quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

2013,quinta-feira,17,janeiro lua nova
Evangelho do dia
Primeira leitura:
SALMO 94
— Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: não fecheis os vossos corações.— Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: não fecheis os vossos corações.— Vinde adoremos e prostremo-nos por terra, e ajoelhemos ante o Deus que nos criou! Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor, e nós somos o seu povo e seu rebanho, as ovelhas que conduz com sua mão.
— Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: “Não fecheis os corações como em Meriba, como em Massa, no deserto, aquele dia, em que outrora vossos pais me provocaram, apesar de terem visto as minhas obras”.
— Quarenta anos desgostou-me aquela raça e eu disse: “Eis um povo transviado, seu coração não conheceu os meus caminhos!” E por isso lhes jurei na minha ira: “Não entrarão no meu repouso prometido!”
Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos 1,40-45
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
Excluidos: Jesus "encheu-se de compaixão"
Naquele tempo, um leproso chegou perto de Jesus, e de joelhos pediu: “Se queres, tens o poder de curar-me”. 41Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele, e disse: “Eu quero: fica curado!” 42No mesmo instante, a lepra desapareceu, e ele ficou curado.
43Então Jesus o mandou logo embora, 44falando com firmeza: “Não contes nada disso a ninguém! Vai, mostra-te ao sacerdote e oferece, pela tua purificação, o que Moisés ordenou, como prova para eles!” 45Ele foi e começou a contar e a divulgar muito o fato. Por isso Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade: ficava fora, em lugares desertos. E de toda parte vinham procurá-lo.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Dia dos Tribunais de Contas do Brasil
O Tribunal de Contas é um órgão de Controle Externo da execução financeiro-orçamentária da Administração Pública. Surge, inicialmente, com a preocupação do controle da legalidade dos atos de natureza financeira da Administração, mecanismo ainda hoje eficiente para zelar pela boa gestão dos recursos públicos. Mais recentemente, com a promulgação da Constituição de 1988, passa a exercer, também, a fiscalização operacional e patrimonial das entidades públicas, abrangendo, ao lado da questão da legitimidade, os aspectos de eficiência, eficácia e economicidade.
BrazilNumbered.png
Unidades federativas
A história do controle do dinheiro público no Brasil começou no período colonial, com a criação das Juntas das Fazendas das Capitanias e da Junta da Fazenda do Rio de Janeiro, as quais prestavam contas a Portugal. O regente D. João criou o Erário Régio, em 1808, e o Conselho da Fazenda, que deveria inspecionar a despesa pública.
Com a Independência, o Erário Régio foi transformado no Tesouro, por meio da Constituição de 1824, gerando os orçamentos e balanços gerais. A necessidade da criação de um Tribunal de Contas foi levantada em 1826, com o projeto do Visconde de Barbacena e de José Inácio Borges, apresentado ao Senado do Império.
As discussões em torno da necessidade de um órgão independente para controlar as contas públicas se estenderam por mais de um século. A partir da queda do Império, as reformas político-administrativas da jovem República criaram o Tribunal de Contas da União, por iniciativa do então Ministro da Fazenda, Rui Barbosa, mediante o decreto no 966-A, de 7/11/1890, conferindo-lhe autonomia na fiscalização e poder de julgamento e vigilância.
A função primordial de um tribunal de contas é regular e fiscalizar as contas do governo. Há três tipos de tribunais de contas: Tribunal de Contas da União (TCV) Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Tribunal de Contas do Município, onde houver. De acordo com o artigo 71 da Constituição, compete ao TCU:
- Apreciar as contas anuais do Presidente da República;
- Julgar as contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiro, bens e valores públicos;
- Apreciar a legalidade dos atos de admissão de pessoal e de concessões de aposentadorias, reformas e pensões civis e militares;
- Realizar inspeções e auditorias por iniciativa própria ou por decisão do Congresso Nacional;
- Fiscalizar as contas nacionais das empresas supranacionais;
- Fiscalizar a aplicação de recursos da União repassados aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios;
- Prestar informações ao Congresso Nacional sobre fiscalizações realizadas;
- Aplicar sanções e determinar a correção de ilegalidades e irregularidades em atos e contratos;
- Assinar prazo para prestação de contas de órgão ou entidade;
- Sustar a execução do ato impugnado, se não for atendido;
- Representar sobre irregularidades ou abusos apurados, ao poder competente;
- Decidir a respeito de medidas cabíveis ao ato de sustentação, caso o Congresso Nacional ou o Executivo não façam dentro de noventa dias;
- Encaminhar relatório trimestral e anual ao Congresso Nacional.
O Tribunal de Contas Estadual complementa a atuação do TCU fiscalizando a utilização e o investimento do dinheiro público no estado e nos municípios deste, respectivamente.
Datas
1929 - O marinheiro Popeye aparece pela primeira vez em tiras de quadrinhos. O personagem era criação de E.C. Segar 
Popeye
Vídeo
O Marinheiro Popeye encontra Sindbad o Marinheiro - Parte 1 (Fleischer Studios)
Marinheiro Popeye encontra Sindbad o Marinheiro - Parte 2 (Fleischer Studios)
1938 - Exposição Internacional de Surrealismo - A 17 de janeiro de 1938 realizou-se a primeira exposição internacional do movimento surrealista na capital francesa. Esta data marcou o apogeu deste movimento antes da Segunda Guerra Mundial. Na exposição participaram vários artistas conhecidos como: Marcel Duchamp, Arp, Dalí, Ernst, Masson, Man Ray, Óscar Domínguez e Meret Oppenheim, entre outros.
A exposição oferecia ao público, além de pinturas e quadros, uma excelente mostra do que o Surrealismo tinha produzido no fabrico de objetos.
Depois de rebentar a Segunda Guerra Mundial na Europa, a maioria dos artistas fugiram para os Estados Unidos, onde lançaram as "sementes" do Expressionismo abstrato e a Arte Pop.
foto de sinopsis
1969 - Os Beatles lançam o álbum Yellow Submarine,na Inglaterra. Poucas músicas deste disco são inéditas. O trabalho contém faixas, que em sua maioria, são músicas orquestradas e compostas por George Martin e que fazem parte da trilha sonora do desenho Yellow Submarine. Em 1999, o desenho foi lançado em DVD.
Yellow Submarine é o álbum trilha-sonora lançado pelos The Beatles, que corresponde ao filme de mesmo título
Em contraste com a recepção do filme pela crítica, este é considerado o disco mais fraco dos Beatles e o único disco a não alcançar o 1° lugar nas paradas nos EUA e no Reino Unido (a melhor posição foi o 2° lugar, curiosamente como o "Álbum Branco", lançado 2 meses antes, em 1° lugar). Porém esse disco não é considerado pelos Beatles como um disco de estúdio, já que somente as seis músicas do lado A são do grupo e apenas quatro delas são inéditas e ainda assim foram gravadas entre 1967 e 1968
Vídeo:
Aniversariantes
1706 - Ben Franklin, cientista norte americano autodidata, inventor do para-raios. Participou da Declaração de Independência dos EUA.
1899 - Al Capone, mafioso norte americano. Mandante de cerca de 400 assassinatos.
1931 - James Earl Jones, ator norte americano de cinema.
1942 - Muhammad Ali, boxeador norte americano, campeão mundial dos pesos pesados.
1962 - Jim Carrey, ator comediante norte americano. Destaca-se depois de fazer o filme "O Máscara".
1982 - Mel Lisboa, atriz
1706 - Ben Franklin, Benjamin Franklin (Boston, 17 de janeiro de 1706 — Filadélfia, 17 de abril de 1790) foi um jornalista, editor, autor, filantropo, abolicionista, funcionário público, cientista, diplomata, inventor e enxadrista estadunidense.
Foi um dos líderes da Revolução Americana, conhecido por suas citações e experiências com a eletricidade.
Religioso, calvinista, e uma figura representativa do iluminismo. Correspondeu-se com membros da sociedade lunar e foi eleito membro da Royal Society. Em 1771, Franklin tornou-se o primeiro Postmaster General (ministro dos correios) dos Estados Unidos.
Ben Franklin
Franklin gerador eletrostático
Franklingerador eletrostático
1899 - Al Capone, Alphonsus Gabriel Capone, ou simplesmente Al Capone, (Brooklyn, Nova Iorque, 17 de janeiro de 1899 — Palm Beach, 25 de janeiro de 1947) foi um gângster ítalo-americano que liderou um grupo criminoso dedicado ao contrabando e venda de bebidas entre outras atividades ilegais, durante a Lei Seca que vigorou nos Estados Unidos nas décadas de 20 e 30. Considerado por muitos como o maior gângster dos Estados Unidos. Al - como era chamado pelo seu círculo íntimo, tinha o apelido de Scarface ("Cara de Cicatriz"), devido a uma cicatriz que tinha em seu rosto.
Vídeo
Raul Seixas - Al Capone
1941 - Henrique George Mautner(JORGE MAUTNER), nasceu no Rio de Janeiro, é cantor e compositor
1945 - Elis Regina, Elis Regina Carvalho Costa (Porto Alegre, 17 de março de 1945 – São Paulo, 19 de janeiro de 1982) foi uma intérprete brasileira. Conhecida por sua presença de palco histriônica,[2] sua voz e sua personalidade, Elis Regina é considerada por muitos críticos, comentadores e outros músicos a melhor cantora brasileira de todos os tempos.[3][4][5][6][7] Com os sucessos de Falso Brilhante e Transversal do Tempo, ela inovou os espetáculos musicais no país e era capaz de demonstrar emoções tão contrárias, como a melancolia e a felicidade, numa mesma apresentação ou numa mesma música.
Vídeo
Página da Elis no youtube
Mortes
1910 - Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo
2005 - Bezerra da Silva, músico
Bezerra-01
Vídeo

Nenhum comentário:

Postar um comentário