quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Dia 01 de janeiro de 2013

2013,terça-feira,01,janeiro  lua cheia
Ano de 2013
Janeiro é o primeiro mês do ano no calendário juliano e gregoriano. É composto por 31 dias. O nome provém do latim Ianuarius, décimo-primeiro mês do calendário de Numa Pompílio, o qual era uma homenagem a Jano, deus da mitologia romana. Júlio César estabeleceu que o ano deveria começar na primeira lua nova após o solstício de inverno, que no hemi´sfério norte era a 21 de dezembro, a partir do ano 709 roamano(45 a. C.). Nessa ocasião o início do ano ocorreu oito dias após o solstício. Posteriormente o início do ano foi alterado para onze dias após o solstício.
Ano com 365 dias.
46º Dia Mundial da Paz
124º ano da Proclamação da República.
191º ano da Independência do Brasil.
513º ano do Descobrimento do Brasil.
521º ano do Descobrimento da América.
450º ano da Primeira Congregação Mariana(Prima Primária), em Roma.(Dia 25 de março)
52º ano da Federação das CC.MM. de Nova Iguaçu(Bodas de Ouro).(Dia 22 de maio)
82º ano da Federação das CC.MM. do Rio de Janeiro.(Dia 07 de junho)
103º ano da Revista Estrela do Mar.(Dia 01 de julho)
427º ano de ereção canônica da primeira Congregação Mariana no Brasil(Bahia).
12º ano da Capela Nossa Senhora de Fátima - Água Santa.(Dia 19 de agosto)
20º ano de ereção canônica das Congregações Marianas do Brasil pela CNBB.(Dia 22 de agosto)
82º ano da Inauguração no Rio a imagem do Cristo Redentor(Dia 12 de outubro de 1931)
19º ano de aprovação da Regra de Vida pela CNBB.(Dia 25 de novembro)
43º ano do JAM (Juventude de Ação Mariana).(Dia 10 de dezembro)
Dia Mundial da Confraternização Universal e da Paz
Dia Mundial da Paz e da Fraternidade Universal - 1 de janeiro
No dia 4 de janeiro de 1965, o papa Paulo VI visitou a Organização das Nações Unidas (ONU), na sua campanha e esforço para reconstruir a paz mundial. Ao se dirigir aos países-membros dessa Organização, ele pediu: "Deixai cair as armas de vossas mãos!". Três anos depois, esse mesmo pontífice, instituiu o Dia Mundial da Paz, - a ser comemorado a 01 de janeiro em todas as igrejas católicas do mundo -, dia em que todos os cristãos são incentivados a rezar para que a humanidade encontre o caminho da justiça e da paz e para que todos os povos abandonem as armas e se reconheçam e vivam como irmãos...
Servo de Deus Papa Paulo VI(262º papa)
“Bem-aventurados os construtores de paz”: Esse é o tema escolhido pelo Papa Bento XVI para o 46º Dia Mundial da Paz, no dia 1º de janeiro de 2013.
mensagemdiapaz
Mensagem do Papa Bento XVI para 2013
O dia da confraternização universal é comemorado em quase todo o mundo. Nesse dia, as pessoas trocam votos de alegria, de paz e de felicidade para o ano que se inicia. Tradicionalmente há uma vigília na noite de 31 de dezembro, quando se comemora com muitas festas a passagem do ano. No Brasil, a chegada do Ano Novo acontece em meio a simbologias diversas: a queima de fogos de artifício, o uso da cor branca nas vestimentas; na culinária, temos a presença de determinados pratos como lentilhas, rabanadas e romãs.
Cada povo tem seu próprio calendário. Os chineses, por exemplo, festejam o ano-novo entre três e quatro semanas depois de 1° de janeiro. Para os judeus, o ano começa em setembro. O calendário altual, atual, baseado num modelo criado pelos romanos, passou por grandes transformações. A última destas foi feita em 1582, pelo papa Gregório XIII, razão pela qual, o calendário recebe o nome de "gregoriano" e estabelece o dia 1o de janeiro como o primeiro dia do ano.
De acordo com esse calendário, um ano tem 365 dias e um quarto (ou seja, seis horas), 12 meses, 52 semanas e um dia, 8.766 horas e 525.960 minutos. Como a Terra demora um pouco mais de 365 dias para completar sua volta em torno do Sol, a cada quatro anos o mês de fevereiro ganha um dia extra, e o ano recebe o nome de "bissexto".
A duração da semana se relaciona com o tempo necessário para a Lua completar suas fases, ou seja, sete dias. Na Roma antiga, essa divisão era chamada "septmana" - sete manhãs. É muito provável, contudo, que o primeiro povo a adotar a semana tenha sido o babilônio. Os babilônios deram aos dias o nome dos planetas que conheciam e que podiam ser vistos a olho nu. Essa prática acabou sendo adotada pelos romanos e por outros povos europeus influenciados por estes.
A maioria dos povos adotou o nome dos planetas, do Sol e da Lua para cada dia da semana, exceto os povos de língua portuguesa. No começo do cristianismo, a Páscoa durava uma semana; trabalhava-se muito pouco e esses dias eram dedicados exclusivamente às orações. Eram as feriaes, plural de feria, palavra latina que significa "festa, feriado". Para enumerar as feriae, começou-se pelo sábado, como os hebreus faziam. O dia seguinte ao sábado era o feria-prima, depois o segunda-feria, e assim por diante. O sábado origina-se de Shabbath, dia do descanso para os hebreus.
O imperador Flávio Constantino (280-337 d.C.), ao se converter ao cristianismo, substituiu o feria-prima por dominica, que significa Dia do Senhor, e que, por sua vez, foi adotado por povos latinos como "domingo".
Para evitar confusões envolvendo datas, praticamente todos os países do mundo fizeram um acordo determinando que fosse usado apenas um calendário. No dia 1o de janeiro, as pessoas trocam votos de alegria, de paz e de felicidade para o Ano-Novo.
No Brasil, a chegada do Ano-Novo acontece em meio a muitas simbologias, como a queima de fogos de artifício, o uso da cor branca nas vestimentas e uma culinária específica, em que a sopa de lentilhas, rabanadas, uvas e romãs não podem faltar. Esses rituais têm a finalidade de augurar fartura e prosperidade para todo o novo período.
No litoral brasileiro, as pessoas têm o costume de dirigir-se às praias e, em meio às comemorações, fazer oferendas à Iemanjá, divindade que, na umbanda - culto religioso de origem afro-brasileira - é considerada a rainha do mar. O real sentido é para que as mazelas do ano que se encerra fiquem mergulhadas para sempre nas águas puras do oceano.
Maria, Mãe de Deus
Lc 2,16-21: “Maria conservava todos esses fatos, e meditava sobre eles em seu coração”.
16Foram com grande pressa e acharam Maria e José, e o menino deitado na manjedoura. 17Vendo-o, contaram o que se lhes havia dito a respeito deste menino. 18Todos os que os ouviam admiravam-se das coisas que lhes contavam os pastores. 19Maria conservava todas estas palavras, meditando-as no seu coração. 20Voltaram os pastores, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, e que estava de acordo com o que lhes fora dito. 21Completados que foram os oito dias para ser circuncidado o menino, foi-lhe posto o nome de Jesus, como lhe tinha chamado o anjo, antes de ser concebido no seio materno.
Sãopedro1.jpg
O ano litúrgico antecipa-se ao ano civil, iniciando-se com o tempo do Advento que prepara o Natal. Na oitava do Natal, em 1º de janeiro, a Igreja faz a comemoração de Maria, "Mãe de Deus". Este título de Maria, atribuído pelo Concílio de Éfeso (431), realça a íntima união entre a divindade e a humanidade, revelada na encarnação de Jesus. A maternidade divina de Maria vem, de certo modo, preencher a carência do feminino na imagem tradicional de Deus, particularmente no Primeiro Testamento. Nas devoções a Maria, os fiéis buscam a face materna de Deus.
Lucas é o evangelista da misericórdia e dos pobres. Em sua narrativa, são os humildes pastores que, movidos pela esperança da libertação e do resgate de sua dignidade, vão ao encontro do recém-nascido. Maria acolhe o novo que se manifesta e, em oração, medita sobre seu significado. Em Jesus, que recebeu um nome comum em sua época, revela-se o projeto de Deus de nos conceder a salvação por meio da humildade e da comum condição da encarnação.
Hoje, oito dias depois da Natividade, primeiro dia do ano novo, o calendário dos santos se abre com a festa de Maria Santíssima, no mistério de sua maternidade divina. Escolha acertada, porque de fato Ela é "a Virgem mãe, Filha de seu Filho, humilde e mais sublime que toda criatura, objeto fixado por um eterno desígnio de amor" (Dante). Ela tem o direito de chamá-lo "Filho", e Ele, Deus onipotente, chama-a, com toda verdade, Mãe!
Foi a primeira festa mariana que apareceu na Igreja ocidental. Substituiu o costume pagão das dádivas (strenae) e começou a ser celebrada em Roma, no século IV. Desde 1931 era no dia 11 de outubro, mas com a última revisão do calendário religioso passou à data atual, a mesma onde antes se comemorava a circuncisão de Jesus, oito dias após ter nascido.
Num certo sentido, todo o ano litúrgico segue as pegadas desta maternidade,começando pela solenidade da Anunciação, a 25 de Março, nove meses antes da Natividade. Maria concebeu por obra do Espírito Santo. Como todas as mães, trouxe no próprio seio aquele que só ela sabia que se tratava do Filho unigênito de Deus, que nasceu na noite de Belém.
Ela assumiu para si a missão confiada por Deus. Sabendo, por conhecer as profecias, que teria também seu próprio calvário, enquanto mãe daquele que seria sacrificado em nome da salvação da Humanidade. Deus se fez carne por meio de Maria. Ela é o ponto de união entre o céu e a Terra. Contribuiu para a obtenção da plenitude dos tempos. Sem Maria, o Evangelho seria apenas ideologia, somente "racionalismo espiritualista", como registram alguns autores.
O próprio Jesus através do apóstolo São Lucas (6,43) nos esclarece: "Uma árvore boa não dá frutos maus, uma árvore má não dá bom fruto". Portanto, pelo fruto se conhece a árvore. Santa Isabel, quando recebeu a visita de Maria já coberta pelo Espírito Santo, exclamou: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre." (Lc1,42). O Fruto do ventre de Maria é o Filho de Deus Altíssimo, Jesus Cristo, nosso Deus e Senhor. Quem aceita Jesus, fruto de Maria, aceita a árvore que é Maria. Maria é de Jesus e Jesus é de Maria. Ou se aceita Jesus e Maria ou se rejeita a ambos.
Por tomar esta verdade como dogma é que a Igreja reverencia, no primeiro dia do ano, a Mãe de Jesus. Que a contemplação deste mistério exerça em nós a confiança inabalável na Misericórdia de Deus, para nos levar ao caminho reto, com a certeza de seu auxílio, para abandonarmos os apegos e vaidades do mundo, e assimilarmos a vida de Jesus Cristo, que nos conduz à Vida Eterna. Assim, com esses objetivos entreguemos o novo ano à proteção de Maria Santíssima que, quando se tornou Mãe de Deus, fez-se também nossa Mãe, incumbiu-se de formar em nós a imagem de seu Divino Filho, desde que não oponhamos de nossa parte obstáculos à sua ação maternal.
A comemoração de Maria, neste dia, soma-se ao Dia Universal da Paz. Ninguém mais poderia encarnar os ideais de paz, amor e solidariedade do que ela, que foi o terreno onde Deus fecundou seu amor pelos filhos e de cujo ventre nasceu aquele que personificou a união ente os homens e o amor ao próximo, o Cristo. Celebrar Maria é celebrar O nosso Salvador. Dia da Paz, dia da Mãe Santíssima. Nos tempos sofridos e sangrentos em que vivemos, um dia de reflexão e esperança.
Dia do Senhor Bom Jesus dos Navegantes
Na Bahia, o dia 01 de janeiro é o dia da festa de Bom Jesus dos Navegantes. Durante todo o dia imagens de Cristo e de outros santos são colocadas em embarcações enfeitadas e cruzam a baía de Todos os Santos. Ao baiano também costumam deseja “axé” para as pessoas queridas. Essa expressão quer dizer “boa sorte” e simboliza uma energia positiva que permite que outras existam. Centenas de embarcações acompanham o percurso, que vai do píer do Comércio ao da Barra.
Dia da Química
Química - O estudo das interações das substâncias químicas e com a energia, baseado nas estruturas dos átomos, moléculas e outros tipos de agregações.
Química (do egípcio kme (chem), significando "terra") é a ciência que trata das substâncias da natureza, dos elementos que a constituem, de suas características, propriedades combinatórias, processos de obtenção, suas aplicações e sua identificação. Estuda a maneira pela qual os elementos se ligam e reagem entre si, bem como a energia desprendida ou absorvida durante estas transformações.
Lavoisier: O Pai da Química Moderna
Antoine lavoisier color.jpg
Dia do Município
Datas
0045 a. C. - O dia de ano Novo celebrou-se pela primeira vez, quando Júlio César, então ditador, estabelece o calendário Juliano. Aconselhado pelo astrónomo e filósofo Alexandrino Sosígenes, César acrescentou 67 dias ao ano 46 a.C. para corrigir o desfasamento da passagem do tempo no imperfeito calendário romano. A celebração perdeu-se durante a Idade Média, mas após a implantação do calendário Gregoriano (o actual) em 1582, o dia de Ano Novo foi restaurado. Desde então, a tradição manda que as pessoas se reúnam para receber o Novo ano.
foto de sinopsis
1764 - Na França, Wolfgang Amadeus Mozart, aos oito anos de idade, toca piano para a Família Real em Versalhes.
1776 - O líder da Revolução Norte-Americana, George Washington, apresenta a primeira bandeira nacional dos Estados Unidos.
1788 - O primeiro número do jornal The Times é publicado em Londres.
1863 - No dia 01 de Janeiro de 1863, o 16º Presidente dos Estados Unidos decretou a abolição da escravatura em todo o território americano. Abraham Lincoln introduziu algumas medidas para levar a cabo a abolição e emitiu a Proclamação de Emancipação no mesmo ano. Também mudou a Constituição em 1865, criando a 13ª Emenda que proibia oficialmente a escravatura com excepções limitadas (como a dos condenados por crimes). Também aboliu a servidão involuntária. Quando da Proclamação de Emancipação, a escravatura continuava a ser legal em Delaware, Kentucky, Missouri, Maryland e Nova Jérsia, até 1865 quando acabou em todos os estados
foto de sinopsis
1919 - Fundação do Partido Comunista Alemão, por Rosa Luxemburgo, Karl Liebnecht e Guilhermo Pieck.
Rosa Luxemburgo
Rosa Luxemburgo
1957 - Manoel da Nóbrega criou a Praça da Alegria, uma das mais longevas atrações da nossa tevê.
1959 - Fidel Castro toma poder em Cuba após o ditador Fulgencio Batista fugir do país, buscando asilo na Republicana Dominicana.
Cuba: 54 Anos da Revolução
Raúl Castro e o presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, em 2008
Cuba, chamada oficialmente de República de Cuba, é um país insular do Caribe. A nação de Cuba consiste na ilha principal de Cuba (incluindo a Base Naval da Baía de Guantánamo), além da Isla de la Juventud e de vários arquipélagos menores. Havana é a maior cidade de Cuba e a capital do país. Santiago de Cuba é a segunda maior cidade.[3][4] Ao norte de Cuba se encontram localizados os Estados Unidos e as Bahamas; a oeste está o México; ao sul estão as Ilhas Cayman e a Jamaica; enquanto que a sudeste estão situados a Ilha de Navassa e o Haiti.
Em 1492, Cristóvão Colombo descobriu e reivindicou a ilha, hoje ocupada por Cuba, para o Reino de Espanha. Cuba permaneceu como um território da Espanha até a Guerra Hispano-Americana, que terminou em 1898, sendo reconhecida com um país independente pela maioria dos páises no início do século XX. Entre 1953 e 1959 ocorreu a Revolução Cubana, que removeu a ditadura de Fulgencio Batista.[5]
Cuba é o lar de mais de 11 milhões de pessoas e é a nação-ilha mais populosa do Caribe. Seu povo, sua cultura e seus costumes foram formados a partir de fontes diversas, tais como os povos Taíno e Ciboney, o período em que foi uma colônia do Império Espanhol, a introdução de escravos africanos e a sua proximidade com os Estados Unidos.
Cuba tem uma taxa de alfabetização de 99,8%,[6][7] uma taxa de mortalidade infantil inferior até mesmo à de alguns países desenvolvidos,[8] e uma expectativa de vida média de 77,64.[6] Em 2006, Cuba foi a única nação no mundo que recebeu a definição da WWF de desenvolvimento sustentável; ter uma pegada ecológica de menos de 1,8 hectares per capita e um Índice de Desenvolvimento Humano de mais de 0,8 em 2007.[9]
Um dia o mar vencerá o muro
Percival Puggina
http://www.puggina.org/
Zero Hora, 31/12/2011 e 01/01/2012
1955 - Começa a história das Ligas Camponesas
Francisco Julião
O organizador das Ligas Camponesas Francisco Julião, de terno escuro, com Zezé da Galiléia, um dos líderes do movimento. Pernambuco, dia 08 outubro de 1959
"Dr. Julião..." , começou dizendo o camponês enquanto amassava nervosamente o chapéu de palha nas mãos calosas. Francisco Julião olhou o grupo de homens rudes que o cercava em seu gabinete de advogado, no Recife, e considerou a situação. Aqueles homens eram trabalhadores do Engenho Galiléia, em Vitória de Santo Antão, a 50 km da "Veneza Brasileira". Eram "foreiros" e pagavam dias de "condição" ao proprietário. Haviam organizado a Sociedade Agrícola e Pecuária dos Plantadores de Pernambuco. Mas o proprietário, que a princípio apoiara o movimento, queria agora despejá-los do engenho, alegando que aquilo era "comunismo". Os camponeses, liderados por Zezé da Galiléia, pediam a Julião que levasse seu caso para a Justiça. Corria o mês de dezembro de 1954.
Julião, que era também deputado estadual pelo Partido Socialista, solidarizou-se com eles e, a 1º de janeiro de 1955, legalizou a Sociedade fundada pelos "galileus". Começava assim a história das Ligas Camponesas.

Outro deputado socialista, Carlos Luís de Andrade, elaborou um projeto que autorizava a desapropriação do Engenho Galiléia, enquanto Julião lançava uma campanha pela reforma agrária. Em 1958, no Recife, 3.000 trabalhadores rurais reuniram-se no Primeiro Congresso de Foreiros e Pequenos Proprietários. Nesse ano, Cid Sampaio, um usineiro udenista, foi eleito governador de Pernambuco com o apoio dos comunistas. Em fins de 1959, a Assembléia Legislativa aprovou a desapropriação de 500 hectares do Engenho Galiléia e entregou-os aos trabalhadores. No ano seguinte, as Ligas Camponesas já estavam organizadas em 26 municípios pernambucanos e se estendiam pela Paraíba e pelo norte de Alagoas.
Aniversários
1895 - J. Edgar Hoover fundador do FBI dos Estados Unidos.
1946 - Rivelino ex-jogador brasileiro de futebol. Participou das Copas de 1970, 1974 e 1978.
1961 - Rita Camata jornalista e deputada brasileira. 1969 - Sophie Okonedo atriz inglesa. Indicada ao Oscar em 2004 pelo filme "Hotel Ruanda".
1969 - Viola jogador brasileiro de futebol. 1970 - Paul Thomas Anderson cineasta e roteirista norte americano.
1972 - Catherine McCormack atriz inglesa.
1973 - Shelda jogadora brasileira de volei de praia. Prêmios em 1998, 1999, 2000 e 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário