quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

2013,quinta-feira,31,janeiro lua cheia
Ilusionista
Primeira leitura: Hebreus 10, 19-25
Salmo 24
Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra, o mundo inteiro com os seres que o povoam; porque ele a tornou firme sobre os mares, e sobre as águas a mantém inabalável.
R: É assim a geração dos que buscam a vossa face, ó Senhor, Deus de Israel.
Evangelho de Jesus Cristo, segundo São Marcos 4, 21-25
FAÇA UMA DOAÇÃO AO NPDBRASIL...
- Aleluia! Aleluia! Aleluia!- Vossa palavra é uma luz para os meus passos e uma lâmpada luzente em meu caminho (Sl 118, 105)
- Aleluia! Aleluia! Aleluia!
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
A missão da lâmpada é iluminar
Naquele tempo, Jesus disse à multidão: 21“Quem é que traz uma lâmpada para colocá-la debaixo de um caixote, ou debaixo da cama? Ao contrário, não a põe num candeeiro? 22Assim, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto, e tudo o que está em segredo deverá ser descoberto. 23Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça”. 24Jesus dizia ainda: “Prestai atenção no que ouvis: com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos; e vos será dado ainda mais. 25Ao que tem alguma coisa, será dado ainda mais; do que não tem, será tirado até mesmo o que ele tem”.- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
Santo Terço
Santo do Dia
São João Bosco - O Patrono dos Mágicos
João Melquior Bosco, nasceu no dia 16 de agosto de 1815, numa família católica de humildes camponeses em Castelnuovo d'Asti, no norte da Itália, perto de Turim. Órfão de pai aos dois de idade, cresceu cercado do carinho da mãe, Margarida, e amparo dos irmãos. Recebeu uma sólida formação humana e religiosa, mas a instrução básica ficou prejudicada, pois a família precisava de sua ajuda na lida do campo.
Aos nove anos, teve um sonho que marcou a sua vida. Nossa Senhora o conduzia junto a um grupo de rapazes desordeiros que o destratava. João queria reagir, mas a Senhora lhe disse: "Não com pancadas e sim com amor. Torna-te forte, humilde e robusto. À seu tempo tudo compreenderás". Nesta ocasião decidiu dedicar sua vida a Cristo e a Mãe Maria; quis se tornar padre. Com sacrifício, ajudado pelos vizinhos e orientado pela família, entrou no seminário salesiano de Chieri, daquela diocese.
Inteligente e dedicado, João trabalhou como aprendiz de alfaiate, ferreiro, garçom, tipógrafo e assim, pôde se ordenar sacerdote, em 1841. Em meio à revolução industrial, aconselhado pelo seu diretor espiritual, padre Cafasso, desistiu de ser missionário na Índia. Ficou em Turim, dando início ao seu apostolado da educação de crianças e jovens carentes. Este "produto da era da industrialização", se tornou a matéria prima de sua Obra e vida.
Neste mesmo ano, criou o Oratório de Dom Bosco, onde os jovens recebiam instrução, formação religiosa, alimentação, tendo apoio e acompanhamento até a colocação em um emprego digno. Depois, sentiu necessidade de recolher os meninos em internatos-escola, em seguida implantou em toda a Obra as escolas profissionais, com as oficinas de alfaiate, encadernação, marcenaria, tipografia e mecânica, repostas às necessidades da época. Para mestres das oficinas, inventou um novo tipo de religioso: o coadjutor salesiano.
Em 1859, ele reuniu esse primeiro grupo de jovens educadores no Oratório, fundando a Congregação dos Salesianos. Nos anos seguintes, Dom Bosco criou o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora e os Cooperadores Salesianos. Construiu, em Turim, a basílica de Nossa Senhora Auxiliadora, e fundou sessenta casas salesianas em seis países. Abriu as missões na América Latina. Publicou as Leituras Católicas para o povo mais simples.
Dom Bosco agia rápido, acompanhou a ação do seu tempo e viveu o modo de educar, que passou à humanidade como referência de ensino chamando-o de "Sistema Preventivo de Formação". Não esqueceu do seu sonho de menino, mas, sobretudo compreendeu a missão que lhe investiu Nossa Senhora. Quando lhe recordavam tudo o que fizera, respondia com um sorriso sereno: "Eu não fiz nada. Foi Nossa Senhora quem tudo fez".
Morreu no dia 31 de janeiro de 1888. Foi beatificado em 1929 e canonizado por Pio XI em 1934. São João Bosco, foi proclamado "modelo por excelência" para sacerdotes e educadores. Ecumênico, era amigo de todos os povos, estimado em todas as religiões, amado por pobres e ricos; escreveu: "Reprovemos os erros, mas respeitemos as pessoas" e se fez , ele próprio, o exemplo perfeito desta máxima.
Vídeo
Dia Mundial do Mágico
A Arte Mágica existe desde a mais remota antigüidade. Ela foi cultivada pelos Caldeus, Egípcios, Gregos, Judeus e Romanos, traçando uma trajetória que passou pelos povos da China, Egito, Grécia, Índia e Roma antiga.
Mágico
No dia 31 de janeiro é comemorado o Dia do Mágico, este artista que faz muito mais do que tirar coelhos da cartola ou fazer desaparecer um lenço.
A data é em homenagem a São João Bosco, padroeiro dos mágicos, que segundo a tradição era também um mágico. A magia sempre esteve presente na história da humanidade.
O homem pré-histórico desenhava animais nas cavernas, como se assim os pudessem materializar. A isso os pesquisadores chamam de realismo mágico.
Ao longo do tempo, o conceito de magia foi evoluindo. A arte de iludir, que já foi chamada de escapismo, é usada hoje, basicamente, como entretenimento.
Quem popularizou esta arte foi Harry Houdini, o mais famoso mágico de todos os tempos. No início do século XX passou a viajar pelo mundo apresentando seus truques para platéias cada vez maiores.
Ela cria ilusões que surpreendem, sobretudo porque o mágico faz algo que escapa à lógica comum, como se tivesse poderes sobrenaturais.
Dia Mundial do Mágico
No final do século, foi a vez dos mágicos da televisão.
David Copperfield inaugurou a era do ilusionismo televiso exibindo truques em programas de auditório e trazendo novo fôlego à arte mágica. Posteriormente, surgiriam mágicos performáticos como David Blane, ou polêmicos como Mister M, que polemizou ao revelar o segredo de vários truques famosos.
Mas o encanto desta arte está também nos artistas que fazem a magia acontecer no dia-a-dia, fazendo objetos aparecerem na sua mão, ou entortando colheres à distância.
A todos que tiram coelhos das cartolas para nos trazer um pouco de encantamento e fantasia.
Alguns grandes mágicos da História:
Apolônio de Tiana
Cagliostro
David Copperfield Houdin
Dia Mundial da Solidariedade
Conforme o Dicionário Houaiss, a palavra "solidariedade" significa: "cooperação ou assistência moral que se manifesta ou testemunha a alguém, em quaisquer circunstâncias (boas ou más)".
Muitas vezes a solidariedade é confundida com a caridade. Esta é um sentimento de piedade que nos leva a poupar ou proteger um ser humano que padece de algum mal ou está em situação lastimável. Já aquela tem um sentido mais complexo. De acordo com o citado dicionário, é solidário quem manifesta esse sentimento "como intuito de confortar, consolar, oferecer ajuda".
Não se ensina a solidariedade com palavras, pois o sentimento de nascer do íntimo de cada pessoa. Para ser autêntica, tem de partir da vontade real da pessoa de ser útil a seu semelhante e à sociedade.
Desde a Pré-História, o ser humano entendeu a necessidade da solidariedade, sem a qual não poderia viver. Os homens das cavernas caçavam juntos e dividiam as tarefas do cotidiano para garantir a sobrevivência em uma época em que tudo era um grande desafio.
Com o passar do tempo, a população mundial foi crescendo e necessitou de uma nova organização para que pudesse funcionar. Assim, surgiu a figura do Estado, que centralizava o poder de gerenciamento para o bem comum. Essa centralização, porém, aos poucos se tornou obsoleta para a população da terra, e o Estado já não era suficiente para suprir toda essa demanda. Dessa maneira, foram criadas organizações não-governamentais (ONGs) sem fins lucrativos, com a função de ajudar o Estado a cumprir suas metas. A solidariedade patrocinada por essas ONGs tem sido um importante auxílio às pessoas carentes.
O próprio Jesus afirmou:
"Amarás teu próximo como a ti mesmo" (Mt 22,39).
Num mundo violento como este em que vivemos, a solidariedade é o único caminho que nos levará à paz. Deve ser praticada diariamente; por isso, é preciso que deixemos de lado o egoísmo para construirmos um mundo mais solidário, melhor para nós e para as futuras gerações.
Dia da Colonização do Brasil
Dealhe do mapa "Terra Brasilis"(Atlas Miller, 1519), na Biblioteca Nacional de França
A Colonização do Brasil é o nome do processo de povoamento, exploração e dominação realizado pelos portugueses a partir do século XVI nas atuais terras brasileiras. Tem início com a chegada dos colonizadores à nova terra, habitada por numerosas nações indígenas.
Não se deve confundir a colonização do Brasil com a época do Brasil Colônia, visto que o processo de povoar e desenvolver o território começou antes e foi além da ocupação portuguesa, desde os índios até os imigrantes recentes.
Os povos ameríndios teriam sido os primeiros colonizadores (no sentido de que se propagaram pelo território). Sua origem ainda não foi plenamente esclarecida, mas a opinião mais aceita é de que descenderiam de antigas raças asiáticas e da Oceania que teriam chegado à América pelo estreito de Behring ou pela navegação no Oceano Pacífico.
A princípio os portugueses acreditavam que os índios pertenciam ao mesmo grupo social. Após algum tempo, percebeu-se que havia diferenças significativas: os grupos tupis possuíam uma organização social mais complexa e falavam uma mesma língua. Os tapuias habitavam o interior.
Cronologia
História da América
Hoje se diz que os índios do Brasil podiam ser divididos em quatro grande grupos étnicos: os tupi-guaranis, os tapuias (ou jês), os nu-aruaques e os caraíbas.
Todas estas nações indígenas, embora tivessem suas estruturas políticas distintas em relação às civilizações do México, da Bolívia e do Peru (que constituíram-se em impérios) e, não opondo ao colonizador português a resistência que essas haviam oposto ao espanhol, deixaram como legado milhares de novas palavras ao vocabulário da língua portuguesa hoje falada no Brasil.
Muitos topônimos são originários da língua dos índios: os nomes de vários Estados (Amapá, Ceará, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí), de numerosas cidades (Caraguatatuba, Carapicuíba, Embu, Itamarandiba, Itaquaquecetuba, Paranapiacaba etc.), de acidentes geográficos (Anhangabaú, Itapeva, Urubuqueçaba, Itacolomi) e de animais (jaguatirica, urubu, tapir, siriema, jacutinga) tem como origem a cultura indígena, provando sua força.
Datas
1956 - Juscelino Kubitschek assumiu a presidência da República após um período conturbado da política nacional. Com o suicídio de Getúlio Vargas, em 1954, seus opositores da UDN, apoiados pelo vice-presidente Café Filho, buscaram se manter no poder e afastar a possibilidade de retorno do trabalhismo varguista.
1961 - Jânio Quadros, tendo como vice João Goulart, foi empossado presidente do Brasil, depois de ter sido eleito com um resultado até então recorde de 48% dos votos da população.
(Jânio da Silva Quadros(Campo Grande, 25 de janeiro de 1917 — São Paulo, 16 de fevereiro de 1992) foi um político e o vigésimo segundo presidente do Brasil, entre 31 de janeiro de 1961 e 25 de agosto de 1961 — data em que renunciou. Em 1985 elegeu-se prefeito de São Paulo pelo PTB. Foi o único sul-mato-grossense presidente do Brasil.)
Posse de Jânio Quadros na  presidência da República, 31/1/1961
Jânio Quadros lê o discurso de posse entre Juscelino Kubitschek e João Goulart.
A posse de Jânio. Jornal do Brasil: Terça-feira, 31 de janeiro de 1961.
"Santinho"
Foi eleito presidente em 3 de outubro de 1960, pela coligação PTN-PDC-UDN-PR-PL , para o mandato de 1961 a 1965, com 5,6 milhões de votos - a maior votação até então obtida no Brasil - vencendo o marechal Henrique Lott de forma arrasadora, por mais de dois milhões de votos. Porém não conseguiu eleger o candidato a vice-presidente de sua chapa, Milton Campos (naquela época votava-se separadamente para presidente e vice). Quem se elegeu para vice-presidente foi João Goulart , do Partido Trabalhista Brasileiro. Os eleitos formaram a chapa conhecida como chapa Jan-Jan.
Vídeo
Posse de Jânio
1961 - Posse de Aluizio Alves como governador do Estado do Rio Grande do Norte
MARCHA DA ESPERANÇA
Aluizio Alves veio do sertão lá do Cabugi
Pra sanar o sofrimento de seu povo
Sua plataforma eis aqui:
Assistência e cuidado ao agricultor,
Melhores salários pro trabalhador;
Com a energia de Paulo Afonso, industrialização.
Para mocidade Potiguar saúde e educação.
O povo oprimido, do operário ao doutor,,
Escolheu seu candidato, Aluizio Alves governador”.
Aniversariantes
Parabéns ao mossoroense e primo José Gilson Gadê, nascido e despertado com os foguetões da posse para Governador do Rio Grande do Norte, Aluíso Alves, em 1961.
1797 - Franz Schubert, Franz Peter Schubert (Himmelpfortgrund, 31 de Janeiro de 1797 — Viena, 19 de Novembro de 1828) foi um compositor austríaco do fim da era clássica, com um estilo marcante, inovador e poético do romanticismo. Escreveu cerca de seiscentas canções [1] (o "lied" alemão), bem como óperas, sinfonias, incluindo a "Sinfonia Incompleta", sonatas entre outros trabalhos.[2] Viveu pouco e não teve reconhecimento publico , morreu aos 31 anos. Hoje, o seu estilo considerado por muitos como imaginativo, lírico e melódico, fá-lo ser considerado um dos maiores compositores do século XIX, marcando a passagem do estilo clássico para o romântico. Podemos defini-lo como "mais um artista incompreendido pelos seus contemporâneos".
Vídeo
Franz Schubert: Ave Maria
1930 - Pedro Simon, político
1966 - Muller, ex-jogador de futebol
1970 - Minnie Driver cantora.
1976 - Malvino Salvador, ator
1981 - Justin Timberlake cantor norte americano. Fez parte da banda N´Sync

Nenhum comentário:

Postar um comentário