segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

2013,segunda-feira,28,janeiro lua cheia
Terceira semana do Tempo Comum
Primeira leitura: Hebreus 9, 15.24-28
Salmo 98
Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória.
R: Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios!
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 3, 22-30
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- Jesus Cristo salvador destruiu o mal e a morte; fez brilhar pelo evangelho a luz e a vida imperecíveis.
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos:
Jesus fala em parábolas
Os escribas vindos de Jerusalém diziam que ele estava possuído por Beelzebu e expulsava os demônios pelo poder do chefe dos demônios. Jesus os chamou e falou-lhes em parábolas: "Como pode Satanás expulsar Satanás? Se um reino se divide internamente, ele não consegue manter-se. Se uma família se divide internamente, ela não consegue manter-se. Assim também, se Satanás se levanta contra si mesmo e se divide, ele não consegue manter-se, mas se acaba. Além disso, ninguém pode entrar na casa de um homem forte para saquear seus bens, sem antes amarrá-lo; só depois poderá saquear a sua casa. Em verdade, vos digo: tudo será perdoado às pessoas, tanto os pecados como as blasfêmias que tiverem proferido. Aquele, porém, que blasfemar contra o Espírito Santo nunca será perdoado; será réu de um 'pecado eterno'". Isso, porque diziam: "Ele tem um espírito impuro"
- Palavra da salvação- Glória a Vós, Senhor.
Santo do Dia
São Tomás D'Aquino
Sua norma de vida era: "oferecer aos outros os frutos da contemplação"
Doutor da Igreja, professor de teologia, filosofia e outras ciências nas principais universidades do mundo em seu tempo; frei caridoso, estudioso dos livros sagrados, sucessor na importância teórica de São Paulo e Santo Agostinho. Assim era Tomás d'Aquino, que não passou de um simples sacerdote. Muito se falou, se fala e se falará deste Santo, cuja obra perdura atualíssima ao longo dos séculos. São dezenas de escritos, poesias, cânticos e hinos até hoje lidos, recitados e cantados por cristãos de todo o mundo.
Tomás nasceu em 1225, no castelo de Roccasecca, na Campânia, da família feudal italiana dos condes de Aquino. Possuía laços de sangue com as famílias reais da Itália, França, Sicília e Alemanha, esta ligada à casa de Aragão. Ingressou no mosteiro beneditino de Montecassino aos cinco anos de idade, dando início aos estudos que não pararia nunca mais. Depois, freqüentou a Universidade de Nápoles, mas, quando decidiu entrar para a Ordem de São Domingos encontrou forte resistência da família. Seus irmãos chegaram a trancá-lo num castelo por um ano, para tentar mantê-lo afastado dos conventos, mas sua mãe acabou por libertá-lo e, finalmente, Tomás pôde se entregar à religião. Tinha então dezoito anos. Não sendo por acaso a sua escolha pela Ordem de São Domingos, que trabalha para unir Ciência e Fé em favor da Humanidade. Este sempre foi seu objetivo maior.
Foi para Colônia e Paris estudar com o grande Santo e doutor da Igreja, Alberto Magno. Por sua mansidão e silêncio foi apelidado de "boi mudo", por ser também, gordo, contemplativo e muito devoto. Depois se tornou conselheiro dos papas Urbano IV, Clemente IV e Gregório X, além do rei São Luiz da França. Também, lecionou em grandes universidades de Paris, Roma, Bologna e Nápoles e jamais se afastou da humildade de frei, da disciplina que cobrava tanto de si mesmo quanto dos outros e da caridade para com os pobres e doentes.
Grande intelectual, vivia imerso nos estudos, chegando às vezes a perder a noção do tempo e do lugar onde estava. Sua norma de vida era: "oferecer aos outros os frutos da contemplação". Sábios e políticos tentaram muitas vezes homenageá-lo com títulos, honras e dignidades, mas Tomás sempre recusou. Escrevia e publicava obras importantíssimas, frutos de seus estudos solitários desfrutados na humildade de sua cela, aliás seu local preferido. Seus escritos são um dos maiores monumentos de filosofia e teologia católica.
Tomás D'Aquino morreu muito jovem, sem completar os quarenta e nove anos de idade, no mosteiro de Fossanova, a caminho do II Concílio de Lion, em 07 de março de 1274, para o qual fora convocado pelo papa Gregório X. Imediatamente colégios e universidades lhe prestaram as mais honrosas homenagens. Suas obras, a principal, mais estudada e conhecida, a "Summa Teológica", foram a causa de sua canonização, em 1323. Disse sobre ele, nessa ocasião, o papa João XXII: "Ele fez tantos milagres, quantas proposições teológicas escreveu".
É padroeiro das escolas públicas, dos estudantes e professores.No dia 28 de janeiro de 1567, o papa São Pio V lhe deu o título de "doutor da Igreja", e logo passou a ser chamado de "doutor angélico", pelos clérigos. Em toda a sua obra filosófica e teológica tem primazia à inteligência, estudo e oração; sendo ainda a base dos estudos na maioria dos Seminários. Para isso contou, mais recentemente, com o impulso dado pelo incentivo do papa Leão XIII, que fez reflorescer os estudos tomistas.
A sua festa litúrgica é celebrada no dia 28 de janeiro ou no dia 07 de março. Seus restos mortais estão em Tolouse, na França, mas a relíquia de seu braço direito, com o qual escrevia, se encontra em Roma.
Excertos
"Dizemos que Deus não tem nome ou está acima de qualquer denominação, porque a sua essência sobrepuja o que dele inteligimos e exprimimos pela palavra."
"A verdade, considerada como virtude, não é a verdade comum, mas uma certa verdade, pela qual o homem se mostra como é, nas palavras e nas obras. A verdade da vida é aquela pela qual o homem, na sua vida, realiza o fim para o qual foi ordenado pelo intelecto divino..."
Suma Teológica.
Dia do Portuário e Dia da Abertura dos Portos às Nações Amigas
Desembarque real no Rio de Janeiro (tela de Geoffrey Hunt)
Trabalho portuário é o trabalho prestado nas diversas tarefas de movimentação de cargas nas áreas públicas ou privadas, dentro da zona portuária.
A atividade de movimentação de cargas abrange:
- Estiva e desestiva
- Conferência de cargas
- Carga, descarga e transbordo
- Movimentação e arrumação de mercadorias em cais, terminais, armazéns e parques
- Formação e decomposição de unidades de carga
- Recepção, armazenagem e expedição de mercadorias.
No século XIX, Napoleão Bonaparte, imperador da França, exercia seu domínio militar sobre toda a Europa. A única potência que ainda fazia frente ao seu poderio era a Inglaterra. Donos de uma poderosa frota naval, os ingleses o derrotaram na Batalha de Trafalgar, em 1805.
Para enfrentar a Inglaterra, Napoleão decretou o Bloqueio Continental, que consistia em mantê-la isolada em sua ilha, sem contato comercial com outras nações. Nenhum país poderia comercializar com a Inglaterra, sob a ameaça de represália militar francesa. Como Portugal sempre foi um dos principais parceiros comerciais da Inglaterra, não desejava respeitar o bloqueio. Assim, aconselhada pelos ingleses, a família real portuguesa mudou-se com toda a corte para o Brasil. Em 1807, logo após a partida da família real, Napoleão invadiu Portugal.
Portugal não tinha como se defender dos franceses; precisava da proteção dos ingleses. Por isso, a Inglaterra solicitou a abertura dos portos brasileiros como condição para apoiar a fuga da família, real. Portugal teve, então, de assinar um tratado que taxava em 15% as mercadorias dos navios ingleses. O imposto aplicado aos ingleses era menor que aquele aplicado às outras nações, incluído Portugal. Assim, o comércio brasileiro ficou entregue aos ingleses durante muito tempo.
Em 1808, por meio de decreto real, os portos brasileiros foram abertos a todas as nações amigas que quisessem comercializar com a Colônia, fato que foi considerado o primeiro grande passo para a independência política e econômica do Brasil, apesar do domínio inglês.
Os portuários são os profissionais que trabalham nos portos carregando mercadorias, dirigindo guindastes e empilhadeiras, movimentando contêiners dentro e fora dos navios. Entre outras atribuições, estão a fiscalização da entrada e da saída de mercadorias e passageiros dos portos. Também cuidam da manutenção dos equipamentos, da iluminação e do bom funcionamento dos modernos meios de operação portuária, bem como do controle alfandegário. Esse trabalho é muito importante, pois é por meio do porto que se faz o exercício do comércio interno e externo, que redunda em divisas para o país e melhoria das condições de vida do povo.
Dia do Comércio Exterior
Uma profissão bastante tradicional, que vem nos últimos anos remodelando-se através das constantes alterações nos termos de relacionamento comercial entre as nações e do contato com novas tecnologias e aplicações.
O profissional da área de Comércio Exterior está apto a gerenciar transações comerciais com países e/ou empresas estrangeiras, planejar importações e exportações, analisar oportunidades e detectar problemas no mercado internacional e estudar as normas mercantis, alfandegárias e fiscais de cada país.
São as técnicas utilizadas na relação de compra e venda de produtos e serviços com empresas do exterior ou órgãos governamentais de outros países. O profissional dessa área analisa as tendências do mercado, identifica as necessidades da empresa em que trabalha e também de seus clientes ou fornecedores no exterior, elabora estratégias de negócios e marketing que visam à lucratividade do negócio e define os meios de transporte mais favoráveis para a transação. Com conhecimentos de direito internacional, pode exercer a função de despachante aduaneiro, atuando no controle de importação ou exportação de bens ou mercadorias. Seu campo de trabalho também envolve atividades em instituições financeiras, entidades governamentais, departamentos de desenvolvimento econômico, empresas de câmbio, de seguro e de transporte. Pode, ainda, prestar assessoria no âmbito do marketing internacional, fazendo análise de mercado e de produto, muitas vezes adaptando mercadorias para diferentes culturas.
Dia Mundial do Hanseniano
Um indivíduo do sexo masculino com 24 anos de idade que padecia de lepra.
O hanseniano é o portador da hanseníase, que antigamente era chamada de "lepra", palavra que surgiu da tradução para o grego da palavra tsara-ath, um termo hebreu para "degradação". Era uma palavra utilizada desde os tempos da construção da pirâmide de Gizé, no antigo Egito, há mais de seis mil anos. Os trabalhadores escravizados e submetidos às duras condições do deserto ficavam expostos a diversas doenças, principalmente as de pele. Os doentes, amedrontados, acabavam fugindo das pirâmides e eram chamados de tsara-ath. Esse fenômeno de fuga pode ser observado em muitos relatos, principalmente na Bíblia.
Assim, a palavra "lepra" designava toda e qualquer doença de pele, como psoríase, eczema, vitiligo, sarna, micoses etc. O grande preconceito, porém, recaía sobre os portadores de hanseníase, devido aos efeitos devastadores da doença. Os hansenianos, estigmatizados, freqüentemente eram abandonados pela família, expulsos das cidades e condenados a viver no exílio. Não só a exclusão social, como também a fome causavam mais mortes do que a própria doença.
A hanseníase tem esse nome em homenagem ao cientista Gerhard Hansen (1841-1912), que, em 1873, descobriu o bacilo causador da doença. Os principais sintomas são a atrofia nervosa, o surgimento de manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele, dormência, caroços nas orelhas e queda de pêlos. O bacilo provoca a insensibilidade dos membros, fato que coloca o portador em sério risco, visto que os ferimentos passam despercebidos, e o doente deixa de tratá-los. Isso acaba causando putrefação e a conseqüente perda da área afetada.
Dos quatro tipos de hanseníase existentes, somente duas são transmissíveis. Mesmo assim, os portadores só podem transmiti-la mediante contato íntimo e prolongado e, ainda, se estiverem sem tratamento. A hanseníase não é hereditária nem sexualmente transmitida, mas pode atingir qualquer pessoa. Contudo, tem cura!
O tratamento é muito simples e é efetuado em qualquer posto de saúde. A cura pode levar de seis meses a dois anos. O primeiro comprimido já impede que o doente; transmita a doença; em muitos casos, as manchas e os caroços começam a sumir.
Em razão do preconceito e da falta de informação, o Brasil é o segundo país do mundo em número de casos da doença, perdendo somente para a Índia, em oposição aos países de Primeiro Mundo, que já erradicaram esse mal.
É preciso ficar sempre atento ao aparecimento de manchas pelo corpo, sobretudo aquelas insensíveis ao calor e à dor. Em caso de dúvida, basta dirigir-se o mais depressa possível, sem nenhum constrangimento, ao posto de saúde mais próximo, ou procurar um médico.
Datas
1981 - Ana Botafogo tornou-se a primeira-bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro
Na Ponta Do Pé: Tem Bailarina Clássica no Samba
Uma das maiores bailarinas clássicas e a mais popular do Brasil, a carioca Ana Maria Botafogo Gonçalves Fonseca começou sua vida profissional dançando no Balé de Marselha na França. De volta ao Brasil, tornou-se, em 28 de janeiro de 1981, a primeira-bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Apresentou-se também no Sadlers Wells Royal Ballet, de Londres, na Ópera de Roma e no Balé Nacional de Cuba, entre outros. Em 1988, Ana lutou contra profunda depressão com a morte do marido, o bailarino inglês Graham Bart, que se afogou na praia do Leme, no Rio. No carnaval do Rio de 1991, encantou o público ao desfilar no alto de um carro alegórico da escola União da Ilha. Depois disso, fez vários clássicos, como Giselle, Dom Quixote e O Quebra-Nozes, com o balé do Teatro Municipal do Rio. Em 2000, subiu ao palco para apresentação mais moderna, dirigida por José Possi Neto. Foi Cacilda Becker de sapatilhas, num espetáculo sobre a vida da atriz.
Vídeo
Variação do ballet "O Quebra Nozes" dançada pela bailarina Ana Botafogo no TMRJ
1986 - Explosão do "Challenger"
Challenger
Às 11:38 da manhã, o vaivém espacial Challenger descola de Cabo Canaveral, Florida. A bordo ia a primeira tripulante civil, Christa McAuliffe, numa missão não científica. McAuliffe, uma professora de 37 anos, do New Hampshire, ganhou um concurso que a converteu em membro da tripulação de 7 pessoas do Challenger. Após vários meses de treino, a 23 de Janeiro, data prevista para o lançamento, teve de esperar vários dias, tanto devido a problemas técnicos como ao mau tempo. Finalmente, a 28 de Janeiro, o vaivém pode descolar. Setenta e três segundos depois, centenas de espectadores, incluindo a família de Christa, assistiram atónitos à explosão do vaivém, que se converteu numa massa de fogo e fumo. Milhões de espectadores observaram o desenvolvimento da tragédia em directo, pela televisão.
Não houve sobreviventes. Uma comissão presidencial nomeada para investigar o acidente concluiu que a explosão se deveu a uma falha num dos foguetes de combustível sólido. Um anel elástico não respondeu como se esperava devido às temperaturas durante a descolagem, o que desencadeou uma série de factores que resultaram na enorme explosão. Em consequência da tragédia, a NASA não voltou a mandar astronautas para o espaço durante mais de dois anos, enquanto redesenhava uma série de aspectos do vaivém espacial.
Vídeo amador da exolosão
Aniversariantes
1853 - José Marti guerrilheiro cubano, sua vida é resumida em fugas, já que ele estava conspirando contra o governo.
1960 - Maitê Proença atriz brasileira.
1965 - Marcello Antony ator brasileiro.
1968 - Sarah McLachlan cantora.
1980 - Nick Carter cantor e ex-integrante da banda Backstreet Boys.
1981 - Elijah Wood ator americano, interpreta Frodo no filme O Senhor dos Anéis
1927 - Lúcio Alves, Lúcio Ciribelli Alves (Cataguases, 28 de janeiro de 1927 — Rio de Janeiro, 03 de agosto de 1993) foi um cantor e compositor brasileiro.
Começou a tocar violão na infância. Criou nos anos 1940, o grupo musical Namorados da Lua, ele era o cantor, violonista e arranjador; o grupo fez sucesso e se desfez em 1947. Compôs com Haroldo Barbosa a canção De conversa em conversa e Baião de Copacabana. No início da década de 1950 se tornou um dos cantores mais populares do rádio. Gravou com Dick Farney - Teresa da praia (Tom Jobim/Billy Blanco), Sábado em Copacabana (Dorival Caymmi/Carlos Guinle), Valsa de uma cidade (Ismael Neto/Antônio Maria), Xodó (Jair Amorim/J M de Abreu). Lançou o disco Lúcio Alves interpreta Dolores Duran - 1960 - homenageando a cantora que morreu em 1959. Os discos A bossa é nossa e Balançamba, destacam-se as suas interpretações para Dindi (Tom Jobim/Aloysio de Oliveira), Samba da minha terra de Dorival Caymmi, Ah, se eu pudesse e O barquinho (Roberto Menescal/Ronaldo Bôscoli). Dóris e Lúcio no Projeto Pixinguinha - com Dóris Monteiro - gravadora EMI Odeon Brasil - 1978. Romântico/A arte do espetáculo - ao vivo - gravado ao vivo no restaurante-bar Inverno & Verão - São Paulo - agosto de 1986. Foi a última gravação de Lúcio Alves.
Vídeo
Lúcio Alves - Helena, Helena, Helena
Dick Farney e Lúcio Alves - "A Saudade Mata A Gente"
1983 - Sandy, Sandy Leah Lima (Campinas, 28 de janeiro de 1983) é uma cantora, compositora, produtora musical e atriz brasileira. Até 2007, Sandy formou com o irmão, Junior, a dupla Sandy & Junior. Em 2010, ela lançou seu primeiro disco solo, Manuscrito
Sandy in Concert 23.jpg
Vídeo
Sandy - Aquela dos 30

Nenhum comentário:

Postar um comentário