segunda-feira, 14 de janeiro de 2013


2013,domingo,13,janeiro  nova nova
 
Evangelho do dia
Primeira leitura: Isaías 42, 1-4.6-7
Salmo 29
Filhos de Deus, tributai ao Senhor, tributai-lhe glória e poder! Dai-lhe a glória devida ao seu nome; adorai-o com santo ornamento!
R: Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo!
Segunda leitura: Atos dos Apóstolos 10, 34-38
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 3, 15-16.21-22
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- Abriram-se os céus e fez-se ouvir a voz do Pai: Eis meu Filho amado; escutai-o, todos vós! (Mc 9, 6)
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas
Jesus se revela e revela o Pai
Como o povo estivesse na expectativa, todos se perguntavam interiormente se João era ou não o Cristo, e ele respondia a todos: "Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. Eu não sou digno de desatar a correia das suas sandálias. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo". Enquanto todo o povo era batizado e Jesus, batizado, estava em oração, o céu se abriu e o Espírito Santo desceu sobre ele, em forma corpórea, como uma pomba. E do céu veio uma voz: "Tu és o meu filho amado; em ti está o meu agrado".
Santos do Dia
Santo Leôncio;
Santo Hilário de Poitiers
Santa Verônica de Binasco
Dia do Tratado de Madrid
O diplomata Alexandre de Gusmão teve importante papel na definição do Tratado de Madri
Há exatamente 250 anos atrás, Portugal e Espanha assinaram o Tratado que, na prática, "criou" o atual Rio Grande do Sul. Com efeito, antes do Tratado de Madri, o meridiano de Tordesilhas excluía a região onde é hoje o nosso Estado, já que cortava o Brasil entre Belém do Pará e Laguna (SC). Ou seja, o território gaúcho era posse espanhola. O Tratado de Madri revogou Tordesilhas, dando assim à Coroa Portuguesa o direito formal à posse do chão que de fato já fora seu...
Divisão territorial do Brasil - 1789
O Tratado de Madrid foi firmado na capital espanhola entre D. João V de Portugal e D. Fernando VI de Espanha, a 13 de Janeiro de 1750, para definir os limites entre as respectivas colônias sul-americanas, pondo fim assim às disputas. O objetivo do tratado era substituir o de Tordesilhas, o qual já não era mais respeitado na prática. As negociações basearam-se no chamado Mapa das Cortes, privilegiando a utilização de rios e montanhas para demarcação dos limites. O diploma consagrou o princípio do direito privado romano do uti possidetis, ita possideatis (quem possui de fato, deve possuir de direito), delineando os contornos aproximados do Brasil de hoje.
Dia de Omulú(Pai Omolu)
Aurilda Sanches © Reprodução Proibida / Copyrigh
Tatá Omulu, enquanto força cósmica e mistério divino, é a energia que se condensa em torno do fio de prata que une o espírito e seu corpo físico, e o dissolve no momento do desencarne ou passagem de um plano para o outro.  Neste caso ele não se apresenta como o espectro da morte coberto com manto e capuz negro, empunhando o alfanje da morte que corta o fio da vida.  Esta descrição é apenas uma forma simbólica ou estilizada de se descrever a força divina que ceifa a vida na carne. Na verdade, a energia que rompe o fio da vida na carne é de cor escura, e tanto pode parti-lo num piscar de olhos quando a morte é natural e fulminante, como pode ir se condensando em torno dele, envolvendo-o todo até alcançar o espírito, que já entrou em desarmonia vibratória porque a passagem deve ser lenta, induzindo o ser a aceitar seu desencarne de forma passiva. O orixá Omulu atua em todas as religiões e em algumas é nominado de “Anjo da Morte” e em outras de divindade ou “Senhor dos Mortos”. No antigo Egito ele foi muito cultuado e difundido e foi dali que partiram sacerdotes que o divulgaram em muitas culturas de
então.  Mas com o advento do Cristianismo seu culto foi desestimulado já que a religião cristã recorre aos termos “anjo” e “arcanjo” para designar as divindades.  Logo, nada mais lógico do que recorrer ao arquétipo tão temido do “Anjo da Morte”, todo coberto de preto e portando o alfanje da morte, para preencher a lacuna surgida com o ostracismo do orixá ou divindade responsável por este momento tão delicado na vida dos seres. 
O culto a Tatá Omulu surgiu entre os negros levados como escravos ao antigo Egito, que o identificaram como um orixá e o adaptaram às suas culturas e religiões.  Com o tempo, ele foi, a partir desse sincretismo, assumindo sua forma definitiva, até que alcançou o grau de divindade ligada à morte, à medicina e às doenças.  Já em outras regiões da África, este mistério foi assumindo outras feições e outros orixás semelhantes surgiram, foram cultuados e se humanizaram.  “Humanizar-se” significa que o orixá ou a divindade assumiu feições humanas, compreensíveis por nós e de mais fácil assimilação e interpretação.
Tatá Omulu não vibra menos amor por nós do que qualquer um dos outros orixás e está assentado na Coroa Divina, pois é um dos Tronos de Zambi, o Divino Criador. 
Atotô, meu pai! 
TRECHOS EXTRAÍDOS DO LIVRO “O CÓDIGO DA UMBANDA” DE RUBENS SARACENI; E QUE SE ENCONTRA, TAMBÉM, NO SITE GUARDIÕES DA LUZ.
Dia do Leonismo Internacional
Lions Clubs International
Melvin Jones nasceu em 13 de janeiro de 1879 em Fort Thomas, Arizona, EUA, filho de um capitão do Exército dos Estados Unidos que comandava uma tropa de soldados. Mais tarde, seu pai foi transferido e sua família mudou-se para o leste. Quando rapaz, Melvin Jones viveu em Chicago, Illinois, EUA, tornou-se sócio de uma companhia de seguros e, em 1913, formou sua própria agência.
Logo juntou-se ao Business Circle, um grupo de empresários que se reunia para almoços, e em pouco tempo foi eleito secretário. Esse grupo era apenas mais um dentre tantos outros que, naquela época, se dedicavam exclusivamente a promover os interesses financeiros dos seus associados. Devido à sua oferta limitada, esses grupos estavam fadados a desaparecer. Melvin Jones, entretanto, tinha outros planos. "E se esses homens que são bem-sucedidos devido à sua iniciativa, inteligência e ambição, pusessem seu talento para trabalhar em benefício de suas comunidades?", indagou Melvin Jones. Assim, mediante seu convite, representantes de clubes masculinos reuniram-se em Chicago para fundar uma organização com tal finalidade em 7 de junho de 1917, e assim nasceu o Lions Clubs International.
Leonismo é um conjunto de normas e objetivos da Associação Internacional de Lions Clubes em prol do bem-estar cívico, cultural, social e moral da comunidade, sem sectarismo religioso. Apolítico, ativa um vivo interesse, na ação cívica e governamental, propugnando pela paz universal. Através dos seus Clubes de Serviço estuda as necessidades da comunidade e apresenta meios ou sugestões para enfrentá-los, seja através dos seus próprios esforços ou em cooperação com terceiros." (CL Áureo Rodrigues, Ex-Diretor Internacional)
Fonte: Central de jornalismo Stylo FM
Desde 1917, quando o Lions foi fundado, os Leões têm servido às populações do mundo, através do trabalho intensivo de promover a Paz mundial. Leões de todas as partes do mundo participam ativamente de atividades de caráter cívico, cultural, social a fim de promover um espírito de compreensão  entre os povos, opondo-se a qualquer forma de violência.
Entre 8 e 10 de outubro de 1917, em Dallas, foi realizada a 1ª Convenção Anual da Associação Internacional de Lions Clubs, com a participação de 23 clubes. Hoje são  46.000 clubes, distribuídos em 194 países e regiões, constituindo a maior organização de clubes de serviço,  que atendem às necessidades que desafiam as comunidades do mundo.
O Lions combate problemas como a cegueira, desenvolve programas de prevenção ao uso de drogas e conscientização acerca do diabetes. Proporciona ajuda imediata no momento de catástrofes, coleta e recicla óculos para a distribuição  nos países em desenvolvimento, além de tratar milhões de pessoas para impedir a cegueira. Apoia programas de meio ambiente e de intercâmbio juvenil  em todo o mundo.
Lions é elo de ligação com o mundo. O serviço é elo que não pode ser quebrado. Cabe uma reflexão sobre este elo inquebrantável que compartilhamos e sobre tudo o que somos e tudo o que podemos representar para um mundo de pessoas necessitadas. É inegável reconhecer que nos últimos 88 anos os Leões têm prestado um impressionante número de serviços e sabem do trabalho que têm em responder às carências do universo.
A fim de continuar funcionando como um veículo viável de assistência aos menos afortunados, o Lions precisa igualar o índice de crescimento com o crescimento das necessidades humanitárias. Cada associado individual veio a tornar-se Leão, porque reconheceu a importância de um Lions Clube em sua comunidade, em seu país e no mundo. Os programas são modificados para atender a novas necessidades e demandas maiores, mas a missão do Lions nunca muda: “NÓS SERVIMOS”.
Zelma Mariot Hilbert
Com o tempo, Melvin Jones abandonou sua agência de seguros para dedicar-se em tempo integral ao Lions, na Sede Internacional em Chicago. Foi sob sua liderança dinâmica que o Lions Clubs conquistou o prestígio necessário para atrair sócios com consciência cívica.
O fundador da associação também foi reconhecido como líder fora dela. Uma de suas grandes honrarias deu-se em 1945, quando representou o Lions Clubs International como um conselheiro em São Francisco, Califórnia, EUA, na Organização das Nações Unidas.
Melvin Jones, o homem cujo código pessoal "Você não irá muito longe enquanto não começar a fazer algo por outra pessoa" tornou-se um princípio orientador para pessoas com senso de coletividade no mundo todo, morreu em 1º de junho de 1961, aos 82 anos de idade.
Datas
1923 - Foi publicado o primeiro número da revista norte-americana "Time". É uma revista de informação geral para todos os públicos e a sua publicação realiza-se semanalmente. Briton Hadden e Henry Luce fundaram a revista sob o slogan "Today Information Means Everything", ou seja, "hoje em dia, a informação é tudo". Actualmente, conta com uma grande difusão com várias edições em todo o mundo, na Europa, na Ásia e na Oceânia. Não há dúvida de que o que as pessoas mais valorizam é as capas que se transformaram num símbolo e num ícone de cada época. As mais famosas correspondem à homenagem a Albert Einstein, à queda do Império nazi, ao muro de Berlim e até as capas dedicadas a Jesus Cristo e ao próprio Diabo.
foto de sinopsis
1969 - O famoso grupo The Beatles lançou o seu décimo álbum de estúdio intitulado "Yellow Submarine". O disco foi a banda sonora do filme que tinha estreado alguns meses antes com o mesmo título. A produção decorreu sob a supervisão de George Martin e de uma equipa composta por mais de 17 engenheiros de som, técnicos de gravação e mis cinco pessoas encarregues do resto dos materiais. Temas tão conhecidos como "All Together Now", "All You Need Is Love" ou o próprio "Yellow Submarine" fazem parte do disco que atingiu um recorde de vendas nos tops britânicos e americanos durante 1969.
foto de sinopsis
Aniversários
Na Suécia existe uma tradição muito curiosa. Além do aniversário, comemora-se o "dia do seu nome"! Cada dia do ano tem um ou mais nomes que são celebrados. Por exemplo, hoje é o dia 13 = Knut. As pessoas com esses nomes recebem flores e congratulações.
Parabéns ao jornalista e radialista Paulo Santos
1884 - Sophie Tucker cantora e comediante norte americana.
1890 - Oswald de Andrade escritor, ensaísta e dramaturgo brasileiro. Foi um dos promotores da Semana de Arte Moderna de 1922, tornando-se um dos grandes nomes do modernismo literário brasileiro.
1919 - Robert Stack ator norte americano.
1923 - Sérgio Porto cronista, escritor, radialista e compositor brasileiro. Era mais conhecido por seu pseudônimo Stanislaw Ponte Preta.
1935 - Renato Aragão ator comediante. Fez parte do grupo "Os Trapalhões".
1961 - Julia Louis-Dreyfus atriz e comediante norte americana. Ficou conhecida depois de estrelar a série "Seinfield" no papel de Elaine Benes.
1977 - Orlando Bloom Ator inglês atuou em 2007 - Piratas do Caribe, Senhor dos Anéis,Tróia, Cruzada entre outros
1918 - Jerônimo Vingt Rosado Maia, vigésimo filho do casal Jerônimo Rosado e Isaura Rosado Maia. Casou-se com Maria Lourdes Bernadeth, teve três filhos e adotou um. Ingressou na política em 1948, quando a 21/3/ elegeu-se vereador pelo município de Mossoró, reelegendo-se em 1951, que renunciou a 16/03/53 por ter sido eleito prefeito de sua terra natal, nas eleições de 7/12/53. Em 3/10/58 foi eleito deputado estadual. Por 7 vezes exerceu o mandato de deputado federal, eleito pela primeira vez em 03/10/62 e reeleito nos pleitos eleitorais de 1966,70,74,78,82 e 1986, totalizando assim 11 mandatos, sendo dois de vereador, um de prefeito, um de deputado estadual e sete de deputado federal, se tornando assim um dos brasileiros com o maior número de mandatos, perdendo somente para o saudoso Ulisses Guimarães.
Vingt Rosado era conhecido como o cacique do Oeste Potiguar, devido a sua grande liderança na região.
Sua filha Sandra Rosado, é deputada federal.
Vingt Rosado faleceu em 02/02/1995.
Vingt Rosado(microfone) e Governador Cortez Pereira(cabeça baixa) 
1935 - 77 anos de Renato Aragão, o Didi. Sua estréia na televisão aconteceu no programa "Vídeo Alegre", na TV Ceará, em 1961. Ele fez parte do grupo humorístico "Os Trapalhões" desde sua primeira formação. A mais famosa, com Dedé Santana, Mussum e Zacarias, começou em 1975, na TV Tupi.
Morte
1941 - O mais importante autor irlandês, James Joyce, morreu a 13 de Janeiro de 1941. Em Dublin, onde se desenrola a sua primeira obra Dublineses, abriu um museu comemorativo. Segundo Joyce, foi organizado "com um estilo de escrupulosa tacanhez". Depois, Retrato de um artista adolescente e Ulysses confirmaram Joyce como um dos escritores mais intelectuais, complexos e atrevidos do século XX.
A sua obra mostra uma extraordinária supremacia na linguagem, filosofia, psicologia e mitologia.
foto de sinopsis
2012 - Jocemar Chaves, Famoso decorador, ícone da cultura paraibana, especialmente no segmento artístico musical de João Pessoa, Jocemar Chaves morou muitos anos no bairro do Roger e também foi um dos mais antigos moradores de Mangabeira, onde residia na Josefa Taveira.
Apaixonado pelo Auto Esporte e pelo carnaval, Jocemar também era amante do rádio, onde com frequência visitava os estúdios da Rádio Sanhauá AM.
jocemar chaves (Foto: Odinaldo Costa / Jornal da Paraíba)

Nenhum comentário:

Postar um comentário