quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Dia 02 de janeiro de 2013

2013,quarta-feira,02,janeiro   lua cheia
Cacareco, o "vereador" mais votado em São Paulo

Evangelho do dia
Primeira leitura: Primeira carta de São João 2, 22-28
Salmo 98
Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória.
R: Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.
Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 1, 19-28
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- Depois de ter falado, no passado, aos nossos pais pelos profetas muitas vezes, em nossos dias Deus falou-nos por seu Filho (Hb 1, 1s)
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!

- O Senhor esteja convosco
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São João
A mensagem de João Batista: João Batista testemunha e anuncia Os líderes judeus enviaram de Jerusalém alguns sacerdotes e levitas para perguntarem a João quem ele era. João afirmou claramente:
- Eu não sou o Messias(O Ungido, Consagrado)
Eles tornaram a perguntar:
- Então, quem é você? Você é Elias?
- Não, eu não sou! - respondeu João.
- Você é o Profeta que estamos esperando?
- Não! - respondeu ele.
Aí eles disseram a João:
- Diga quem é você para podermos levar uma resposta aos que nos enviaram. O que é que você diz a respeito de você mesmo?
João respondeu, citando o profeta Isaías:
- "Eu sou aquele que grita assim no deserto: preparem o caminho para o Senhor passar."
Os que foram enviados eram do grupo dos fariseus; eles perguntaram a João:
- Se você não é o Messias, nem Elias, nem o Profeta que estamos esperando, por que é que você batiza?
João respondeu:
- Eu batizo com água, mas no meio de vocês está alguém que vocês não conhecem. Ele vem depois de mim, mas eu não mereço a honra de desamarrar as correias das sandálias dele.
Isso aconteceu no povoado de Betânia, no lado leste do rio Jordão, onde João estava batizando.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor
.
Santos do Dia
São Basílio Magno
São Basílio nasceu em Cesaréia, na Capadócia, no ano 330. Morreu com 49 anos. Foi grande escritor e teólogo. É de sua lavra a primeira obra escrita sobre o Espírito Santo. Destacou-se como defensor ardoroso da fé, ameaçada pelo arianismo, heresia que punha em dúvida a divindade de Jesus. Foi pioneiro da vida monástica no Oriente.
Basílio nasceu em Cesaréia da Turquia, antiga Capadócia, no ano 329. Pertencia a uma família de santos. Seu avô morreu mártir na perseguição romana. Sua avó era Santa Macrina e sua mãe, Santa Amélia. A irmã, cujo nome homenageia a avó, era religiosa e se tornou santa. Também, seus irmãos: São Pedro, bispo de Sebaste e São Gregório de Nissa, e seu melhor amigo São Gregório Nazianzeno, são honrados pela Igreja.
Basílio estudou em Atenas e Constantinopla. Mas, foi sua irmã Macrina que o levou para a vida religiosa. Ela havia fundado um mosteiro onde as religiosas progrediam muito em santidade. Basílio decidiu ir para o Egito aprender com os monges do deserto este modo de viver em solidão. Voltou, se consagrou monge e escreveu suas famosas "Constituições", a primeira Regra de vida espiritual destinada aos religiosos. Neste livro se basearam os mais famosos fundadores de comunidades ao redigir os Regulamentos de suas Congregações. Basílio foi eleito bispo de Cesaréia, e nesta época o representante do Império tentou fazer com que ele renegasse a Fé, mas ele não o fez. Mesmo tendo a saúde muito frágil, Basílio o enfrentou com um discurso tão eloqüente, que este representante desistiu de castigá-lo, percebendo sua admirável santidade e porque já era venerado pelo povo.
Por sua oratória maravilhosa, seus admiráveis escritos e suas inúmeras obras de assistência,
que fez em favor do povo, foi chamado "Basílio Magno". Era amado por cristãos, judeus e pagãos. Além de sua arrebatadora eloqüência, Basílio mantinha uma intensa atividade em favor dos pobres. Doava tudo o que ganhava à eles. Foi o primeiro bispo a fundar um hospital para aos carentes e depois criou asilos e orfanatos.
Muito culto e profundo conhecedor de teologia, filosofia e literatura, seus sermões são repletos de citações da Sagrada Escritura. Escreveu seus textos de maneira agradável, clara, profunda e convincente, dentre os quais, cerca de quatrocentas cartas de rara beleza e de proveitosa leitura para a alma.
Seu pensamento era: depois do amor à Deus, ajudar, e fazer os outros ajudarem, os pobres e marginalizados.Trabalhava e escrevia sem cessar, apesar da saúde débil. Sofrendo de hepatite, quase não podia se alimentar, a ponto de sua pele tocar os ossos.
Morreu em 1o. de janeiro de 379, com apenas quarenta e nove anos e foi sepultado no dia seguinte, seguido por uma multidão como nunca acontecera naquela região. Seu amigo de vida e de fé, São Gregório Nazianzeno, também comemorado nesta data; disse no dia do enterro: "Basílio santo, nasceu entre os santos. Basílio pobre viveu pobre entre os pobres. Basílio, filho de mártires, sofreu como um mártir. Basílio pregou sempre; com seus lábios e com seus exemplos, e seguirá pregando sempre com seus escritos admiráveis".
Maria Ana Blondin
São Gregório Nazianzeno
Datas
1492 - Fim da reconquista espanhola - O reino de Granada cai sob as forças cristãs de Isabel e Fernando, os reis Católicos. Como resultado, os árabes perdem o último reduto na Península Ibérica. Ao longo do século XIII, os exércitos de Aragão e Castela forçaram os árabes a estabelecer-se no sul de Espanha e Granada prosperou como o grande bastião mouro. O reino floresceu durante os 200 anos seguintes até finais do séc. XV. As tensões internas, assim como uma monarquia espanhola consolidada e fortalecida, marcaram o final de quase 800 anos de civilização árabe em Espanha.
A 02 de Janeiro de 1492, o Rei Boabdil rendeu-se na cidade de Granada e em 1502 a coroa espanhola ordenou aos mouros a conversão ao cristianismo. Em 1609, os últimos árabes não cristianizados foram expulsos do país.
foto de sinopsis
1839 - O fotógrafo francês Louis Daguerre tira a primeira foto da Lua.
Louis Daguerre e o Daguerreótipo
A Lua, único satélite natural da Terra, diz-se que foi fotografada, pela primeira vez, a 2 de Janeiro de 1839. O autor desta proeza foi Louis Daguerre, utilizando o seu daguerreótipo.
1959 - Rebeldes cubanos, Fidel Castro e Che Guevara chegaram a Havana e acabaram com a última resistência das forças do ditador Fulgêncio Batista.
Fidel e Che: duas das principais lideranças que conduziram a Revolução Cubana, em 1959.
1959 - A União Soviética lança no espaço a primeira nave com destino à Lua.1987 - Ulysses Guimarães, presidente do PMDB, é eleito presidente da Constituinte.
Ulysses Silveira Guimarães assumia a presidência da Assembléia Nacional Constituinte. Tornou-se presidente do PMDB em 1980 e sempre foi considerado um dos maiores representantes na busca pela democracia do Brasil. Morreu em acidente de helicóptero em 12 de outubro de 1992.
Aniversariantes
1920 - Isaac Asimov, bioquimico e escritor de ficção científica russo. Inventor do termo "robô".
1950 - Débora Duarte, atriz brasileira. Destaca-se na rede Globo.
1961 - Gabrielle Carteris, atriz norte americana. Conhecida pelo papel de Andrea Zuckerman no seriado "Beverly Hills 90210".
1967 - Tia Carrere, modelo, atriz e cantora nascida no Hawaii. Conhecida pelo papel de Sidney Fox no seriado "Caçadoras de Relíquias".
1968 - Cuba Goodinh Jr., Ator de TV estreiou no seriado Hill Street Blues, e cinema estreiou em Coming to America
1968 - Cuba Gooding, Jr., ator norte americano de cinema e TV.
1969 - Christy Turlington, modelo norte americana. Foi uma das supermodelos da década de 80.
1971 - Taye Diggs, ator americano de teatro, filmes e televisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário