terça-feira, 8 de janeiro de 2013

2013,terça-feira,8.janeiro   lua minguante

Tempo do Natal - Semana da Epifania
Evangelho do dia
Primeira leitura: Primeira carta de São João 4, 7-10
Salmo 72
Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, vossa justiça ao descendente da realeza! Com justiça ele governe o vosso povo, com eqüidade ele julgue os vossos pobres.
R: Os reis de toda a terra hão de adorar-vos, ó Senhor!
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 6, 34-44
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- O Espírito do Senhor repousa sobre mim e enviou-me a anunciar aos pobres o evangelho (Lc 4, 18)
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos:
Jesus encheu-se de compaixão
Naquele tempo, 34Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas. 35Quando estava ficando tarde, os discípulos chegaram perto de Jesus e disseram: "Este lugar é deserto e já é tarde. 36Despede o povo para que possa ir aos campos e povoados vizinhos comprar alguma coisa para comer". 37Mas, Jesus respondeu: "Dai-lhes vós mesmos de comer". Os discípulos perguntaram: "Queres que gastemos duzentos denários para comprar pão e dar-lhes de comer?" 38Jesus perguntou: "Quantos pães tendes? Ide ver". Eles foram e responderam: "Cinco pães e dois peixes". 39Então Jesus mandou que todos se sentassem na grama verde, formando grupos. 40E todos se sentaram, formando grupos de cem e de cinqüenta pessoas. 41Depois Jesus pegou os cinco pães e dois peixes, ergueu os olhos para o céu, pronunciou a bênção, partiu os pães e ia dando aos discípulos, para que os distribuíssem. Dividiu entre todos também os dois peixes. 42Todos comeram, ficaram satisfeitos, 43e recolheram doze cestos cheios de pedaços de pão e também dos peixes. 44O número dos que comeram os pães era de cinco mil homens.
- Palavra do Senhor- Glória a Vós, Senhor.
Santos do dia
Teófilo, Apolinário de Hierápoolis, Anônio de Catagerá e
São Severino
Dia do Fotógrafo e da Fotografia
A fotografia não tem um único inventor. Ela é uma síntese de várias observações e inventos em momentos distintos. A primeira descoberta importante para a fotografia foi a câmara escura. O conhecimento de seus princípios ópticos se atribui a Aristóteles, anos antes de Cristo, e seu uso para observação de eclipses e ajuda ao desenho, a Giovanni Baptista Della Porta.
Este dia foi escolhido para homenagear não só os fotógrafos, profissionais, como também os amadores, juntamente com o resultado de seus trabalhos: a fotografia. Neste dia, o astrônomo John Frederick William Herschel (1792-1871) teria usado em uma carta, pela primeira vez, a palavra "fotografia" para designar o ato de se "escrever com luz".
Fotógrafo Lambe Lambe, trabalhando no Parque Moscoso em 1963. A cena foi registrada pelo fotoclubista Roberto LordÍllo, morador da regiâ??o na Ã?poca - Editoria: Cidades - Foto: Roberto Lordêllo
O princípio óptico do aparelho fotográfico, porém, já havia sido descoberto por Leonardo da Vinci, três séculos antes da primeira fotografia, quando ele descreveu sua câmara escura. Esse fato foi divulgado por volta de 1545. Mesmo assim, ficou em destaque o nome de Giovanni Battista, devido à clara descrição de um equipamento fotográfico, em 1558.
[foto13.jpg]
A fotografia como fonte histórica: A bandeira soviética a esvoaçar no topo do destruído Parlamento alemão
Logo em seguida, o italiano Girolamo Cardano, dito Jerônimo Cardan, criou os primeiros modelos portáteis de câmara escura, aperfeiçoada, nos anos seguintes, com o surgimento da lente biconvexa e do diafragma, inventados por Daniel Barbaro, em 1568. No decorrer dos anos, a câmara escura foi se desenvolvendo até chegar aos modernos equipamentos digitais de hoje.
Fotógrafos no jogo Brasil x Uruguai, final da Copa do Mundo, ocorrida no Estádio do Maracanã – Rio de Janeiro, em 1950
Maurício Nahas / Divulgação
Fotografia de Maurício Nahas feita a partir de câmera pinhole de caixa de bombons
howardschatz1
A arte do fotógrafo Howard Schatz
Um simples vocábulo passou a designar o produto do trabalho do fotógrafo: a fotografia, de cuja imagem se podem tirar mil palavras. Já dizia Kosstler: "Os fotógrafos sabem que basta uma variação no ângulo da objetiva para mudar fotograficamente o objeto mais banal". Portanto, é nas mãos desse profissional que a imagem grafada no papel com luz ganha sentido e interpretação. Ao ganhar essa "alma", a fotografia bem colocada na capa de um jornal, trazendo informação ou ilustrando o conteúdo de um livro, exerce o seu papel de propagadora de cultura e informação a todas as pessoas. Por isso, são homenageados no mesmo dia não só aquele que concede "alma" a uma fotografia, como também a obra.
A tradição popular elegeu uma padroeira para os fotógrafos: santa Verônica, a mulher que limpou com um lenço o rosto ensangüentado de Cristo durante a sua caminhada para o Calvário. A mesma tradição conta que o rosto de Jesus ficou gravado nesse lenço, como uma relíquia de inestimável valor, de modo que se tornou o registro histórico da primeira fotografia.
Mais:
Datas
1916 - As forças aliadas da Primeira Guerra Mundial são levadas a uma retirada maciça das costas da península de Gallipoli, na Turquia, terminando com a catastrófica invasão do Império Otomano.
A península de Gallipoli, que guarda a entrada ao mar de Mármara, transformou-se no cenário de um massacre quando os Aliados atacaram as praças turcas, em Fevereiro de 1915.
Os couraçados franceses e britânicos mostraram a sua hegemonia sobre a artilharia de terra turca, mas as minas navais dizimaram a frota Aliada, forçando uma batalha terrestre que ao longo de quase um ano provocou 250.000 vítimas aliadas.
Aproximadamente, um número semelhante de soldados turcos foram feridos ou mortos. A 8 de Janeiro de 1916, após 11 meses de avanços sangrentos e ineficazes, as forças aliadas retiraram-se.
foto de sinopsis
1998 - Ramzi Yousef, que planejou o bombardeio do World Trade Center, é condenado à prisão perpétua em Nova York.
Aniversariantes
1935 - Elvis Presley , ator, cantor, compositor e músico norte americano. Conhecido como o Rei do Rock´n Roll.
1937 - Shirley Bassey, Cantora de sucesso nos anos 1950 com canções como As I Love You?, Goldfinger, Moonraker etc; uma das maiores divulgadoras dos hinos gays.
1942 - Stephen Hawking, Físico e astrônomo, descobre e estuda os Buracos Negros.Atacado de esclerose lateral amiotrófica (doença degenerativa e progressiva) comunica-se com um sintetizador de voz e um computador.
1946 - Robby Krieger, músico e compositor norte americano. Foi guitarrista da banda "The Doors".
1947 - David Bowie, cantor inglês.
1967 - R. Kelly, cantor e compositor norte americano. Estilo Rap.
1967 - Guilherme Fontes, Ator e diretor de cinema. Atuou em novelos como Bebê a Bordo. A Viagem, Mulheres de Areia.
1973 - Sean Paul, cantor e compositor jamaicano. Estilo Reggae e posteriormente Rap.
1976 - Alexandre Pires, cantor brasileiro de pagode.
1935 - Evis Prresley, Elvis Aaron Presley[nota 1] (East Tupelo, 08 de janeiro de 1935 — Memphis, 16 de agosto de 1977) foi um famoso músico e ator, norte-americano, sendo mundialmente denominado como Rei do Rock. É também conhecido pela alcunha Elvis The Pelvis, apelido pelo qual ficou conhecido na década de 1950 por sua maneira extravagante e ousada de dançar. Uma de suas maiores virtudes era a sua voz, devido ao seu alcance vocal, que atingia, segundo especialistas, notas musicais de difícil alcance para um cantor popular. A crítica especializada reconhece seu expressivo ganho, em extensão, com a maturidade; além de virtuoso senso rítmico, força interpretativa e um timbre de voz que o destacava entre os cantores populares, sendo avaliado como um dos maiores e por outros como o melhor cantor popular do século XX.
Divulgação
Considerado o maior roqueiro da história mundial, inicou na música aos 10 anos. Fez várias gerações sacudirem com seu balanço e foi encontrado morto na sua mansão, em 1977, com drogas no corpo. Ele foi coveiro antes de ser músico.
Para os fãs, a frase "se estivesse vivo" não valeria nessa matéria para dizer que o imortal rei do rock´n´roll, Elvis Presley, completaria 77 anos de idade, hoje. A data é um segundo aniversário para os que idolatram o cantor e ator, com direito a bolo, sessão de filmes do rei e audição dos sucessos de Elvis nos fãs clubes do País. Só no Brasil, o astro possui mais de 41 mil fãs também membros da comunidade do orkut Elvis Presley Brasil.
http://www.elvis.com/
Site no Brasil - http://www.elvisbrasil.com/Fã clube Elvisback - http://www.elvisback.com/
Vídeo: Elvis Presley Jailhouse Rock 1957
Mortes
1642 - Morre Galileu Galilei, matemático, físico, astrônomo e inventor italiano.
1996 - O ex-presidente francês François Mitterrand falece aos 79 anos de idade.
1997 - Morre Melvin Calvin, científico e professor americano que recebeu o Prêmio Nobel de Química em 1961.

Nenhum comentário:

Postar um comentário