sábado, 26 de janeiro de 2013

2013,sábado,26,janeiro
lua crescente
Primeira leitura: Segunda carta a Timóteo 1, 1-8
Salmo 96
Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai ao Senhor Deus, ó Terra inteira! Cantai e bendizei seu santo nome!
R: Anunciai entre as nações os grandes feitos do Senhor!
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 10, 1-9
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- O Espírito do Senhor repousa sobre mim e enviou-me a anunciar aos pobres o evangelho (Lc 4, 18)
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:
A missão dos discípulos
O Senhor escolheu outros setenta e dois e enviou-os, dois a dois, à sua frente, a toda cidade e lugar para onde ele mesmo devia ir. E dizia-lhes: "A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi, pois, ao Senhor da colheita que mande trabalhadores para sua colheita. Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não vos demoreis para saudar ninguém pelo caminho! Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: 'A paz esteja nesta casa!' Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; senão, ela retornará a vós. Permanecei naquela mesma casa; comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador tem direito a seu salário. Não passeis de casa em casa. Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, curai os doentes que nela houver e dizei: 'O Reino de Deus está próximo de vós'".
Dia da Gula
“Aquele que dominar os sentidos é o primeiro e o mais importante dos homens” Ghandi
No sentido literal, gula é o excesso no comer e beber,na sua simbologia maior significa voracidade.A característica da gula é engolir e não digerir.A gula pode ser entendida como gula intelectual inclusive, o sentido que está por trás da gula é o de estar funcionando abaixo das nossas , potencialidades. A sensação é de que não estamos fazendo tudo que o nosso potencial permite, que estamos vivendo sem atender nossas expectativas.
A gula demonstrada por Hieronymus Bosch em detalhe de The Seven Deadly Sins and the Four Last Things.
Gula é o desejo insaciável, além do necessário, em geral por comida, bebida ou intoxicantes.
Para algumas denominações cristãs, é considerado um dos sete pecados capitais. Segundo tal visão, esse pecado também está relacionado ao egoísmo humano: querer ter sempre mais e mais, não se contentando com o que já tem, uma forma de cobiça. Ela seria controlada pelo uso da virtude da temperança. Entretanto, a gula não é considerada um pecado universalmente; dependendo da cultura, ela pode ser vista como um sinal de status.
Pecados Capitais
Os sete pecados capitais denominam-se dessa forma por originarem outros pecados. No século IV, são Gregório Magno e são João Cassiano definiram-nos como sete: orgulho, avareza, inveja, ira, luxúria, gula e preguiça. Até hoje na Igreja existe um consenso doutrinal sobre essa classificação. No cotidiano, o católico pode lembrar desses pecados no exame de consciência que faz ao preparar-se para o sacramento da confissão. Eles servem de fonte de identificação para o defeito dominante que determina os outros, chamado de pecado hegemônico.
Os pecados capitais vão além do nível individual. Iniciando no coração da pessoa, eles concentram-se em determinados ambientes, instalando-se em determinadas instituições. A corrupção que vigora no Congresso Nacional e na Presidência da República pode ser identificada com a avareza, que aniquila o interesse generoso e correto para o desenvolvimento e os cidadãos da nação, em prol de benefícios financeiros próprios.
Na realidade urbana, o aumento da violência relaciona-se à ira e à gula, esta representada pelo uso de drogas. São Pedro alerta aos primeiros cristãos: vigiai e sede sóbrios, fortalecendo o espírito a fim de evitar que os pecados capitais tomem conta da vida das pessoas. Estudar e entender os pecados capitais é um grande proveito para o progresso espiritual e santidade do católico, afirma pe. Roberto Paz, assessor de comunicação da Arquidiocese de Porto Alegre.
Segundo ele isso acontece quando uma pessoa volta-se para práticas penitencias que levam às virtudes dos cristãos. Sem humildade ninguém incorpora nenhuma virtude, afirma o sacerdote. Ele lembra santa Teresa DÁvila que considerava a humildade como o chão das virtudes. Qualquer virtude sem humildade cai, pois fica no ar sem ter em que se prender, assim ela não cresce, tão pouco se desenvolve.
Na vida dos santos encontram-se inúmeras atitudes de humildade. São Francisco de Assis, por exemplo, possuía um desprendimento tão grande que chamava a pobreza de irmã. Caso encontrasse pelo caminho alguém com uma veste empiores condições que a roupa que usava, não hesitava um segundo em trocá-la com seu próximo mais carente.
Virtudes
Assim como existem os sete pecados considerados como fontes de todos outros, há, para a Igreja sete virtudes que também têm o mesmo efeito multiplicador. Fé, esperança, caridade,justiça, prudência, fortaleza e temperança consistem nas virtudes essenciais. As virtudes teologais são a fé, a esperança e a caridade. Definem assim por serem dons do Espírito Santo que o cristão recebe no batismo como forma do infinito amor de Deus. Justiça, prudência, fortaleza e temperança denominam-se virtudes cardeais.
Como na bússola regem a vida natural, acontecem sem direta intervenção divina, como as anteriores e podem ser consideradas como virtudes morais de conduta. Hoje na educação cristã fala-se muito pouco em virtudes, comenta pe Paz. A ausência de um diretor espiritual para orientar um plano de vida segundo a vontade de Deus permite que os vícios invadam as pessoas, famílias e instituições. Sem direção espiritual não estamos antenados para o que acontece. Uma preocupação caolha como o social responsabiliza a sociedade por todos os males. Isso revela uma omissão no auto-conhecimento de cada um, pois só o conhecimento próprio dos defeitos pode estimular as virtudes que consigam transformá-los.
Contrapontos
Para cada pecado capital existe uma atitude positiva que o neutraliza:
Orgulho — Humildade;
Avareza — Generosidade;
Inveja — Magnanimidade;
Ira — Mansidão;
Luxúria — Castidade;
Gula — Sobriedade;
Preguiça — Laboriosidade.
Glutonaria
Mais Mais Mais
Dá-me mais do que não fazer.
Deixa a tua boca. Saturar suas artérias.
Mais Mais Mais
Dá-me mais do que você não deve.
Embriaga o seu corpo. Adoce suas veias.
Deixe o rolo de mel dos seus lábios.
Andorinha, andorinha, andorinha!
Não importa se você devora insetos e ratos a roer-lhe.
Comer mais do que você pode mastigar e beber mais do que você pode tolerar.
Datas
1838 - Dia da fundação do Instituto Histórico e Geográfico do Brasil - Rio de Janeiro(RJ)
Museu do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro
O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro nasceu, em 1838, da aspiração de uma entidade que refletisse a nação brasileira que, não muito antes, conquistara a sua Independência.
Na Sociedade Auxiliadora da Indústria Nacional – hoje, por sucessoras, a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro –, os secretários, cônego Januário da Cunha Barbosa e marechal Raimundo José da Cunha Matos, apresentaram proposta para a sua criação, concretizada em 21 de outubro daquele ano, em Assembléia Geral, firmada por 27 fundadores, previamente escolhidos.
A profícua existência, tem-se caracterizado por atividades múltiplas, nos terrenos cultural e cívico, pela reunião de volumoso e significativo acervo bibliográfico, hemerográfico, arquivístico, iconográfico, cartográfico e museológico, à disposição do público, durante todo o ano, e pela realização de conferências, exposições, cursos, congressos e afins.
Contou com o patronato do imperador d. Pedro II, a quem foi dado o título de Protetor, o qual incentivou e financiou pesquisas, fez doações valiosas, cedeu sala no Paço Imperial para sede do Instituto, em seus passos iniciais, e presidiu mais de 500 sessões.
Os grandes nomes da política, das artes, das letras, da magistratura, do magistério e das atividades produtivas do país têm integrado seu Quadro Social.
1905 - Encontrado o maior diamante
foto de sinopsis
Na mina Premier de Trasvaal, África do Sul, foi descoberto o maior diamante do mundo. Chamado "Cullinan", a gema pesava 3016 quilates. Um talhador holandês cortou-o em 9 diamantes grandes e 100 peças mais pequenas. A maior delas, "A grande estrela de África", de 530 quilates, é o diamante mais transparente, mais puro e de maior qualidade do mundo.
A província sul-africana de Transvaal ofereceu a gema, "A estrela menor de África", uma pedra um pouco mais pequena, ao rei de Inglaterra, Eduardo VII, por altura do seu aniversário em 1907.
Com forma de pêra e 74 faces, "A grande estrela de África" está encastrada no cimo do ceptro real britânico e encontra-se depositada na Torre de Londres, juntamente com o resto das gemas, dado que fazem parte das Jóias da Coroa.
"A estrela menor de África", de 317 quilates, está encastrada na coroa imperial.
As nove maiores partes do Cullinan
Aniversariantes
1917 - Antônio Calado jornalista, dramaturgo e escritor brasileiro.
1925 - Paul Newman ator norte americano.
1955 - Eddie Van Halen cantor e guitarrista.
1964 - Chico César cantor brasileiro, nascido na Paraíba, estourou com as músicas "À Primeira Vista" e "Mama África".
1955 - Van Halen, Edward Lodewijk Van Halen(Amsterdão, 26 de janeiro de 1955), é um guitarrista e produtor musical holandês radicado nos Estados Unidos, co-fundador da banda Van Halen.
Vídeo:
Eruption Guitar Solo- Eddie Van Halen
Chico César
Chico César.jpg
Francisco César Gonçalves (Catolé do Rocha, 26 de janeiro de 1964) é um cantor, compositor, escritor e jornalista brasileiro.
Vídeo: Mama África

Nenhum comentário:

Postar um comentário