domingo, 6 de janeiro de 2013

2013,domingo,6,janeiro  lua minguante
Fortaleza dos Reis Magos/Rio Potengi (RN)
Dia da Epifania ou Teofonia do Senhor
A ser celebrada em 06 de janeiro. Celebrava-se no dia 06 antes da reforma litúrgica promovida pelo Vaticano II - atualmente é festejada, no Brasil, no primeiro domingo após 1° de janeiro. Esta festa, surgida já nos priemiros séculos do cristianismo, está em sintonia com o Natal, pois revela Jesus Cristo à humanidade toda. O termo grego Epifania ou Teofonia, significa auto-revelação ou manifestação, a chegada ou o advento de um rei ou um imperador e a aparição de um deus ou uma intervenção milagrosa. É São Paulo quem consagra o uso cristão da palavra, aplicando-a a Jesus e ao mistério salvífico revelado. Liturgicamente a Epifania prolonga o tempo do Natal, aprofundando seu Mistério. Enquanto a solenidade de 25 de dezembro celebra a Encarnação do Verbo, 06 de janeiro (no Brasil, no domingo entre os dias 02 e 08 de janeiro) sublinha as manifestações terrenas que testemunham ser Ele o Verbo eterno do Pai. Trata-se de uma Solenidade que tem matriz oriental, ligada à Vinda do Redentor, antes mesmo de Roma instituir a festa do Natal.
Seguindo Uma Estrela
A Epifania é a solenidade da manifestação de Deus a todos os povos, representados pelos magos que seguem a Estrela Nascente. Quase chegando ao fim do tempo do Natal, celebramos o amor de um Deus que em seu Filho deseja revelar-se a todos.
À primeira vista, pode parecer estranho que, desejando revelar-se a todos, Deus se encarne numa criança indefesa, na cidadezinha sem importância de Belém, entre gente simples e humilde. Deus não se revela triunfalmente, com sinais espetaculares. Ele faz nascer uma estrela, a indicar o caminho até seu Filho. E o que é essa estrela, senão o presente divino ao desejo humano de encontrar o próprio Deus? Deus não se impõe à nossa liberdade, pois ele é a própria liberdade, que se propõe ao nosso desejo de eternidade, ao nosso desejo de encontrar o Senhor e criador.
Ainda hoje a estrela divina está aí a nos guiar até Jesus. E somos agraciados, pois conhecemos hoje algo que os magos de então não conheciam: o ministério e a proposta de Jesus. Seguindo essa proposta do Senhor, outras pessoas nos indicam o caminho até ele. Em cada gesto de bondade e de vida, podemos reconhecer a estrela-guia. E assim somos chamados a reconhecer os sinais que nos conduzem ao nosso Deus encarnado. E, ao mesmo tempo, a oferecer ao mundo, com nossa própria vida, sinais de sua presença em nosso meio.
Os presentes dos magos também nos indicam quem é o menino recém-nascido e nos ajudam a compreender sua missão. O ouro indica que ele é o verdadeiro rei, diferente dos reis da terra, pois Jesus vem instaurar o reinado de Deus pelo perdão e pela justiça. O incenso indica que ele é Deus e como tal deve ser adorado, em seu infinito poder de amar e dar a vida. A mirra indica a natureza humana de Jesus, Deus que se encarna, assume a condição humana, sofre até as últimas consequências e dá a vida na cruz.
E nós, onde e quando temos encontrado o Senhor? E quais presentes temos oferecido a ele?
Uma Luz que Ilumina a Todos
Dia dos Reis Magos
Reza a tradição cristã que, na época do Natal, uma estrela de grande brilho surgiu no céu, indicando a todos o local onde nasceria o Messias. Com sua luz inconfundível, foi a Estrela de Belém que guiou os três Reis Magos até o estábulo que abrigava Maria, José e o menino Jesus. Curiosidade: para os cristãos, a Estrela de Belém é um dos maiores símbolos de Cristo, que veio à Terra para, com seu brilho, iluminar os passos da humanidade. Os Três Reis Magos Montados em seus camelos, três reis atravessaram grandes desertos, desafiando o sol ardente, a sede e inúmeros outros perigos para chegarem à Judéia.
Dia de Reis
"Essa festa se tornou uma grande celebração, por exemplo na igreja ortodoxa, tanto católica quanto russa. A Festa de Reis é celebrada com mais solenidade inclusive que o Natal", conta Develar. Tanto é verdade, que em determinados países você ganha presentes no dia 6 de janeiro. Na Espanha, a data é chamada de Festa de Reis. Na Itália eles chamam a festa da "Befana". O professor explica que befana seria uma velha bruxinha boa que dá presente para as crianças. "É uma imagem bonita, porque tira aquela idéia da velha bruxa má que pega as crianças. No Natal, você sente, principalmente na Itália, a valorização do idoso", aponta. Essa tradição é seguida até hoje na Itália: ninguém recebe presente no dia 25 de dezembro e, sim, no dia 6 de janeiro. Na Europa inteira é feriado no Dia de Reis.
O "Dia de Reis" é uma das festas tradicionais mais singelas celebrada em todo o mundo católico. Neste dia se comemora a visita de um grupo de reis magos (Mt 2 1 -12), vindos do Oriente, para adorar a "Epifania do Senhor". Ou seja, o nascimento de Jesus, o Filho por Deus enviado, para a salvação da humanidade.
O termo "mago" vem do antigo idioma persa e serviu para indicar o país de suas origens: a Pérsia. Eram reis, porque é um dos sinônimos daquela palavra, também usada para nomear os sábios discípulos de uma seita que cultuava um só Deus. Portanto, não eram astrólogos nem bruxos, ao contrário, eram inimigos destas enganosas artes mágicas e misteriosas.
Esses soberanos corretos, esperavam pelo Salvador, expectativa já presente mesmo entre os pagãos. Deus os recompensou pela retidão com a maravilhosa estrela, reconhecida pela sabedoria de suas mentes como o sinal a ser seguido, para orientação dos seus passos até onde se achava o Menino Deus.
Foram eles que mostraram ao mundo o cumprimento da profecia de séculos, chegando no palácio do rei Herodes, de surpresa e perguntando "pelo Messias, o recém-nascido rei dos judeus". Nesta época aquele tirano reprimia a população pelo medo, com ira sanguinária. Mas os magos não o temeram, prosseguiram sua busca e encontraram o Menino Deus.
A Bíblia diz que os magos chegaram à casa e viram o Menino com sua Mãe. Isto porque José já tinha providenciado uma moradia muito pobre, mas mais apropriada, do que a gruta de Belém onde Jesus nascera. Alí, os reis magos, depois de adorar o Messias, entregaram os presentes: ouro, incenso e mirra. O ouro, significa a realeza de Jesus; o incenso, sua essência divina e a mirra, sua essência humana. Prestada a homenagem, voltaram para suas nações, evitando novo contato com Herodes, como lhes indicou o anjo do Senhor.
A tradição dos primeiros séculos, seguindo a verdade da fé, evidenciou que eram três os reis magos: Melquior, Gaspar e Baltazar. Até o ano 474 seus restos estiveram sepultados em Constantinopla, a capital cristã mais importante do Oriente, depois foram trasladados para a catedral de Milão, na Itália. Em 1164 foram transferidas para a cidade de Colônia, na Alemanha, onde foi erguida a belíssima Catedral dos Reis Magos, que os guarda até hoje.
No século XII, com muita inspiração, São Beda, venerável doutor da Igreja, guiado por uma inspiração, descreveu o rosto dos três reis magos, assim: "O primeiro, diz, foi Melquior, velho, circunspecto, de barba e cabelos longos e grisalhos... O segundo tinha por nome Gaspar e era jovem, imberbe e louro... O terceiro, preto e totalmente barbado chamava-se Baltazar (cfr. "A Palavra de Cristo", IX, p. 195)".
Deus revelou seu Filho ao mundo e ordenou que o acatassem e seguissem. Os reis magos fizeram isto com toda humildade, gesto que simboliza o reconhecimento do mundo pagão desta Verdade. Isso é o mais importante a ser festejado nesta data. A revelação, isto é, a Epifania, que confirma a divindade do Santo Filho de Deus feito homem, que no futuro sacrificaria a própria vida em nome da salvação de todos nós.
Os textos bí­blicos que se referem aos magos, que vieram do Oriente homenagear o rei dos judeus, recém-nascido, cuja estrela haviam avistado, pouco falam, explicitamente, de suas origens, ou fornecem explicações sobre eles.
Se eram astrólogos(Babilônia) ou sacerdotes(Pérsia) não dá para precisar. Apenas sabe-se que vieram do Oriente, conforme Mateus. Mas de qual região do Oriente? Arábia, Mesopotâmia, Babilônia, Pérsia. Pelos presentes(incenso, mirra) é possí­vel supor, tratar-se da Arábia.
Quantos eram? O número de três também é uma ilação com a quantidade de presentes(ouro, incenso, mirra). A realeza deles está¡ também deduzida, a partir do Salmo 71/72
Ainda considerando apenas os textos bí­blicos, é necessário fazer-se uma consideração a respeito da época. Herodes reinou de 37 a 4 a.C, ou seja esse fato teria ocorrido, por volta de 5 ou 4 a.C.. Mas sabemos que houve um erro na elaboração do calendário gregoriano, que considerou o iní­cio da era cristã, alguns anos depois do real nascimento de Cristo.
Quantos eram? O número de três também é uma ilação com a quantidade de presentes(ouro, incenso, mirra). A realeza deles está¡ também deduzida, a partir do Salmo 71/72
Ainda considerando apenas os textos bí­blicos, é necessário fazer-se uma consideração a respeito da época. Herodes reinou de 37 a 4 a.C, ou seja esse fato teria ocorrido, por volta de 5 ou 4 a.C.. Mas sabemos que houve um erro na elaboração do calendário gregoriano, que considerou o iní­cio da era cristã, alguns anos depois do real nascimento de Cristo(2).
Passemos, então, ao que a tradição incorporou aos personagens e que chegou aos nossos dias:
“Aquele que vai inspecionar”, Melquior quer dizer: “Meu Rei é Luz”, e Baltazar se traduz por “Deus manifesta o Rei”.
a)Nomes: Baltasar, Belchior(ou Melchior) e Gaspar, significando Deus manifesta o Rei, Meu Rei é luz e Aquele que vai inspecionar;
b)Idades: Melchior seria o mais velho, Baltasar o do meio e Gaspar o mais novo. Para alguns textos essas idades seriam 60, 40 e 20 anos, respectivamente;
c)Origem: Baltasar Ásia; Melchior Europa; Gaspar África. Descendentes, Sem, Jaffé e Cam. Representam a multiplicidade dos povos;
d)Presentes ofertados: Baltasar Incenso(destinado a Sacerdotes); Melchior Ouro(destinado a Reis) e Gaspar Mirra(destinado a Profetas);
e)Significado dos presentes: Incenso é Divindade; Ouro é Realeza e Mirra é a Humanidade ou a Paixão de Jesus Cristo.
Como se vê temos fatos comprovados e outros que foram incorporados(ou deduzidos). Entretanto, os Reis Magos podem ser considerados também como as primí­cias da fé cristã, por terem sido os primeiros pagãos a terem acesso ao Filho de Deus. Os pastores judeus, por outro lado, foram avisados por um Anjo, conforme narra Lucas (3).
Na liturgia católica, antigamente o dia primeiro de janeiro era dedicado á  festa da Circuncisão e a Epifania(visita dos Reis Magos), no dia 6 de janeiro. Atualmente, reserva-se o primeiro dia do ano para Maria, Mãe de Deus e a Epifania para o domingo mais próximo ao dia 6 de janeiro.
Deve-se também é tradição dos Reis Magos, a troca de presentes nesse período natalino(para alegria também dos comerciantes).
Crio que Deus basta para quem Nele crê, mas para quem gosta, aí­ vai uma simpatia que circula pela internet:
06 de janeiro é o Dia dos Santos Reis.
Santos reis II
Faça uma simpatia para lhe trazer muito amor, dinheiro, a conservação da paz no seu lar e alívio de qualquer sofrimento.
Escreva com lápis, no batente superior da porta de entrada de sua casa os nomes dos Três Reis Magos: Baltazar, Melchior e Gaspar, um ao lado do outro.
Mentalize: Assim como trouxeram tanta luz para Nosso Mestre Jesus, peço aos Santos Reis Baltazar, Melchior e Gaspar, que tragam boas energias para esta casa, protegendo todos os seus moradores e familiares. Amém.
Boa sorte!
José Nilton de Gadê Negócio(RJ)
Notas: 1) Is 60,6 - A multidão de camelos te cobrirá, os dromedários Midiã e Efá; todos os de Sabá, virão; trarão ouro e incenso, e publicarão os louvores do Senhor;
Sl 71/72 11 - E todos os reis se prostarão perante ele, todas as nações o servirão.
Mateus 2,1-12  Tendo Jesus...
2)  Bí­blia de Jerusalém, p.1839, 2001 e 3) Lucas 2, 1-21
Reis Magos, santos esquecidos dentro das tradições do Natal; Bandeira de Reis ; Ciclo folclórico de Natal, Eurico Nogueira França/Festas de Natal, Abelardo Duarte/Folclore de Natal, Fausto Teixeira/Folia de Reis, Solano Trindade/Já saíram de viagem para visitar Menino Jesus, Rossini Tavares de Lima/Natal e presentes, Jorge Americano/Pastoril no Recife, por Valdemar Valente/Presepes e lapinhas e O reisado por Téo BrandãoReis Magos, santos esquecidos dentro das tradições do Natal, por Armando Gimenez/Terno das camponesas de Ibirataia, por Carlos Ott/Terno de Reis I e Terno de Reis II, por J. C. Paixão Cortes/Um palhaço de Reis e Versos de Reis Renato José Costa Pacheco/Um Reis-de-boi em Conceição da Barra, por Guilherme Santos Neves
Mais:
Os Magos que visitaram Jesus Cristo tiveram um papel decisivo no desenrolar dos acontecimentos narrados no Novo Testamento. As Escrituras não especificam se foram realmente três - nem reis - mas, apenas, “uns magos”. Naquela época, "mago" era a pessoa que exercia o papel de sacerdote e astrólogo, representando um tipo de conselheiro espiritual muito respeitado. As exegeses apontam para o número três em virtude dos presentes recebidos por Jesus.
Anos antes do nascimento do Filho de Deus, os Magos já sabiam que o Salvador estava a caminho, de acordo com previsões astrológicas e aptidões sensitivas. Quando a Estrela de Belém surgiu no céu, bastou segui-la para irem ao encontro de Jesus. Em Jerusalém, foram ao palácio do rei Herodes, procurando pelo local exato onde estaria o “Messias”, o “Rei dos Reis”. Com medo de que aquela pessoa tão especial ameaçasse o seu poder, Herodes disse não saber o paradeiro do menino, pedindo aos Magos que avisassem assim que o encontrassem, a fim de que também ele pudesse adorá-lo. Na verdade, a intenção verdadeira era matar Jesus.
Como a distância percorrida pelos Magos foi grande e ao chegarem à Judéia não encontraram Jesus imediatamente, a tradição acabou atribuindo ao 6 de janeiro o Dia dos Reis Magos. Na visita, eles oferecerem três presentes: ouro, incenso e mirra. O ouro simboliza a realeza divina, além de ter proporcionado a Jesus a providência para a fuga para o Egito, que se daria pouco tempo depois, devido à perseguição de Herodes. O incenso, por sua vez, representa a fé e, quando aceso, a substância que sobe pelos ares é como se fosse a oração chegando aos céus. Já a mirra, uma resina usada para embalsamar corpos, é uma previsão do martírio e da morte de Jesus e, após a crucificação, uma mistura de mirra e aloés foi usada para envolver o seu corpo. Em resumo, o ouro representa a realeza, o incenso representa a divindade, e a mirra o dom para ser profeta.
"Sendo por divina advertência prevenidos em sonho a não voltarem à presença de Herodes [que pediu para que os Magos avisassem o paradeiro de Jesus], regressaram por outro caminho a sua terra" (Mt 2, 12).
Nada mais se sabe sobre os Magos, além de interpretações posteriores que indicam que eles representariam as três raças humanas em idades diferentes e, seus supostos nomes, significam: Gaspar, “Aquele que vai inspecionar”; Melchior, “Meu Rei é Luz”; e Baltazar “Deus manifesta o Rei”.
A tradição de trocar presentes nesta época do ano vem dos Reis Magos, e em alguns países da Europa a data para dar e recebê-los é 06 de janeiro e não 25 de dezembro. Por sua vez, a Folia de Reis, uma das festas religiosas mais importantes no meio rural brasileiro, também é comemorada na mesma data. Os astrólogos escolheram o Dia dos Reis Magos como o seu dia porque ele marca um dos momentos mais importantes da Astrologia, numa das passagens mais sagradas para a espiritualidade humana.

Dimitri Camiloto
Dia da Gratidão
A gratidão é um sentimento que traz junto dele uma série de outros sentimentos: amor, ternura, fidelidade, amizade... Mas nunca submissão! É importante não confundir gratidão com atitudes de lisonjas ou bajulação: com servilismo.
Há um quê de nobreza, de olho no olho, de igualdade e reconhecimento da alma, do espírito e do pensamento daquele a quem devemos ou de quem somos alvos de gratidão.
A gratidão é horizontal, lado a lado. Nunca foi, não é, nem será alguma coisa de baixo para cima ou de cima para baixo.
Não há hierarquias na gratidão. Não há diferenças. Aliás, como prima-irmã do amor, seu oposto não é, como muitos pensam, o ódio, mas sim a indiferença. Quem não ama (seja que tipo de amor for: de pai, de mãe, de irmão, irmã, namorado, namorada, marido ou esposa) não é grato.
Quem não ama não é aquele que odeia.
Quem não ama é o que ignora, o ingrato, o indiferente.
Pense nisso, pense na gratidão. Pense, inclusive, como um sinal de maturidade, de harmonia.
Pense. E pratique. Pratique a gratidão.
Não faz mal, não tem contra-indicação. Basta amar. Feliz Dia da Gratidão!
Dia da Gratidão
Dia do Mensageiro
Hermes, Filho de Zeus e de Maia, o arauto dos deuses e fiel mensageiro de seu pai, nasceu numa gruta do monte Ciline, na Arcádia. Lodo que nasceu, fugiu do berço e roubou cinqüenta novilhas do rebanho de Apolo, em seguida, com a casca de uma tartaruga, construiu a primeira lira e com o som deste instrumento aplacou Apolo, enfurecido pelo furto; esse deus acabou por deixar-lhe as novilhas e deu-lhe o caduceu, a vara de ouro, símbolo da paz, n troca da lira. Zeus deu-lhe o encargo de levar os mortos a Hades, daí o epíteto de Psicompompo. Inventou, além da lira, as letras e os algarismos, fundou os ritos religiosos e introduziu a cultura da oliveira. Deus dos Sonhos, eram lhe oferecidos sacrifícios de porcos, cordeiros, cabritos... Seus atributos eram a prudência e a esperteza. Livrou Ares das correntes dos Aloídas, levou Príamo à tenda de Aquiles e matou Argos, guarda de Io. Era representado com um jovem ágil e vigoroso, com duas pequenas asas nos pés, um chapéu de abas largas na cabeça e o caduceu nas mãos.
Em 1822 José Bonifácio recebeu carta em que as Côrtes portuguesas ordenavam a volta de D Pedro I a Lisboa e que a partir de então o Brasil voltaria á condição de colônia.
J.B., manda essa mensagem a D Pedro que estava em São Paulo através do mensageiro Paulo Bregaro que semelhante ao corredor Maratona da Grécia Antiga, cavalgou, trocando de cavalo várias vezes até encontrar o príncipe.
Pois é, essa ilustração do Paulo Bregaro teve de ser retirada do livro “A Independência do Brasil” de André Pereira- Editora Ao livro Técnico por falta de espaço. Todavia a publico aqui no Blog em homenagem aos mensageiros esquecidos que salvam vidas, ganham guerras e libertam países.
Como o Maratona e o Paulo Bregaro.
Mensagem à Garcia(Helbert Hubbard)
Dia da Astrologia
Um mapa natal: calculado para o começo do Terceiro Milênio, 1 de janeiro de 2001, às 0:00h (horário de verão) em São Paulo, Brasil.
A Astrologia (do grego astron, "astros", "estrelas", "corpos celestes", e logos, "palavra", "estudo") é a pseudociência segundo a qual as posições relativas dos corpos celestes podem, hipoteticamente, prover informação sobre a personalidade, as relações humanas, e outros assuntos mundanos. É, como tal, uma atividade divinatória, quando usada como oráculo, mas também pode ser usada como ferramenta para definição das personalidades humanas. Jung em seus estudos chamava a este conceito de sincronicidade.
A astrologia relaciona a posição dos astros no céu, tanto no nascimento quanto diariamente, com fatos na Terra, incluindo os humores e destinos das pessoas. Ela assume que há ação dos corpos celestes sobre os objetos animados e inanimados e que os ângulos aparentes entre os planetas no céu afetam a humanidade.
Signo Solar
Astrologia não deve ser confundida com Astronomia, a ciência que verdadeiramente estuda os astros e seu funcionamento, isto é, sua física.
Quando a astrologia começou, no vale dos rios Eufrates e Tigris, no atual Iraque, cerca de 3000 a.C., os mesopotâneos e os babilônios acreditavam que os planetas, incluindo o Sol e a Lua, e seus movimentos, afetavam a vida dos reis e das nações. Os chineses tinham crenças similares por volta de 2000 a.C. Quando a cultura babilônica foi absorvida pelos gregos, por volta de 500 a.C., a astrologia gradualmente se espalhou pelo ocidente.
Por volta do segundo século antes de cristo, os gregos democratizaram a astrologia, desenvolvendo a tradição de que os planetas influenciavam a vida de todas as pessoas. Eles acreditavam que a configuração planetária no momento do nascimento das pessoas afetava sua personalidade e seu futuro. Esta forma de astrologia, conhecida como astrologia natal, alcançou se ápice com o grande astrônomo Claudius Ptolomeu (85-165 d.C.). Seu trabalho de astrologia, Tetrabiblos, permanece como a base da astrologia ainda hoje.
A chave da astrologia natal é o horóscopo, uma carta que mostra a posição dos planetas no céu no momento do nascimento (e não da concepção!), em relação às doze constelações do Zodíaco, definidas naquela época como cada uma ocupando 30 graus na eclíptica, e chamadas signos. As posições são tomadas em relação às casas, regiões de 30 graus do céu em relação ao horizonte.
Uma variante popular da astrologia é baseada no signo solar, que usa somente um elemento, o signo ocupado pelo Sol no momento do nascimento da pessoa. É esta que aparece nos jornais e revistas.
A necessidade de conhecimento da posição dos planetas levou ao desenvolvimento da astronomia.
A astrologia não é uma ciência. Assim como a astronomia, ela floresceu na Antiguidade, muito antes da formulação da teoria gravitacional e da teoria eletromagnética e do conhecimento de que todos os astros são compostos da mesma matéria existente aqui na Terra. Não existe matéria "celeste" como acreditava Aristóteles (384-322 a.C.). Mas ao contrário da Astronomia, ela não incorpora as teorias científicas e assume que a Terra está no centro do Universo, rodeada pelo Zodíaco, e a definição dos signos ignora a precessão do eixo de rotação da Terra.
Devido à precessão dos equinócios, o Sol atualmente cruza Áries de 18 de abril a 12 de maio, Touro de 13 de maio a 20 de junho, Gêmeos de 21 de junho a 19 de julho, Câncer de 20 de julho a 9 de agosto, Leão de 10 de agosto a 15 de setembro, Virgem de 16 de setembro a 30 de outubro, Libra de 31 de outubro a 22 de novembro, Escorpião de 23 de novembro a 28 de novembro, Ofiúco de 29 de novembro a 16 de dezembro, Sagitário de 17 de dezembro a 18 de janeiro, Capricórnio de 19 de janeiro a 15 de fevereiro, Aquário de 16 de fevereiro a 11 de março e Peixes de 12 de março a 17 de abril.
Tanto a teoria gravitacional de Newton e Einstein quanto a teoria eletromagética de Maxwell comprovam que o efeito dos astros nas pessoas é completamente desprezível, isto é muito menor do que o efeito dos outros corpos na própria Terra. Naturalmente não estamos falando da luz do Sol, principal fonte de energia na Terra, nem dos efeitos de maré da Lua, e em menor parte do Sol, sobre a Terra. Também não estamos falando do efeito real da colisão de um asteróide ou meteorito com a Terra, que muitas vezes tem consequências catastróficas. O obstetra que realiza o parto de uma criança exerce uma atração gravitacional sobre ela seis vezes maior do que o planeta Marte, pois embora a massa de Marte seja muito maior do que a do obstetra, o planeta está muito mais distante. O efeito de maré do obstetra sobre a criança é ainda 2 trilhões de vezes maior do que o de Marte.
Por falar em distâncias, a astrologia, ao calcular os horóscopos, assume que o efeito dos planetas, como Marte, é o mesmo quando Marte está do mesmo lado do Sol que a Terra e quando ele está do outro lado do Sol, cinco vezes mais distante! Todas as forças conhecidas (gravitacional, elétrica e magnética, força fraca e força forte) dependem da distância. Se o efeito não depende da distância, então qual é o efeito das estrelas, galáxias e quasares?
Os sinais de rádio emitidos pelo Sol e por Júpiter, e em menor quantidade por todos os outros planetas, também sinais eletromagnéticos, são muito menos intensos que os sinais emitidos por uma pequena emissora de rádio de 1 kilowatt a 1000 km de distância. Todos os efeitos eletromagnéticos e gravitacionais caem com o quadrado da distância.
A característica fundamental da ciência é basear-se na observação da natureza e na experimentação. Os efeitos das posições dos planetas e da Lua em qualquer pessoa na Terra nunca foram desmonstrados em qualquer estudo sistemático. Nas últimas décadas vários cientistas testaram as previsões da astrologia e comprovaram que não há resultados:
O psicólogo Bernard Silverman, da Michigan State University, estudou o casamento de 2978 casais e o divórcio de 478 casais, comparando com as previsões de compatibilidade ou incompatibilidade dos horóscopos e não encontrou qualquer correlação. Pessoas "incompatíveis" casam-se e divorciam-se com a mesma frequência que as "compatíveis". O psicólogo suíço Carl Jung (1875-1961), em seu livro "A Interpretação da Natureza e da Psique", chegou a mesma conclusão.
O físico John McGervey, da Case Western University, estudou a biografias e datas de nascimento de 6000 políticos e 17000 cientistas e não encontrou qualquer correlação entre a data de nascimento e a profissão, prevista pela astrologia.
Um teste duplo-cego da astrologia foi proposto e executado pelo físico Shawn Carlson, do Lawrence Berkeley Laboratory, Universidade da Califónia. Grupos de voluntários forneceram informações para que uma organização astrológica bem estabelecida produzisse um horóscopo completo da pessoa, que também preenchia um questionário de personalidade completo, pré-estabelecido de comum acordo com os astrólogos.
A organização astrológica que calculava o horóscopo completo da pessoa, juntamente com 28 astrólogos profissionais que tinham aprovado o procedimento antecipadamente, selecionavam entre 3 questionários de personalidade aquele que correspondia a um horóscopo calculado. Como haviam 3 questionários e um horóscopo, a chance de acerto aleatório é de 1/3 = 33%.
Os astrólogos tinham previsto antecipadamente que a taxa de acerto deveria ser maior do que 50%, mas em 116 testes, a taxa de acerto foi de 34%, ou seja, a esperada para escolha ao acaso! Os resultados foram publicados no artigo A Double Blind Test of Astrology, S. Carlson, 1985, Nature, Vol. 318, p. 419.
Os astrônomos Roger Culver e Philip Ianna, que publicaram o livro Astrology: True or False, (1988, Prometheus Books), registraram as previsões publicadas de astrólogos bem conhecidos e organizações astrológicas por 5 anos. Das mais de 3000 previsões específicas, envolvendo muitos políticos, atores e outras pessoas famosas, somente 10% se concretizaram. Esta taxa é menor do que a de opiniões informadas.
Uma pesquisa coordenada pelo Prof. Salim Simão do Departamento de Produção Vegetal da Universidade de São Paulo, durante sete anos, comprovou que a fase da Lua não tem efeito no crescimento das plantas. (Veja, edição 1638, 1 mar 2000, p. 127).
O médico dermatologista Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira para Estudos do Cabelo conclui: "Independentemente da fase lunar, a média de crescimento mensal do cabelo é de 1 centímetro." (Veja, edição 1638, 1 mar 2000, p. 127).
Datas
1838 - Primeira demonstração do telégrafo - No dia 6 de Janeiro de 1838, Samuel Morse fez a primeira demonstração em público do telégrafo, uma invenção que já tinha patenteado, juntamente com o código que recebeu o seu nome: o Código Morse.
O telégrafo eléctrico é um dispositivo de telecomunicações que foi utilizado durante décadas e que consiste na transmissão de sinais à distância, graças ao sistema do Código Morse. O código é composto por uma sequência de traços e pontos que se transmitem de forma individual e com um período de duração distinto, porque cada letra e cada número possui uma nomenclatura diferente. O telégrafo eléctrico funcionava graças aos postes com cabos que, pouco a pouco, encheram os Estados Unidos de uma ponta à outra. A sua utilização aumentou muito rapidamente até ao aparecimento do rádio, quando o telégrafo se tornou obsoleto.
foto de sinopsis
Aniversariantes
Gibran Khalil Gibran(جبران خليل جبران بن ميکائيل بن سعد; em siríaco: ܓ̰ܒܪܢ ܚܠܝܠ ܓ̰ܒܪܢ;
Khalil Gibran
1883 Gibran Khalil Gibran, escritor, falecido em 10/04/1931
"Neve e as tempestades matam as flores, mas nada podem contra as sementes" Gibran
1412 - Joana D´Arc luta na Guerra dos Cem Anos e cumpre a missão de reconduzir o rei Charles VII ao trono. Depois em 1431 é entregue aos ingleses que a julgam por bruxaria. É canonizada pelo Papa Calisto III em 1920 e considerada Padroeira da França.
1920 - Sun Myung Moon reverendo sul-coreano. Fundador da Igreja da Unificação.
1928 - Carlos Manga diretor brasileiro de cinema, teatro e televisão. 1936 - Maysa Figueira Monjardim Cantora popular, uma das maiores representantes do samba-canção.
1944 - Bonnie Franklin atriz. 1946 - Syd Barrett Músico (guitarrista), cantor e compositor, fundador da banda PINK FLOYD.
1957 - Nancy Lopez atriz. 1958 - Cássia Kiss atriz brasileira.
1965 - Rowan Atkinson ator inglês. Conhecido pelo papel de "Mr. Bean".
1913 - Leônidas da Silva, Leônidas da Silva, o Diamante Negro, (Rio de Janeiro, 6 de setembro de 1913 — Cotia, 24 de janeiro de 2004) foi um futebolista brasileiro, considerado um dos mais importantes da primeira metade do século XX. Tetracampeão carioca pelo Botafogo, em 1935, primeiro campeonato oficial, no regime profissional, e pentacampeão paulista pelo São Paulo. Leônidas recebeu o crédito por ter inventado o célebre gol de bicicleta. Ele mesmo se autoproclamava o inventor da plástica jogada.
Leônidas da Silva controla bola em treino
A história começou quando o primeiro chocolate ao leite crocante da tradicional fabricante Lacta foi lançado no mercado brasileiro em 1938 e batizado simplesmente de Chocolate Lacta. Era ano da Copa do Mundo de Futebel, e Leônidas da Silva, famoso jogador da Seleção Brasileira, pertencente ao Flamengo, foi apelidado pelo jornalista francês Raymondo Thourmagem de “Diamante Negro” impressionado com a destreza do jogador negro. Inspirando-se neste episódio, a Lacta colocou o nome de DIAMANTE NEGRO no recém lançado chocolate em 1940. Porém, para diferenciá-lo do jogador, adotou o símbolo do diamante estilizado em sua embalagem. Na primeira versão, o produto foi lançado com uma embalagem tipo envelope e o tablete possuía 21 gramas.
O "Inventor" da bicicleta
A primeira vez que Leônidas executou essa jogada foi no dia 24 de abril de 1932, durante uma partida entre os times Bonsucesso e Carioca (ele jogava pelo primeiro). Quase 20 anos antes, contudo, um chileno de nome Ramón Unzaga Asla já havia inventado um chute igual. Unzaga nasceu na Espanha, mas vivia no Chile desde os 12 anos de idade e se naturalizou quando virou jogador profissional. Em 1914, atuando por seu time - o modestíssimo Club Atletico de Talcahuano - no campeonato chileno, ele arrancou aplausos até da torcida adversária ao executar pela primeira vez uma genuína bicicleta. Na Copa América de 1920, já como integrante da seleção nacional do Chile, Unzaga marcaria um gol contra os argentinos usando o pontapé que inventara 6 anos antes. A imprensa esportiva, encantada com a plasticidade daquela jogada, apelidou-a de "chilena". E assim a bicicleta é chamada até hoje em todos os países de língua espanhola.
1936 - Maysa Matarazzo, Maysa Figueira Monjardim, mais conhecida como Maysa Matarazzo ou simplesmente Maysa (São Paulo[3][4][5] ou Rio de Janeiro[6][7][8], 6 de junho de 1936 — Niterói, 22 de janeiro de 1977), foi uma cantora, compositora e atriz brasileira. Ao longo da sua carreira imortalizou uma discografia com mais de 25 títulos. Cristalizou uma das mais sensíveis obras da Música Popular Brasileira.
Vídeo
Maysa cantando "Ouça", de sua autoria, em cena do filme "O Camelô da Rua Larga", produção de 1958, dirigida por Eurides Ramos.
1946 - Syd Barrett, Roger Keith Barrett, mais conhecido como Syd Barrett (Cambridge, 6 de Janeiro de 1946 — Cambridge, 7 de Julho de 2006) foi um cantautor, produtor, guitarrista e pintor inglês, mais lembrado como um dos fundadores do Pink Floyd. Vieram de Barrett as principais ideias musicais e estilísticas daquela que, então, era uma banda de rock psicodélico, assim como o nome do grupo. Todavia, especulações sobre sua deterioração mental, agravada pelo exagerado uso de drogas, levaram à sua saída da banda, em 1968.
Pink Floyd
A banda, originalmente, consistiu dos estudantes Roger Waters, Nick Mason, Richard Wright e Syd Barrett. Fundado em 1965, eles tornaram-se populares tocando no cenário underground londrino, no fim dos anos 60
Vídeo
Money(1973)
1955 - Mr. Bean, Rowan Sebastian Atkinson (Consett, 6 de Janeiro de 1955) é um ator e comediante britânico mundialmente famoso pelo seu personagem Mr. Bean.
Mortes
1919 - Theodore Roosevelt,  
1993 - Rudolf Hametovitch Nureyev

Nenhum comentário:

Postar um comentário