quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

2013,quinta-feira,24,janeiro lua  crescente
Evangelho do dia
Primeira leitura: Hebreus 7, 25-8, 6
Salmo 40
Sacrifício e oblação não quisestes, mas abristes, Senhor, meus ouvidos; não pedistes ofertas nem vítimas, holocaustos por nossos pecados, e então eu vos disse: "Eis que venho!"
R: Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 3, 7-12
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- Jesus Cristo salvador destruiu o mal e a morte; fez brilhar pelo evangelho a luz e a vida imperecíveis (2Tm 1, 10)
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos:
Muita gente procura Jesus
Jesus, então, com seus discípulos, retirou-se em direção ao lago, e uma grande multidão da Galileia o seguia. Também veio a ele muita gente da Judeia e de Jerusalém, da Idumeia e de além do Jordão, e até da região de Tiro e Sidônia, porque ouviram dizer quanta coisa ele fazia. Ele disse aos discípulos que providenciassem um barquinho para ele, a fim de que a multidão não o apertasse. Pois, como tivesse curado a muitos, aqueles que tinham doenças se atiravam sobre ele para tocá-lo. E os espíritos impuros, ao vê-lo, caíam a seus pés, gritando: "Tu és o Filho de Deus". Mas ele os repreendeu, proibindo que manifestassem quem ele era.
Santos do Dia
São Francisco de Sales - Patrono dos Jornalistas
Francisco de Sales, primogênito dos treze filhos dos Barões de Boisy, nasceu no castelo de Sales, na Sabóia, em 21 de agosto de 1567. A família devota de São Francisco de Assis, escolheu esse para ele, que posteriormente o assumiu como exemplo de vida. A mãe se ocupava pessoalmente da educação de seus filhos. Para cada um escolheu um preceptor. O de Francisco era o padre Deage, que o acompanhou até sua morte, inclusive em Paris, onde o jovem barão fez os estudos universitários no Colégio dos jesuítas.
Francisco estudou retórica, filosofia e teologia que lhe permitiu ser depois o grande teólogo, pregador, polemista e diretor espiritual que caracterizaram seu trabalho apostólico. Por ser o herdeiro direto do nome e da tradição de sua família, recebeu também lições de esgrima, dança e equitação, para complementar sua já apurada formação. Mas se sentia chamado para servir inteiramente a Deus, por isso fez voto de castidade e se colocou sob a proteção da Virgem Maria.
Aos 24 anos, Francisco, doutor em leis, voltou para junto da família, que já lhe havia escolhido uma jovem nobre e rica herdeira para noiva e conseguido um cargo de membro do Senado saboiano. Ao vê-lo recusar tudo, seu pai soube do seu desejo de ser sacerdote, através do tio, cônego da catedral de Genebra, com quem Francisco havia conversado antes. Nessa mesma ocasião faleceu o capelão da catedral de Chamberi, e, o cônego seu tio, imediatamente obteve do Papa a nomeação de seu sobrinho para esse posto.
Só então seu pai, o Barão de Boisy, consentiu que seu primogênito se dedicasse inteiramente ao serviço de Deus. Sem poder prever que ele estava destinado a ser elevado à honra dos altares; e, muito mais, como Doutor da Igreja!
Durante os cinco primeiros anos de sua ordenação, o então padre Francisco, se ocupou com a evangelização do Chablais, cidade situada às margens do lago de Genebra, convertendo, com o risco da própria vida, os calvinistas. Para isso, divulgava folhetos nos quais refutava suas heresias, mediante as verdades católicas. Conseguindo reconduzir ao seio da verdadeira Igreja milhares de almas que seguiam o herege Calvino. O nome do padre Francisco começava a emergir como grande confessor e diretor espiritual.
Em 1599, foi nomeado Bispo auxiliar de Genebra; e, três anos depois, assumiu a titularidade da diocese. Seu campo de ação aumentou muito. Assim, Dom Francisco de Sales fundou escolas, ensinou catecismo às crianças e adultos, dirigiu e conduziu à santidade grandes almas da nobreza, que desempenharam papel preponderante na reforma religiosa empreendida na época com madre Joana de Chantal, depois Santa, que se tornou sua co-fundadora da Ordem da Visitação, em 1610.
Todos queriam ouvir a palavra do Bispo, que era convidado a pregar em toda parte. Até a família real da Sabóia não resistia ao Bispo-Príncipe de Genebra, que era sempre convidado para pregar também na Corte.
Publicou o livro que se tornaria imortal: "Introdução à vida devota". Francisco de Sales também escreveu para suas filhas da Visitação, o célebre "Tratado do Amor de Deus", onde desenvolveu o lema : "a medida de amar a Deus é amá-lo sem medida". Os contemporâneos do Bispo-Príncipe de Genebra não tinham dúvidas a respeito de sua santidade, dentre eles Santa Joana de Chantal e São Vicente de Paulo, dos quais foi diretor espiritual.
Francisco de Sales faleceu no dia 28 de dezembro de 1622, em Lion, França. O culto ao Santo começou no próprio momento de sua morte. Ele é celebrado no dia 24 de janeiro porque neste dia, do ano de 1623, as suas relíquias mortais foram trasladadas para a sepultura definitiva em Anneci. Sua beatificação, em 1661, foi a primeira a ocorrer na basílica de São Pedro em Roma. Foi canonizado quatro anos depois. Pio IX declarou-o Doutor da Igreja e Pio XI proclamou-o o Padroeiro dos jornalistas e dos escritores católicos. Dom Bosco admirava tanto São Francisco de Sales que deu o nome de Congregação Salesiana à Obra que fundou para a educação dos jovens.
José Timóteo Giaccardo
Dia do Jornalista
O Dia do Jornalista é comemorado em honra de seu patrono, são Francisco de Sales, príncipe de Genebra, que foi sagrado bispo e enfrentou uma dura luta ideológica entre católicos e calvinistas. Em 1594, a pé e sem dinheiro, ele entrou na cidade de Thonon, para pregar. Suas palavras, porém, foram recebidas com hostilidade e silêncio.
Francisco redigiu, então, suas conhecidas Controvérsias, distribuindo-as em forma de fascículos pelas casas da cidade. Dessa forma ele instituiu as bases da imprensa clandestina, pois aonde suas palavras não conseguiam chegar, a palavra impressa chegava.
São Francisco de Sales desempenhou um importante trabalho eclesiástico e cultural e foi nomeado doutor da Igreja. Sua festa é celebrada no dia 24 de janeiro, dia em que se instituiu também o Dia do Jornalista. Pio XI, em uma carta-encíclica, o nomeou Padroeiro dos Jornalistas.
A determinação dessa data para homenagear os jornalistas transcende o significado religioso e aborda a vida do profissional em total dedicação à verdade e ao amor, semeados em suas matérias espalhadas por jornais, revistas, televisão ou internet.
O compromisso do jornalista, enquanto cientista da informação, é relatar e denunciar fatos ocorridos na sociedade, a serviço do progresso cultural, social, econômico e intelectual de todo ser humano.
É histórico o envolvimento da categoria dos jornalistas com a promoção da qualidade da formação em jornalismo, sobretudo mediante a universidade. A partir de 1900, iniciaram-se as tentativas para que a formação do jornalista se desse por meio do ensino superior . Mas os primeiros cursos só foram implantados na década de 1940. Apenas em 1969 houve a regulamentação da profissão, com a exigência de diploma universitário para o registro profissional.
O jornalista é a testemunha de uma história e, ao mesmo tempo, é quem a registra para figurar na memória da sociedade. Ele é o principal instrumento e mediador para que sejam atendidos e respeitados os direitos à informação, à liberdade de expressão, à comunicação ética realmente voltada ao interesse público, de acordo com a constituição.
Dia Nacional do Aposentado e Dia da Previdência Social
Os benefícios da previdência social representam direito constitucional de todo brasileiro. Basicamente, trata-se de um contrato firmado entre o trabalhador e o governo, em que o primeiro se compromete a pagar a cada mês uma quantia previamente calculada, e o segundo se compromete a devolver essa quantia, sob a forma de benefícios, sempre que o trabalhador estiver incapacitado ao trabalho ou se aposentar. O Ministério da Previdência e Assistência Social é o órgão que intermedia esse contrato, administrando o dinheiro recolhido do povo brasileiro. Os benefícios - aposentadorias, pensões, auxílios e bolsas - são pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social(INSS).
Para arrecadar o dinheiro do pagamento de benefícios, as empresas públicas ou privadas recolhem a contribuição diretamente da folha de pagamento do trabalhador. Quanto ao, trabalhador autônomo, é ele o responsável direto pelo recolhimento da contribuição, exceto os prestadores de serviço, cuja contribuição é recolhida pela empresa beneficiária dos serviços; o desconto efetuado na fonte é enviado pela entidade ao INSS, a título de contribuição previdenciária.
Dia da Previdência Social
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/janeiro/24-dia-da-previdencia-social-9.php
Em 24/1/1923, por meio da lei no 4.682(Lei Elói Chaves), foi criado o sistema previdenciário. A antiga Caixa de Aposentadoria e Pensões foi institucionalizada para beneficiar os empregados das estradas de ferro e seus familiares. A partir desse modelo, o sistema previdenciário brasileiro começou a ser traçado para garantir o sustento das pessoas que não mais podiam fazer parte do mercado de trabalho.
A Constituição brasileira estabelece que o trabalhador brasileiro tem direito à aposentadoria ao completar determinado tempo de serviço ou ao atingir determinada idade. Existem também as aposentadorias especiais e aquelas concedidas por invalidez. As aposentadorias especiais são concedidas aos trabalhadores envolvidos com atividades insalubres. Nesse caso, o trabalhador deve comprovar a exposição a agentes nocivos, sejam químicos, físicos ou biológicos, durante o período de trabalho. Já a aposentadoria por invalidez é concedida ao cidadão considerado incapaz de continuar exercendo a atividade profissional necessária à sua subsistência.
Os benefícios previdenciários são importantes conquistas sociais de todo brasileiro que trabalhou para o sustento de sua família e para o desenvolvimento do país. O respeito ao aposentado, bem como aos seus direitos previstos em lei é dever de todo bom cidadão que dá importância à família e aos valores morais. Por isso, o Dia da Previdência Social e o Dia do Aposentados são comemorados em todo o território nacional.
www2.portoalegre.rs.gov.br
Dia Mundial do Hanseniano
Leprosy.jpg
Um indivíduo do sexo masculino com 24 anos de idade que padecia de lepra
Ela é endêmica (específica de uma região) em certos países tropicais, em particular na Ásia. O Brasil inclui-se entre os países de alta endemicidade de lepra no mundo. Isto significa que apresenta um coeficiente de prevalência médio superior a um caso por mil habitantes (MS, 1989).[3] Os doentes são chamados leprosos, apesar de que este termo tenda a desaparecer com a diminuição do número de casos e dada a conotação pejorativa a ele associada.
Datas
1935 - A primeira cerveja em lata - No dia 24 de Janeiro de 1935, foi vendida a primeira cerveja em lata em Richmond, na Virgínia. A embalagem descartável, prática e de baixa qualidade substituiu as garrafas de vidro que acarretavam maiores custos.
O objectivo do seu inventor, Gottfried Krueger, foi poupar em custos logísticos, já que as cervejarias não podiam vender as garrafas a mais de 50 km de distância por não poderem recuperar o vasilhame.
Acabou por lhe chamar Krueger's Finest Beer. Trinta anos depois, em 1966, chegava a Espanha a primeira cerveja em lata da Skol International Lager de Cruz Branca.
foto de sinopsis
KruegerBeerCan
Cilíndrica, como as latas de conserva de alimentos, precisava ser aberta com abridor de corte ou receber dois furos grandes para ser consumida.  Atento à conveniência do consumidor, mais tarde o fabricante substituiu-a por uma lata com abertura tipo crown, como a das garrafas de vidro.
A primeira latinha de cerveja do Brasil foia a SKOL, lançada em 1971.
Ao abrir uma latinha de cerveja, você pode até pensar que isso sempre existiu. Mas faz apenas 42 anos que o Brasil convive com esse conforto. A propaganda acima, publicada em 1971, anuncia o lançamento da primeira cerveja em lata do país, através da Skol.
Essas primeiras latinhas eram bem mais duras que as de hoje, especialmente na base e no topo, que tinham aros bem rígidos. Porém, as latinhas brasileiras já contavam com o anel que facilitava a abertura do bocal para beber diretamente nelas.
A criação desse anel popularizou as bebidas em lata nos Estados Unidos a partir de 1963. A ideia foi de Ermal Fraze, em 1963, por uma razão bem corriqueira: ao chegar num piquenique com a família, Ermal descobriu frustrado que ninguém tinha levado um abridor de latas para os refrigerantes e cervejas.
Foi aí que ele teve a ideia de uma lata que não precisasse de outro objeto para ser aberta. Com essa inovação, as latas começaram a emparelhar com a venda de bebidas em garrafas.
1972 - Um  soldado japonês escondido em Guam
Shoichi Yokoi, em 1941 e 1972
Granjeiros de Guam descobrem o sargento Shoichi Yokoi, escondido durante 28 anos sem saber que a Segunda Guerra Mundial tinha terminado.
Uns granjeiros encontraram o soldado japonês escondido nas selvas de Guam, uma possessão norte-americana no Pacífico ocidental. Guam foi atacado e capturado pelos Japoneses em 1941. Três anos depois, o exército norte-americano recuperou a ilha. O sargento Yokoi, membro da retaguarda japonesa, preferiu esconder-se a render-se.
Elaborou ferramentas de sobrevivência, à espera que os seus companheiros voltassem para lhe transmitir as ordens seguintes. Depois de ser encontrado por nativos da ilha foi repatriado para o Japão com tratamento de herói de guerra.
foto de sinopsis
Reprodução exata da entrada do esconderijo de Yokoi em Guam.
1984 - O primeiro Macintosh -  24 de janeiro de 1984 foi posta à venda o primeiro computador Macintosh da Apple. Tratava-se do Macintosh 128k, com uma interface gráfica muito simples e que era, além disso, vendido com rato em vez da linha de comandos. A Apple quis diferenciar-se da IBM, dirigindo-se ao mercado do lar, à educação e à criatividade profissional, tudo isso graças a um sistema operativo próprio. A 22 de janeiro foi apresentado o anúncio dirigido por Ridley Scott durante a terceira parte da Superbowl para promover o nascimento de uma nova era de computadores.
foto de sinopsis
Aniversariantes
1878 - João Pessoa, político, falecido em 26/07/1930
Getúlio Vargas e João Pessoa, pouco antes da Revolução de 1930.
João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque (Umbuzeiro, 24 de janeiro de 1878 — Recife, 26 de julho de 1930) foi um político brasileiro.
Telegrama da "Rádio Cruzeiro", noticiando o assassinato de João Pessoa
1930 - Coronel Ludugero
Luiz Queiroga, ou" Lula ", como era chamado por sua família, nasceu no dia 24 de Janeiro de 1930, na Rua Castro Alves(Encruzilhada), na cidade de Recife, Pernambuco. Único filho homem de ¨seu¨ Romildo e ¨dona¨ Romilda. Único irmão homem de Leda, Leny, Laís (Lála) e de Laurinete, a caçula(por parte de pai).
.......................................................
Seu último trabalho foi em 1978, como Assessor de Produção da Rádio Repórter (Rádio Globo), no Recife, onde também escrevia textos humorísticos para o Programa "Show da Cidade", e ia ao ar todos os dias, na hora do almoço, junto com Torres Filho, Lelino Manzela e vários repórteres da equipe da emissora, até quando faleceu em casa, na beira mar de Olinda (PE), vitima de um enfarto, no dia 15 de maio de 1978, aos 48 anos de idade. Tinha cumprido sua missão!
O homem, finalmente descansou. Mas o artista, esse é imortal. Ficará sempre vivo - vivíssimo - na memória do nosso povo. Esse povo simples que, rindo de si mesmo, consegue ser feliz como nenhum outro neste planeta.
Colaboração do Jorge Paulo, o Bandeirante do Norte O lançamento original é de 1968, pela CBS. Relançado em 1971 pelo selo Entré/CBS. O exemplar do qual o áudio e as...
Ludugero casa uma filha
O lançamento original é de 1968, pela CBS. Relançado em 1971 pelo selo Entré/CBS
Vídeo: A carta de Filomena
Cheleleu
Mais:
1943 - Nascimento de Pablo Milanês, músico cubano, em Bayamo-Cuba, no ano de 1943
Vídeo: Yolanda - Pablo Milanés e Simone
Sílvia Escobar Pfeifer (Porto Alegre, 24 de fevereiro de 1958) é uma atriz e modelo brasileira.
É casada, desde 1983, com Nelson Chamma Filho, pai dos seus dois filhos, Emmanuela e Nicholas.
Depois de quase 20 anos na Rede Globo, a atriz assina contrato de 4 anos com a Rede Record.
1958 - Silvia Pfeiffer, atriz
Nastassja Kinski (nome artístico de Nastassja Aglaia Nakszynski, Berlim, 24 de janeiro de 1961) é uma prolífica atriz alemã que participou em mais de 60 filmes e filha do também actor Klaus Kinski.
Mortes
1965 - Winston Churchill, político
Winston Churchill
Sir Winston Leonard Spencer-Churchill (Oxfordshire, 30 de novembro de 1874 — Londres, 24 de janeiro de 1965) foi um político, estadista, escritor, jornalista, orador e historiador britânico, famoso principalmente por sua atuação como primeiro-ministro do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial. Ele foi primeiro-ministro por duas vezes (1940-45 e 1951-55). Ele é o único primeiro-ministro britânico a ter recebido o Prêmio Nobel de Literatura e o primeiro Cidadão Honorário dos Estados Unidos.
Durante sua carreira no exército Churchill pôde assistir à ação militar na Índia britânica, no Sudão e na Segunda Guerra dos Bôeres. Ganhou fama e notoriedade como correspondente de guerra a através dos livros que ele escreveu descrevendo as campanhas militares. Ele serviu brevemente no Exército britânico no Fronte Ocidental durante a Primeira Guerra Mundial comandando o 6º Batalhão dos Fuzileiros Reais Escoceses.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Winston_Churchill
2004 - Leônidas da Silva, jogador de futebol
Museu dos Esportes - Reprodução
Leônidas da Silva (Rio de Janeiro, 06 de setembro de 1913 — Cotia, 24 de janeiro de 2004) foi um futebolista brasileiro, considerado um dos mais importantes da primeira metade do século XX. Tetracampeão pelo Botafogo, em 1935, primeiro campeonato oficial, no regime profissional.Foi ele quem inventou o gol de bicicleta.
Vídeo
Leônidas da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário