quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

2013,quarta-feira,23,janeiro
lua crescente


Evangelho do dia
Primeira leitura: Hebreus 7, 1-3.15-17
Salmo 110
- Palavra do Senhor ao meu Senhor: "Assenta-te ao lado meu direito até que eu ponha os inimigos teus como escabelo por debaixo de teus pés!"
R: Tu és sacerdote eternamente segundo a ordem do rei Melquisedec!
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 3, 1-6
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- Jesus pregava a boa-nova, o reino anunciando, e curava toda espécie de doenças entre o povo (Mt 4, 23)
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos:
O bem ou o mal no sábado?
Foto: Evangelho (Marcos 3,1-6)
Quarta-Feira, 23 de Janeiro de 2013 
2ª Semana Comum - Cor Litúrgica - Verde

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus entrou de novo na sinagoga. Havia ali um homem com a mão seca. 2Alguns o observavam para ver se haveria de curar em dia de sábado, para poderem acusá-lo. 3Jesus disse ao homem da mão seca: “Levanta-te e fica aqui no meio!” 4E perguntou-lhes: “E permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixá-la morrer?” Mas eles nada disseram. 5Jesus, então, olhou ao seu redor, cheio de ira e tristeza, porque eram duros de coração; e disse ao homem: “Estende a mão”. Ele a estendeu e a mão ficou curada. 
6Ao saírem, os fariseus com os partidários de Herodes, imediatamente tramaram, contra Jesus, a maneira como haveriam de matá-lo. 

- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor.

Reflexão - Mc 3, 1-6

A vivência legalista e proibitiva da religião é uma das maiores manifestações da dureza de coração que pode acontecer na vida das pessoas. Quando isso acontece, as pessoas não são capazes de descobrir os valores que devem marcar o nosso relacionamento entre nós mesmos e entre nós e o próprio Deus, e a religião acaba por se tornar um mero cumprimento de obrigações e de ritos, numa verdadeira bruxaria. Esta forma de religião acaba por ter como um dos seus principais fundamentos a relação de poder, o autoritarismo e a estratificação social a partir da fé das pessoas. É por isso que as autoridades do tempo de Jesus procuram descobrir a maneira como haveriam de matá-lo.

**** Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
Outra vez, Jesus entrou na sinagoga, e lá estava um homem com a mão seca. Eles observavam se o curaria num dia de sábado, a fim de acusá-lo. Jesus disse ao homem da mão seca: "Levanta-te! Vem para o meio!" E perguntou-lhes: "Em dia de sábado, o que é permitido: fazer o bem ou fazer o mal, salvar uma vida ou matar?" Eles ficaram calados. Passando sobre eles um olhar irado, e entristecido pela dureza de seus corações, disse ao homem: "Estende a mão!" Ele estendeu a mão, que ficou curada. Saindo daí, imediatamente os fariseus, com os herodianos, tomaram a decisão de eliminar Jesus.
Santos do dia
São Idelfonso
Segundo os escritos foi por intercessão de Nossa Senhora, a pedido de seus pais, que Ildefonso nasceu. Assim, o culto mariano tomou grande parte de sua vida religiosa, ponteada por aparições e outras experiências de religiosidade.
Ildefonso veio ao mundo no dia 08 de dezembro de 607, em Toledo, na Espanha. De família real, que resistiu aos romanos, mas, que se renderam politicamente aos visigodos, foi preparado muito bem para o futuro. Estudou com Santo Isidoro em Sevilha. Depois de fugir para o mosteiro de São Damião nos arredores de Toledo, Ildefonso conseguiu dos pais aprovação para se tornar monge, o que aconteceu no mosteiro próximo de sua cidade natal.
Pouco depois de tornar-se diácono, herdou enorme fortuna devido à morte dos pais.
Empregou todas as posses em favor dos pobres e fundou um mosteiro para religiosas. Seu trabalho era tão reconhecido que após a morte do abade de seu mosteiro, foi eleito por unanimidade para sucedê-lo. Em 636 dirigiu o IV Sínodo de Toledo, sendo o responsável pela unificação da liturgia espanhola.
Mais tarde, quando da morte de seu tio e bispo de Toledo, Eugênio II, contra sua vontade foi eleito para o cargo. Chegou a se esconder para não ter que aceitá-lo, sendo convencido pelo rei dos visigodos que o procurou pessoalmente. Depois disso, Ildefonso desempenhou a função com reconhecida e admirada disciplina nos preceitos do cristianismo, a mesma que exigia e obtinha de seus comandados.
Nessa época Ildefonso escreveu uma obra famosa contra os hereges que negavam a virgindade de Maria Santíssima, sustentando que a Mãe de Deus foi Virgem antes, durante e depois do Parto. Exerceu importante influência na Idade Média com seus livros exegéticos, dogmáticos, monásticos e litúrgicos.
Entre suas experiências de religiosidade constam várias aparições. Além de ter visto Nossa Senhora rodeada de virgens, entoando hinos religiosos, recebeu também a "visita" de Santa Leocádia, no dia de sua festa, 09 de dezembro. Ildefonso tentava localizar as relíquias da Santa e esta lhe indicou exatamente o lugar onde seu corpo fora sepultado.
O sábio bispo morreu em 23 de janeiro de 667, sendo enterrado na igreja de Santa Leocádia. Mas, anos depois, com receio da influência que a presença de seus restos mortais representava, os mouros pagãos os transferiram para Zamora, onde ficaram até 888. Somente em 1400 seus despojos foram encontrados sob as ruínas do local e expostos à veneração novamente.
Santo Ildefonso recebeu o título de doutor da Igreja e é tido pela Igreja como o último Padre do Ocidente. Dessa maneira são chamados os grandes homens da Igreja que entre os séculos dois e sete eram considerados como "Pais" tanto no Oriente como no Ocidente, porque foram eles que firmaram os conceitos da nossa fé, enfrentando as heresias com o seu saber, carisma e iluminação. São aos responsáveis pela fixação das Tradições e Ritos da Igreja.
São João Esmoler
São Nicolau Gross
Datas
1922 - A injecção de insulina ajuda os diabéticos - Em Toronto, Canadá, Leonard Thompson torna-se o primeiro paciente a receber uma injecção de insulina no tratamento para a diabetes.
A diabetes foi reconhecida como uma condição digna de tratamento durante mais de 2000 anos, mas a sua causa exacta foi um mistério até 1920. No início do século XX, o único tratamento para esta doença mortal era uma dieta baixa em hidratos de carbono e açúcar e elevada em açúcares e proteínas.
Em vez de morrer após o diagnóstico, a dieta permitia aos diabéticos viver durante mais um ano. No Verão de 1921 ocorreu um avanço importante na Universidade de Toronto, quando os Canadianos Frederick Banting e Charles Best conseguiram extrair com êxito de animais de laboratório a proteína do pâncreas que produzia os sintomas da diabetes, a insulina.
Estabeleceram, então, um programa de injecção de insulina que devolveu aos animais a sua condição natural. A experiência confirmou a teoria de que a causa da diabetes era a falta de insulina, que metaboliza os açúcares. Com a ajuda de outros cientistas, Banting e Best extraíram insulina do pâncreas de gado de matadouros e começaram o tratamento ao Leonard Thompson.
O adolescente melhorou de forma espectacular. Em 1923, a insulina já era um produto facilmente adquirível, salvando inumeráveis vidas em todo o mundo.
Leonard Thompson Insulina diabetes  Lições sobre o Descobrimento da Insulina e do Hospital Geral de Toronto
1943 - Inaugurado o Cine Pax, em Mossoró(RN)
Foto
Praça Rodolfo Fernandes em 1945. Mossoró-RN
Em 23 de janeiro de 1943, numa noite de sábado, era inaugurado em Mossoró o cine-teatro PAX. Uma casa de diversão construída por iniciativa de uma sociedade organizada por ações entre empresários do comércio e indústria e a Prefeitura Municipal de Mossoró, na administração do padre Luís Ferreira da Cunha Mota, com a finalidade de dotar a cidade de um centro recreativo condigno. O evento se constituiu numa grande movimentação social, com bênção litúrgica, corte de fita simbólica, sendo rodada para o público presente a película em tecnicolor FORMOSA BANDIDA, interpretada pelo astro norte-americano Walter Scott.
Foto
http://telescope.zip.net/arch2010-02-01_2010-02-28.html
O prédio do cine PAX, que se mantém inalterado até os dias atuais, teve seu projeto elaborado por George Lumier, um arquiteto francês que veio PAX trataram de convidá-lo para construir o prédio do novo cinema de Mossoró.ao Brasil a convite da Diocese do Ceará para construir a Catedral de Fortaleza. Sabendo da presença do arquiteto francês em Fortaleza, os acionistas do
Dentre os empresários que constituiu a sociedade em 1943, estava Jorge de Albuquerque Pinto. Com o passar do tempo, esse empresário foi comprando todas as ações, até se tornar o maior acionista, transformando o Cine PAX em patrimônio da família

A estrutura do PAX, de cine-teatro, permitiu que várias atrações e artistas famosos viessem a se apresentar em seu palco, nas décadas 50 e 60. Entre os artistas de renome que passaram pelo PAX podemos citar Procópio Ferreira, Maria Della Costa, Renato Viana e outros.
Ao longo dos seus 59 anos de existência, o Cine PAX exibiu grandes filmes, com destaque para "O Ébrio", um filme nacional com o tenor Vicente Celestino, "Os Dez Mandamentos", "Dio come ti amo" e mais recentemente "Titanic".
Um fato curioso é que nos áureos tempos do cinema em Mossoró, quando a cidade contava com várias salas de exibição, os filmes não tinham data prevista para a chegada, já que eram transportados de barcos, vindo por Fortaleza e Aracati, ocorrendo, às vezes, contratempos. Quando os mesmos chegavam, os donos de cinema soltavam foguetões para avisar à sociedade que naquela noite haveria exibição.
Com a modernização dos meios de comunicação, com o aparecimento da televisão e depois a expansão do videocassete, com o surgimento da parabólica e mais recentemente com o aparecimento do DVD, houve uma acentuada queda na procura por cinemas. O povo passou a preferir a comodidade de assistir filmes em suas próprias casas, o que levou algumas empresas a fecharem suas portas, preferindo alugar os prédios para outros fins. Dos 10 cinemas que existiam em Mossoró, só o Cine PAX ainda está em atividade, mesmo assim com altos e baixos, a ponto de, em alguns períodos, ter encerrado momentaneamente as suas atividades para alugar o prédio que passou a servir de comitê político. Nesses períodos, Mossoró, a segunda maior cidade do Rio Grande do Norte, ficou sem nenhuma sala de exibição
.
Com a grande onda de DVDs o Cine Pax passou a ter dificuldade de continuidade, até que em 2007 fechou suas portas e hohe funciona em andar térreo uma das Lojas do PAPAI. Mossoró que há teve cinco cinemas: PAX, CAIÇARA, CINE CID, IMPERIAL E JANDAIA, hoje não tem nenhum. Existe um no Mossoró West Shopping mais infelizmente até a prsente data ainda não inaugurado
Jornal o Mossoroense de 03 de junho de 2001
Cinemas de Mossoró(RN): uma história de quase cem anos
Aniversários
1783 - Nasce Henri Beyle, "Stendhal", escritor
Henri-Marie Beyle, mais conhecido como Stendhal (Grenoble, 23 de janeiro de 1783 - Paris, 23 de março de 1842) foi um escritor francês reputado pela fineza na análise dos sentimentos de seus personagens e por seu estilo deliberadamente seco
1832 - Nasce Eduard Manet, pintor impressionista
Cantor espanhol
Édouard Manet (Paris, 23 de janeiro de 1832, Paris — 30 de abril de 1883, Paris) foi um pintor e artista gráfico francês e uma das figuras mais importantes da arte do século XIX
1941 - João Ubaldo Ribeiro, escritor
João Ubaldo Osório Pimentel Ribeiro (Itaparica, 23 de janeiro de 1941) é um escritor, jornalista, roteirista e professor brasileiro, membro da Academia Brasileira de Letras
1957 - Nascia Caroline de Mônaco
Mortes
1989 - Morria o grande pintor espanhol Salvador Dali. Adepto ao Surrealismo, um realismo minucioso, quase fotográfico, onde o épico, o místico e o erótico se confundiam. Entre várias obras de grande sucesso e admiração, está a Gala olhando o Mar Mediterrâneo
Salvador dali 02 Surrealismo e Neosurrealismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário