PSDB-SP) assumiu o mandato dele quando o tucano se tornou ministro do ex-presidente Itamar Franco.
Em 1994, Roseana Sarney (pelo então PFL) foi a primeira mulher a ser eleita governadora, no Maranhão. Em 1996, o Congresso Nacional instituiu o sistema de cotas na Legislação Eleitoral --que obrigava os partidos a inscreverem, no mínimo, 20% de mulheres nas chapas proporcionais. No ano seguinte, o sistema foi revisado e o mínimo passou a ser de 30%.
A primeira mulher ministra de Estado foi Maria Esther Figueiredo Ferraz(Educação), em 1982. Hoje, as mulheres não só estão à frente de vários ministérios como há uma Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres --chefiada por Nilcéa Freire, que tem status de ministra.
Apesar do avanço feminino na política, o Brasil ainda não teve nenhuma mulher eleita presidente. Entre as ministras do presidente Luiz Inácio Lula da Silva está Dilma Rousseff(Casa Civil), cotada como possível candidata do PT à Presidência da República, em 2010. Outra ministra, Marta Suplicy (Turismo) é a favorita dentro do PT para disputar a Prefeitura de São Paulo nas eleições de outubro de 2008. Seu nome também é cotado para a eleição para o governo de São Paulo, em 2010.
Fonte: Folha Online/24.02/2008
Nota: O blogue atualizou a matéria para 2012. Vale ressaltar que Dimlma Rousseff foi eleita Presidente do Brasil em 2010.
Aniversariantes
1936 - Tony Campello - Sérgio Beneli Campelo(São Paulo, 24 de fevereiro de 1936), mais conhecido como Tony Campelo, é um cantor e produtor musical brasileiro.
Ao lado da irmã Celly Campello, Tony fez sucesso no final da década de 1950 e na década de 1960.
Intérprete de vários sucessos como "Lobo Mau"" e ""Boogie do Bebê", Tony e Celly lançaram seu primeiro compacto em 1958, que tinha as faixas "Perdoa-me" e "Belo Rapaz".
Tony e Celly Campello
Tony e Celly
Vídeo: Boogie Bebê
Letras
1945 - Alain Prost, Alain Marie Pascal Prost OBE (Loire, 24 de fevereiro de 1955) é um ex-automobilista francês, quatro vezes campeão do Mundial de Pilotos da Fórmula 1, considerado um dos mais bem sucedidos pilotos da categoria de todos os tempos. Durante sua carreira na F1, que foi de 1980 a 1993, ele venceu 51 Grandes Prêmios.
Curiosidade: O piloto Alain Prost, aniversariante de hoje, se apaixonou por Bernadette Latiffe, mulher de seu melhor amigo e sócio, o também corredor Jacques Latiffe. Prost continuou casado com Anne-Marie, com quem teve dois filhos (Nicolas e Sascha), mas vivia a maior parte do tempo com Bernadette. Por causa disso, Prost e o amigo Latiffe romperam relações.
Vídeo
Prost versus Sena

Nenhum comentário:

Postar um comentário