quarta-feira, 9 de janeiro de 2013


2013,quarta-feira,9.janeiro lua minguante
Evangelho do dia
Primeira leitura: Primeira carta de São João 4, 11-18
Salmo 72
Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, vossa justiça ao descendente da realeza! Com justiça ele governe o vosso povo, com eqüidade ele julgue os vossos pobres.
R: As nações de toda a terra hão de adorar-vos, ó Senhor!
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 6, 45-52
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- Louvai o Senhor Jesus, todos os povos, aceito pela fé no mundo inteiro! (1Tm 3, 16)
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos:
Vendo-os com dificuldade foi até eles
Logo em seguida, Jesus mandou que os discípulos entrassem no barco e fossem na frente para Betsaida, na outra margem, enquanto ele mesmo despediria a multidão. Depois de os despedir, subiu à montanha para orar. Já era noite, o barco estava no meio do mar e Jesus, sozinho, em terra. Vendo-os com dificuldade no remar, porque o vento era contrário, nas últimas horas da noite, foi até eles, andando sobre as águas; e queria passar adiante. Quando os discípulos o viram andar sobre o mar, acharam que fosse um fantasma e começaram a gritar. Todos o tinham visto e ficaram apavorados. Mas ele logo falou: "Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!" Ele subiu no barco, juntando-se a eles, e o vento cessou. Mas os discípulos ficaram ainda mais espantados. De fato, não tinham compreendido nada a respeito dos pães. O coração deles continuava endurecido.
- Palavra da salvação- Glória a Vós, Senhor.
Santos do Dia
Marciana, Félix, Vidal, 
Santo Adriano:
Adriano nasceu no ano 635 no norte da África e foi batizado com o nome de Hadrian. Tinha apenas cinco anos de idade quando sua família imigrou para a cidade italiana de Nápolis, pouco antes da invasão dos árabes. Lá estudou no convento dos beneditinos de Nerida, onde se consagrou sacerdote.
Adriano se tornou um estudioso da Sagrada Escritura, profundo conhecedor de grego e latim, professor de ciências humanas e teologia. A fama de sua capacidade e conhecimento chegou ao imperador Constantino II que em 663 o fez seu embaixador junto ao papa Vitalino, função que exerceu duas vezes. Depois, este papa o nomeou como um dos seus conselheiros.
Quando morreu o bispo da Cantuária, Inglaterra, o papa Vitalino convidou Adriano para assumir aquele cargo, mas ele recusou a indicação duas vezes, alegando não ter suficiente competência para ocupar esse posto. O papa lhe pediu para que indicasse alguém mais competente, pois ele mesmo não conhecia.
Nesta ocasião Adriano havia se encontrado com seu grande amigo, o teólogo grego e monge beneditino Teodoro de Tarso que estava em Roma. Adriano o indicou ao papa Vitalino. Consultado, Teodoro disse que estava disposto a aceitar, mas somente se Adriano concordasse em ir para a Inglaterra ajudá-lo na missão evangelizadora. Adriano aceitou de imediato. O papa consagrou Teodoro, bispo da Cantuária e nomeou Adriano seu assistente e conselheiro, em 668.
Ele chegou na Inglaterra um ano depois, pois foi detido durante a viagem, na França sob suspeita que tinha uma missão secreta do imperador Constantino II, para os reis ingleses, mas foi solto ao atestarem a sua integridade de sacerdote.
Adriano e Teodoro foram evangelizadores altamente bem sucedidos, junto ao povo inglês cuja maioria era pagã. O bispo Teodoro, logo colocou Adriano como abade do convento beneditino de São Pedro, depois chamado de Santo Agostinho, na Cantuária. Sob sua liderança, esta escola se tornou um centro de aprendizagem e formação de clérigos para a Igreja dos povos anglicanos.
Adriano viveu neste país durante trinta e nove anos, totalmente dedicados ao serviço da Igreja. Nele os ingleses encontraram um pastor cheio de sabedoria e piedoso, um verdadeiro missionário e instrumento de Deus. Muitos se iluminaram com os seus exemplos de vida profundamente evangélica.
Morreu em 9 de janeiro de 710, foi enterrado no cemitério daquele convento, na Inglaterra. A sua sepultura se tornou um lugar de graças, prodígios e peregrinação. Em 1091, o seu corpo foi encontrado incorrupto e trasladado para a cripta da igreja do mesmo convento. Adriano foi proclamado Santo pela Igreja, que o festeja no dia em que morreu.
Dia do Astronauta
“Este é um pequeno passo para um homem, mas um enorme salto para a humanidade” foi a frase dita por Neil Armstrong, o primeiro astronauta a pisar na lua.
Tamanho 41. Essa é a medida do primeiro pé humano - o do astronauta Neil Armstrong - a pisar na superfície da Lua. Era o dia 20 de julho de 1969, às 23h56min (horário de Brasília), quando em quase todas as casas, escritórios, quartéis, bares e restaurantes deste mundo, a humanidade assistia boquiaberta pela televisão a um inacreditável espetáculo, sonho de nossos ancestrais: o homem chegara à Lua.
Em grego, a palavra "astronauta" significa "marinheiro das estrelas".
Astronauta
Em grego, a palavra "astronauta" significa "marinheiro das estrelas".
Os primeiros astronautas a pisarem em solo lunar foram os americanos: Neil Armstrong e Edwin Aldrin, no dia 20 de julho de 1969.
Conseguir ser astronauta não é missão fácil; as probabilidades são de sete para cada três mil. A reunião dos pré-requisitos exige muitos anos de perseverança, esforço e dedicação. Ao final, são selecionados aqueles que possuem personalidade adequada, profundos conhecimentos e recomendações de destaque na área de sua especialização.
A profissão de astronauta requer horas de árduo trabalho. A oportunidade de conseguir fazer um só vôo espacial é remota, às vezes nenhuma, durante toda a carreira.
O candidato a astronauta deve ter cidadania norte-americana, pois a National Aeronautic and Space Administration (Nasa - Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos EUA) não mais está aceitando as solicitações e indicações de outros países; deverá ter entre 27 e 37 anos de idade, altura inferior a 1,90 m, pressão arterial inferior a 140, visão de 20/20 e não poderá usar lentes de contato nem óculos.
Entretanto, existem outras rotas para se chegar ao espaço, como a escolhida pelo milionário Dennis Tito, que pagou, em 2000, uma passagem de 20 milhões de dólares para ver a Terra a partir da Estação Espacial Internacional (EEI). O segundo turista espacial foi Mark Shutlle Worth, que passou dez dias na EEI. Há outra maneira, mais complicada, mas que poderá render um bom prêmio, além de notoriedade: construir a própria aeronave. Há um projeto da Nasa chamado "X-Prize", que oferece um milhão de dólares para quem puder ir e voltar do espaço em sua própria nave.
Dia do Fico
"Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico".(D. Pedro I, 09 de janeiro de 1822)
Talvez porque a gente começa a estudar História do Brasil ainda muito jovem, às vezes é difícil compreender o que significam essas palavras e o que vem a ser realmente o Dia do Fico. Por que elas foram importantes para a nossa Independência?
Podemos lembrar um pouco os acontecimentos que tornaram esta data tão marcante...
Dia do Fico
No século XIX, após a decadência do regime absolutista na Europa, diversas colônias americanas já se haviam tornado independentes. O Brasil estava tomando o mesmo rumo, com o surgimento de vários focos de resistência. Ao tentar restabelecer o poder sobre o Brasil, as cortes portuguesas expediram decretos ordenando o fechamento dos tribunais, a descentralização dos governos das províncias e o retorno do príncipe regente, D. Pedro, a Portugal.
Os membros da resistência, liderados por José da Rocha, fizeram um abaixo-assinado, com milhares de assinaturas, pedindo a D. Pedro que ficasse. Em 9 de janeiro de 1822, veio a resposta que todos esperavam, fortalecida pelo célebre discurso: "Como é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto; diga ao povo que fico".

Dez meses depois do Dia do Fico, foi declarada a Independência do Brasil, após 322 anos de colonialismo português.
Esse processo de independência, que começou a ser esboçado no Dia do Fico, era de especial interesse dos latifundiários, pois se apoiassem D. Pedro, impediriam a atuação dos grupos republicanos e abolicionistas e a participação das camadas populares nesse processo. Desse modo, a manutenção da monarquia garantiu a unidade do país, evitando os processos revolucionários separatistas em andamento nas regiões de colonização espanhola. Também evitou radicalismos e manteve o sistema escravocrata.
Comemorar o Dia do Fico, portanto, faz com que todos os brasileiros se lembrem de uma das fases mais importantes da história do Brasil. A nação brasileira começava a querer trilhar seu próprio caminho, e o povo se sentia prestes a concretizar o desejo de liberdade.
Dia da Eleição Direta
Dia da Bandeira do Paraná
Dia do Tratado de Paz e Amizade entre Brasil e Paraguai
Datas
1768 - O primeiro circo moderno - Philip Astley, especialista inglês em cavalos, abre em Londres o primeiro circo da era moderna. Ginetes, acrobatas, palhaços, animais domados e outros elementos do circo existiram desde tempos imemoriais, mas só nos finais do séc. XVIII é que o espectáculo moderno nasceu.
Astley descobriu que galopando num círculo fechado, a força centrífuga permitia-lhe realizar actos quase impensáveis sobre a garupa de um cavalo. O seu truque teve uma resposta tão favorável que teve de contratar outros ginetes, um palhaço e músicos e em 1770 construiu um telhado sobre a sua arena. Chamou à estrutura O Anfiteatro Astley.
Mais tarde, um concorrente utilizou o termo "circo" para descrever esta nova forma de entretenimento, referindo-se ao nome romano para os teatros circulares onde se disputavam corridas de quadrigas.
Em pouco tempo apareceram circos por toda a Europa e durante o século XIX gigantescos toldos foram montados na América. A última grande adição ao espectáculo circense foi o trapézio volante, introduzido em França em 1859.
foto de sinopsis
1954 - Apresentação em Nova York da primeira calculadora de circuitos integrados, chamada de cérebro eletrônico. A empresa IBM apresentou a primeira calculadora electrónica do mundo. O mecanismo era composto por transístores, uma tecnologia revolucionária para aquela época.
A calculadora é um dispositivo utilizado para efectuar cálculos aritméticos de forma mis rápida e simples. Não só é utilizada na Matemática, como também na Estatísticas, Campos Gráficos ou Trigonometria.
O primeiro modelo chamava-se IBM 608 e tinha um tamanho considerável. O preço rondava os 80.000 dólares. Nos três anos seguintes, foram lançados modelos mais comerciais e, graças ao desenvolvimento tecnológico do sector, os preços foram sendo cada vez mais acessíveis.
foto de sinopsis
1968 - A sonda espacial americana Surveyor 7 chega à superfície lunar.
A Surveyor 7, foi a sétima e última sonda do Programa Surveyor. Lançada em 7 de janeiro de 1968, seu objetivo era: obter dados sobre a superfície lunar que seriam necessários para os pousos do futuro Projeto Apollo. Esta sonda, foi lançada por um veículo lançador Atlas-Centaur, a partir do Centro de Lançamento de Cabo Canaveral.
A Surveyor 7, atingiu a Lua em 10 de janeiro de 1968, e transmitiu 21.091 fotos de excelente qualidade da superfície da Lua.
O primeiro homem pisaria na Lua no ano seguinte
Aniversariantes
1958 - Parabéns a Samuel Júnior, conterrâneo(Mossoró-RN), engenheiro agronômo, atualmente morando na cidade Assu(RN).
Vivas para Giannina Petrucci, paraibana, atualmente em Porto Alegre(RS)
1913 - Richard Nixon, político norte americano. Foi senador, vice-presidente e presidente dos EUA. Renunciou a presidencia duranto o escandalo de Watergate.
1933 - Paulo Goulart, ator brasileiro.
1944 - Jimmy Page, musico inglês. Co-fundador e guitarrista da banda "Led Zeppelin". Considerado um dos 10 maiores guitarristas da história do Rock.
1967 - Dave Matthews, musico e cantor sul-africano. Fundador e vocalista da banda "Dave Matthews Band".
1974 - Sávio Bortolini Pimentel, Jogador de Futebol, jogou no Flamengo,Real Madrid, Girondins de Bordeuax.
1908 - Nasce Simone de Beauvoir, escritora francesa.
Simone de Beauvoir
Foto de 1960
1944 - Jimmy Page, James Patrick Page, OBE, mais conhecido como Jimmy Page (Heston, 9 de janeiro de 1944), é um lendário guitarrista, compositor e produtor inglês, conhecido como um dos guitarristas que mais influenciaram o rock 'n' roll[1]. Page começou sua carreira como músico de estúdio em Londres e foi, posteriormente, um membro do The Yardbirds de 1966-1968, após o qual fundou a banda de rock Inglês Led Zeppelin.
Jimmy Page em concerto na cidade de Chicago em 1977
Vídeo
Morte
1964 - ARY Evangelista BARROSO(Nasceu em 07.11.1903)

Nenhum comentário:

Postar um comentário