domingo, 3 de fevereiro de 2013

2013,domingo,3,fevereiro   lua minguante
Natureza urbana
Evangelho do dia
Primeira leitura: Jeremias 1, 4-5.17-19
Salmo 71
Eu procuro meu refúgio em vós, Senhor: que eu não seja envergonhado para sempre! Porque sois justo, defendei-me e libertai-me! Escutai a minha voz, vinde salvar-me!
R: Minha boca anunciará todos os dias vossas graças incontáveis, ó Senhor!
Segunda leitura: Primeira Coríntios 12, 31- 13, 13 ou 13, 4-13
Evangelho de Jesus Cristo, segundo São Lucas 4, 21-30
Lucas 4, 21-30
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- Foi o Senhor quem me mandou boas notícias anunciar; ao pobre, a quem está no cativeiro, libertação eu vou proclamar (Lc 4, 18)
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
Proclamação Evangelho de Jesus Cristo, segundo São Lucas:
Jesus é rejeitado
Então, começou a dizer-lhes: "Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir". Todos testemunhavam a favor dele, maravilhados com as palavras cheias de graça que saíam de sua boca. E perguntavam: "Não é este o filho de José?" Ele, porém, dizia: "Sem dúvida, me citareis o provérbio: 'Médico, cura-te a ti mesmo'. Tudo o que ouvimos dizer que fizeste em Cafarnaum, faze também aqui, na tua terra!" E acrescentou: "Em verdade, vos digo que nenhum profeta é aceito na sua própria terra. Ora, a verdade é esta que vos digo: no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e uma grande fome atingiu toda a região, havia muitas viúvas em Israel. No entanto, a nenhuma delas foi enviado o profeta Elias, senão a uma viúva em Sarepta, na Sidônia. E no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel, mas nenhum deles foi curado, senão Naamã, o sírio". Ao ouvirem estas palavras, na sinagoga, todos ficaram furiosos. Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no para o alto do morro sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de empurrá-lo para o precipício. Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho.
- Palavra da salvação
- Glória a Vós, Senhor
Santo Terço
Mistérios Gloriosos: Vitória, Salvação e Proteção
Clíque abaixo:
Dia de São Brás
São Brás era armênio, nascido de uma família rica, no final do século IV. Foi educado na religião cristã. Formou-se médico e chegou a se tornar bispo de Sebaste, na Capadócia, atual Armênia. Sua atuação junto aos doentes era tão grande que acabou chamando a atenção do imperador da época, que exercia cruel perseguição aos cristãos.
A vida e os feitos de São Brás atingem aquele ápice de alguns poucos, que atraem a profunda fé e a admiração popular. Ele é venerado no Oriente e Ocidente com a mesma intensidade ao longo de séculos, e até hoje, mães aflitas recorrem à sua intercessão quando um filho engasga ou apresenta problemas de garganta. A bênção de São Brás, procurada principalmente por quem tem problemas nesta parte do corpo, onde é ministrada nesta data em muitas igrejas do mundo cristão.
O prodígio atribuído à ele quando era levado preso, para depois ser torturado, é dos mais conhecidos por pessoas de todo o planeta. Consta que uma mãe aflita jogou-se aos seus pés pedindo que socorresse o filho, que agonizava com uma espinha de peixe atravessada na garganta. O santo rezou, fez o sinal da cruz sobre o menino e este se levantou milagrosa, e imediatamente como se nada lhe tivesse acontecido.
Brás nasceu na Armênia, era médico, sacerdote e muito benevolente com os pobres e cristãos perseguidos e por essas virtudes foi nomeado bispo de Sebaste , isto no século três. Também sabemos que, apesar de aqueles anos marcarem os finais das grandes perseguições aos cristãos, muitos ainda torturados e mortos na mão dos poderosos pagãos. Brás abandonou o bispado e se protegeu na caverna de uma montanha isolada e mesmo assim, depois de descoberto e capturado, morreu em testemunho de sua fé sob as ordens do imperador Licínio, em 316.
Muitas tradições envolvem seus prodígios, graças e seu suplício. Segundo elas, fama de sua santidade rodou o mundo ainda enquanto vivia e sua morte foi impressionante. O bispo Brás teria sido terrivelmente flagelado e torturado, sendo por fim pendurado em um andaime para morrer. Como isso não acontecia, primeiro lhe descarnaram os ossos com pentes de ferro. Depois tentaram afogá-lo duas vezes e, frustrados, o degolaram para ter certeza de sua morte.
O corpo do santo mártir ficou guardado na sua catedral de Sebaste da Armênia, mas no ano 732 uma parte de suas relíquias foram embarcadas por alguns cristãos armênios que seguiam para Roma.
Nessa ocasião uma repentina tempestade interrompe a viagem na altura da cidade de Maratea, em Potenza; e alí os fieis acolhem as relíquias do santo numa pequena igreja, que depois se tornaria sua atual basílica e a localidade receberia o nome de Monte São Brás.
Mais recentemente, em 1983 no local da igrejinha inicial foi erguida uma estátua de São Brás, com a altura de vinte e um metros. Como dissemos, do Oriente ao Ocidente, todo mundo cristão se curva à devoção de São Brás nomeando ainda hoje cidades e locais, para render-lhes homenagem e veneração.
Dia da Benção Contra os Males da Garganta
Oração preparatória
Todo poderoso eterno Senhor,
Com fé revivida reverencio Vossa Divina Majestade prostrado a vossos pés invoco com filial confiança na Vossa Suprema bondade e misericórdia, i
luminai a escuridão do meu intelecto com os raios de Vossa sagrada luz e inflama meu coração com o fogo do Seu divino amor, de modo que eu possa ao menos tentar imitar as virtudes e os méritos do Santo, que em sua honra eu faço esta novena e seu exemplo devo seguir , e como ele a vida de Vosso divino Filho
Para Vossa maior gloria e salvação de minha alma Amem.
Oração em honra de São Brás
O Deus, nos proteja através da intercessão do Vosso santo Bispo e mártir, São Brás, de todos os males da lama e do corpo especialmente os males da garganta e nos dê a graça de fazer uma boa confissão na confiança na esperança de obter o Vosso perdão e para sempre louvar o Vosso santo nome.
Tudo isto através de Vosso filho Jesus cristo nosso Rei. Amem.
Invocação a São Brás
São Brás, gracioso benfeitor da humanidade e fiel servo de Deus, e que pelo Seu amor sofreu muitas torturas com paciência e resignação ,Eu invoco sua poderosa proteção meu querido São Bras. Me preserve dos males da alma e do corpo. Pelos sua graça e pelos seus méritos Deus te deu o Dom de uma graça especial para ajudar aqueles que sofrem dos males da garganta, assim me proteja desses males de modo que eu possa cumprir os meus deveres e com a ajuda e a graça do Senhor praticar boas ações. Eu invoco sua especial ajuda com medico de almas, de modo que eu possa me confessar piamente e verdadeiramente merecer o santo sacramento da Penitencia e obter o perdão. Eu recomendo Tua misericordiosa intercessão tambem aqueles que desafortunadamente esconderam seus pecados em uma falsa confissão e obtenha a especial graça para que eles se confesse e se acusem sinceramente
Com contrição e consigam fazer uma Santa Comunhão e que consigam receber o perdão de todos os pecado já cometidos e escondidos com o sacrilégio das confissões e comunhões sacrílegas feitas até esta hora sejam tambem perdoados e que eles recebam o perdão do Senhor e a remissão do castigo eterno. Amem.
Oração final
Meus Deus e meu Senhor
Eu ofereço a Vós meu pedido em união com a Paixão de Jesus Cristo Vosso Filho, junto com o méritos da Sua Imaculada Mãe, Maria, sempre Virgem e todos os santos particularmente o Santo Ajudante Brás, em cuja honra eu faço esta novena.
Olhai para mim Senhor caritativo. Me derrame Vossa graça e Vosso amor
E graciosamente dignai-vos a atender as minhas preces. Amém
Oração para cura de engasgo
São Brás bispo
Vigário de Cristo
Foi palavra que Deus disse
Meu engasgo descesse ou subisse
A invocação, nesta oração, a São Brás deve ligar-se ao fato de ser este santo venerado como advogado contra as doenças da garganta. Em Portugal correm a respeito de São Brás alguns versinhos, dos quais em trabalho de Leite de Vasconcelos recolhi estes dois:
São Brás de Caravelas
Te aperte as goelas
São Brás te afogue
Já que Deus não pode
Dia do Datiloscopista
Desde tempos imemoriais, o ser humano se preocupa em marcar seus pertences. A datiloscopia é o mais prático e econômico método de identificação humana. Trata-se do registro das impressões digitais e dos métodos para determinar a identidade das pessoas. Apesar do advento da identificação por meio do DNA, a datiloscopia ainda é o método mais viável, por ser mais barato, simples e seguro.
A Bíblia comenta sobre a identificação humana por meio das impressões digitais "Ele assinala a mão de todos os mortais para que reconheçam, cada um, suas obras" (Jó,37,7).
A palavra "datiloscopia" deriva de dois termos greco-latinos: dáktylos (dedos) e skopeîn (examinar). Esse termo foi criado na Argentina, para designar o estudo da identificação humana mediante impressões digitais.
O inventor do sistema datiloscópico foi Juan Vucetich Kovacevich. Antes dele, muitos cientistas fizeram várias tentativas para utilizar a impressão digital como meio seguro de identificação.
O início da evolução dos processos de identificação digital, ou seja, a datiloscopia e as técnicas de identificação utilizadas, começaram no século VII, na China, onde o Código de Yng-Hwui estabelecia que as mulheres divorciadas deviam portar um papel autenticado com a impressão digital do ex-marido. Só a partir de 1300 as impressões passaram a ser usadas mundialmente nos casos de crime.
A datiloscopia é um excelente método para identificar de criminosos, quer para reconhecer os reincidentes, quer para descobrir o autor de um delito, por meio do datilograma - nome técnico do documento que reproduz a impressão digital. Esse método tem quatro princípios fundamentais. O primeiro é o da perenidade, pois as impressões digitais começam a existir a partir do sexto mês de vida fetal e perduram até a decomposição do corpo após a morte.
O segundo é o da imutabilidade, porque a forma original das impressões digitais nunca se modifica. O terceiro é o da classificabilidade, já que as impressões digitais podem ser classificadas para arquivamento e pesquisa. O quarto e último princípio é o da variabilidade, pois as impressões digitais variam de dedo para dedo e de pessoa para pessoa.
A datiloscopia, portanto, é o método que se utiliza desse grande segredo da biologia. Uma foto mostra quem é determinada pessoa, mas se ela mudar a aparência ou tiver uma sósia, poderá haver engano. Entretanto, por meio do datilograma, pode-se afirmar a identidade da pessoa, sem erro.
Dia da Navegação no Rio São Francisco
O Vapor Benjamim Guimarães era uma embarcação que utilizava os moradores ribeirinhos a margem do São Francisco.
O Rio São Francisco é navegável a partir de Pirapora – MG até Juazeiro – BA. No passado a ligação entre Minas e Nordeste se fazia por esta hidrovia e o Vapor era a embarcação utilizada. O Vapor Benjamim Guimarães que ligava Pirapora a Juazeiro era uma atração a parte, sobretudo para os jovens. Além dos passageiros habituais, haviam os jovens estudantes de Januária, Pirapora e redondezas que estudava em Juazeiro, e no período de férias retornavam a cidade natal. A viagem entre Januária e Petrolina durava em média 17 dias. Havia no interior do Vapor momentos de descontração para tornar a viagem mais agradável como carteado, danças e muitos “causos”. Atualmente, a navegação está ficando cada vez mais difícil, devido ao assoreamento do rio que o torna mais raso e dificulta a passagem dos barcos, a irrigação em grandes projetos agrícolas e a falta de chuva. Hoje em dia funcionam poucas balsas que facilitam passagem de carros de uma margem à outra em locais onde não há pontes. Hoje só se ver barcos pequenos.
Dia da Aviação de Asas Rotativas
Dia do Desembargador Paulista(SP)
Dia Estadual do Beisebol(SP)
Datas
1962 - Estória do Amigo da OnçaO famoso personagem foi criado pelo cartunista pernambucano Péricles de Andrade Maranhão, em 1943, e publicado de 23 de outubro de 1943 a 03 de fevereiro de 1962. Os diretores da revista O Cruzeiro queriam criar um personagem fixo e já tinham até o nome, adaptado de uma famosa anedota...
Dois  caçadores conversam em  seu acampamento: 
-  O que você faria  se estivesse agora na  selva e uma onça  aparecesse na sua frente?
-  Ora, dava um tiro  nela.
-  Mas, e se você  não tivesse nenhuma  arma de fogo? 
Bom, então eu a matava com meu facão.
-  E se você estivesse  sem o facão?
-  Apanhava um pedaço  de pau.
-  E se não tivesse  nenhum pedaço de pau?
-  Subiria na árvore mais  próxima! 
E  se não tivesse nenhuma  árvore?
Sairia correndo.
E se você estivesse paralisado pelo medo? 
Então, o outro, já irritado, retruca: 
Mas,  afinal, você é meu  amigo ou amigo da  onça? 
Péricles morreu de forma trágica.
Na noite de 31 de dezembro de 1961, ele escreveu 2 bilhetesreclamando da solidão, fechou
todas as portas  do seu apartamento e  ligou o gás. 
Antes,  o último gesto do  criador do Amigo da  Onça foi colocar um  aviso na porta, escrito  à mão: 
Não risquem fósforos.
Veja mais do Amigo da Onça em:
1970 - Muhammad Ali, o famoso pugilista norte-americano, anunciou a sua retirada definitiva do mundo do boxe. Foi campeão do mundo de pesos pesados três vezes, categoria em que está classificado como uma das grandes figuras da história do boxe. Embora tivesse anunciado que não voltaria a competir, em 1980, voltou para disputar o título mundial com Larry Holmes, contra o qual perdeu antes do fim do combate.
Depois do seu inesperado regresso ao ringue e da emergente doença de Parkinson, Ali decidiu pôr fim à sua carreira profissional de forma definitiva. No fim da carreira, o seu recorde foi de 61 combates, disputados com 56 vitórias e 5 derrotas. Muhammad ali foi convidado a acender a chama nos Jogos Olímpicos de Atlanta em 1996.
foto de sinopsis
Aniversariantes
1957 - Chico Serra piloto brasileiro de Formula 1.
1979 - Lúcio Flávio Jogador de Futebol (meio-campo), jougou no PARANÁ CLUBE/PR,INTERNACIONAL/RS,SÃO PAULO/SP ,CORITIBA/PR, ATLÉTICO/MG , SÃO CAETANO/SP e BOTAFOGO/RJ.
Mortes
image
1959 - Primeira tragédia do rock completa 54 anos - Uma das maiores tragédias da história do rock completa 53 anos nesta quinta-feira (3). Trata-se do acidente aéreo que tirou a vida dos músicos Buddy Holly, Ritchie Valens e JP "The Big Bopper" Richardson, nos Estados Unidos. Segundo escreveu o cantor Don McLean na canção "American Pie", de 1971, aquele foi “o dia em que a música morreu". Já o historiador Jim Dawson, autor de diversos livros sobre o início do rock, afirmou: "Esse foi o primeiro marco do rock'n'roll, a primeira morte.”
Os três artistas estavam em turnê conjunta e o aeroplano onde viajavam caiu pouco após a decolagem em um campo de Iowa. Holly tinha 22 anos, Valens 19 e Richardson, 28.
Jovens, mortos prematuramente, o trio deixou contribuições ao gênero. A carreira de Holly foi curta e influenciou inúmeros artistas que vieram depois. Os Beatles, que formaram a banda na época do acidente, eram fãs antigos. Entre os sucessos de Buddy Holly estão "That'll Be The Day" e "Peggy Sue".
Richardson é frequentemente creditado como o criador do primeiro videoclipe com sua interpretação de "Chantilly Lace" em 1958, décadas antes da MTV.
Ritchie Valens foi um dos primeiros músicos a inserir a influência mexicana no rock. Seu hit "La Bamba" foi gravado poucos meses antes do acidente. O filme "La Bamba", de 1987, retrata o acidente dos cantores.
The Day The Music Died! (Three Stars)(February 3 1959)
JP "The Big Bopper" Richardson
Chantilly Lace
Buddy Holly, músico
Buddy Holly on the Arthur Murray Dance Party 12/29/57
Peggy Sue 
Ritchie Valens
Ricardo Esteban Valenzuela Reyes, mais conhecido como Ritchie Valens(13 de Maio de 1941 – 3 de Fevereiro de 1959) foi um músico descendente de mexicanos, nascido em Pacoima(Vale de São Fernando), no subúrbio de Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos.
La bamba

Nenhum comentário:

Postar um comentário