sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

2013,sexta-feira,4,janeiro   lua cheia
Casimiro José Marques de Abreu
Litografia de Casimiro de Abreu em rótulo de cigarro

Semana da Epifania do Senhor ou Teofonia do Senhor
A ser celebrada em 06 de janeiro. Celebrava-se no dia 06 antes da reforma litúrgica promovida pelo Vaticano II - atualmente é festejada, no Brasil, no primeiro domingo após 1° de janeiro. Esta festa, surgida já nos priemiros séculos do cristianismo, está em sintonia com o Natal, pois revela Jesus Cristo à humanidade toda. O termo grego Epifania ou Teofonia, significa auto-revelação ou manifestação, a chegada ou o advento de um rei ou um imperador e a aparição de um deus ou uma intervenção milagrosa. É São Paulo quem consagra o uso cristão da palavra, aplicando-a a Jesus e ao mistério salvífico revelado. Liturgicamente a Epifania prolonga o tempo do Natal, aprofundando seu Mistério. Enquanto a solenidade de 25 de dezembro celebra a Encarnação do Verbo, 06 de janeiro (no Brasil, no domingo entre os dias 02 e 08 de janeiro) sublinha as manifestações terrenas que testemunham ser Ele o Verbo eterno do Pai. Trata-se de uma Solenidade que tem matriz oriental, ligada à Vinda do Redentor, antes mesmo de Roma instituir a festa do Natal.
Evangelho do dia
Tempo de Natal
Primeira leitura: Primeira carta de São João 3, 7-10
Salmo 98
Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória.
R: Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.
Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 1, 35-42
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- Depois de ter falado, no passado, aos nossos pais pelos profetas muitas vezes, em nossos dias Deus falou-nos por seu Filho (Hb 1, 1s)
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João:
 
"Vinde e vede!"
No dia seguinte, João estava outra vez ali com dois dos seus discípulos. Quando viu Jesus passar, disse:
- Aí está o Cordeiro de Deus!
Quando os dois discípulos de João ouviram isso, saíram seguindo Jesus. Então Jesus olhou para trás, viu que eles o seguiam e perguntou:
- O que é que vocês estão procurando?
Eles perguntaram:
- Rabi, onde é que o senhor mora?
("Rabi" quer dizer "mestre".)- Venham ver! - disse Jesus.
Então eles foram, viram onde Jesus estava morando e ficaram com ele o resto daquele dia. Isso aconteceu mais ou menos às quatro horas da tarde.
André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois homens que tinham ouvido João falar a respeito de Jesus e por isso o haviam seguido. A primeira coisa que André fez foi procurar o seu irmão Simão e dizer a ele:
- Achamos o Messias. ("Messias" quer dizer "Cristo")
Então André levou o seu irmão a Jesus. Jesus olhou para Simão e disse:
- Você é Simão, filho de João, mas de agora em diante o seu nome será Cefas. ("Cefas" é o mesmo que "Pedro" e quer dizer "pedra")
- Palavra da salvação
- Glória a Vós, Senhor.
Nossa Senhora das Rosas
Hoje é o Nossa Senhora das Rosas
"Um ramo sairá do tronco de Jessé, um rebento brotará de suas raízes". Isaías 11, 1. 
Vide mais nos blogues: 
http://mnegocio.blog.uol.com.br/
Imagem do altar-mor do santuário de Albano - Itália
"Um ramo sairá do tronco de Jessé, um rebento brotará de suas raízes". Isaías 11, 1. 
Desde os primeiros séculos os cristãos usaram a rosa com um significado místico. As catacumbas de São Calisto, encontradas no século III, em Roma, mostram que eles tinham o costume de desenhar rosas indicando o paraíso. Porém, São Cipriano de Cartago usava a rosa como sinônimo de martírio. A partir do século V, a rosa passou a simbolizar a Virgem Maria. Tanto assim que os ícones marianos mais antigos do oriente representam a Mãe Imaculada com o Divino Filho nos braços e uma rosa na mão, ou emoldurando o quadro.
O ocidente enriqueceu ainda mais essa iconografia mariana. As mais divulgadas são as obras pintadas por: Tiziano, Schongauer, Cantarini entre outros, no período medieval. Sob título de "Madona da Rosa" ou "Madona das Rosas", foram executadas especialmente para ilustrar os magníficos Santuários e hoje acervo de vários museus do mundo.
Todavia, a devoção à Nossa Senhora "das Rosas" remonta o século XV e está ligada a dois fatos prodigiosos ocorridos na noite de 03 e na madrugada de 04 de janeiro de 1417, na região da Brescia, Itália.
Dois mercadores forasteiros se aproximavam da cidade de Bérgano, quando ficaram perdidos no bosque de Albano, sem sinal da estrada já coberta de neve. Não imaginavam que estavam bem próximos do destino, apenas à oito quilômetros do centro da cidade.Temendo os salteadores, pediram ajuda ao Senhor invocando com confiança a Mãe Santíssima, prometendo erguer uma capela à Maria assim que saíssem daquela situação aflitiva.
Imediatamente do céu saiu um feixe de luz quebrando a escuridão do bosque e trazendo uma neblina luminosa, que os conduziu à porta da cidade. Certos de que lhes acontecera era um milagre, ainda rezavam ao Senhor e à Virgem, quando um clarão surgiu com a aparição: viram Nossa Senhora sentada num trono de nuvens toda rodeada de rosas, nos joelhos tinha o Divino Filho e também Ele com rosas na mão.
Ao amanhecer, foram ao encontro do Bispo de Bérgamo e contaram sobre o milagre do bosque, a aparição da Mãe Celeste e a promessa da construção do templo mariano. Logo, com a doação dos dois forasteiros, no Monte de Bérgamo, hoje Monte Róseo, foi erguida a igreja à Virgem das Rosas, inaugurada em maio de 1418. Mas os mercadores compraram um terreno no bosque de Albano, onde aconteceu o milagre da luz noturna e construíram uma outra capela dedicada à Nossa Senhora das Rosas.
Nessa capela, em 1855, os habitantes de Albano rezaram pedindo a intercessão da Mãe Santíssima para terminar com a cólera que acabava com a população. Cessada a epidemia foi construído o Santuário de Nossa Senhora das Rosas de Albano. Em 1877, o Vaticano decretou a celebração própria do culto, em 04 de janeiro. E depois, em 1920, concedeu a coroação canônica da Virgem das Rosas.
Santos do dia
Caio; Hermes e
Santa Ângela de Foligno
Terra no Periélio
Inner Planet Orbits.jpgOuter Planet Orbits.jpg
Em astronomia, o periélio (ou perélio), que vem de peri (à volta, perto) e hélio (Sol
Quando um corpo atinge sua menor distância possível do Sol, ele atinge o periélio. Quando um corpo se encontra no periélio, ele tem a maior velocidade de translação, o movimento de um objeto em relação a outro, de toda a sua órbita. A Terra atinge o periélio todo ano, em torno do dia 4 de janeiro. Nesse ponto, a distância entre o planeta e o astro é de 147,1 milhões de quilômetros.
O último periélio do cometa Halley aconteceu em 27 de novembro de 1985. Os astrônomos calculam o próximo para 28 de Julho de 2061.
O oposto do periélio é o afélio, ponto em que um corpo atinge sua maior distância possível do Sol. Quando a Terra atinge seu ponto de afélio, sua distância do Sol é de cerca de 152,1 milhões de quilômetros. Isso acontece uma vez por ano, em torno do dia 4 de julho.
No periélio, o corpo atinge a menor velocidade de translação de toda a sua órbita.
Dia da Abreugrafia
DIA DA ABREUGRAFIA   MAQUINA LANÇADA
Dia comemorativo instituído pelo decreto n 42.984, de 3/1/1958
O dia 4 de janeiro, dia do nascimento de Manoel Dias de Abreu, foi instituído como o dia nacional da abreugrafia em homenagem ao saudoso médico radiologista, nascido no ano de 1892 em São Paulo. O criador do exame (daí o termo abreugrafia) tornou-se mundialmente conhecido após o desenvolvimento do método diagnóstico e pela sua constante luta contra tuberculose.
Manoel de Abreu formou-se aos 21 anos pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1913. Em 1915 mudou-se para Paris onde freqüentou os hospitais Nouvel Hôpital de la Pitié, o laboratório central de Radiologia do Hôtel-Dieu e o Hospital Laennec. Publicou diversos livros, entre eles o Radiodiagnostic dans la tuberculose pleuro-pulmonaire e diversos artigos sobre a abreugrafia em periódicos nacionais e internacionais como Collective Fluorography no Radiology e Processus and Apparatus for Roentgenphotography no The American Journal of Roentgenology and Radium Therapy (AJR), ambos em 1939.
Em reconhecimento ao seu trabalho, o ilustre radiologista recebeu diversas homenagens das principais entidades médicas como a medalha de ouro médico do ano do American College of Chest Physicians (1950), o diploma de honra da Academy of Tuberculosis Physicians (1950) e a medalha de Ouro do Colégio Interamericano de Radiologia (1958). Além disso, recebeu o título de membro honorário da Sociedade Alemã de Radiologia (1940) e do American College of Radiology (1945). Morreu vítima de câncer de pulmão em 1962, aos 70 anos. O alto índice de mortalidade por tuberculose nas décadas de 30 e 40, principalmente no Rio de Janeiro, e a ineficácia dos instrumentos utilizados pelas autoridades sanitárias para combater a doença propiciaram o aparecimento da abreugrafia. O primeiro aparelho destinado a realizar exames em massa da população foi construído pela Casa Lohner e instalado na cidade do Rio de Janeiro em 1937. O método era muito sensível, com especificidade razoável, de baixo custo operacional e permitia a realização de um grande número de exames em um curto espaço de tempo. O exame tinha por princípio a fotografia do écran ou tela fluorescente. A documentação era feita através de filme comum de 35 mm ou 70 mm. Abreu sempre recomendou o filme de 35 mm, que embora de menor custo, exigia o uso de lentes de aumento especiais para a interpretação do exame. Roentgenfotografia foi o nome escolhido por Abreu na apresentação da nova técnica à Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro em julho de 1936. Poucos anos mais tarde, em 1939, no I Congresso Nacional de Tuberculose, no Rio de Janeiro, a designação abreugrafia foi aceita por unanimidade. O exame foi utilizado no rastreamento da tuberculose e doenças ocupacionais pulmonares, difundindo-se rapidamente pelo mundo graças ao baixo custo operacional e alta eficiência técnica. Unidades móveis foram desenvolvidas e utilizadas em todo mundo. Fora da América do Sul, a denominação do exame era variável: Mass radiography, miniature chest radiograph (Inglaterra e Estados Unidos), Roentgenfluorografia (Alemanha), Radiofotografia (França), Schermografia (Itália), fotorradioscopia (Espanha) e fotofluorografia (Suécia). Tal era a aprovação e o entusiasmo pelo método na época que somente na Alemanha, até o ano de 1938, o número de exames realizados pelo professor Holfelder já ultrapassava a 500 mil. A importância de sua obra também levou à criação da Sociedade Brasileira de Abreugrafia em 1957 e à publicação da Revista Brasileira de Abreugrafia. Nas últimas décadas, a manutenção precária dos equipamentos brasileiros (o que facilitava o excesso de exposição a radiação ionizante) e as diretrizes de proteção radiológica cada vez mais rigorosas, acabaram limitando a utilização do método nos diversos países. A radiologia brasileira, entretanto, já havia dado uma importante contribuição para a medicina mundial.
Dia do Hemofílico
Herbert de Souza
A
hemofilia é um distúrbio na coagulação do sangue. Por exemplo: Quando cortamos alguma parte do nosso corpo e começa a sangrar, as proteínas (elementos responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento de todos os tecidos do corpo) entram em ação para estancar o sangramento. Esse processo é chamado de coagulação. As pessoas portadoras de hemofilia, não possuem essas proteínas e por isso sangram mais do que o normal.
Existem vários fatores da coagulação no sangue, que agem em uma seqüência determinada. No final dessa seqüência é formado o coágulo e o sangramento é interrompido. Em uma pessoa com hemofilia, um desses fatores não funciona. Sendo assim, o coagulo não se forma e o sangramento continua.

Tipos de Hemofilia: A hemofilia é classificada nos tipos A e B. Pessoas com Hemofilia tipo A são deficientes de fator VIII (oito). Já as pessoas com hemofilia do tipo B são deficientes de fator IX. Os sangramentos são iguais nos dois tipos, porém a gravidade dos sangramentos depende da quantidade de fator presente no plasma (líquido que representa 55% do volume total do sangue).
Transmissão: A hemofilia é uma doença genética, ou seja, é transmitida dos pais para os filhos no momento em que a criança é gerada.
O corpo humano se desenvolve a partir de uma única célula. Esta célula é formada pela união do espermatozóide do pai com o óvulo da mãe. Cada um destes possui um núcleo com 23 pares de cromossomos, que se juntam e dão origem aos 23 pares de cromossomos que contem todas as informações necessárias para a formação de uma pessoa, como tipo de cabelo, cor dos olhos, etc. Cada cromossomo é formado por um conjunto de genes. Se apenas um desses genes apresentar alguma alteração, também representará uma alteração na criança que está sendo gerada.
 
Tempo da Hemofilia: A quantidade de fator VIII(oito) ou fato IX(nove) no sangue, geralmente se mantém a mesma durante toda a vida. Na fase adulta as hemorragias são menos freqüentes, já que as atividades físicas tendem a diminuir de acordo com a idade e, portanto os pequenos traumas (pancadas) cotidianos, também diminuem.
Sangramentos: Geralmente, os sangramentos são internos, ou seja, dentro do seu corpo, em locais que você não pode ver, como nos músculos. Podem também ser externo, na pele provocado por algum machucado aparecendo manchas roxas ou sangramento. As mucosas (como nariz, gengiva, etc.) também podem sangrar.
Os sangramentos podem tanto surgir após um trauma ou sem nenhuma razão aparente.
Os cortes na pele levam um tempo maior para que o sangramento pare.
 
Tratamento: O tratamento é feito com a reposição intra venal (pela veia) do fator deficiente.
Mas para que o tratamento seja completo, o paciente deve fazer exames regularmente e jamais utilizar medicamentos que não sejam recomendados pelos médicos.
Por Cássia Nunes:
Bibliografia: Cartilha ‘O que é Hemofilia’, Serviço de Hemofilia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP
Dia Mundial do Braille
Pelo nascimento de Louis Braille e a sua ação em prol da integração dos cidadãos com deficiência visual.
O braille é uma forma de escrita própria para deficientes visuais, composta por uma célula constituída por 6 pontos em relevo que, através de várias combinações, correspondem aos sinais e letras do alfabeto.
É lido através dos dedos e escrito numa máquina própria.
Sem este sistema de escrita os deficientes visuais, dificilmente conseguiriam ler ou escrever mensagens.
Datas
1808 - Dia da Criação da 1ª tipografia no Brasil
Aprendemos com a nossa História que o ano de 1808 trouxe para o Brasil novos hábitos. Com a vinda de D. João VI e a família Real Portuguesa, houve grande mobilização na colônia para abrigar a corte portuguesa. O Rio de Janeiro, àquela época com um pouco mais de 50 mil habitantes, precisava abrigar os 15 mil que se transferiam e acabou sofrendo uma espécie de "europeização" para tornar-se a capital do império. Uma espécie de revolução cultural aconteceu.
É de 1808 o alvará que pôs em funcionamento o Banco do Brasil - é que a monarquia ia precisar movimentar recursos para se manter. Os portos brasileiros foram abertos, surgiu a Biblioteca Real (futura Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro), foram criadas a Escola de Ciências Artes e Ofícios (futura Escola Nacional de Belas Artes) e a Academia Militar, entre outras novidades.
Até 1808, fábricas eram proibidas na colônia. D. João assinou o alvará permitindo que fábricas pudessem funcionar. Foi então fundada, no Rio de Janeiro, a "Imprensa Régia".
Nesse momento a informação começaria a circular, a princípio nas mãos da corte. Logo viria o primeiro jornal, "A Gazeta do Rio de Janeiro", divulgando toda a informação oficial.
Oficialmente, essa é a data da instalação da primeira tipografia no Brasil.
Topografia é a ciência que estuda todos os acidentes geográficos definindo a situação e a localização de uma área em geral. Tem a importância de definir as medidas de área, locação, loteamento, variações de nível e cubagem de terra.
1948 - LP surgiu em 1948 e chegou ao Brasil em 1949Vinil reinou por 40 anos.
Lado A, lado B, agulha de safira na bandeja da vitrola, girando. Hoje item de colecionador, o long play surgiu em 1948. Chegou por aqui em 04 de janeiro de 1950 - mesmo ano da inauguração da televisão brasileira. O primeiro LP produzido no País foi Carnaval, com sambas e marchinhas de Os Cariocas, lançado pela Capitol.
Diferente dos discos de 78 rotações por minuto (RPM) - feitos em cera, pesados, frágeis e só com uma música por lado -, os LPs são de vinil microsulcado, mais resistentes. Com 30 centímetros de diâmetro e 33 RPM, abrigam cerca de 20 minutos de música em cada lado.
O bolachão reinou no mercado fonográfico por 40 anos. “Os discos eram conceitos e os projetos gráficos faziam parte. As imagens das capas explodem na memória com os sons”, acrescenta o designer Egeu Laus, chamando atenção para o espaço que os artistas gráficos tinham para as capas: 31 por 31 centímetros versus 12 por 12 dos CDs. E os aficionados garantem: os LPs duram mais e o som é muito superior.
SAIBA MAIS
Chega de Saudade, de Ruy Castro (Companhia das Letras, 1990).
1950 - A empresa RCA Victor declara que começaria a produzir discos de longa duração, os LP´s de vinil. Iniciada a divulgação comercial do disco de vinil, mais conhecido como LP, pela RCA Victor. Atualmente, eles são encontrados e vendidos como relíquias. Mesmo assim, os DJ´s usam e abusam dos vinis, pois facilitam nas mixagens musicais em festas. Radio Corporation of America(RCA) foi riada em 1919, a primeira grande empresa norte-americana de telecomunicações. Em 1929, a RCA comprou a Victor(Victor Talking Machine Company fundada em 1900) constituindo-se assim a RCA Victor, o maior e mais antigo fabricante de discos da América. O disco de vinil, ou simplesmente Vinil ou ainda Long Play (abreviatura LP), ou coloquialmente bolachão é uma mídia desenvolvida no início da década de 1950 para a reprodução musical, que usava um material plástico chamado vinil. 
Primeiro registro em disco de Renato e Seus Blue Caps. Neste 78 rotações, a banda acompanha o grupo vocal "Os Adolescentes". O disco, lançado pela pequena gravadora carioca "Ciclone", é extremamente raro, assim como os outros três 78 rpm da banda. Primeiro, devido ao pequeno número de cópias que foram feitas (estima-se que menos de 500). Segundo, devido ao fracasso de vendas. Este disco marca também a estréia de Renato Barros como compositor em "Garota fenomenal". De acordo com Renato, o baterista nestas gravações foi Gélson, que também pertencia aos "Adolescentes", e que, mais tarde, em 1972,voltaria a fazer parte de Renato e Seus Blue Caps.
1954 - Com a intenção de dar um presente à sua mãe, Elvis Presley paga US$ 4,00 para gravar seu primeiro disco. O produtor musical e dono do estúdio,
Sam Phillips, gostou do que ouviu e um ano depois fazem juntos algumas gravações comerciais.
1956 - O pintor Cândido Portinari entrega os painéis de Guerra e Paz para a sede da Organização das Nações Unidas, em Nova York. GUERRA E PAZ
Portinari teve o visto negado e não compareceu à inauguração dos painéis na sede da ONU em Nova York em 1957, Guerra (à esq.) e Paz (à dir.)
Aniversariantes
1837 - Casimiro de Abreu, Poeta nostálgico, autor de Primaveras, entre outras obras
1934 - Elias Gleizer, ator brasileiro.
1960 - Michael Stipe, cantor norte americano. Vocalista da banda R.E.M.
1962 - Norton Nascimento, ator brasileiro.
1968 - Julio Cesar Barbosa, Tecladista e compositor dos MAMONAS ASSASSINAS.
Newton - Principia (1687), title, p. 5, color.jpg
A obra Principia, de Newton.
Sir Isaac Newton (Woolsthorpe-by-Colsterworth, 4 de janeiro de 1643 — Londres, 31 de março de 1727)[1][nota 1] foi um cientista inglês, mais reconhecido como físico e matemático, embora tenha sido também astrônomo, alquimista, filósofo natural e teólogo.
1837 - Casimiro de Abreu, Casimiro José Marques de Timo Abreu (Silva Jardim, 4 de janeiro de 1839 — Nova Friburgo, 18 de outubro de 1860) foi um poeta brasileiro da segunda geração romântica.
Poesia: Clara
Não sabes, Clara, que pena
eu teria se — morena
tu fosses em vez de
clara!Talvez... quem sabe... não digo...
mas refletindo comigo
talvez nem tanto te amara!

A tua cor é mimosa,
brilha mais da face a rosa
tem mais graça a boca breve.
O teu sorriso é delírio...
És alva da cor do lírio,
és clara da cor da neve!

A morena é predileta,
mas a clara é do poeta:
assim se pintam arcanjos.
Qualquer, encantos encerra,
mas a morena é da terra
enquanto a clara é dos anjos!

Mulher morena é ardente:
prende o amante demente
nos fios do seu cabelo;
— A clara é sempre mais fria,
mas dá-me licença um dia
que eu vou arder no teu gelo!

A cor morena é bonita,
mas nada, nada te imita
nem mesmo sequer de leve.
— O teu sorriso é delírio...
És alva da cor do lírio,
és clara da cor da neve!
O texto acima foi extraído da antologia "Humor e Humorismo — Poesias e Versos e Paródias de Poemas Famosos", Editora Brasiliense - 1961, pág. 101, organização de Idel Becker.
Mortes
1988 - Morte de Henfil
Henrique de Sousa Filho, mais conhecido como Henfil(Ribeirão das Neves, 5 de fevereiro de 1944 — Rio de Janeiro, 4 de janeiro de 1988), foi um cartunista, quadrinista, jornalista e escritor brasileiro.
2007 - Morria Padre Léo
Padre Léo
dorina
É difícil encontrar uma pessoa cega no Brasil que não tenha tido em mãos um livro impresso pela Fundação Dorina Nowill. Trata-se da maior imprensa braile da América...
Uma Tragédia Brasileira
Detalhe da capa do livro O Rebelde do Traço - A vida de Henfil, de Dênis de Moraes.
Quem dera o mundo todo fosse assim: quando Henrique era pequeno, a mãe enchia a casa de almofadas. Hemofílico, ele não podia se cortar, pois tal condição hereditária impede o sangue de coagular. O mineiro Henrique de Souza Filho, nascido em Ribeirão das Neves em 1944, troca brincadeiras pelo desenho. Outros dois irmãos também sofrem de hemofilia e se tornarão famosos como ele: o sociólogo Betinho e o músico Chico Mário. Em 1965, Henrique já trabalha no Diário de Minas fazendo cartuns. O escritor Roberto Drummond convida-o para trabalhar na revista Alterosa. É Drummond quem sugere o nome artístico que o acompanhará pelo resto da vida: Henfil (iniciais de Henrique e Filho).
Os Fradinhos (Baixinho e Cumprido) explodiram nacionalmente nas páginas do Pasquim em 1969. Durante dois anos faz tratamento médico nos EUA. Consegue contrato para os Fradins, lá chamados The Mad Monks (Os Frades Loucos). Em dois meses, todos cancelam a publicação, alegando que as tirinhas eram sick (doentes). Desse período resulta o Diário de um Cucaracha, coletânea de cartas enviadas a amigos brasileiros.
Seus personagens retrataram de maneira singular a realidade brasileira. Henfil encontrava no descaso ou na maldade matéria-prima para as histórias da Graúna, do capitão Zeferino, do paranóico Ubaldo, dos Fradinhos. Deixou cinco livros. Escreveu a peça Revista do Henfil; produziu, escreveu e atuou no quadro TV Homem; roteirizou e dirigiu o filme Tanga - Deu no New York Times.
Numa das transfusões de sangue que precisava regularmente fazer, pega aids, assim como os dois irmãos. Sente os sintomas uma década depois do sucesso de O Bêbado e a Equilibrista, de João Bosco e Aldir Blanc, que pedia "a volta do irmão do Henfil" (Betinho, exilado). Deixou-nos "num rabo de foguete" em 4 de janeiro de 1987.
Almanaque Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário