quinta-feira, 10 de janeiro de 2013


2013,quinta-feira,10,janeiro   lua minguante
 
Evangelho do dia
Primeira leitura: Primeira carta de São João 4, 19-5,4
Salmo 72
Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, vossa justiça ao descendente da realeza! Com justiça ele governe o vosso povo, com eqüidade ele julgue os vossos pobres.
R: As nações de toda a terra, hão de adorar-vos, ó Senhor!
Evangelho de Jesus Cristo, segundo São Lucas 4, 14-22
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- O Espírito do Senhor repousa sobre mim e enviou-me a anunciar aos pobres o evangelho (Lc 4, 18)
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:
Os olhos de todos estavam fixos em Jesus
Ele foi ensinar na sinagoga. As pessoas que o escutavam ficaram muito admiradas com a sua maneira de ensinar. É que Jesus ensinava com a autoridade dele mesmo e não como os mestres da Lei. Então chegou ali um homem que estava dominado por um espírito mau. O homem gritou:
- O que quer de nós, Jesus de Nazaré? Você veio para nos destruir? Sei muito bem quem é você: é o Santo que Deus enviou!
Então Jesus ordenou ao espírito mau:
- Cale a boca e saia desse homem!
Aí o espírito sacudiu o homem com violência e, dando um grito, saiu dele. Todos ficaram espantados e diziam uns para os outros:
- Que quer dizer isso? É um novo ensinamento dado com autoridade. Ele manda até nos espíritos maus, e eles obedecem.
E a fama de Jesus se espalhou depressa por toda a região da Galiléia.
- Palavra da salvação- Glória a Vós, Senhor
Santos do Dia
Dia de São Gonçalo, protetor dos violeiros e santo casamenteiro
Goncalo amarante.jpg
São Gonçalo é um santo português com culto permitido pelo papa Júlio III em 24 de abril de 1551. Nascido em Tagilde no ano de 1187, estudou rudimentos com um devoto sacerdote. Depois, freqüentou a escola arqui-episcopal em Braga. Após ordenado sacerdote, foi nomeado pároco de São Paio de Vizela. foi a Roma e Jerusalém.
No regresso, São Gonçalo passou por um período de busca interior e encontrou na experiência popular a maneira de converter pecadores. Para converter as prostitutas, ele se vestia de mulher, tocava viola e dançava alegremente, apesar de  pregos no sapato, o que feria seus pés. O santo zelava pela virtuosidade das mulheres; organizava, para elas, danças nos dias de sábado até se cansarem. Ele entendia que as mulheres que participassem dessas danças aos sábados não cairiam em tentação no domingo. Quando vigário de São Paio de Vizela, fez vários casamentos de mulheres que perderam a virgindade.
A dança inventada por ele continuou sendo realizada por diversos grupos que além de festejar o santo, pagam promessas feitas a ele. A devoção ao santo no povoado Mussuca, na cidade de Laranjeiras, Sergipe, é feita de maneira alegre, ao som de duas violas; dois cavaquinhos; uma caixa (tocada pelo patrão do grupo, Sr. Sales, 59 anos e 20 de São Gonçalo) e dois pulés (instrumento musical feito de bambu). Além dos tocadores, participam os dançadores (em número de oito em pagamento de promessa, podendo aumentar, dependendo da ocasião) e a mariposa, mulher que segura a imagem do santo em um barco, visto que na Mussuca, acredita-se que o santo tenha sido marinheiro em virtude da vinculação de sua vida ao mar ou a rio Tâmega
Pregou e operou supostos milagres por todo o norte de Portugal. Sobre o rio Tâmega construiu uma ponte. São Gonçalo morreu no dia 10 de janeiro de 1259, em Amarante, no Douro, à margem direita do rio Tâmega, em Portugal. Após sua morte, passou a ser protetor dos violeiros, remédio contra as enchentes, além de casamenteiro. Diz a lenda que a mulher que tocar com alguma parte do corpo o túmulo do santo, em Portugal, terá casamento garantido dentro de, no máximo, um ano..
"São Gonçalo" - Laranjeiras - Sergipe
Santo Aldo
Santa Léonie Françoise de Sales Aviat
Santo Guilherme de Bourges

Dia do Vodu
Saluto Deity Sanctus
 - Divinas Saudações Sagradas -
 
Vodun ou Vodoun (ortografia Beninense; Vodun / Vodum no Brasil; Vodou, Vaudou ou outras ortografias foneticamente equivalentes no Haiti; Vodu ou Vudu). Em português aplica-se aos ramos de uma tradição religiosa teísta-animista baseada nos ancestrais, que tem as suas raízes primárias entre os povos Ewe-Fon da África Ocidental, no país hoje chamado Benin, anteriormente Reino do Daomé, onde o vodun é hoje em dia a religião nacional de mais de 7 milhões de pessoas. Além da tradição fon, ou do Daomé, que permaneceu na África, existem tradições relacionadas que lançaram raízes no Novo Mundo durante a época do tráfico transatlântico.
Bandeira Vodu
Como fazer um Boneco Vudu
Fazer um Boneco Vodu
Clíque no link abaixo e aprenda pass a passo
Datas
1908 - Futebol paraibano: Surgimento do primeiro clube
Deve-se a introdução do futebol na Paraíba a um grupo de acadêmicos que estavam em gozo de férias dos seus estudos, no ano de 1908. A primeira noticia sobre o futebol no estado é de 10 de janeiro de 1908, quando o acadêmico José Eugênio Soares, trouxe do Rio de Janeiro a primeira bola. Um mês depois, juntamente com outros colegas, fundou o "Club de Foot Ball Parahyba" que fêz a primeira exibição pública de futebol, dividindo o clube recém-fundado em duas equipes: Norte e Sul. Esta exibição ocorreu na tarde do dia 15 de janeiro de 1908, no local denominado "Sitio do Coronel Manoel Deodato" nas imediações onde hoje é a Praça da Independência.
1920 - Nasce a Liga das Nações -  A 10 de Janeiro de 1920 nasce a Liga das Nações, ao entrar em vigor o Convénio da Liga das Nações, ratificada por 42 países, em 1919. A seguir ao alívio causado pelo fim da Primeira Guerra Mundial veio o terror de outra guerra "para terminar com todas as guerras".
Assim, a Liga das Nações surgiu para resolver crises internacionais e prevenir a repetição. Embora o presidente norte-americano Woodrow Wilson tivesse proposto a organização, o Senado recusou a participação do país temendo que a Liga reduzisse a autoridade dos Estados Unidos. Em Novembro de 1920, a Liga das Nações celebrou a sua primeira assembleia em Genebra.
Durante a década dos anos 20, a Liga incorporou novos membros e serviu de mediadora em disputas internacionais menores, mas muitos dos países mais poderosos não reconheceram a Liga.
A autoridade da organização, no entanto, não foi comprometida até à década de 30, quando uma série de acontecimentos mostraram a sua ineficácia.
O Japão abandonou a assembleia quando a Liga condenou a sua invasão da China; e igualmente, a Liga foi completamente ineficaz para evitar e prevenir o rearmamento da Alemanha e a invasão italiana da Etiópia. A quase extinta Liga nem sequer previu a declaração da Segunda Guerra Mundial.
foto de sinopsis
1929 - Nasce Tintim - No dia 10 de Janeiro de 1929 nasceu o cómico Tintim pelas mãos do desenhador Georges Remi, comummente conhecido como Hergé. O jornal belga "Le Petit Vingtième" foi incumbido de publicar uma pequena tira do Tintim e de Milú, o seu pequeno Fox Terrier branco.
Desde então, já foram vendidas mais de 230 milhões de
cópias no mundo inteiro e as aventuras de Tintim foram traduzidas em mais de 70 idiomas. Em 1930, Hergé criou os irmãos Dupond e Dupont. As restantes personagens que protagonizam as diferentes aventuras de Tintim foram criadas posteriormente, conforme iam sendo publicadas as bandas desenhadas.
A primeira aventura publicada foi "Tintim no Congo", no ano 1930, e foram desenhadas um total de 23 histórias completas.
foto de sinopsis
1932 - A grande criação de Walt Disney, o ratinho Mickey, é registrado e publicado pela primeira vez. Era registrado e publicado oficialmente o desenho do rato mais famoso do mundo, nos quadrinhos. Mickey Mouse surgiu após uma idéia de Walt Disney, seu criador, ser roubada pela Universal. Ele criou o camundongo, que foi mudando e chegou a ter 100 formas diferentes de desenho.
Mickey Mouse.png
Estrela de Mickey Mousa na Calçada da Fama
2000 - A América Online concorda em comprar o gigante da mídia Time-Warner por US$ 162 bilhões. É a maior fusão corporativa da história.
Aniversariantes
Rod Stewart
Roderick David Stewart CBE, conhecido como Rod Stewart, (Highgate, Londres, 10 de janeiro de 1945) é um cantor e compositor britânico, com ascendência escocesa.
Conhecido por sua voz áspera e rouca, Rod Stewart começou a ficar conhecido no final dos anos 60 quando participou da Jeff Beck Group e depois juntou-se ao The Faces, iniciando paralelamente sua carreira solo que já dura cinco décadas.
Ao longo de sua carreira, Rod atingiu várias vezes as paradas de sucesso, principalmente no Reino Unido, onde ele atingiu o primeiro lugar com seis álbuns e por 24 vezes ficou entre o top 10 e seis vezes na posição número 1 entre as músicas mais executadas, e 9 vezes nº1 a nível mundial. É estimado que Rod Stewart tenha vendido por volta de 200 milhões de álbuns,[1] embora haja outras fontes que afirmem 250 milhões de cópias.[2] Tem hits como "Maggie May", "I Don't Want to Talk About it", "I Was Only Joking", "Sailling", "This old Heart of Mine", "Tonight The Night", "Hot Legs", "You're in My Heart", "Da Ya Think I'm Sexy?", "Tonight I'm Yours (Don't Hurt me)", "Young Turks", "Passion", "Baby Jane", "What Am I Gonna Do (I'm So In Love With you)" , "Forever Young","My Heart Can´t Tell You No" e "Crazy About Her". Rod é o 23º na lista de melhores artistas da história e 17º na de mais bem sucedidos de todos os tempos.[3] Com 2 Grammy vencidos tornou uma das figuras mais irreverentes do mundo.
Vídeos:
Sailing
Have You Ever Seen The Rain
1887 - José Américo de Almeida, político e romancista, inaugurou o ciclo nordestino do movimento regionalista brasileiro; Cadeira 38 da ABL (Academia Brasileira de Letras). Paraíba, Brasil.*
1939 - Sal Mineo, ator norte americano.
1945 - Rod Stewart, cantor inglês. Conhecido pela sua voz rouca.
1949 - George Foreman, campeão mundial de boxe. Após aposentar-se, lança linha de eletro-domésticos para cozinha.
1965 - Zetti, Jogador de Futebol (goleiro), destaca-se no SÃO PAULO e seleção brasileira.
José Américo de Almeida
Nasceu na cidade de Areia(PB), em 10 de janeiro de 1887 e morreu em João Pessoa(PB), em 10 de março de 1980. Foi um escritor(romancista, ensaísta, poeta e cronista), político, advogado, professor universitário, folclorista e sociólogo brasileiro.
Formou-se em direito pela Faculdade de Direito do Recife em 1908, tendo sido promotor público da comarca do Recife, promotor público da comarca de Sousa na Paraíba, procurador geral do estado da Paraíba aos vinte e quatro anos de idade, secretário de governo, deputado federal, interventor, ministro da Viação e Obras Públicas nos dois governos de Getúlio Vargas, senador, ministro do Tribunal de Contas da União, governador da Paraíba, fundador da Universidade Federal da Paraíba e seu primeiro reitor. Américo chegou a ser pré-candidato à Presidência da República, apoiado por Vargas para as eleições de 1938, porém as mesmas não aconteceram, em razão do golpe dado por Getúlio em 1937, que deu início à ditadura do Estado Novo.
A Bagaceira
Mortes
1917 - Buffalo Bill, William Frederick Cody (26 de fevereiro de 1846 - 10 de janeiro de 1917), simplesmente Buffalo Bill, foi aventureiro americano nascido em Scott County, Iowa, EUA. Matou milhares de búfalos num curto espaço de tempo, ficando por isso com a alcunha de "Buffalo Bill". Além de caçar búfalos, Cody teve inúmeros empregos: batedor da cavalaria americana (1868-1872), mensageiro do Pony Express (1860), gerente de hotel, ferroviário e condutor de diligências.
Uma lenda em seu país, Buffalo Bill se tornou também mundialmente famoso graças ao show sobre o Oeste Selvagem (Buffalo Bill's Wild West show) que passou a estrelar a partir de 1883. O show incluía uma parada de cavaleiros, participação de índios americanos, e grandes atiradores. O show contava ainda com Turcos, Árabes, Mongóis e Cossacos, com cavalos e roupas típicas, e com participações de Jane Calamidade e Touro Sentado.
Almanaque Búfalo Bill - Rge-1964 - Muito Bom
Ficheiro:William Notman studios - Sitting Bull and Buffalo Bill (1895) edit.jpg
Touro Sentado e Buffalo Bill
1957 - Gabriela Mistral, poetisa chilena, Prêmio Nobel de Literatura 1945.
"Onde houver uma árvore para plantar, planta-a tu. Onde houver um erro para emendar, emenda-o tu. Onde houver um esforço de que todos fogem, fá-lo tu. Sê tu aquele que afasta as pedras do caminho". Gabriela Mistral
Lucila de María del Perpetuo Socorro Godoy Alcayaga - GABRIELA MISTRAL
Nasceu em Vicuña, em 07 de abril de 1889, morreu em Nova Iorque, em 10 de janeiro de 1957), foi uma poetisa, educadora, diplomata e feminista chilena.
Foi agraciada com o Nobel de Literatura de 1945.
Eu não Sinto a Solidão
É a noite desamparo
das montanhas ao oceano.
Porém eu, a que te ama,
eu não sinto a solidão.
É todo o céu desamparo,
mergulha a lua nas ondas.
Porém eu, a que te embala,
eu não sinto a solidão.
É o mundo desamparo,
triste a carne em abandono
Porém eu, a que te embala,
eu não sinto a solidão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário