quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Dia 03 de janeiro de 2013

2013,quinta-feira,3,janeiro  lua cheia
Evangelho do dia
Tempo do Natal
O Cordeiro de Deus: João 1,29-34
No dia seguinte, João viu Jesus vindo na direção dele e disse:
- Aí está o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! Eu estava falando a respeito dele quando disse: "Depois de mim vem um homem que é mais importante do que eu, pois antes de eu nascer ele já existia." Eu mesmo não sabia quem ele era, mas vim, batizando com água para que o povo de Israel saiba quem ele é.
João continuou:
- Eu vi o Espírito descer do céu como uma pomba e parar sobre ele. Eu não sabia quem ele era, mas Deus, que me mandou batizar com água, me disse: "Você vai ver o Espírito descer e parar sobre um homem. Esse é quem batiza com o Espírito Santo." E eu vi isso e por esse motivo tenho declarado que ele é o Filho de Deus.
Santos do Dia
Santa Genoveva
A França não deu ao mundo somente Santa Joana D'Arc como exemplo de mulher santa por interferir na política dos homens. Presenteou a Humanidade também com Santa Genoveva. Embora não se atirasse à guerra como Joana D'Arc, Santa Genoveva fez da atividade política e social uma obrigação tão importante quanto a oração e o jejum. Se Joana é invocada como guerreira, Genoveva se faz protetora nas horas de calamidade e perseguição.
Nasceu em Nanterre, perto de Paris, no ano 422, de família muito humilde e modesta, época em que a Inglaterra ainda era dominada pelo paganismo, exigindo da Igreja uma postura de evangelização naquele importante país. Assim, tinha Genoveva cerca de 6 anos (alguns escritos falam em 8) quando uma missão católica passou por sua cidade a caminho da Bretanha, liderada por dois bispos. Um deles profetizou que a menina seria um prodígio cristão - e não errou.
Já aos 15 anos Genoveva fez voto de castidade, participando ainda de uma irmandade que, embora não se retirasse para os conventos, atuava religiosa e socialmente a partir de suas próprias casas. Sua história como protetora da França tem dois episódios significativos e sempre citados: a resistência aos hunos e o auxílio dos moradores do campo à cidade que vivia na penúria.
Quando Átila, "o flagelo de Deus", liderou os hunos na invasão a Paris, a população decidiu abandonar a cidade. Santa Genoveva os convenceu a ficar, pois deviam confiar em Deus que impediria a destruição da metrópole. Embora quase fosse linchada pelos mais temerosos, sua convicção contagiou e o povo ficou. Átila não só não invadiu Paris como pouco tempo depois foi obrigado a recuar e abandonar outras cidades conquistadas.
Mais tarde, quando a cidade mergulhava na fome e na escassez, Genoveva exortou a população agrícola a socorrer os moradores urbanos, salvando milhares da morte. Por isso é invocada sempre que a capital francesa passa por calamidades e não tem recusado proteção, segundo seus devotos.
Sua atuação na política também livrou muitos da cadeia e da perseguição, pois interferia frequentemente junto ao Rei Clóvis, conseguindo anistia aos prisioneiros políticos. Morreu por volta do ano 502, depois de ter convencido o rei a construir a famosa igreja dedicada a São Pedro e São Paulo. Durante a revolução francesa a abadia construída sobre seu túmulo, e que abrigava suas relíquias, foi saqueada pelos jacobinos, mas seu culto continuou e perdura até hoje na Igreja de Santo Estêvão do Monte.
Dia de São Florêncio.;  São Daniel. ;  Santo Antero. ;  Santo Atanásio. e da Memória do Beato Ciríaco Elias Chavara.
Dia do Santo Nome de Jesus
O mês de janeiro é dedicado ao Santo Nome de Jesus. Através dessa devoção, a Igreja recorda-nos o poder do Nome de Cristo. A oração abaixo deve ser dita como uma devoção, e esperança de obter graças pelos méritos de Jesus, pode ser rezada enquanto executamos nossas tarefas automáticas, para evitar pensamentos inutéis é bom criar o habito da oração e adoração.
É em nome do Divino Salvador que a Igreja reza, cura os enfermos, evangeliza os povos, expulsa os demônios, enfim, realiza sua obra de salvação das almas. "E seu nome será: Conselheiro Admirável, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz" (Is 9, 5).
Invoque este no nome, poderosíssimo: JESUS!
Sim, quanto é maravilhoso, rico e simbólico este nome que, segundo o Profeta Isaías, significa "Deus conosco"! Como o Arcanjo Gabriel deve ter elevado a Santíssima Virgem Maria - que ponderava todas as coisas em seu coração - com estas palavras no momento da Anunciação: "E Lhe porás o nome de Jesus"! (Lc 1,31).
Senhor Jesus Cristo, que dissestes: “Pedi e recebereis; buscai e achareis; batei e abrir-se-vos-á”, nós Vos suplicamos que concedais a nós, que Vo-lo pedimos, os sentimentos afetivos do Vosso divino amor, a fim de que nós Vos amemos de todo o coração e que esse amor transcenda por nossas ações. Permiti que tenhamos sempre, Senhor, um igual temor e amor pelo Vosso Santo Nome, pois não deixais de governar aqueles que estabeleceis. Amém!
Dia do Juizado de Menores
A história do Juizado de Menores no Brasil deve muito ao promotor, advogado e professor José Cândido de Albuquerque Mello Mattos. Sua defesa do tema nos anos 20 culminou na criação do primeiro Juizado de Menores da América Latina foi criado no Rio de Janeiro, em 20 de dezembro de 1923. Em fevereiro de 1924, Mello Mattos tornou-se o primeiro juiz de menores da América Latina.
O primeiro código para a proteção da infância e da adolescência, promulgado em 12 de outubro de 1927, foi obra do jurista, tornando-se conhecido como Código Mello Mattos (Decreto nº 17.943-A). Voltava-se especialmente à regulação do trabalho de menores, a fim de coibir sua exploração.
No início dos anos 30, Mello Mattos foi eleito vice-presidente da Associação Internacional de Juízes de Menores, sediada em Bruxelas (Bélgica). Faleceu em 3 de janeiro de 1934.
Hoje, a atribuição mais nobre do juiz de menores é fazer valer o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90). Cabe-lhe combater a violência contra crianças e adolescentes, a sua exploração sexual e o trabalho infantil.
Também cabe ao juiz de menores fiscalizar o cumprimento de outras leis que lhes digam respeito, como a proibição de venda de bebidas alcoólicas aos menores de 18 anos e assuntos relativos à guarda de menor abandonado.
Datas
1868 - Restauração de Meiji no Japão - Num acontecimento que marca o nascimento do Japão contemporâneo, patriotas samurais e nobres anti-shogun unem-se para restabelecer no trono o imperador Meiji, após 700 anos.
O golpe foi a consequência do temor de muitos japoneses de que os líderes feudais da nação não estivessem preparados para resistir à ameaça de domínio estrangeiro.
Após o regresso ao trono, o jovem imperador Meiji e os seus ministros mudaram a corte real de Quioto para Tóquio, desmantelaram o feudalismo e iniciaram reformas sociais - sistema educativo, liberdade religiosa - no país, seguindo os modelos do ocidente.
O novo e unificado governo japonês iniciou, assim, os caminhos da industrialização e da militarização, transformando o país numa potência mundial nos princípios do séc. XX. O imperador Meiji morreu em 1912.
foto de sinopsis
1938 - O programa de rádio A Hora do Brasil passa a ser transmitido em todo o país. Mais tarde, seu nome seria mudado para A voz do Brasil. O programa foi criado por Armando Campos, amigo de infância de Getúlio, com a intenção de ajudar o seu amigo, colocando suas idéias para a população escutar, e assim serem a favor de seu governo.
Passou ser transmitido em 22 de julho de 1935, durante o governo de Getúlio Vargas com o nome de "Programa Nacional", sendo apresentado pelo locutor Luiz Jatobá. De 1934 a 1962, foi levado ao ar com o nome de Hora do Brasil.
Em 1938, já com o nome de Hora do Brasil programa passou a ter veiculação obrigatória, somente com a divulgação dos atos do Poder Executivo,
Luiz Jatobá: A primeira edição da Voz do Brasil foi ao ar em 22 de julho de 1935 com o nome de Programa Nacional, apresentado por Luiz Jatobá
Audios
1961 - EUA rompem com Cuba - A 3 de janeiro de 1961, o Presidente norte-americano Eisenhower impôs uma medida para romper as relações diplomáticas com Cuba antes de entregar o poder ao novo Presidente eleito John F. Kennedy.
Essa medida, também conhecida como o bloqueio, foi um embargo comercial, económico e financeiro dos Estados Unidos contra Cuba, como resposta às expropriações cubanas de propriedades e empresas norte-americanas na ilha. Em fevereiro de 1962, os Estados Unidos voltaram a endurecer as medidas, e o embargo passou a ser quase total.
Cinquenta anos depois, continua a não haver relações diplomáticas entre os dois países.
1977 - É fundada a Apple Computer, a primeira indústria de computadores para uso pessoal.
1993 - Desarme Nuclear - No dia 3 de Janeiro de 1993, o Presidente George Bush e Boris Yeltsin assinaram o acordo de desarme nuclear chamado Start II para reduzir os arsenais nucleares de ambas as potências mundiais.
O Senado dos Estados Unidos acelerou os trâmites do desarme nuclear, com o propósito de ambos os países reduzirem o respectivo arsenal em cerca de 30%.
O objectivo era eliminar entre 2200 e 1500 mísseis de longo alcance e possuir um máximo de 800 armas por submarinos e caças-bombardeiros no total. Também se estabeleceu que haveria uma equipa de pessoas incumbidas de verificar a fiel execução destas medidas por parte dos dois países intervenientes.
foto de sinopsis
Aniversariantes
1892 - J.R.R.Tolkien escritor nascido na África do Sul. Autor de "Hobbit" e da trilogia "Senhor dos Anéis".
1898 - Luis Carlos Prestes Político comunista, liderou a Coluna Prestes e fez a Grande Marcha pelo interior do país durante 29 meses.
1950 - Victoria Principal atriz nascida no Japão.
1956 - Mel Gibson ator norte americano. Conhecido após a série "Mad Max".
1960 - Joan Chen atriz norte americana.
1969 - Matheus Nachtergaele ator brasileiro teatral, cinematográfico (estréia em "Que É Isso, Companheiro?", 1997) e de TV, destaca-se em novelas da Rede Globo.
1969 - Michael Schumacher piloto alemão, hexa-campeão de Fórmula 1.
1979 - Paulinho Vilhena ator brasileiro.
Mortes
1867 - Marquesa de Santos, Domitila de Castro do Canto e Melo,[1] primeira e única viscondessa com grandeza e marquesa de Santos, (São Paulo, 27 de dezembro de 1797 — São Paulo, 3 de novembro de 1867) foi uma nobre brasileira, célebre amante de Dom Pedro I, imperador do Brasil, que lhe conferiu o título nobiliárquico de marquesa em 12 de outubro de 1826.
Marquesa de Santos foi esfaqueada pelo marido
Livro investiga a sexualidade e erotismo na história do Brasil
1898 –Luís Carlos Prestes. político brasileiro, secretário-geral do Partido Comunista Brasileiro .
1960 - Albert Camus, Albert Camus (AFI: [albɛʁ kamy]. Mondovi, 7 de novembro de 1913 — Villeblevin, 4 de janeiro de 1960) foi um escritor, romancista, ensaísta, dramaturgo e filósofo francês nascido na Argélia. Foi também jornalista militante engajado na Resistência Francesa e nas discussões morais do pós-guerra. Na sua terra natal viveu sob o signo da guerra, fome e miséria, elementos que, aliados ao sol, formam alguns dos pilares que orientaram o desenvolvimento do pensamento do escritor.
1978 - Alcides Gerardi(João Alcides Gerardi - 15/05/1918, Porto Alegre, RS 03/01/1978, Rio de Janeiro, RJ)
O cantor João Alcides Gerardi nasceu em Porto Alegre, mas ainda criança mudou-se para o Rio de Janeiro. Trabalhou no comércio ao lado do pai até 1935, quando começou a carreira de cantor, como crooner numa orquestra de dancing. Em 1939, participou do grupo Namorados ao Luar como vocalista. Nesse mesmo ano, realizou uma gravação particular do samba "Não Faça Vontade a Ela", de Nelson Cavaquinho. Dois anos depois, formou o conjunto Os Três Marrecos, com Marília Batista e Henrique, irmão da cantora, de curta duração. Em 1944, atuou como crooner da orquestra de danças de Simon Bountman e foi convidado para trabalhar na Rádio Transmissora. Seu primeiro disco comercial foi lançado pela Odeon em 1946, trazendo a música "Lourdes" (George Brasse e Mário Rossi). Três anos mais tarde foi contratado pela Rádio Tupi, onde permaneceu até 53, quando foi para a disputada Rádio Nacional. Gravou dezenas de discos, especialmente na Odeon e na CBS, e foi também letrista de canções como "Filha do Coronel" (com Irani de Oliveira), tendo parceiros como Ernani Campos e Othon Russo. Obteve grande êxito com gravações como as de "Antonico" (Ismael Silva), "Brotinho Maluco" (Aníbal Cruz), "Cabecinha no Ombro" (Paulo Borges), "Saudades do Passado", "Você Pensa", "Só Resta Lágrima", "Castelo de Areia" (Geraldo Jacques, Isaías Freitas e Meirinha), "E Eu Sem Maria" (Dorival Caymmi e Alcyr Pires Vermelho), entre outras. Alcides morreu por complicações decorrentes de um acidente de carro, quando voltava de um show pela Via Dutra.
Letras, músicas e vídeos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário