domingo, 27 de janeiro de 2013

2013,domingo,27,janeiro lua cheia
"O Cangaceiro", de Lima Barreto - 1953

Primeira leitura: Neemias 8, 2-6.8-10
Salmo 19
A lei do Senhor Deus é perfeita, conforto para a alma! O testemunho do Senhor é fiel, sabedoria dos humildes.
R: Vossas palavras, Senhor, são espírito e vida!
Segunda leitura: Primeira carta aos Coríntios 12, 12-30 ou 12-14.27
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 1, 1-4;4, 14-21
Aleluia, Aleluia, Aleluia!
Foi o Senhor quem me mandou boas notícias anunciar; ao pobre, a quem está no cativeiro, libertação eu vou proclamar (Lc 4, 18)
Aleluia, Aleluia, Aleluia!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:
Jesus é o enviado do Pai
Muitos tentaram escrever a história dos fatos ocorridos entre nós, assim como nos transmitiram aqueles que, desde o início, foram testemunhas oculares e, depois, se tornaram ministros da palavra. Diante disso, decidi também eu, caríssimo Teófilo, redigir para ti um relato ordenado, depois de ter investigado tudo cuidadosamente desde as origens, para que conheças a solidez dos ensinamentos que recebeste. Jesus voltou para a Galileia, com a força do Espírito, e sua fama se espalhou por toda a região. Ele ensinava nas sinagogas deles, e todos o elogiavam. Foi então a Nazaré, onde se tinha criado. Conforme seu costume, no dia de sábado, foi à sinagoga e levantou-se para fazer a leitura. Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, encontrou o lugar onde está escrito: "O Espírito do Senhor está sobre mim, pois ele me ungiu, para anunciar a Boa-Nova aos pobres: enviou-me para proclamar a libertação aos presos e, aos cegos, a recuperação da vista; para dar liberdade aos oprimidos e proclamar um ano aceito da parte do Senhor". Depois, fechou o livro, entregou-o ao ajudante e sentou-se. Os olhos de todos, na sinagoga, estavam fixos nele. Então, começou a dizer-lhes: "Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir".
- Palavra da salvação
- Glória a Vós, Senhor.
Santo do Dia
Santa Ângela de Mérici
Dia do Orador
Busto de Marco Túlio Cícero, um dos maiores oradores da antiguidade
Orador é a pessoa que usa a palavra publicamente para espalhar ensinamentos ou arregimentar adeptos em torno de uma doutrina. Um orador se forma pelo estudo, pelo trabalho, pela meditação e pela prática. O estudo fornece conhecimento; o trabalho é promover reuniões, propaganda, palestras, conferências. A meditação é o dever do orador de ponderar muito bem sobre suas pelavras, para evitar incoerências. A prática diz respeito ao ato de falar em público.
Falar às pessoas desperta no orador qualidades que não suspeitava possuir; desamarra-lhe a língua e ponto de conseguir sublimes efeitos oratórios. Nas primeiras palestras, é comum o orador gaguejar, suar frio e gesticular muito, demonstrando um medo natural mas que deve ser vencido pela prática contante. O orador não deve se preocupar com o auditório, seja ele composto de dez ou mil pessoas, a atitude deve ser sempre a mesma. Deve ter o cuidado de dirigir-se a todo o auditório, sem fixar-se num único ponto ou somente em um ouvinte, passeando pelo recinto, ora para um lado, ora pra outro.
O orador deve cuidar de sua pessoa. Ao levantar-se para falar, deve causar uma boa impressão aos ouvintes. Vestido modestamente, mas bem cuidado, evite acessórios como pulseiras de ouro e telefones celulares. O orador modesto conquista a simpatia imediata dos ouvintes, mesmo antes de começar a falar.
Oratória é a arte de falar em público.
Eloqüência é a capacidade de exprimir-se facilmente; é a arte de convencer pela palavra. O objetivo do orador é convencer as pessoas de que o que estão ouvindo é verdade. Sabemos que não se pode obrigar uma pessoa a ser boa, a fazer o bem. Ninguém aceita nada forçado. Porém, se o orador consegue fazer as pessoas acreditarem que o que diz é verdade, elas deverão, cedo ou tarde, aceitar suas palavras, praticar seus ensinamentos e seguir o caminho que lhes é apontado.
A eloqüência parte do coração do orador, pois é com bons sentimentos que ele deve fazer suas preleções. Ser eloqüente é falar tirando do coração aquilo que de bom existe nele. O orador que usa apenas o cérebro poderá falar muito bem; encantará como um artista, mas não como um apóstolo. A eloqüência se adquire pelo cultivo das seguintes virtudes: naturalidade: nada de pelavras bombásticas, termos difíceis, expressões rebuscadas.
Todos precisam entender o que o orador diz, desde o mais letrado ao mais ignorante ouvinte. Jesus falava simples, simples devem falar seus discípulos. Falemos de modo natural. entusiasmo: um palestra ou preleção sem animação não convence ninguém. O orador deve falar animada e fervorosamente, mas sem exageros. Suas frases devem ser vigorosas, ardentes, afirmativas. Quando vivemos o bem que falamos, naturalmente nos empolgaremos a falar dele aos outros. Fé: ninguém fala com entusiasmo aquilo que não acredita. O orador deve ter certeza absoluta de que está ensinando a verdade aos seus ouvintes.
Conhecimento: não podemos falar com segurança sobre aquilo que não conhecemos, nem ensinar aquilo que não sabemos. O conhecimento se adquire através do estudo e da observação. Aquele que quiser preparar-se para o sublime ministério da palavra, não deverá ater-se apenas à leitura. É preciso trabalhar, aperfeiçoar-se em todos os aspectos, estar sempre pronto a ouvir, e disso tirar ensinamentos para transmiti-los a seus ouvintes O orador eloqüente vive aquilo que prega. A palavra sem o exemplo é letra morta. Aquele que demonstra coerência entre seus atos e suas palavras, quando se levanta para falar, é respeitado pelo auditório. Fala com confiança pois ninguém poderá julgá-lo hipócrita.
Preleção : É simplesmente pôr em ordem os apontamentos feitos de maneira a formarem um conjunto harmonioso, dando um toque pessoal, sem modificar os princípios e ensinamentos. A preleção não deve ser longa. Deve ser simples, concisa, contendo apenas o necessário para enunciar o tema e discuti-lo claramente. Devemos abolir as palavras inúteis, ainda que bonitas. Mas não deve ser tão curta a ponto de proibir o orador de discutir amplamente o tema. O orador inteligente exprime o que deseja em razão do tempo disponível. A preleção não deve ser lida diante do auditório, nem pronunciada de cor. Isso tira-lhe o entusiasmo, a personalidade do orador. Perde-se a espontaneidade e, conseqüentemente, e eficiência. Sem contar que é muito comum esquecer aquilo que foi decorado, e não estudado.
Ruy Barbosa, O Orador

Em 1907, logo após assumir a Presidência da República, Afonso Pena começa a cogitar da representação do Brasil na Segunda Conferência da Paz, que teria lugar em Haia. O primeiro encontro, realizado oito anos antes, não contara com a presença do país, ausente em protesto pela exclusão de outras repúblicas sul-americanas.Agora, tratava-se de encontrar um jurista de peso para a importante missão. Ministro das Relações Exteriores, o Barão do Rio Branco sugeria o nome de Joaquim Nabuco, mas a imprensa - capitaneada pelo Correio da Manhã e refletindo a preferência do povo - aclamava Rui Barbosa para participar do conclave.
Rui Barbosa
27/2/1907 - Rui Barbosa recebe do Barão do Rio Branco convite oficial para representar o Brasil em Haia
01/5 -
Decreto presidencial nomeia Rui Barbosa embaixador extraordinário e plenipotenciário, e delegado do Brasil na Conferência da Paz
22/5 - Rui Barbosa, acompanhado de sua família e comitiva, embarca no navio "Araguaia" rumo à Europa
24/5 - O "Araguaia" chega a Salvador, Bahia. Depois de banquete oferecido pelo presidente do estado, José Marcelino, Rui prossegue viagem
05/6 - Escala em Lisboa, com almoço na Legação do Brasil. À tarde o navio parte para Cherbourg, na França
Cardápio do banquete oferecido a Rui Barbosa em Salvador
INTELIGÊNCIA BRASILEIRA! MÃOS À OBRA!
Os formandos da Faculdade de Direito de São Paulo escolhem para paraninfo o homem que dedicou 50 anos ao direito, à justiça, à liberdade. Doente, o jurista, ex-senador, duas vezes candidato derrotado à presidência da República, envia seu discurso para ser lido. Na peça, o lutador faz um balanço de sua vida, justifica as posições que defendeu, analisa problemas nacionais, dá conselhos aos jovens. Diz, ao final:“Acautelemo-nos das invasões econômicas. Vigiemo-nos das potências absorventes e das raças expansionistas. (...) Eia, senhores! Mocidade viril! Inteligência brasileira! Nobre nação explorada! Brasil de ontem e amanhã! (...) Mãos à obra da reivindicação de nossa perdida autonomia; mãos à obra da nossa reconstituição interior; mãos à obra de reconciliarmos a vida nacional com as instituições nacionais; mãos à obra de substituir pela verdade o simulacro político da nossa existência entre as nações. Trabalhai por essa que há de ser a salvação nossa. Mas não buscando salvadores. Ainda vos podereis salvar a vós mesmos. Não é sonho, meus amigos; bem sinto eu, nas pulsações do sangue, essa ressurreição ansiada.”O ano era 1920. A peça, Oração aos Moços( http://www.culturabrasil.pro.br/aosmocos.htm ). Quem a leu aos formandos em 26 de março de 1921 foi o professor Reinaldo Porchat. Autor, Rui Barbosa. Trechos da Oração, um dos pontos altos da oratória em língua portuguesa, sempre aparecem nas antologias escolares, pelo valor estilístico e pela força das idéias. Rui encerra a peça pedindo a Deus que não lhe feche os olhos antes de ver no horizonte “os primeiros indícios” da “ressurreição ansiada”. Morreu dois anos depois, a 1º de março de 1923.
Dia da Declaração Universal dos Direitos dos Animais
18112012235316image-a893a6749832058933d3e1cf78a1e250-237509872345.jpg
Comemorado por defensores dos direitos dos animais, para marcar a data de 27/01/1978, em que a UNESCO[Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura] proclamou os Direitos dos Animais.
Acesse o site abaixo e leia na integra os Direitos dos animais
Dia Internacional em Lembrança às Vítimas do Holocausto ou "International Holocaust Memorial Day"
Civis polôneses após execução, em Varsóvia
Instituído pela ONU[Organização das Nações Unidas] na Resolução Nº 60/7, a partir das celebrações do 60º aniversário da libertação dos campos nazistas de concentração de Auschwitz e Birkenau na Polônia [onde foi exterminado um número inestimável de seres humanos - 2 terços deles, Judeus], realizada pelo Exército Soviético em 27/01/1945, época em que também foram libertados ainda, um milhão de judeus, até então prisioneiros dos alemães.
A palavra Holocausto (em grego antigo: ὁλόκαυστον, ὁλον [todo] + καυστον [queimado]) tem origens remotas em sacrifícios e rituais religiosos da Antiguidade, em que plantas e animais (e até mesmo seres humanos) eram oferecidos às divindades, sendo completamente queimados durante o ritual.
Dia Mundial do Índigo
Indigofera suffruticosa - Köhler–s Medizinal-Pflanzen-076.jpg
Indigofera suffruticosa
Comemorado por místicos, para chamar a atenção sobre as crianças super-espeeciais que são envolvidas por uma aura azul-índigo, pois segundo alguns, hoje, cerca de 90% dos nascimentos dos nossos dias, trazem ao mundo crianças Índigo, Cristal, Violeta ou outras...
Indigofera suffruticosa é uma espécie vegetal da família Fabaceae, também conhecida como anileira ou pelo seu antigo nome Indigofera anil. É usada como matéria para obter o anil.
Anil
Conheça um pouco a história do jeans
Calças jeans o auge do Indigo Blue
Cowboys nos anos 30 e 40
Dia da Música Gaúcha
Comemorado no Rio Grande do Sul, conforme Lei Nº 12.850 de 26/11/2007. Homenagem ao nascimento do maestro, compositor, pianista, regente, professor e arranjador musical brasileiro, Radamés Gnattali, que veio ao mundo em 27 de janeiro de 1906 na cidade brasileira de Porto Alegre-RS, e que é tido como um dos personagens que mais naturalmente circularam entre os universos popular e erudito na música, considerado uma figura-chave para se entender as tênues fronteiras que envolvem a música brasileira.
Radamés Gnattali (Porto Alegre, 27 de janeiro de 1906 — Rio de Janeiro, 13 de abril)
Vídeo
Radamés Gnattali - Luar de Paquetá
Agnaldo Rayol . - Nelly Martins " Luar de Paquetá " ( do filme Garota Enxuta 1959 )
Datas
1654 - Olinda: Capital Simbólica do Brasil todo 27 de janeiro
Dia da transformação da cidade de Olinda-PE na capital simbólica do Brasil (comemorado por brasileiros, conforme Lei Nº 12.286 de 13/07/2010, para marcar a data da expulsão dos holandeses do território brasileiro, ocorrida em 27/01/1654)
Olinda - PE
Em primeiro plano, o Centro Histórico de Olinda
1763 - Elevação do Brasil Vice-Reinado
27 de Janeiro (1763): Dia da Elevação do Brasil À Vice-Reino
A elevação do Brasil a Reino Unido, que na verdade já era o Império do Brasil, foi a prova cabal da condição que nosso país passou à metrópole, e Portugal à colônia de fato. Seria então mais adequado inverter a ordem da denominação do novo reino: Reino Unido do Brasil, Portugal e Algarves. Houve forte oposição da Rainha D. Maria I, mãe de D. João, contra a elevação do Brasil de Vice-Reino à categoria de Reino Unido. Consta que a Rainha determinou ao Príncipe Regente: "O Brasil não é digno dessa mercê", e D. João, de modo firme e solene, retrucou: "O Brasil, Senhora, já é digno de todas as mercês". Uma forma de avaliar a herança de D. João VI na história brasileira é a consenso dos historiadores na afirmação que, se não houvesse a instalação da corte portuguesa no Rio, provavelmente o Brasil não existiria na sua forma atual. Seria sim, um retalho de pequenos países, como ocorreu com a vizinha América espanhola, sem afinidade entre si, além do idioma. Com a monarquia recém-instalada, sendo fonte de legitimidade, o Brasil manteve-se unido.
1926 - A primeira demonstração pública da televisão, exibida pela BBC, aconteceu em Londres, na Inglaterra
foto de sinopsis
John Logie Baird, um inventor escocês, mostra, pela primeira, vez uma máquina que transmite imagens chamada "televisor". A invenção de Baird utilizou discos mecânicos rotativos para converter imagens em impulsos electrónicos.
Esta informação era transmitida por cabo para um ecrã onde era apresentada com uma resolução de luz muito baixa. O primeiro programa de televisão de Baird mostrava as cabeças de dois ventríloquos, que ele próprio operava perante o aparelho da câmara, fora da vista do público.
O princípio da transmissão de imagens através de corrente eléctrica existia desde 1875, porém, foi Baird o primeiro a realizar progressos tecnológicos práticos na tecnologia da televisão.
Em 1928 realizou a primeira transmissão oceânica, de Londres para Nova Iorque e nesse mesmo ano mostrou a primeira televisão a cores. As suas primeiras emissões nunca chegaram a mais de 100 televisores, mas foi o responsável pela revolução na comunicação e no entretenimento.
1943 - A 8.ª Força Aérea realizou o primeiro bombardeio americano contra a Alemanha
1968 - A banda inglesa Bee Gees fez seu primeiro show nos Estados Unidos: As músicas "Words" e "I've Gotta Get a Message to You ‎ " foram lançadas em 1968, além de "I Started a Joke", a primeira canção dos Bee Gees a chegar no primeiro lugar no Brasil, em 1968.
Ficheiro:The Bee Gees.png
Vídeo
Bee Gees - Words (1968)
2010 - Steve Jobs apresentava o iPad
O norte-americano Steve Jobs apresentava o iPad, um dispositivo eletrónico que se situa entre um smart phone e um computador portátil. As funções do tablet são semelhantes às do telefone da mesma marca - iPhone - à exceção do ecrã maior e do hardware mais potente.
Nos primeiros seis meses, desde o seu lançamento, foram vendidos cerca de 12 mil tablets, sendo um dos produtos de Apple com maior aceitação por parte dos consumidores.
O executivo-chefe da Apple, Steve Jobs, apresenta o iPad, computador tablet da empresa, em San Francisco
Aniversariantes
1756 - Wolfgang Amadeus Mozart, músico.
1933 - Ary Fontoura, comediante brasileiro.
1948 - Mikhail Baryshnikov, bailarino, nasceu em Riga, Letônia.
1949 - Djavan, cantor de música popular brasileira.
1964 - Bridget Fonda, atriz americana.
1756 - Mozart
Wolfgang Amadeus Mozart (AFI: [ˈvɔlfgaŋ amaˈdeus ˈmoːtsart], batizado Joannes Chrysostomus Wolfgangus Theophilus Mozart;[1] Salzburgo, 27 de janeiro de 1756 – Viena, 5 de dezembro de 1791) foi um prolífico e influente compositor austríaco do período clássico.
Vídeo: Allegro(Pequeña serenata nocturna)
1949 - Djavan
Djavan num show em Santiago do Chile em 18 de maio de 2008
Djavan Caetano Viana nasceu em Maceió(AL) em 27 de janeiro de 1949) é um cantor, compositor e violonista brasileiro. Djavan combina tradicionais ritmos sul-americanos com música popular dos Estados Unidos, Europa e África. Entre seus sucessos musicais destacam-se, "Meu Bem Querer", "Oceano", "Se...", "Faltando um Pedaço", "Esquinas", "Seduzir", "Pétala", "Lilás", "A Ilha", "Fato Consumado", "Álibi", "Azul", "Cigano", "Sina" e "Serrado".
Vídeos
Meu bem querer
Oceano
Aniversário da Represa Billings
Represa Billings}}
A represa Billings é um dos maiores e mais importantes reservatórios de água da Região Metropolitana de São Paulo. A oeste, faz limite com a bacia hidrográfica da Guarapiranga e, ao sul, com a serra do Mar. Seus principais rios e córregos formadores são o rio Grande ou Jurubatuba, Ribeirão Pires, rio Pequeno, rio Pedra Branca, rio Taquacetuba, ribeirão Bororé, ribeirão Cocaia, ribeirão Guacuri, córrego Grota Funda e córrego Alvarenga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário