sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

2013,sexta-feira,11,janeiro
                           lua nova
Evangelho do dia
Primeira leitura: Primeira carta de São João 5, 5-13
SALMO 147
- Glorifica o Senhor, Jerusalém! Ó Sião, canta louvores ao teu Deus! Pois reforçou com segurança as tuas portas, e os teus filhos em teu seio abençoou.
R: Glorifica o Senhor, Jerusalém!
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 5, 12-16
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- Jesus pregava a boa-nova, o reino anunciando, e curava toda espécie de doenças entre o povo (Mt 4, 23).
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
O toque que cura
Estando Jesus numa das cidades, apareceu um homem coberto de lepra. Ao ver Jesus, ele caiu com o rosto em terra e suplicou-lhe: "Senhor, se queres, tens o poder de purificar-me". Estendendo a mão, Jesus tocou nele e disse: "Quero, sejas purificado". E imediatamente a lepra desapareceu. E ordenou-lhe que não o contasse a ninguém. "Mas", disse, "vai mostrar-te ao sacerdote e apresenta por tua purificação a oferenda prescrita por Moisés. Isso lhes servirá de testemunho". Cada vez mais, sua fama se espalhava, e as multidões acorriam para ouvi-lo e para serem curadas de suas doenças. Ele, porém, se retirava para lugares desertos, onde se entregava à oração.
- Palavra da salvação
- Glória a Vós, Senhor

Santos do dia
Higino, Sálvio, Honorata, Thomas de Cori,
São Teodósio:
Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos
O Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos é comemorado em 11 de Janeiro, em todo o Brasil.
A data é usado para conscientização da população quanto aos riscos causados pelo seu uso indiscriminado e problemas causados ao meio ambiente e à saúde humana.
No Rio de Janeiro, a data marca o ponto alto das acções de de controle e conscientização sobre o uso de agrotóxicos no meio rural. Segundo a Secretária estadual de Agricultura, o objetivo é, através da informação e conscientização, mudar a atitude dos agricultores com relação ao uso de agrotóxicos em suas lavouras. Já no Sergipe, a data é usada para o combate ao uso indiscriminado de agrotóxicos nos perímetros irrigados, usando para tal a fiscalização e a conscientização da população.
Dia Internacional do Obrigado
Pai Lula reuniu todos os meninos e disse:
- Garotada, hoje é o dia internacional do obrigado!
- O que isso significa, Pai Nem? -, perguntou Nitolino todo curioso.
- Significa, Nitolino, que devemos sempre agradecer pelas coisas que nos são importantes.
- Que coisas, Pai Nem? -, inquiriu o Mindinho intrigado.
Aí tia Conça tomou a dianteira e esclareceu:
- Agradecer ao sol por brilhar todas as manhãs...
- Às árvores por nos dar oxigênio todos os dias -, continuou Pai Nem.
- Ás águas por nos matar a sede, à vida por nos manter vivos, aos amigos por nos presentear com a amizade, à terra por nos dar guarida na vida, aos pais por nos educar... -, continuou tia Conça.
- Ao rio por nos deixar tomar banho! -, gritou Alvoradinha.
- Ao Pai Nem e à tia Conça por nos ensinar todos os dias -, enfatizou Gordim.
- Quer dier que a gente deve sempre agradecer a tudo aquilo que é bom pra gente? -, perguntou o Maior-de-Todos todo intrigado.
- Sim, sim. A gente sempre deve agradecer pelas coisas boas da vida, todas as manhãs, tardes e noites -, concluiu tia Conça.
- E como agora essa manhã está linda com esse sol maravilhoso raiando, os pássaros cantando, as árvores dando frutos saborosos, a vida plena se manifestando, vamos todos agora agradecer à vida!!!!! -, convocou Pai Nem!
E todos os meninos e meninas presentes se uniram numa só voz ao Pai Nem e à tia Conça e saudaram:
- Obrigado vidaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!
Entrou pela perna de pinto e saiu pela perna de pato, outra história que vier será de verdade um fato!
Datas
1922 - Leonard Thompson, um menino canadense de 14 anos, é a primeira pessoa a ser tratada de diabetes com insulina.
1928 - Stalin derruba Trotsky - Leon Trotsky, mentor da revolução bolchevique e arquitecto do Estado Soviético, foi deportado pelo novo líder soviético Josep Stalin a Alma-Ata, na Ásia central soviética. Trostky viveria ali num exílio interno durante um ano, antes de ser exilado definitivamente da URSS.
Trotsky, filho de pais russos judeus, já tinha sido preso em 1898 pelo governo czarista devido às suas actividades revolucionárias. Dois anos depois, foi exilado na Sibéria, mas escapou para Londres, onde colaborou com Vladimir Lenin. Expulso de vários países, viveu na Suíça, Paris e Nova Iorque, antes de regressar à Rússia durante a erupção da Revolução Bolchevique de 1917. Trotsky teve um papel tão importante como Lenin na carreira pelo poder, mas após a morte deste em 1924, perdeu frente a Stalin.
Criticou o regime estalinista por suprimir a democracia no Partido Comunista e pelas suas políticas económicas e Estaline expulsou-o do Politburo em 1926, do partido em 1927, de Moscovo em 1928 e da URSS em 1929. Durante o seu exílio, Trotsky criticou o Estado soviético por perder os seus ideais marxistas e foi considerado culpado de alta traição in absentia.
Em 1940, no México DF, foi assassinado por um comunista espanhol, Ramón , presumivelmente sob as ordens deStalin.
foto de sinopsis
1985 - Inicia no Rio de Janeiro o mega evento Rock in Rio. Foram 10 dias de shows em que tocaram grandes nomes da música mundial. O rock sacode o Brasil. Em 11 de janeiro de 1985, a cidade do Rio de Janeiro levou o Brasil inteiro à loucura. Iniciava o Rock in Rio, o maior festival de música já realizado em solo nacional. A festa terminou em 20 de janeiro, com 200 mil pessoas na Cidade do Rock, construída especialmente para o evento.
1993 - O Caminho de Santiago - No dia 11 de Janeiro de 1993, a organização UNESCO declarou a Rota Jacobea como Património da Humanidade. Esta rota de peregrinação cristã teve origem durante a Idade Média e o seu legado artístico e cultural perdura até à actualidade.
O Caminho tem oito vias de acesso a Santiago: a Rota Marítima, a Rota do Norte, a Rota Primitiva, a Via da Prata, o Caminho Inglês, o Caminho Português, o prolongamento de Finisterra e, a mais importante, o Caminho Francês que é a via utilizada pela maioria dos peregrinos.
O Caminho atravessa as províncias espanholas de Huesca, Saragoça, Navarra, Logronho, Burgos, Palência, Leão, Lugo e a Corunha. O objectivo principal é prestar homenagem ao Apóstolo Santiago, que está enterrado na Catedral, e purificar o corpo e a alma durante a travessia.
foto de sinopsis
Ways of St. James in Europe.png
Mapa dos Caminhos de Santiago
Aniversariantes
Do paulistano Oswald de Andrade (1890-1954): No final dos anos 10, conheceu Mário de Andrade e Di Cavalcanti. Assim começou a discussão de idéias que iria desaguar na Semana de Arte Moderna. Polemista, impiedoso na crítica, Oswald foi o limpa-trilhos do modernismo. Sarcástico, seus manifestos (Manifesto da Poesia Pau-Brasil, 1924; Manifesto Antropofágico, 1928) são demolidores.
(Clique aqui para ler o texto dos dois manifestos.)

Oswald, por Tarsila do Amaral, 1923
Três de maio
Aprendi com meu filho de dez anos
Que a poesia é a descoberta
Das coisas que eu nunca vi
1890 - Oswald de Andrade, Romancista, dramaturgo e poeta, um dos iniciadores do movimento nacionalista de arte Pau-Brasil.
1941 - Gerson, Conhecido como Canhotinha de Ouro participou das Copas de 66 e 70.
1945 - Geraldo Azevedo, cantor, compositor e musico brasileiro.
1965 - Patricia Pillar, atriz brasileira.
1971 - Mary J. Blige, cantora norte americana de R&B, soul e hip-hop.
Geraldo Azevedo
Nasceu em Petrolina, PE, em 11 de janeiro de 1945. Essa origem nordestina talvez tenha sido a responsável pelo tempero tão variado de ritmos e balanços que este grande músico possui. Sua forma de tocar o violão mistura as harmonias sofisticadas com os ritmos quentes do nordeste, o destaca dentro do cenário nacional . Em seu trabalho é possível encontrar, lado a lado, líricas canções de amor como “ Dia Branco” e números caribenhos cheios de swing como "Veneza Americana". Geraldo Azevedo também é conhecido pelos seus incandescentes frevos (a dança de rua típica do carnaval pernambucano), muitas vezes seus shows se encerram com frevos eletrizantes, como "Tempo Tempero", "Pega Fogo Coração", "Tempo Folião", etc... É esta mistura, aliada a seu violão impecável, que o torna um dos mais conceituados músicos nordestinos. É autodidata, aos 12 anos de idade já tocava violão. Ao mudar-se para Recife onde foi estudar, Geraldo se juntou ao grupo folclórico intitulado Grupo Construção onde conheceu Teca Calazans, Naná Vasconcelos , Marcelo Melo e Toinho Alves (componentes do Quinteto Violado) iniciando aí toda a sua trajetória musical. Em 1967, seguiu para o Rio de Janeiro e depois de trabalhar com Eliana Pittman, juntou-se a Naná Vasconcelos, Nelson Ângelo e Franklin formando o Quarteto Livre, grupo que acompanhou Geraldo Vandré em seus shows até que, devido a problemas políticos com o governo militar, o grupo se dissolveu. Foi depois de sua apresentação, junto com o amigo Alceu Valença, no Festival Universitário da TV Tupi, que Geraldo Azevedo teve o convite de gravar seu primeiro disco pela Gravadora Copacabana. Nesse mesmo ano a Copacabana lançou o disco "Alceu Valença & Geraldo Azevedo" marcando a estréia de dois jovens cantores e compositores que se tornaram dois dos maiores nomes da nossa música brasileira. Participou de alguns importantes projetos coletivos de discos como "Asas da América", "Cantoria" e "O Grande Encontro", além de fazer parte de várias coletâneas. Mesmo não estando na boca da mídia nem vendendo números astronômicos, Geraldo Azevedo já se firmou como uns dois maiores músicos nordestinos da atualidade. Tatiana Rocha para MPBNET
Vídeo
Dia Branco
Mortes
1996 - Ênio Silveira, editor e sociólogo
Fábio Guaragni, Enio Silveira, Gaudêncio Terra (personagem) e Francisco Silveira
 PERSEGUIDO, PROCESSADO, PRESO, ÊNIO FOI EXEMPLO DE RESISTÊNCIA Editor e sociólogo paulista, Ênio Silveira viveu na época de ouro da edição de livros, além de ser personagem importante na luta contra a ditadura militar. Reuniu a inteligência brasileira em sua editora. No primeiro emprego, em 1944, integrou a equipe de Monteiro Lobato na Companhia Editora Nacional, tornando-se diretor editorial. Mudou em 1951 para o Rio e assumiu a direção da Civilização Brasileira, onde ficou até 11 de janeiro de 1996, quando morreu aos 85 anos.
Ousado, impôs energia à vida cultural. Publicou pela primeira vez no Brasil Ulysses, de Joyce; e O Capital, de Marx. Lançou nova geração de autores: Fernando Sabino, Nelson Werneck Sodré, Stanislaw Ponte Preta, Millôr Fernandes, Thiago de Mello, Chico Buarque, Dias Gomes, Antonio Calado, Carlos Heitor Cony.
Sob forte censura do período militar, criou a revista Civilização Brasileira, que marcou época ao abrir espaço para todas as correntes ideológicas. A tiragem chegou a 50 mil exemplares. Filiado ao Partido Comunista Brasileiro, reuniu intelectuais na resistência à ditadura. Perseguido por editar obras "subversivas", é preso sete vezes, tem seus livros confiscados, bloqueado seu acesso aos bancos, é processado sob acusação de crimes contra a "segurança nacional". Em 1968, cassam-lhe os direitos políticos por dez anos. Publicações da Civilização Brasileira são proibidas. Atentados com bomba destroem a sede da editora e o depósito de livros.
Na década de 1980, com problemas financeiros, associa-se a Manuel Boullosa, deixa de ser acionista majoritário, mas permanece até o fim no cargo de diretor editorial da Civilização Brasileira.
1971 - Gabrielle "Coco" Chanel, estilista
Gabrielle Bonheur Chanel, (Saumur, 19 de agosto de 1883 - Paris, 10 de janeiro de 1971), mais conhecida como Coco Chanel, foi uma importante estilista francesa. Suas criações influenciaram a moda mundial. É a fundadora da empresa de vestuário Chanel S.A.
2008 - Sir Edmund Percival Hillary KG, KBE (Tuakau, 20 de julho de 1919 — Auckland, 11 de janeiro de 2008), Edmund Hillary, o primeiro homem a completar com êxito a escalada do Everest, vítima de ataque cardíaco, em Auckland, a sua terra natal. A expedição britânica partiu no início de 1953 e atingiu o cume, situado a 8.848 metros, a 29 de maio, graças à ajuda do guia xerpa Tenzing Norgay.
Hillary dedicou grande parte da sua vida a ajudar o povo xerpa do Nepal, através de uma fundação que lhe permitiu construir escolas e hospitais nas regiões mais remotas dos Himalaias. Este feito valeu-lhe uma distinção por parte do Governo do Nepal que o nomeou "cidadão de honra", transformando assim Hillary no primeiro estrangeiro a receber tal distinção.
foto de sinopsis

Nenhum comentário:

Postar um comentário